As árvores frutíferas precisam ser podadas regularmente, caso contrário seu rendimento diminuirá ou os frutos ficarão de qualidade inferior. Ao podar macieiras anãs, é necessário considerar uma série de recomendações.
As macieiras anãs precisam de poda?
As macieiras anãs devem ser podadas. Galhos podres são a principal fonte de microorganismos patogênicos que levam a uma variedade de doenças.Se não forem podados a tempo, a podridão pode se espalhar para ramos jovens e saudáveis. Como resultado, a árvore sofrerá.
Além disso, se a copa for muito grande, a planta produzirá poucos frutos. Ao mesmo tempo, serão pequenos, vermifugados e pouco apetitosos.
A coroa não deve ser mais larga que o sistema radicular. Se for muito grande, as raízes não conseguirão receber os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento da árvore. Como resultado, a planta começará a murchar até morrer.
Tempo para poda
Normalmente, a poda dos ramos é realizada no outono e na primavera. Além disso, cada tipo possui características próprias. A poda de outono deve ser feita depois que todas as folhas caírem. Isso indica que a estação de crescimento da planta terminou e ela “ficou inativa”.
Mas não é recomendado fazer isso tarde demais. Se você cortar galhos velhos pouco antes da geada, ficará com uma ferida aberta. Isso pode causar apodrecimento.
A poda de primavera deve ser feita no início da primavera, antes que os botões comecem a inchar. É proibido realizar o procedimento durante o período de floração - isso causará ferimentos graves à árvore. A planta produz grande quantidade de suco, o que acelera o processo de cicatrização. Mesmo que tenha sido feita a poda de outono, na primavera ainda será necessário ajustar a copa retirando os galhos que congelaram durante o inverno.
A poda de verão raramente é feita. Graças a isso, a planta florescerá no final da próxima temporada. Isto irá protegê-lo do congelamento em caso de mau tempo.
Como podar uma macieira anã?
Durante o processo de trabalho, uma série de regras devem ser levadas em consideração. Se a copa for podada demais, aparecerão poucas folhas na primavera, o que atrapalhará o processo nutricional da árvore. Como resultado, a planta sofrerá e não dará bons frutos.
Desbaste
As macieiras anãs produzem colheitas muito boas. Isso se deve ao fato de que quanto menor a altura da árvore, mais frutos se formam nela. No entanto, um grande número de maçãs leva à flacidez dos galhos, razão pela qual a árvore começará a se esgotar com o tempo. A colheita pode permanecer a mesma, mas os frutos ficarão vermifugados, claros e muito pequenos.
Para evitar esses problemas, é necessário desbastar o ovário. Com isso, a árvore produzirá menos frutos. Portanto, haverá uma leve carga nos galhos.
Mas durante o processo de desbaste é necessário levar em consideração uma série de regras importantes:
- É aconselhável realizar o procedimento em junho. É neste momento que os ovários extras ficarão lentos e começarão a cair espontaneamente.
- Os ovários não devem ser cortados. Basta sacudir bem os ramos para que caiam sozinhos.
- Se houver muitos ovários e eles não caírem, eles podem ser desbastados com uma tesoura de jardim.
O desbaste ajuda a remover maçãs fracas ou doentes. Como resultado, a colheita será menos numerosa, mas os frutos serão maiores.
Remoção de rim
Na primavera, os botões apicais são os primeiros a abrir. Longos brotos se formarão a partir deles no futuro. Se esses botões não forem aparados, uma tensão desigual será colocada nos galhos. É melhor deixar apenas os botões do meio, que também darão brotos fortes.
Mas antes de cortá-los, é necessário examiná-los cuidadosamente. É preciso deixar os botões necessários para a formação da copa correta da árvore.
Formação da coroa
As árvores jovens crescem muito intensamente. No entanto, com o tempo, o seu crescimento diminui. No entanto, novos rebentos são formados a partir de botões dormentes. Como resultado, a copa fica mais espessa e os frutos se formam apenas nas camadas superiores da copa, estando ausentes nas camadas internas devido à luz solar insuficiente.
Se não formar a copa correta, a planta começará a ceder com o peso dos galhos. Existe um risco maior de a árvore se dividir em duas partes.
No processo de formação de um anão ou macieira semi-anã, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração:
- Regular o crescimento dos ramos. Os mais fortes devem ser mais baixos que os mais fracos, caso contrário estes ficarão exaustos e ressecados.
- Dependendo da espessura dos galhos, diferentes ferramentas devem ser utilizadas. Para aparar os mais grossos, você precisa usar uma tesoura de poda ou uma serra e, para os mais finos, uma tesoura de jardim é adequada.
- A copa precisa ser formada desde os primeiros anos após o plantio.
A formação de uma coroa é um processo bastante complexo, pois é preciso mantê-la natural. Ou seja, mesmo após a retirada do excesso de galhos e botões, sua copa não deve apresentar formato irregular.
Poda de pirâmide
Neste caso, permanece no centro um tronco denso de até 2 m de altura, do qual partem ramos laterais, cujo comprimento médio é de 1 m, ao mesmo tempo que o comprimento dos ramos é encurtado para cima. Como resultado, a árvore se assemelha a uma pirâmide.
Poda em porta-enxerto
Após enxertar a planta, deve-se esperar alguns anos antes de podar. Durante este tempo, os ramos irão fortalecer-se e desenvolver-se bem. Após cerca de 2-3 anos, o rebento principal estará formado - é o mais espesso e saudável. E os ramos laterais podem ser removidos. É melhor fazer isso na primavera ou no verão.
Beliscando brotos
É realizado na estação quente. Ao beliscar (beliscar), são removidos os rebentos jovens, ainda não lignificados. Isso pode ser feito sem ferramentas especiais, manualmente, retirando apenas as pontas do broto. Se precisar cortar uma parte mais grossa, use uma tesoura de poda.
Com a pinça de verão, os nutrientes necessários são retidos na planta e a cicatrização dos tecidos ocorre mais rapidamente. O procedimento deve ser realizado em etapas. Você precisa repetir três vezes, com uma frequência de 2 a 3 semanas entre as repetições. É aconselhável que a última pinça seja feita o mais tardar em meados de agosto, caso contrário os rebentos não amadurecerão e morrerão quando ocorrer a primeira geada.
Poda de acordo com a idade da árvore
Além disso, ao podar uma árvore, é necessário levar em consideração a sua idade.
Macieira 1º ano de vida
Recomenda-se encurtar as mudas anuais para que sua altura não ultrapasse 50 cm.Se o procedimento for feito corretamente, até agosto a árvore já deverá ter vários brotos desenvolvidos.
2º ano de vida
No segundo ano de vida, preferencialmente na primavera, os condutores centrais devem ser aparados. A distância entre a parte mais alta da árvore e o galho superior não deve ultrapassar 20 cm, devendo também ser aparados os galhos laterais que crescem para baixo.
3º ano de vida
Os trabalhos devem ser realizados na primavera para reduzir o risco de danificar a planta. Os rebentos laterais devem ser encurtados em 20 cm, e o ramo central - em 5-10 cm.No final do verão, os rebentos também devem ser encurtados em 3 folhas.
Macieira madura
As árvores crescidas devem ser podadas anualmente. As manipulações devem ser realizadas no final do outono e início da primavera. É necessário monitorar o comprimento dos ramos laterais para que não ultrapasse 0,5 m Os condutores também devem ser aparados para que a altura de uma macieira adulta não ultrapasse 2 a 2,5 m.
Erros típicos de iniciante
Muitas vezes as pessoas começam a cortar galhos sem a experiência adequada. Como resultado, eles cortam demais, usam ferramentas erradas ou não seguem a técnica corretamente. A planta pode sofrer com isso.
Para não prejudicar a árvore, deve-se levar em consideração as seguintes recomendações:
- Você precisa comprar ferramentas de alta qualidade com lâmina afiada. Se a tesoura ou podador estiver ruim, o jardineiro não conseguirá remover o excesso de galhos com um corte.
- Após o trabalho, as ferramentas devem ser bem lavadas e secas. Mantenha-os em local seco para evitar ferrugem.
- Os galhos precisam ser aparados no comprimento ideal. Se você encurtá-los demais, isso afetará negativamente a condição da árvore.
- Se os ramos frutíferos não se formarem, você precisa encontrar um botão saudável e arrancar levemente a casca acima dele.
- O procedimento só pode ser realizado com a planta em repouso. É melhor fazer isso no final do outono e início da primavera.
- Se precisar retirar muitos galhos, é melhor fazer isso em etapas, na primavera. Se você remover todos os galhos de uma vez, a planta pode ficar chocada.
Começando podando macieiras, é recomendável consultar jardineiros mais experientes. Caso contrário, você pode danificar o seu jardim.