Bagas grandes e suculentas, uma das primeiras a amadurecer nas roças dos jardineiros domésticos, são muito populares entre os veranistas. As cerejas não são apenas saborosas, mas também contêm em sua polpa muitas vitaminas e microelementos necessários ao corpo humano após um inverno frio. Na hora de plantar, os jardineiros dão preferência às variedades precoces, que incluem o Bigarro, uma cereja testada pelo tempo e que apresenta muitas vantagens.
- História da seleção
- Descrição e características da cultura
- Lados positivos e negativos
- Características do plantio de Bigarro Burlat
- Datas e local de desembarque
- Preparação de mudas
- Esquema de plantio
- Cuidados adicionais com as árvores
- Rega e fertilizantes
- Poda e inverno
- Doenças e pragas da variedade
- Colheita e armazenamento
História da seleção
Uma muda de cereja desta variedade foi descoberta acidentalmente em 1915 na França. Aos poucos, graças ao trabalho dos criadores, a variedade cultivada recebeu características aprimoradas resistência ao gelo, imunidade a doenças e sabor melhorado.
Os jardineiros europeus foram os primeiros a prestar atenção à variedade Bigarro e começaram a cultivar árvores nas suas roças. Mudas de cereja chegaram às nossas latitudes há relativamente pouco tempo e ainda estão sendo testadas em viveiros nacionais. Mas quem já plantou plantas em seus jardins afirma que as árvores têm muito mais vantagens do que desvantagens, e criam raízes e frutificam em nosso clima sem problemas.
Descrição e características da cultura
A variedade francesa possui as seguintes características:
- Árvore. A altura na idade adulta não ultrapassa 3,5 metros. A cerejeira tem copa esférica e é bastante densa. Uma característica distintiva das árvores desta variedade é que sua casca apresenta uma tonalidade marrom clara. Para obter uma colheita rica, é necessário plantar outras variedades próximas para polinização cruzada.
- Durante o período de floração, as cerejeiras ficam cobertas de flores brancas em forma de pires, cujo diâmetro não ultrapassa os 3 cm.
- Os frutos da variedade têm peso médio de 6 gramas e a casca é escura, quase preta.
- O sabor da polpa vermelha rica e de densidade média é harmonioso, doce e azedo. O caroço separa-se facilmente e o seu peso não ultrapassa 6% do peso total do fruto. As frutas são utilizadas tanto para consumo in natura quanto para armazenamento no inverno.
- A resistência à geada da árvore é média, a temperatura máxima que as cerejas suportam é de -20 graus, portanto na zona intermediária as plantas precisam ser isoladas. No entanto, Bigarro é resistente ao retorno das geadas primaveris.
- Os bagos amadurecem cedo e a primeira colheita começa no início de junho. A primeira frutificação começa 4 a 5 anos após o plantio da muda no local. Cerca de 80 kg de frutas vermelhas são colhidas de uma cerejeira.
- Bigarro tem imunidade média a doenças nas culturas, por isso são necessários tratamentos preventivos das árvores. Se o verão for chuvoso, observa-se rachaduras nas cerejas.
Lados positivos e negativos
Ao longo dos anos cultivando árvores dessa variedade, os jardineiros perceberam as vantagens e desvantagens da variedade.
Características do plantio de Bigarro Burlat
Para que uma muda de cereja se adapte rapidamente ao novo local, é necessário preparar adequadamente o local e realizar os trabalhos de plantio.
Datas e local de desembarque
Solos ácidos, assim como turfeiras e solos inférteis, não são adequados para o cultivo desta variedade. As cerejas não podem ser plantadas em solo argiloso e pesado, pois ali não crescerão e darão frutos.
O local é escolhido de forma que fique iluminado pelo sol a maior parte do dia, caso contrário os frutos ficarão pequenos e com sabor azedo. Preste atenção também para que as águas subterrâneas não cheguem a menos de 2 metros da superfície da terra. É melhor escolher um local para plantar em um morro pequeno, mas protegido de correntes de ar.
Se o jardineiro mora na região sul, então é melhor fazer o plantio no início do outono, para os veranistas da zona intermediária a primavera é considerada uma época favorável, neste caso a muda terá tempo de enraizar totalmente antes o tempo frio chega.
Preparação de mudas
Na hora de adquirir material de plantio preste atenção para que a muda possua enxerto, ele fica logo acima do colo da raiz. Material de alta qualidade possui ramos flexíveis e raízes bem desenvolvidas. Durante várias horas, as raízes ficam embebidas em purê de argila, acrescentando-se um estimulador de crescimento para melhor enraizamento.
Esquema de plantio
2 a 3 semanas antes do início do trabalho de plantio, as covas são preparadas. O diâmetro do furo é de cerca de 1 metro, a largura tem o mesmo parâmetro. O solo selecionado é misturado com suplementos nutricionais e deixado.
O plantio de cerejas é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Um suporte de árvore é cavado no fundo do buraco.
- Despeje cerca de metade da terra e coloque a muda sobre ela, endireitando as raízes nas bordas.
- Cubra com o restante da terra e pressione levemente a terra para que não haja vazios.
- Ao redor da árvore jovem é feito um buraco onde será feita a rega e amarrado a um suporte.
- Regue abundantemente a muda.
Cuidados adicionais com as árvores
A quantidade de colheita e a saúde das próprias cerejas dependem do cumprimento das regras de cuidado.
Rega e fertilizantes
A irrigação é feita em abundância, as árvores precisam principalmente de umidade na fase de floração das folhas, durante a formação dos frutos e antes de se prepararem para o inverno. Se o verão for seco, o solo ao redor das mudas é umedecido uma vez por semana. Não é recomendado irrigar as árvores enquanto os frutos estão amadurecendo para evitar que quebrem devido ao excesso de líquido.
A fertilização começa a partir do segundo ano de cultivo.Uréia, superfosfato e sulfato de potássio são usados como fertilizantes.
Poda e inverno
Na primavera são realizadas podas rejuvenescedoras e sanitárias, retirando ramos fracos, doentes e congelados. É importante concluir o procedimento antes que os rins inchem.
Doenças e pragas da variedade
As principais doenças que, na falta de prevenção, afetam as cerejas:
- bacteriose;
- coccomicose;
- moniliose;
- Clusterosporiose;
- podridão;
- oídio.
Os insetos que danificam as árvores incluem: mosca-cereja e mariposa-cereja, mosca-serra e gorgulho e pulgão.
Colheita e armazenamento
A colheita começa no início de junho. As frutas frescas não duram muito, por isso são congeladas, enlatadas e espremidas.