A variedade de damasco Pogremok foi criada especialmente para crescer em climas temperados. Refere-se a autofértil. A semente fica solta no fruto e chacoalha como um chocalho quando sacudida. Por conta dessa característica, o damasco adquiriu um nome interessante. A árvore frutífera enraíza-se bem em zonas de clima frio e produz uma boa colheita em condições desfavoráveis.
Descrição da variedade
O chocalho pertence às variedades meio-tardias.Dependendo das condições climáticas, os frutos amadurecem em épocas diferentes. Nos verões quentes, a colheita é feita no final de julho, nos verões frios - em setembro.
Descrição da variedade:
- a altura da árvore não ultrapassa 4 metros, portanto a planta é classificada como de médio porte;
- coroa esférica, esparsa;
- botões de robustez média no inverno;
- peso da fruta 50 g;
- boa transportabilidade da colheita;
- a polpa é laranja, densa, doce;
- variedade autofértil;
- tolera bem a seca e as geadas;
- alto rendimento;
- longa vida útil das frutas.
Aumentar prazo de validade dos damascos pode ser feito embrulhando cada cópia em papel. O procedimento ajudará a impedir a penetração de substâncias de frutas estragadas para frutas inteiras. A variedade Pogremok é pouco exigente para o solo. A planta é cultivada em qualquer solo.
Vantagens e desvantagens
Os benefícios incluem:
- alto sabor de damascos;
- autofertilidade da variedade;
- frutos grandes e estáveis;
- rendimento alto e constante;
- robustez do inverno;
- alta resistência à seca;
- utilização universal das culturas;
- excelente transportabilidade.
Imperfeições:
- longo período de entrada em frutificação;
- predisposição a doenças fúngicas.
Mudas recém-plantadas e árvores jovens necessitam de abrigo em regiões com invernos rigorosos, pois não apresentam boa resistência às geadas.
Características
Graças à sua altura média e copa pouco espessa, a planta parece compacta e decorativa. Em cada ramo amadurece um grande número de damascos, por isso é necessário colocar suportes por baixo deles.
Resistência à seca, resistência ao gelo
A variedade distingue-se pela elevada robustez invernal não só da árvore, mas também dos botões florais. O damasco é resistente à seca e tolera a falta de umidade sem consequências graves.
Polinização, período de floração e tempo de maturação
A variedade é autofértil, portanto não são necessários polinizadores.A planta começa a florescer em maio. Os frutos amadurecem em condições climáticas favoráveis na última semana de julho.
Produtividade e frutificação
Os veranistas poderão desfrutar dos primeiros frutos no 5º ano após o plantio, alguns exemplares começam a frutificar no 4º ano. Recomenda-se retirar os damascos da árvore imediatamente após atingirem a maturidade técnica, sem permitir que os frutos caiam. Todos os anos a variedade produz uma colheita abundante.
Resistência a doenças e pragas
A resistência a doenças e pragas é média. A alta umidade provoca o desenvolvimento de esporiose em cachos em frutos e folhagens.
Características de plantio e cuidado
As mudas criam raízes igualmente bem no outono e na primavera. Ao plantar, siga as recomendações:
- A cova é preparada três semanas antes do plantio. Como o damasco tem um sistema radicular poderoso, capaz de empurrar a planta para a superfície com o tempo, eles cavam cerca de um metro de profundidade.
- O solo é misturado com substâncias minerais e orgânicas e a muda é despejada na cova preparada.
- Uma haste de metal é inserida no centro do recesso para apoiar a planta.
- O colo da raiz deve subir 7 centímetros acima da superfície do solo.
- A muda plantada é amarrada a um suporte e regada abundantemente.
- O local de pouso é escolhido para ser iluminado, seco e protegido de ventos frios.
Após o plantio, é necessário inspecionar a muda e cortar os galhos danificados.
O cuidado do damasco inclui:
- proteção contra pragas;
- realizar medidas preventivas contra doenças das árvores;
- regar, regar pela primeira vez antes do aparecimento das inflorescências, depois após a queda das flores e 2 semanas antes da colheita dos frutos;
- formação e poda da copa, os ramos em crescimento ativo são cortados na primavera e os secos são removidos no outono, cada corte é tratado com verniz de jardim;
- abrigo da geada;
- alimentação, fertilizantes minerais são alimentados na primavera, verbasco no outono e substâncias de fósforo e potássio no verão.
Para evitar que os galhos se quebrem devido à neve no inverno, eles são amarrados com uma corda forte no outono.
Controle de doenças e pragas
O tratamento preventivo é um método de controle eficaz. Ao gastar um mínimo de tempo em medidas preventivas, você não terá que lutar contra doenças e pragas generalizadas por muito tempo.
Prevenção:
- A luta contra os insetos começa no início da primavera com a instalação de uma cinta-armadilha. Ajuda a prevenir eficazmente a sua invasão, pois nos primeiros dias quentes as pragas começam a subir pelo tronco em busca de alimento.
- Para o controle também são utilizados inseticidas, que livram rapidamente a planta dos insetos. É proibido processar uma árvore florida. As flores tratadas não darão frutos.
- Um abrigo ajuda a proteger contra pequenos roedores no inverno. O tronco é envolto em estopa ou coberto com ramos de abeto.
- Para garantir a resistência das plantas às doenças e às más condições climáticas na primavera, os damascos são tratados com uma solução de Zircão.
A remoção regular do excesso de brotos e do crescimento das raízes ajuda a evitar a ocorrência de doenças. Também é necessário coletar e destruir prontamente as folhas caídas, nas quais se reproduzem bactérias e pragas patogênicas.