As cerejas eram anteriormente cultivadas exclusivamente nas regiões do sul, por serem plantas que gostam de calor. Hoje, a direção do trabalho de criação está se desenvolvendo rapidamente e oferece um grande número de espécies resistentes ao inverno. Que tipo de cereja cresce na Sibéria, como plantar e cuidar delas - informações que precisam ser estudadas com atenção antes de comprar mudas.
- Quais características uma cereja deve ter?
- As melhores variedades para o clima siberiano
- Variedades precoces
- Culturas de meia temporada
- Variedades de maturação tardia
- Variedades resistentes à geada
- Tecnologia de pouso
- Quando plantar cerejas: momento recomendado
- Como escolher uma muda saudável e forte
- Decidindo sobre o local de pouso
- Preparando o solo e cova de plantio
- Algoritmo de pouso
- Regras para cuidar de cerejas na Sibéria
- Com que frequência regar
- O que alimentar para crescimento e frutificação
- Instruções para formar uma árvore
- A preparação adequada para o inverno é a base para a sobrevivência das cerejas
- Erros durante o cultivo
Quais características uma cereja deve ter?
A cereja é uma das fruteiras habituadas a zonas quentes e ensolaradas, mas hoje os criadores podem oferecer variedades com as necessidades mais inesperadas. O cultivo de uma cultura que gosta de calor é complicado pelas condições climáticas da Sibéria. Para conseguir uma boa colheita é preciso muito esforço.
O principal critério na escolha de uma variedade de cereja para plantio na Sibéria é a resistência às geadas. A velocidade de amadurecimento dos frutos também é de grande importância, já que o verão na região Noroeste é muito mais rápido. Em pouco tempo, as plantas devem ter tempo para formar frutos, saturá-los com o máximo de nutrientes e também se preparar para o inverno.
Não se deve escolher variedades de cereja para plantar na Sibéria, que se caracterizam pelo crescimento elevado, pois o jardineiro terá que direcionar todos os seus esforços para a formação da copa. Ao escolher, você precisa prestar atenção aos tipos de culturas que são resistentes à colheita difícil.
As melhores variedades para o clima siberiano
Os esforços dos criadores na criação de novos híbridos visavam aumentar a robustez invernal dos botões florais. A possibilidade de cultivo de cerejas nas duras condições da Sibéria depende disso.
Variedades precoces
As primeiras variedades de cerejas, cujo período de maturação ocorre em meados de junho, incluem:
- Aqui vamos nós.
- Ovstuzhenka.
- Morro Vermelho.
- Chermashnaya.
- Sinfonia.
- Destino.
A maioria deles foi criada graças à seleção de Bryansk, onde uma equipe de cientistas liderada por M.V. Kanshina estava envolvida nisso.
Culturas de meia temporada
Variedades de cereja que amadurecem no início de julho:
- Rechitsa.
- Teremoshka.
- Em memória de Astakhov.
Estas variedades recomendadas para plantio na Sibéria apresentaram os resultados mais encorajadores durante a criação, uma vez que se distinguiram pela capacidade dos botões de suportar quedas de temperatura até -35 graus.
Variedades de maturação tardia
Em meados de julho, as seguintes variedades de cereja estarão maduras:
- Tyutchevka.
- Bryanochka.
- Veda.
- Revna.
- Rosa Bryansk.
- Odrinka.
A lista dessas variedades de cerejas vai decorar os jardins da Sibéria.
Variedades resistentes à geada
Antes de plantar uma árvore frutífera em um clima fortemente continental, vale a pena considerar todos os riscos. As geadas que atingem níveis recordes podem afetar negativamente a planta. Ao escolher, você precisa levar em consideração vários fatores do microclima. Os jardineiros siberianos recomendam fortemente dar preferência a variedades de cerejas resistentes à geada, que estão disponíveis publicamente em viveiros regionais.
Tecnologia de pouso
O plantio de cerejas nas condições da Sibéria tem características próprias. Para que a muda crie raízes e não morra no primeiro inverno, é preciso fazer todo o esforço na hora do plantio.
Quando plantar cerejas: momento recomendado
A época ideal do ano para o plantio de cerejas na Sibéria é a primavera, pois se plantadas no outono, os brotos não têm tempo de se adaptar às condições climáticas do outono e podem morrer com o início de épocas desfavoráveis e geadas severas.
Como escolher uma muda saudável e forte
Recomenda-se a compra de mudas de cereja no início de maio, pois a ameaça de retorno das geadas permanece até os primeiros dez dias de junho.Ao escolher uma muda, você precisa prestar atenção a vários fatores:
- raízes bem desenvolvidas não apresentam inchaços ou protuberâncias;
- a casca é lisa e isenta de manchas e escamas causadas pela secagem;
- a copa consiste em pelo menos 3 ramos com 30-35 cm de comprimento;
- não há danos na zona de clonagem, caso contrário o desenvolvimento no futuro poderá ser prejudicado;
- muda com 1 a 2 anos;
- O diâmetro do tronco é de pelo menos 1,5 cm.
Se todas as características acima estiverem presentes, há probabilidade garantida de rápido crescimento da muda.
Decidindo sobre o local de pouso
A escolha do futuro local da muda deve ser tratada com especial cuidado e precisão, pois disso depende pelo menos 50% do sucesso do cultivo das lavouras na Sibéria. O site selecionado deve ter certas características:
- A presença de uma barreira natural em forma de encosta ou muro de árvores em uma floresta próxima. Você também pode construir um muro de pedra, uma cerca segura ou uma cerca viva. Isso protegerá a colheita de frutas no futuro dos efeitos dos ventos fortes e frios.
- Ausência de diversas depressões no relevo em forma de buracos, bacias e depressões, à medida que neles se acumula água devido ao derretimento da neve na primavera. O acúmulo de água no sistema radicular pode levar à morte certa da árvore. Além disso, nesses locais predominam massas de ar frio, o que é perigoso para a cultura na época da floração.
- Há um lago próximo e uma pequena colina com uma inclinação não superior a 5-9 graus.
- A composição ideal do solo. Solos pobres, arenosos, argilosos ou turfosos são inadequados para o cultivo de cerejas. Desses lugares, você não deve esperar um crescimento ativo das plantas e uma rica colheita.O solo deve ser solto, permeável, absorvente de umidade, fértil e ácido (pH 5,5). A colheita de frutas silvestres prefere solos franco-arenosos, argilosos, podzólicos e encharcados e chernozem.
- A água subterrânea flui a 2 metros da superfície do solo. Caso contrário, o sistema radicular sofrerá com a alta umidade, o que levará à morte rápida.
Importante! É inaceitável plantar frutas à sombra. A árvore deve receber a quantidade máxima de energia solar.
Preparando o solo e cova de plantio
Uma vez determinado o local de plantio com precisão, deve-se prosseguir para a próxima etapa - preparação do solo e cova de plantio. O buraco deve ter pelo menos 40 cm de profundidade e cerca de 70 cm de diâmetro. O buraco deve estar equipado com substâncias como:
- 2 baldes de húmus;
- 150 g de superfosfato;
- 50 g de sulfato de potássio;
- 1 litro de cinza;
- 1 Colher de Sopa. cascas de ovo esmagadas;
- 1 balde de areia.
Ao cultivar uma muda de cereja nas duras condições da Sibéria, deve-se cuidar com antecedência da presença de todas as substâncias necessárias no solo para que a planta não precise de nada.
Algoritmo de pouso
Para plantar corretamente uma muda de cereja na Sibéria, provocando rápido crescimento e formação de frutos, é necessário conhecer alguns pontos de plantio:
- Coloque a muda em uma cova pré-preparada de forma que o colo da raiz fique na superfície.
- Não se esqueça que o tronco deve ser ligeiramente inclinado para facilitar a construção de um abrigo de inverno.
- Despeje 2 baldes de água e certifique-se de prendê-lo na estaca.
Se todos os aspectos dos cuidados posteriores forem seguidos, a probabilidade de uma colheita rica aumenta significativamente.
Regras para cuidar de cerejas na Sibéria
Depois de plantar cerejas na Sibéria, desde os primeiros dias deve-se cuidar para que a planta crie raízes e se adapte ao meio ambiente.Para isso, siga todas as recomendações para cuidar de uma árvore frutífera.
Com que frequência regar
A frequência da rega depende das condições climáticas das regiões norte: durante a estação seca deve ser realizada regularmente para manter a umidade normal do solo. Em clima quente, regue ativamente a planta na época da floração e 3 semanas antes de os frutos começarem a se formar.
O que alimentar para crescimento e frutificação
O cultivo de cerejas na Sibéria envolve a aplicação de uma grande quantidade de fertilizantes, a saber:
- fertilizante complexo na primavera, por exemplo nitrophoska ou amophoska;
- no final de junho superfosfato;
- nos primeiros dez dias de agosto monossulfato de potássio;
- em agosto, não mais que 150 g de cinza de madeira.
Seguir o cronograma de fertilização das cerejas frutíferas ajudará você a obter a colheita desejada em grandes volumes.
Instruções para formar uma árvore
A poda das cerejas que crescem na Sibéria tem certas peculiaridades. O objetivo da poda é limitar o crescimento dos brotos, por isso é necessário formar um tronco baixo e uma copa compacta para facilitar a espera pelas condições desfavoráveis. Não corte as pontas dos galhos, pois neles aparecerão frutos. Recomenda-se retirar apenas ramos laterais.
A coroa das cerejas que crescem na Sibéria é formada de várias maneiras:
- em forma de tigela de uma camada, de modo que o tronco principal não seja perceptível, mas se destaquem pelo menos 5 a 6 ramos;
- forma esparsa em camadas, caracterizada pela colocação de três camadas de ramos esqueléticos a uma distância de 60 cm;
- em forma de estela.
A retirada oportuna dos ramos que crescem no interior da copa é necessária para que a planta dê todos os seus nutrientes para a formação e saturação dos frutos, e não para o crescimento de brotos não funcionais.
A preparação adequada para o inverno é a base para a sobrevivência das cerejas
O primeiro inverno é o período mais crítico para as cerejas, é neste período que o risco de morte aumenta. Nas condições da Sibéria, onde os invernos são muito rigorosos, vale a pena prestar mais atenção em preparar a árvore frutífera para o inverno e facilitar sua passagem por esta época difícil do ano. Para fazer isso você precisa:
- Em agosto, dobre os galhos inferiores.
- Não permita a formação de um grande número de brotos no outono e corte-os a tempo.
- Certifique-se de que a copa esteja totalmente livre de folhas. Caso contrário, faça a desfolha pulverizando a planta com uréia ou sulfato de cobre para acelerar a queda das folhas.
- Realize rega em massa no final de setembro. Despeje cerca de 30 litros de água debaixo de uma árvore frutífera.
- Construa um abrigo usando filme, moldura, ramos de abeto e preencha a estrutura com bastante neve.
Importante! Para proteger a planta dos roedores, o tronco e a base dos ramos do esqueleto devem ser branqueados. A composição da cal deve diferir no conteúdo de argila, pimenta em pó, verbasco e pêlos de animais..
Erros durante o cultivo
A experiência dos veranistas e jardineiros ajudará quem decide plantar cerejas no jardim pela primeira vez a evitar erros. As principais razões para o fracasso incluem:
- variedade errada;
- porta-enxerto e copa resistentes à geada;
- formação de tronco alto;
- overdose de fertilizantes à base de nitrogênio;
- em casos raros, não há polinizador.
Somente através de inúmeras tentativas e tentativas você poderá se munir do conhecimento necessário e cultivar uma planta saudável.
É muito difícil conseguir bons resultados no cultivo de cerejas na Sibéria, pois a ideia em si é arriscada.Mas se você levar em conta inúmeros fatores, estudar e seguir as recomendações, esse processo não parecerá difícil.