Todo residente de verão espera obter o máximo possível de colheita de qualidade em seu jardim, colocando muito esforço nisso. Após o plantio, as mudas são cuidadas e nutridas. E a tão esperada colheita terá que esperar vários anos. Mas a alegria do aparecimento dos primeiros frutos pode ser ofuscada pelas lagartas. Muitas vezes, o bicho-da-seda pousa em uma macieira e imediatamente começa a comer botões, flores, folhas e danificar os frutos. Portanto, todo jardineiro deve conhecer métodos de controle de pragas.
Descrição da praga
Numerosas pragas representam uma ameaça para o jardim. O inseto mais perigoso para as macieiras é o bicho-da-seda. Os adultos são indivíduos adultos e não causam danos às plantações. A fêmea vive apenas algumas semanas.Nesse período, conseguem botar cerca de mil ovos. A ninhada de ovos não tem medo de geadas, por isso, durante o inverno, os embriões são formados ativamente. Na primavera aparecem as lagartas. Eles representam uma grande ameaça às plantações e são capazes de migrar por longas distâncias. As lagartas são muito vorazes e comem a maior parte da árvore:
- rins;
- folhas;
- flores;
- fruta;
- alguns indivíduos comem a casca.
Logo após a eclosão, a larva fica coberta por uma pequena penugem com grande número de bolhas. Graças a isso, rajadas de vento transportam facilmente a praga à distância. Em um mês, cem larvas podem danificar a maior parte da planta, por isso o combate deve ser iniciado imediatamente.
Descrição:
- As asas da borboleta são amareladas acastanhadas. Sua extensão é de 3,2 a 4,2 centímetros.
- O comprimento máximo da lagarta é de 5,5 centímetros. A cor é cinza-azulada com listras brancas, azuis e laranja ao longo do corpo.
Como lutar: métodos
Os bichos-da-seda em uma macieira representam um grande perigo. A melhor medida de controle é a prevenção. Medidas adequadas ajudam a proteger as plantas contra pragas. Métodos:
- Remoção mecânica de alvenaria. Esta é a maneira mais fácil. Para isso, inspecione periodicamente os plantios, verificando a presença de ninhos. Os ovos postos detectados são raspados e queimados. Você também pode enterrá-los no solo a uma profundidade de mais de meio metro. É necessário usar luvas na hora de retirar as garras, pois há pelos na superfície dos ovos que podem causar alergias..
- Outra medida eficaz é a coleta de lagartas. Para fazer isso, armadilhas de cola são enroladas no tronco. As lagartas, movendo-se pela planta, caem em uma armadilha da qual não conseguem escapar. Você também pode coletar insetos com as mãos. Antes do procedimento, certifique-se de usar luvas.Os pêlos de pragas podem causar úlceras e vermelhidão.
- Macieiras velhas são tratadas com compostos ativos para prevenção. Este método não é recomendado para plantações jovens.
- Durante o período de floração, os casulos são destruídos. Isso evita o surgimento de adultos, o que acaba reduzindo a população.
- Pulverização com inseticidas. Uma maneira melhor e mais eficaz ainda não foi inventada.
Como lidar com as pragas cabe a cada um decidir por si. Para escolher o método ideal, é necessário considerar mais detalhadamente as opções eficazes.
Produtos biológicos
Usar:
- "Dendrobacilina". Um remédio de ação rápida cuja validade é limitada a algumas horas.
- "Lipidocida." Pulverizado durante a estação de crescimento. Intervalo - 8 dias. São consumidos no máximo 5 litros por planta adulta.
- "Entobacterina". Pode ser usado em temperaturas de +20 graus e acima.
- "Bitoxibacilina". Pulverize em intervalos de 8 dias durante a estação de crescimento. Durante o período de floração, o processamento é proibido.
As preparações listadas são adequadas para o tratamento de plantações durante o aparecimento de lagartas. Certifique-se de tratar novamente 8 dias após o primeiro tratamento.
Inseticidas
Se o plantio for atacado em massa por pragas, os inseticidas ajudarão a lidar com:
- "Zolon";
- "Antío";
- "Metação";
- "Karbofos";
- "Fosfamida."
As preparações propostas são tratadas quando as lagartas começam a subir para a copa e após o término da migração dos insetos. Na época da floração o tratamento é proibido, pois o produto químico prejudica os insetos benéficos que polinizam as inflorescências.
No início da primavera é permitido processar “Verin-ENZh”. É um medicamento viral e não é adequado para uso no momento da formação dos frutos.Até o aparecimento dos rins, usa-se Nitrafen.
Métodos tradicionais
Na época da frutificação e amadurecimento, recomenda-se a utilização de opções de controle inofensivas. Melhores métodos:
- O concentrado de coníferas é usado para repelir. Para fazer isso, adicione 4 colheres de sopa de concentrado a um balde de 10 litros de água. A pulverização é permitida várias vezes. Eles também usam uma infusão de feno podre, mostarda, absinto e tomate.
- Se as pragas se instalarem na copa, um forte jato de água ajudará a derrubá-las da planta. Os insetos são então coletados do solo e destruídos.
- Os pássaros destroem efetivamente os bichos-da-seda. Para atrair mais pássaros para o local, são colocadas gaiolas no território.
Para preservar as plantações, é importante detectar a tempo o bicho-da-seda e tomar as medidas necessárias.