O abeto norueguês cresce rapidamente e atinge uma altura de mais de 10 metros. A cultura mantém suas propriedades decorativas apenas em tenra idade. Para manter o seu aspecto, vale a pena fazer podas regulares. Eles ajudam a dar à cultura a forma desejada. Graças à correta formação da copa, é possível utilizar culturas altas no projeto paisagístico de pequenas áreas. Como você pode podar um abeto para que ele não cresça?
Preciso aparar o abeto?
A poda do abeto é uma importante medida de saúde e um método eficaz de formação de copas.Portanto, não será possível prescindir deste procedimento. Ao mesmo tempo, hoje existem diferentes métodos de corte:
- Sanitário – envolve livrar-se de galhos doentes, mortos e quebrados. Este procedimento evita a propagação de doenças. É necessário para correção forçada da direção do crescimento dos galhos - por exemplo, se a árvore tocar comunicações ou sombrear outras plantas.
- Decorativo - este procedimento ajuda a limitar o desenvolvimento do condutor central e forma uma coroa densa de formato regular. Com sua ajuda é possível melhorar o aspecto da colheita.
- Rejuvenescedor – envolve retirar galhos nus com uma quantidade mínima de agulhas e ativar o desenvolvimento de novos brotos.
A formação de coroa decorativa envolve o uso das seguintes técnicas:
- desbaste - neste caso, são retirados brotos muito espaçados, que atrapalham o formato da copa;
- pinçamento - realizado quando as agulhas jovens começam a se abrir e envolve a quebra parcial ou total de parte da vela;
- poda - envolve encurtar a parte superior e aparar os galhos para compactar a copa.
Além disso, o corte de cabelo pode ser suave ou curto. A primeira variedade envolve o encurtamento dos ramos até os primeiros botões laterais. Com a ajuda de podas curtas, é possível restringir bastante o desenvolvimento da largura da copa.
Quando fazer
Ao podar o abeto norueguês, é importante respeitar os prazos. O saneamento geralmente é feito antes da chegada do frio. Neste ponto, algumas agulhas estão caindo dos galhos velhos. Como resultado, os galhos ficam nus. As pontas desses galhos são cortadas e algumas agulhas ficam. Com a chegada do tempo quente, os rebentos crescem a partir de botões dormentes.
Desde o momento da primeira geada até a chegada da primavera não é possível podar o abeto.Caso contrário, existe uma grande probabilidade de congelamento da planta, o que levará à morte da colheita.
Com a chegada do tempo quente, pode-se iniciar a poda decorativa. Deve ser realizada após o despertar e início do crescimento renal. Nas árvores jovens, os brotos são pinçados por 3-5 anos. A poda completa começa depois que o abeto atinge o tamanho desejado. Ao mesmo tempo, a coroa é formada. Ao mesmo tempo, precisa receber a forma desejada. Durante o verão, é necessário manter a forma decorativa da copa, retirando os brotos que ultrapassam os limites.
Consequências da poda
A poda de um abeto é considerada um evento importante. Este procedimento promove a formação de uma coroa espessa e fofa de formato correto. Com esta manipulação é possível obter os seguintes efeitos:
- Ajuste o tamanho da árvore. A parte superior deve ser removida quando a altura necessária for atingida.
- Crie uma coroa espessa e densa. A poda dos ramos estimula o desenvolvimento de rebentos laterais e ajuda a criar uma silhueta exuberante.
- Dê à coroa o formato desejado. Pode assemelhar-se a um cone, bola ou pirâmide.
- Crie uma cerca viva. A parte superior deve ser cortada quando o abeto atingir a altura de 2 a 3 metros. Isso estimula o desenvolvimento de brotações laterais e reduz o intervalo entre as culturas vizinhas.
O procedimento de poda do abeto geralmente começa quando ele atinge o tamanho necessário. Recomenda-se começar a modelar desde cedo. É melhor fazer isso a partir dos 3 anos. O procedimento deve ser realizado todos os anos. O corte sistemático ajuda a remover cada vez menos ramos. Os abetos jovens, com 3 a 5 anos de idade, só precisam ser pinçados nos brotos moles de um ano de idade.
Imediatamente após a conclusão do procedimento, o abeto não parece muito atraente. Aos poucos, as áreas cortadas ficam cobertas de vegetação e tornam-se menos visíveis.Os resultados do trabalho só poderão ser totalmente avaliados após alguns anos.
Como aparar um abeto corretamente
Na maioria das vezes, o abeto é podado na primavera. A realização deste procedimento ajuda a dar à planta um aspecto atraente.
Na forma de uma esfera
Essa coroa pode ser formada com arame ou moldura de madeira. Precisa ter a forma desejada e fixá-lo no tronco. Somente designers experientes podem trabalhar sem moldura.
Depois de fixar a bola de arame, você precisa fazer o seguinte:
- Corte a parte superior de um abeto jovem de dois anos.
- Apare os galhos em excesso de um lado. Isso deve ser feito em arco. Nesse caso, eles começam de cima e descem.
- Agite os galhos para identificar áreas que precisam de poda.
- Passe para o outro lado e execute o procedimento seguindo o mesmo princípio.
- Arredonde a parte inferior da coroa.
As plantas jovens podem ser podadas com tesoura de poda. Os abetos mais velhos são aparados com um corta-sebes. Este dispositivo ajuda a obter um corte uniforme. A próxima vez que a manipulação for realizada após 4-12 meses. Para simplificar o processo de formação de uma bola, você pode primeiro fazer um cubo, após o qual seus cantos devem ser arredondados.
Cone
Para aparar um abeto, é necessário manter a relação entre a altura da copa e o diâmetro da base. É importante que seja 3:2. Assim, o tamanho dos galhos inferiores de uma árvore com 1,5 metros de altura deve ser de 1 metro.
Para obter os resultados desejados, recomenda-se a instalação de uma moldura de arame. Depois disso, você precisa fazer o seguinte:
- Apare o broto superior para que o tamanho do condutor central não exceda 2 metros.
- Comece a aparar os brotos que vão além do cone. Neste caso, você precisa passar da coroa para a base. As linhas devem ser suaves.
- Inspecione a árvore e remova os brotos salientes que não cabem no formato.
Pirâmide
Essa figura pode ter um número diferente de faces - de 3 ou mais. Dependendo da forma que se pretende obter, um polígono é desenhado no círculo próximo ao tronco. Depois disso, é necessário instalar um trilho em cada canto e fixá-los na parte superior. Como resultado, será possível formar o topo da pirâmide. Depois disso, você precisa cortar todos os galhos que se estendem além dos limites limitados pelas ripas. Um abeto aparado ficará muito decorativo.
Cilindro
Esta forma pode ser obtida da mesma forma que a piramidal. Porém, na base você não precisa desenhar um polígono, mas um círculo. Em seguida, as ripas devem ser colocadas verticalmente ao longo de todo o diâmetro. A altura deve corresponder ao tamanho desejado da figura. Para garantir que as ripas fiquem retas, elas podem ser conectadas horizontalmente com fio. A poda deve ser feita gradativamente. Nesse caso, você precisa mover de cima para baixo.
Em forma de cubo
Para obter uma forma cúbica, você precisa desenhar um quadrado no chão ao redor do tronco do abeto. Vale a pena colocar ripas no topo que limitam as nervuras laterais. Eles precisam ser conectados por cima usando 4 tiras horizontais que marcam a borda superior.
O abeto é aparado com uma tesoura de treliça. Primeiramente, os galhos devem ser encurtados até uma altura 2 centímetros superior à moldura indicada pelas ripas. Depois disso, é necessário alisar as bordas com uma tesoura de poda. Posteriormente, vale a pena realizar podas de manutenção.Isso requer ajustar as laterais do cubo.
Nuances de corte de cabelo
Para que a poda dos abetos seja bem-sucedida, é importante seguir uma série de recomendações:
- Corte o cabelo em dias frios. A luz solar intensa aumenta a perda de umidade, o que leva ao amarelecimento dos galhos.
- Antes de iniciar o procedimento, faça a aspersão. Agulhas de pinheiro molhadas não são tão suscetíveis à desidratação. Além disso, esta medida ajuda a evitar a perda de nitidez da ferramenta.
- Encurte o condutor central a uma altura de 2 a 3 metros. O corte deve ser feito acima da gema formada, que fica no lado norte.
- Depois de retirar o topo, direcione o crescimento do broto mais forte para cima. Isso deve ser feito com uma tala de madeira. Para fazer isso, amarre-o a uma árvore.
- Apare ramos de abeto com 2 a 3 anos de idade, ligeiramente acima dos ramos laterais. Neste caso, não deve haver mais tocos. O intervalo das gemas laterais até o corte deve ser de no máximo 2 centímetros. Os tiros devem ser encurtados em no máximo um terço.
- Para um perfilhamento mais pronunciado da árvore, o crescimento do ano corrente deve ser comprimido acima do ponto de crescimento. Isso deve ser feito na altura necessária. Com o início da próxima primavera, um redemoinho de novos brotos se formará nesta zona, que precisará ser pinçado novamente.
- Ao cortar a grama, corte no máximo um terço da massa verde total.
Um abeto bem formado é imediatamente visível. Possui espirais curtas de ramos e distingue-se por uma copa mais densa. Se não for possível podar constantemente a árvore, é recomendável comprar uma variedade de crescimento lento em um viveiro. Pode ser Konica Compacta, Naná. Seus tamanhos geralmente não ultrapassam 2 metros. Existem também variedades anãs ainda mais compactas.
A poda do abeto é uma etapa importante no cuidado da planta.Este procedimento tem um efeito benéfico na saúde da cultura e no seu efeito decorativo. Se você tiver as ferramentas e habilidades necessárias, poderá realizar a manipulação sozinho. Se você não tem experiência, é melhor recorrer a especialistas. Após a poda, o abeto necessita de cuidados especialmente cuidadosos.