Ao plantar em grandes áreas, é necessário equipamento auxiliar especial. Um acessório para um trator de passeio ou uma plantadeira manual para alho irá ajudá-lo a semear de forma rápida e eficiente em grandes áreas ou no campo.
- Aparência e princípio de funcionamento do dispositivo
- Plantando alho com plantador de alho
- Principais tipos de plantadores
- Como escolher uma plantadeira para o seu site?
- Princípio de funcionamento
- Tipo de semeadura
- Produtividade e número de linhas
- Peso e dimensões
- Modelos populares no mercado
- Como fazer você mesmo?
- Comentários da rede
Você pode escolher um modelo adequado na loja, mas uma semeadora de alho DIY não será menos funcional.
Aparência e princípio de funcionamento do dispositivo
A plantadeira manual de alho foi projetada para facilitar o processo de plantio, economizar tempo e melhorar a qualidade ao distribuir uniformemente os dentes por toda a área.
A base do equipamento é uma estrutura metálica com cabos longos, sobre a qual são fixados roda dentada, corrente, caixa de engrenagens e recipiente para colocação de sementes. A plantadeira é equipada com discos de ferro que distribuem as sementes uniformemente por toda a extensão do sulco e lâminas montadas que cobrem os dentes com terra.
No processo de movimentação da roda na qual está fixada a roda dentada, a corrente através da caixa de engrenagens alimenta o mecanismo de retirada dos dentes de alho do recipiente. Com uma relha é preparado um sulco de 15 a 20 cm de profundidade e através do tubo o dente cai na superfície da terra. Alguns modelos são equipados com caixas d'água, a partir das quais a rega é feita simultaneamente ao plantio.
O equipamento pode ter 1 ou 2 rodas. Além disso, 1 ou mais estruturas de pouso.
Plantando alho com plantador de alho
As características do uso de uma plantadeira de alho dependem do método de alimentação, da presença de um mecanismo de calibração e do número de dispositivos de semeadura simultâneos.
Antes do plantio, a semeadora manual é ajustada na profundidade de sulco desejada. Em seguida, as distâncias entre eles são selecionadas. As fatias são colocadas no recipiente. Se houver tanque, ele é abastecido com água pura ou com adição de fertilizante.
Desde a borda da área, pressionando levemente as alças, eles começam a empurrar o aparelho em baixa velocidade até o fim. Durante o processo é monitorada a presença de sementes e a funcionalidade da semeadora.
Principais tipos de plantadores
A plantadeira de alho pode ser manual ou feita como acessório para trator ou trator de passeio.
Os manuais custam menos e não necessitam de combustível, mas no processo será necessário fazer um esforço maior para pressionar o abridor no chão e movê-lo para frente. Para que a unidade funcione, o solo deve ser macio e solto.
Os acessórios do trator de passeio são pesados e possuem dispositivos para o plantio de várias fileiras ao mesmo tempo. Eles se prendem à parte traseira da máquina por meio de fixadores e adaptadores especiais. Com diferentes capacidades de potência dos tratores, são utilizadas semeadoras que diferem em peso e número de linhas.
Os plantadores de quatro fileiras são capazes de semear dentes de alho com precisão e rapidez em grandes áreas. Eles são equipados com um dispositivo para calibração de sementes e podem executar com eficácia as tarefas atribuídas em qualquer solo.
Cada um dos dispositivos é muito bom, os melhores modelos são selecionados exclusivamente a partir das preferências individuais do agricultor.
Como escolher uma plantadeira para o seu site?
Ao escolher uma semeadora manual ou um trator, você precisa considerar vários fatores:
- a capacidade de fazer sulcos com a profundidade necessária;
- numero de linhas;
- mecanismo de alimentação de sementes e seu tamanho.
Princípio de funcionamento
Pequenos lotes de terra podem ser cultivados manualmente. Para semear em escala de produção, você precisará de um acessório para um trator de passeio.
O princípio de funcionamento de todas as semeadoras é o mesmo. Primeiro é feito um sulco, nele é colocado um dente de alho e polvilhado com terra. Caso seja necessária rega simultaneamente ao plantio, o modelo deve possuir recipiente especial para água ou solução fertilizante.
Tipo de semeadura
A semeadura pode diferir na profundidade do sulco e na distância entre eles. Se for necessário semear sementes de alho, recomenda-se uma profundidade de plantio de 60-80 mm, e os dentes devem ser aprofundados para 15-20 cm.
Um fator importante para garantir um plantio uniforme é o mecanismo de alimentação e seleção de sementes. Se a esteira estiver equipada com tigelas médias ou grandes, os bulbos serão semeados várias vezes no mesmo local. E as pequenas células do mecanismo de alimentação não são adequadas para dentes de alho. Haverá lacunas durante a captura. Portanto, é melhor ficar atento aos modelos em que as sementes são fornecidas diretamente do recipiente, abrindo a lâmina através do eixo da caixa de engrenagens.
Produtividade e número de linhas
Quanto maior a área, mais linhas a unidade deve semear ao mesmo tempo, o que também significa um recipiente para o maior volume de sementes.
Em escala de jardim, é melhor usar um modelo manual de linha única, uma semeadora para bulbos de alho o campo deve ter pelo menos 4 dispositivos de semeadura. Interessantes são os bicos nos quais os recipientes são removíveis. Isso permite alterar a linha de plantio.
Uma semeadora manual pode ser equipada com uma ou duas rodas. Ao mesmo tempo, o segundo é mais eficaz, pois mantém o equilíbrio. Os acessórios podem ter 2 rodas portantes principais e várias intermediárias.
Peso e dimensões
Todas as peças das semeadoras são feitas de metal durável e grosso. Quanto mais maciça for a estrutura, maior será o peso e o tamanho.
As dimensões dos plantadores manuais de alho são pequenas. O peso das unidades é de até 10 kg, mas trabalhar com elas exigirá mais tempo e esforço físico.
O grande peso dos acessórios do trator se deve ao tamanho do dispositivo e à necessidade de pressionar com muita força a superfície da terra para fazer um sulco.
Modelos populares no mercado
Os fabricantes nacionais desenvolveram uma série de semeadoras que atendem às necessidades de qualquer agricultor. É conveniente que não haja problemas em encontrar e adquirir as peças de reposição necessárias a um preço acessível. Vejamos os modelos mais populares:
- SMK-3 VPS27/1-10/4 é uma semeadora manual de três linhas. Este modelo possui os seguintes parâmetros: distância entre linhas - 12 cm, possibilidade de instalação de acessórios para outras culturas, profundidade do sulco - de 1 a 3 cm, peso - 3 kg.
- A semeadora de linha única ChS-1 foi projetada para instalação em um trator portátil de 6 HP. pp., é possível calibrar sementes (15-25 mm) com incrementos de plantio de 11, 12,5, 14 cm, capacidade do recipiente - 10 l, profundidade do sulco - 6-8 cm, peso - 20 kg.
- O modelo de duas carreiras ChS-2 é fabricado como acessório para qualquer trator portátil de 6 CV. Com. A largura entre as linhas é ajustada entre 20 e 40 cm, a profundidade de semeadura é de 6 a 8 cm, possui dispositivo de calibração e grandes recipientes para sementes. O peso de toda a estrutura é de 44 kg.
- O ChS-4 de quatro fileiras está equipado com capacidade de 10 litros, profundidade de plantio de 8 a 10 cm com distância de ejeção de sementes de 11, 12,5, 14 cm. O espaçamento entre fileiras é selecionado na faixa de 20 a 53 cm O peso de toda a estrutura é de 73 kg.
- O acessório do trator portátil ProTek TM é um modelo dobrável, portanto o número de linhas plantadas simultaneamente pode ser alterado. A calibração das sementes é realizada na faixa de 2 a 16 mm. O volume do recipiente é de 5 litros. A profundidade de afrouxamento é de 1 a 10 cm. Você pode alterar a frequência de abertura da calha. Peso do produto - 60 kg.
Como fazer você mesmo?
Comprar uma semeadora adequada é a maneira mais fácil, mas exigirá muito dinheiro. Não há nada mais barato em casa do que fazer com as próprias mãos uma floreira, que ficará perfeita para usar no seu jardim.
Se a pessoa estiver familiarizada com a estrutura e o princípio de funcionamento das semeadoras, o processo de fabricação não será difícil. O principal é encontrar todos os componentes necessários e montá-los.
Para produção você precisará de:
- recipiente para sementes;
- um eixo que conecta o mecanismo de alimentação à caixa de engrenagens;
- pincéis ou fita adesiva com copos para capturar e alimentar cravos;
- número necessário de rodas adequadas;
- abridor para fazer sulcos e 2 lâminas para preenchê-los com terra;
- uma moldura com alças na qual serão fixados todos os equipamentos.
Para que o plantio seja realizado de maneira uniforme, o recipiente deve ter fundo duplo. Nele é feito um furo no qual é inserida uma fita com xícaras. Se a alimentação for feita soltando um dente do tubo no fundo do recipiente, ele é equipado com uma placa móvel, conectando-o ao eixo.
Uma roda dentada é instalada na parte frontal inferior, imediatamente próxima à roda. Uma simples corrente de bicicleta é colocada nele e conectada à caixa de câmbio.
Na parte traseira do quadro, uma relha é soldada ou aparafusada. Atrás, as lâminas para adormecer são instaladas ligeiramente inclinadas entre si e a uma curta distância.
Uma semeadora caseira não é de forma alguma inferior em funcionalidade aos modelos adquiridos. Até em alguns casos os supera, pois é feito para atender às necessidades do agricultor.
Comentários da rede
Anatoly, 48 anos, Pskov:
“Antes de usar uma semeadora caseira, tínhamos que plantar alho e cebola manualmente, o que demorava muito. O processo em si foi cansativo: primeiro faça os sulcos, depois espalhe as sementes, cubra-as. Com a plantadeira todo o trabalho é feito de forma rápida e eficiente, bastando um pouco de esforço.”
Vasily, 53 anos, Samara:
“Eu mesmo fiz o plantador de alho.No início cometi muitos erros: coloquei a rampa de queda das sementes bem alto (saltaram do sulco), não calculei a profundidade de afrouxamento necessária e não pensei no mecanismo de aterro. Além disso, ele simplesmente moveu uma pequena quantidade de terra com a roda. Depois analisei vários esquemas prontos de outros agricultores e corrigi as deficiências. Agora estou aproveitando o trabalho de semeadura e a rica colheita.”
Nikolai, 54 anos, Stavropol:
“Fiz meu próprio acessório para um trator portátil de 5 linhas. Confortável. Manteve uma distância de 30 cm entre as relhas. Em vez de vasilhames, coloquei velhas garrafas plásticas de seis litros de cabeça para baixo, prendi tubos de PVC nelas e passei uma fita adesiva com metades de balões coladas (vi em uma loja infantil, mas não entendi sua finalidade direta). Soldei a moldura a partir de um canto e de um cano, o peso era grande, suficiente para enterrar um arado.”