Descrição da variedade russa de damasco, características de frutificação e cuidado

Os jardineiros da região Central da Terra Negra e de outras áreas da zona central há muito sonham em colher frutas do sul, mas as mudas de pêssegos e damascos trazidas da Moldávia ou da Ucrânia não toleravam invernos gelados e, mesmo que não desaparecessem, ainda não agradou com frutas doces. Estas culturas hortícolas não estavam adaptadas às condições climáticas das latitudes médias. A situação mudou com o advento do damasco russo. A variedade parece normal na região de Moscou, nas regiões de Ryazan e Voronezh e na região do Volga.


História da seleção

Frutas perfumadas de cor laranja foram trazidas da Armênia para a Europa. A árvore caducifólia atinge 8 metros de altura, tem raízes poderosas e frutifica em condições favoráveis ​​​​durante décadas. Na Rússia, os damascos são cultivados no Cáucaso e nas regiões do sul. Michurin também esteve envolvido na criação de híbridos que pudessem resistir a invernos rigorosos.

descrição da variedade

A variedade russa foi obtida por seleção por especialistas de um instituto de pesquisa do norte do Cáucaso e adaptada às condições climáticas das latitudes médias. Embora esse damasco não conste do Cadastro Estadual de culturas recomendadas para cultivo no país, tanto os veranistas quanto os jardineiros ficam felizes em plantá-lo.

Descrição da variedade

A árvore frutífera com caroço, criada por criadores russos, atinge 4,5 metros de altura e possui uma bela copa de média densidade. Os frutos amarelos com lados avermelhados distinguem-se por:

damasco russo

  • grande peso;
  • polpa densa sem veias;
  • Sabor fantástico;
  • formato oval e um tanto achatado;
  • aroma agradável.

Depois de ler a descrição da variedade russa, os moradores do verão começaram a plantar damascos em suas roças. A árvore pode ser vista em pátios e pequenos jardins, mas não é cultivada de forma industrial; os frutos não são adequados para preservação no inverno; os frutos são consumidos frescos.

Externamente, a cultura não difere de outras variedades. A casca das árvores jovens tem uma tonalidade marrom, as folhas são de uma rica cor verde. Os damascos ficam cobertos de branco, como a neve, quando ainda não há verde.

forma achatada

Características

Os frutos avermelhados amadurecem em julho e pesam a partir de 60 gramas, alguns exemplares maduros pesam 70 g O caroço está perfeitamente separado da polpa. A árvore tolera geadas superiores a 30 °C e mudanças bruscas de clima. Os russos do damasco têm menos probabilidade de serem afetados por doenças, sofre menos com pragas do que outros híbridos.

Resistência à seca

A planta sente-se normal no calor, pode ficar muito tempo sem regar, o que herdou dos seus parentes mais próximos, adaptados ao verão seco das regiões do sul. Porém, para que a árvore fique satisfeita com a colheita, é necessária irrigação.

polpa densa

Polinização

Apesar de o russo ser uma variedade autofértil, deve ser plantado ao lado de outros damascos que florescem ao mesmo tempo. Graças à polinização cruzada, formam-se mais ovários e os botões não caem.

Produtividade

Com muito cuidado, uma árvore de quatro anos pode agradar com frutas de “bochechas rosadas”. Uma planta adulta produz até 7 baldes de damascos - suculentos e doces.

frutas amarelas

Frutificação

A produtividade aumenta com podas regulares. Nas latitudes médias, a cultura floresce em maio, enquanto nas regiões sul - no final de março, início de abril. Infelizmente, as geadas podem ocorrer em qualquer mês da primavera e levar à morte do ovário. O russo, como outros damascos, dá frutos há décadas.

Recursos de pouso

As características da variedade permitem que seja cultivada em diversas regiões. Críticas sobre o russo são escritas até na região de Nizhny Novgorod, onde as raízes precisam ser enterradas no solo durante o inverno, mas a árvore agrada com frutas.

a árvore agrada

Escolhendo um local de pouso

A cultura sulista adora calor e tem medo de correntes de ar. O damasco cresce bem em área iluminada pelo sol, protegida dos ventos que sopram do norte. Não é recomendado plantar uma árvore próximo a:

  • com groselhas;
  • framboesas;
  • yoshtoy.

Os damascos são menos aceitos e frutificam menos se o local escolhido para eles for onde cresce uma cultura de frutas com caroço e onde as águas subterrâneas estão localizadas perto da superfície. A variedade russa responde positivamente a solos férteis, soltos e com baixa acidez.

damascos dão frutos

Datas de desembarque

Para uma árvore jovem, é preciso ir ao viveiro e escolher um damasco onde não haja rachaduras ou quebras na raiz ou no tronco. Nas latitudes médias, a muda é transferida para o local na primavera. Pode ser abril ou maio, o principal é que os botões não acordem e o suco não vaze. Ao plantar no outono, existe o risco de a árvore congelar e não crescer.

Sutilezas de cuidado

Muitas pessoas consideram o damasco uma cultura despretensiosa, mas se você não cuidar dele, não deve esperar que vários baldes de frutas doces amadureçam na árvore. Qualquer tipo de cultura precisa de umidade, nutrientes e poda. Na horta é preciso tirar ervas daninhas, combater pragas e prevenir o aparecimento de doenças.

cultura despretensiosa

Rega

Embora os damascos tolerem normalmente a seca, eles também requerem umidade abundante pelo menos uma vez por mês, mas a estagnação da água não deve ser permitida.

As árvores jovens são regadas com frequência, se possível de manhã cedo ou após o pôr do sol.

Aparar

Forma-se a copa das mudas cultivadas, não restando mais do que 8 ramos que formam o esqueleto do damasco. Os brotos não devem crescer no mesmo lugar do tronco. A poda das árvores começa toda primavera, o que ajuda a acelerar o desenvolvimento dos botões.

uma grande árvore

Preparando-se para o inverno

No outono, é necessário tomar medidas que ajudem o damasco a sobreviver normalmente ao período de frio. Para evitar o aparecimento de rachaduras no tronco e nos galhos, as árvores são branqueadas diluindo-se um copo de cola de farinha, 2 kg de cal e 200 g de sulfato de cobre em um balde de água.

Antes do início do inverno você precisa:

  1. Remova as folhas caídas e os frutos secos.
  2. Desenterre o solo.
  3. Enrole a parte inferior do tronco com agulhas de pinheiro ou materiais sintéticos duráveis.

galhos verdes

Essas medidas ajudarão a destruir as larvas que se escondem no solo e a proteger a casca do damasco dos danos causados ​​​​por roedores. A planta vai agradecer pelo carinho e atenção com frutas suculentas.

Pragas e doenças

A variedade russa sofre menos com vírus e bactérias. Porém, verões frios e com chuvas frequentes provocam a ativação de fungos, que causam doenças nos damascos na forma de:

coccomicose afetada

  • coccomicose;
  • podridão cinzenta;
  • manchas perfuradas;
  • citosporose;
  • ondulação da folha.

As preparações que contêm cobre podem prevenir danos às árvores. Em caso de queimadura monilial, quando os ramos floridos secam, os damascos são tratados com calda bordalesa e fungicida Horus.

Para eliminar a citosporose e outras doenças, as plantas são pulverizadas com os produtos químicos “Ridomil” e “Fundazol”. A variedade russa não sofre ataques de insetos, mas se aparecerem pragas, usam-se inseticidas.

ondulação da folha

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim