Descrição e características da variedade Dachnitsa, seu plantio e cultivo

As cerejeiras são frequentemente encontradas em lotes de jardineiros domésticos. Estas bagas estão entre as primeiras a amadurecer com a chegada dos dias quentes de verão e permitem saturar o corpo com vitaminas. As frutas não são apenas consumidas frescas, mas também conservadas para o inverno. Ao escolher as árvores para colocar em seus terrenos, você deve prestar atenção à descrição da variedade de cereja Dachnitsa. Esta variedade tem muitas vantagens e é uma baga de maturação precoce.


História da seleção

A variedade Dachnitsa cereja amarela foi criada por especialistas do Instituto Ucraniano de Horticultura Irrigada, localizado na cidade de Melitopol. O autor da primeira muda foi Turovtsev N.I., que polinizou a variedade branca Napoleão com uma mistura de pólen de 12 variedades diferentes de cerejas.

A nova variedade passou nos testes estaduais em 1984. De acordo com os resultados, as cerejas são recomendadas para cultivo na região de Astrakhan e na região do Norte do Cáucaso. Porém, a variedade apresenta indicadores aceitáveis ​​​​de resistência à seca e às geadas, por isso também é plantada por veranistas em outras áreas.

Descrição e características da variedade Dachnitsa

A variedade Dachnitsa pertence a variedades com frutos de cor amarela. São menos alergênicas que as cerejas vermelhas, por isso são especialmente populares.

Descrição e características gerais da variedade cereja Dachnitsa:

  • época de maturação - de 15 a 25 de junho (dependendo da região);
  • a copa da árvore é espalhada e tem densidade média;
  • rendimento - até 50 kg por árvore, sujeito a cuidados e fertilização adequados;
  • resistência ao gelo - até -30 graus;
  • altura da cereja - até 3,5 metros;
  • uma baga pesa cerca de 11 gramas, seu formato é redondo;
  • o sabor da fruta é adocicado com leve acidez, a polpa é suculenta, de cor cremosa, a casca é amarela;
  • avaliação do provador - 4,6 pontos;
  • o osso é pequeno e pode ser facilmente separado da polpa;
  • a variedade possui resistência média a danos por patógenos de doenças fúngicas;
  • os frutos não quebram, mesmo que chova muito;
  • a primeira frutificação é observada 4 anos após a colocação da muda no local;
  • os botões das flores não têm medo das geadas repentinas da primavera;
  • Para obter a colheita declarada pelos criadores é necessário plantar vários polinizadores, já que a variedade é autoestéril, sendo adequadas cerejas como Drogana amarela, Talisman ou Franz Joseph.

Vantagens e desvantagens

Os jardineiros que cultivam a variedade Dachnitsa em suas plantações há vários anos identificaram vários pontos fortes das cerejas que as distinguem de outras variedades.

As vantagens incluem:

  • sabor a frutos silvestres (doce com ligeiro azedume);
  • boa aparência da fruta e alta transportabilidade;
  • a capacidade de separar facilmente o caroço da polpa;
  • baixa probabilidade de infecção por um parasita como a mosca cereja;
  • imunidade à alta umidade - os bagos não racham, mesmo que chova com frequência;
  • resistência média a patologias fúngicas, em particular coccomicose e moniliose;
  • alto rendimento de uma cereja;
  • a possibilidade de utilizar frutos silvestres tanto para consumo in natura como para preparação para o inverno na forma de compotas e geléias.

A variedade Dachnitsa tem significativamente menos desvantagens do que vantagens: os jardineiros incluem a necessidade de plantar polinizadores nas proximidades e desbastar a copa anualmente, caso contrário, o rendimento cai.

Sutilezas do cultivo

Para que a variedade cereja demonstre as qualidades declaradas pelos criadores, é necessário escolher o local certo para a muda jovem e plantá-la, obedecendo a um determinado algoritmo.

descrição da variedade residente de verão cereja

Seleção de local e material de plantio

Recomenda-se a compra de mudas da variedade Dachnitsa em viveiros, pois no mercado espontâneo existe a possibilidade de obtenção de falsificação. Certifique-se de que as raízes estejam vivas e livres de sinais de doenças e pragas.

É melhor comprar um exemplar para plantar com um ou dois anos. A muda deve ter pelo menos 3 ramos com botões.

Recomenda-se colocar as mudas adquiridas em local bem iluminado, pois à sombra os frutos ficarão pequenos e azedos. A água subterrânea deve estar localizada a pelo menos 1,5 metros da superfície do solo. Selecione um local com uma ligeira elevação, mas protegido de ventos frios. Para uma boa frutificação, as cerejas precisam de solo fértil com reação neutra.

Esquema de plantio

As covas de plantio são feitas em padrão xadrez, a distância recomendada entre as árvores é de 3,5 metros.

descrição da variedade residente de verão cereja

O plantio das mudas é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Faça furos com 60 cm de profundidade e 80 cm de largura.
  2. Uma camada de solo fértil é colocada no fundo da cova e imediatamente é instalado um suporte para que a muda jovem não seja quebrada pelo vento.
  3. A árvore é colocada no meio do buraco e as raízes são cuidadosamente esticadas em diferentes direções.
  4. Cubra a muda com solo preparado e fertilizantes e aperte um pouco para preencher todos os vazios.
  5. A árvore é amarrada a um suporte de madeira e é feito um furo para regar.
  6. As cerejas plantadas são irrigadas abundantemente e é colocada uma camada de cobertura morta orgânica.

Regras de cuidados com as plantas

Após a conclusão do trabalho de plantio, o Residente de Verão da Cereja receberá cuidados competentes, que incluem aplicação de suplementos nutricionais, rega, poda de galhos quebrados e doentes e formação da copa.

descrição da variedade residente de verão cereja

Rega

A variedade Dachnitsa precisará de irrigação abundante três vezes por temporada - na primavera, antes de as flores desabrocharem, durante a formação dos frutos e antes de se preparar para o frio. A rega é feita com água fria, em intervalos de uma semana, gastando 20 litros de água em cada árvore.

Fertilizantes

Sem adicionar nutrientes, não será possível fazer uma colheita alta. As cerejas são alimentadas 3 vezes por temporada - em maio, julho, após a colheita e em agosto.

Especialista:
Na hora de escolher os fertilizantes, vale lembrar que os fertilizantes contendo nitrogênio só podem ser aplicados na primeira metade do ciclo vegetativo.

Poda e formação de copa

A primeira poda inicia-se quando a muda atinge 70 cm de altura, após isso são retirados os brotos e galhos inferiores. Ao modelar a coroa, lembre-se que na segunda e terceira camadas deve haver um galho a menos que na primeira.

descrição da variedade residente de verão cereja

Preparando-se para o inverno

O abrigo é necessário para as árvores jovens; as culturas maduras são resistentes a baixas temperaturas. O tronco é isolado com ramos de abeto ou agrofibra.

Doenças e pragas

Esta variedade raramente é danificada por pragas e doenças das culturas fúngicas de frutas. Se isso acontecer, compre um dos seguintes medicamentos na loja de jardinagem para tratar cerejas Dachnitsa - “Skor”, “Signum”, “Quadris”, “Topázio”.

Coleta e armazenamento

Eles começam a colher os frutos da árvore frutífera no dia 20 de junho. As frutas vermelhas são guardadas na geladeira por uma semana, congeladas para o inverno ou transformadas em compotas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim