A Rosa Mosqueta é uma planta bastante comum, encontrada em todos os lugares. Pode ser visto em florestas, ravinas e várzeas. A cultura é valorizada pelo alto teor de vitamina C. Por isso seus frutos são muito utilizados na medicina popular. Esta planta é relativamente rara em jardins. Mas recentemente tornou-se cada vez mais popular. Portanto, os residentes de verão geralmente se interessam em saber quando a roseira floresce e em que mês isso acontece.
Descrição
A Rosa Mosqueta é um gênero de plantas da família Rosaceae, muitas vezes chamada de rosa selvagem.No total, são conhecidas mais de 300 espécies desta cultura e vários milhares de suas variedades. No entanto, a mais difundida é a rosa mosqueta de maio.
Esta cultura é um arbusto de folha caduca caracterizado por caules retos, rastejantes ou trepadeiras. Sua altura pode variar de 15 centímetros a 10 metros. No entanto, os parâmetros médios são de 2 a 3 metros. O ciclo de vida da planta chega a 30-50 anos.
O arbusto se distingue por um sistema radicular que penetra no solo até uma profundidade de 5 metros e se espalha em diferentes direções por 60-80 centímetros. Algumas variedades têm brotos subterrâneos que se estendem para fora. Nesse caso, parte dos rizomas é separada da cultura mãe.
Numerosos rebentos jovens são cobertos por espinhos macios e finos. No ano seguinte os espinhos ficam mais duros. Os próprios ramos diferem em diferentes tons - do verde ao vermelho escuro. Eles são cobertos com penugem de feltro. Em algumas variedades, os espinhos estão presentes nas raízes aéreas, pedicelos e brotos geradores.
A floração da Rosa Mosqueta dura de maio a junho e dura aproximadamente 20 dias. Em muitas espécies, os botões abrem de manhã cedo e fecham à noite. Esta planta possui a fórmula floral correta. Incluem 5 sépalas, 5 pétalas e muitos pistilos com estames. O diâmetro das flores pode ser de 1,5 a 10 centímetros.Formam inflorescências corimbosas ou paniculadas. A maioria das variedades apresenta um aroma adocicado. No entanto, existe também uma rosa mosqueta fétida que emite um odor desagradável.
O amadurecimento dos frutos é observado apenas em plantas com mais de 2-3 anos. Esta fase geralmente dura de agosto a setembro. Os frutos maduros atingem um diâmetro de 1 a 1,5 centímetros e adquirem tonalidade vermelha, preta ou laranja. A roseira brava também pode ser coberta com espinhos ou cerdas.
Variedades populares
Hoje é conhecido um grande número de variedades desta planta da família Rosaceae. Os mais populares incluem o seguinte:
- Vitamina – obtida no Instituto Russo de Pesquisa de Plantas Aromáticas e Medicinais. A cultura se diferencia pelos frutos grandes, que contêm muita vitamina C. De 1 arbusto você pode obter até 2,5 quilos de frutas vermelhas. Ao mesmo tempo, não há espinhos na área onde o fruto está localizado. Isso facilita a colheita. Os frutos são grandes e pesam 4 gramas. Eles formam pincéis.
- A Xanthina é uma das variedades de roseira brava mais decorativas, que se distingue pelas suas cores invulgares. A altura da colheita chega a 2,5 metros. As flores são grandes e crescem até 5 centímetros de diâmetro. Eles são semi-duplos. A floração ocorre em maio-junho. Os frutos escarlates aparecem em setembro.
- Em memória de Hasanov - é uma planta ornamental que se distingue por grandes flores brancas. Formam inflorescências de 6 a 9 flores. A planta tem tamanho médio de 1,5 a 2 metros. Além disso, seu diâmetro é de 1,5 metros. O arbusto está se espalhando ligeiramente.
Os criadores desenvolveram muitas variedades sem espinhos que são fáceis de cuidar e colher. Essas plantas não são completamente desprovidas de espinhos, mas seu número é mínimo.Dentre essas culturas, vale destacar as variedades Grushenka, Yadviga e Besshipny.
Instruções crescentes
A Rosa Mosqueta é uma cultura pouco exigente, por isso é muito fácil de cuidar. Para plantar a planta é necessária uma área bem iluminada e localizada em local elevado. Como o sistema radicular da cultura penetra profundamente no solo, ela não deve ser plantada em terras baixas. Locais com níveis elevados de água subterrânea também não são adequados. Além disso, a planta reage mal a solos encharcados ou salinos.
É importante notar que a roseira brava se desenvolve normalmente mesmo em solo seco e infértil. No entanto, a área não deve ser alagada ou pantanosa. As opções mais adequadas para o cultivo de plantas incluem solo preto e solo de floresta cinza. O aumento da acidez pode ser neutralizado com estrume podre. Também é permitido o uso de composição à base de composto e fertilizantes minerais.
Você pode plantar ou replantar a safra na primavera e no outono. No primeiro caso, é importante esperar o tempo quente, no segundo, o plantio é feito no final de outubro ou início de novembro. Para o plantio vale a pena usar mudas de 1 a 2 anos. Primeiro, o solo deve ser limpo de raízes de ervas daninhas e plantas anteriores e cavado até uma profundidade de 20 centímetros. Para a roseira brava é necessário preparar furos medindo 50x50 centímetros. Ao plantar várias plantas, o intervalo entre elas deve ser de 2 metros.
Recomenda-se preencher os buracos com uma composição à base de camada superficial do solo, 15 quilos de húmus, 50 gramas de sulfato de potássio e 250 gramas de superfosfato. Fragmentos de solo da planta precisam ser encurtados para 10 centímetros. Neste caso, as raízes devem ser cortadas em 20 centímetros.Imediatamente antes do plantio em cova umedecida, o sistema radicular da roseira brava deve ser mergulhado em uma composição à base de esterco e turfa.
A cultura requer irrigação moderada. Porém, na maioria das vezes falta umidade, que se acumula naturalmente no solo. A umidificação artificial é necessária apenas em climas quentes e secos. Via de regra, são realizadas no máximo 3 regas durante a temporada. Para 1 arbusto você precisa usar 2 baldes de água.
A partir do segundo ano de vida, o arbusto precisa ser formado. Nos estágios iniciais é necessário podar galhos secos ou danificados. Recomenda-se que este procedimento seja realizado no outono - após a queda das folhas. Aos oito anos, a rosa mosqueta precisa de uma poda rejuvenescedora.
Métodos de reprodução
A roseira brava pode ser propagada de diferentes maneiras. Para propagar a cultura com sementes, elas devem ser colhidas de frutos marrons verdes. Isso é feito em agosto - antes que a casca endureça. Recomenda-se plantar sementes no outono. É melhor fazer isso em outubro. Os grãos são colocados diretamente no solo. Neste caso, os sulcos são polvilhados com serragem e húmus.
No início da primavera, é necessário instalar uma moldura sobre as plantações e esticar o filme sobre ela. Isso irá acelerar a germinação da semente. Quando aparecer um par de folhas verdadeiras, os arbustos podem ser plantados.
Ao plantar na primavera, as sementes precisam de estratificação. Eles precisam ser combinados com turfa ou areia de rio e colocados na geladeira.Periodicamente, os grãos precisam ser retirados e misturados.
Para preservar as características varietais da cultura mãe, recomenda-se a propagação da roseira brava por rebentos de raiz. Para fazer isso na primavera ou no outono, é necessário pegar um fragmento de 25 a 40 centímetros, separá-lo com uma pá e plantá-lo.
Além disso, a prole não precisa ser separada. Para fazer isso, você precisa amontoá-lo bem alto, regá-lo e adicionar terra de vez em quando. Como resultado, esse fragmento da planta criará raízes adventícias. Na próxima safra, no outono, ela pode ser separada da planta-mãe e, na primavera, pode ser cuidadosamente desenterrada e replantada em uma nova área.
A roseira brava também pode ser propagada por meio de estacas. Eles precisam ser colhidos na primavera ou no verão. Às vezes também é possível fazer isso no outono. Os rebentos jovens com botões devem ser usados como estacas. Esses brotos criam raízes mais rápido. É importante que a estaca inclua 2 a 4 botões viáveis.
Você precisa fazer um corte horizontal nítido acima do botão superior e um corte oblíquo abaixo. Metade das folhas do fundo da estaca devem ser removidas. Em seguida, recomenda-se tratar o broto com estimulador de crescimento radicular e aprofundá-lo no substrato preparado. O plantio deve ser coberto com uma tampa, o que ajudará a criar condições de estufa. A muda precisa ser ventilada e regada regularmente. Graças a isso, ele criará raízes mais rapidamente.
Inimigos da roseira brava
O principal inimigo da planta é a mosca da rosa, que causa danos aos frutos. Para enfrentar esse parasita, recomenda-se o uso do inseticida “BI-58”. A roseira brava também pode sofrer ataques de larvas de mosca-serra. Eles fazem passagens nos brotos da planta, o que leva ao escurecimento e à morte.
As picadas da lagarta rosada fazem com que apareçam crescimentos de musgo nos galhos. Ao mesmo tempo, as lagartas dos rolos de folhas infectam a folhagem jovem e os ácaros absorvem a seiva celular. Não será possível destruir essas pragas sem o uso de preparações inseticidas especiais. Para evitar ataques de parasitas, o solo ao redor dos arbustos precisa ser escavado no outono.
Quanto às patologias, a planta sofre mais com o oídio. Esta doença é acompanhada pela formação de uma placa branca. O tratamento com suspensão de enxofre coloidal na concentração de 1% ajudará no enfrentamento da doença. Você também pode usar vários fungicidas para isso.
A colheita pode sofrer de ferrugem negra. Quando aparecem sinais desta doença, é necessário retirar todos os fragmentos afetados e tratar o solo. Neste caso, a camada superior do solo deve ser substituída. Para evitar o desenvolvimento de ferrugem, você pode usar sulfato de cobre ou outras preparações à base de cobre. Além disso, durante a estação de crescimento, o arbusto pode ser pulverizado com uma solução de sabão de cobre.
Aplicação em design
A planta possui excelentes propriedades decorativas, o que permite sua utilização ativa em projetos paisagísticos. A cultura é adequada para criar uma sebe. Pode ser plantada sozinha ou combinada com outras plantas. As variedades anãs podem ser cultivadas em vasos. Essas composições são perfeitas para decorar áreas de lazer.
A Rosa Mosqueta é uma cultura bastante popular que possui excelentes propriedades decorativas. Além disso, os frutos da planta são ricos em vitamina C. É por isso que a planta é cada vez mais encontrada em chalés de verão. Para que o seu cultivo seja bem sucedido, é importante seguir as regras da tecnologia agrícola.