Existem muitas razões para o aparecimento de manchas pretas nas folhas das macieiras. Na maioria das vezes, o sintoma está associado a algum tipo de infecção. O agente causador são fungos, bactérias ou vírus. Outros sinais podem aparecer ao mesmo tempo. É importante estabelecer o diagnóstico correto imediatamente após identificar o problema e iniciar o tratamento correto. Medidas preventivas protegerão a árvore frutífera da reinfecção.
- Manchas pretas nas folhas de maçã
- Que doenças causam o escurecimento da folhagem?
- Sinais da doença
- Queimadura bacteriana
- Câncer negro
- Ponto de anel
- Crosta
- Revestimento fuliginoso
- Falta de magnésio e manganês
- Tempo e tecnologia de processamento
- Doenças bacterianas
- Infeções fungais
- Infecções virais
- Quais drogas usar
- Como proteger seu jardim de reinfecção
- Tratamento preventivo de todo o jardim
- Primavera
- Verão
- Outono
- Cuidados adequados e fertilização
Manchas pretas nas folhas de maçã
Quando infectado com várias infecções, aparece uma série de sintomas. O aparecimento de manchas ou pontos pretos é típico de diversos tipos de doenças. Deve-se prestar maior atenção ao problema e encontrar o método mais eficaz para lidar com ele. Caso contrário, a qualidade e a quantidade da colheita diminuirão e, em alguns casos, o problema pode levar à morte da árvore.
Menos frequentemente, o aparecimento de manchas pretas está associado a cuidados inadequados. O sintoma surge quando há falta ou excesso de micronutrientes ou quando o regime de rega é mal organizado.
Que doenças causam o escurecimento da folhagem?
As razões pelas quais aparecem pontos pretos nas folhas residem em doenças como sarna, queima de fogo ou câncer de macieira. Mesmo uma macieira jovem pode apresentar sintomas semelhantes.
Para determinar qual doença afetou a árvore, é necessário realizar um exame completo.
Eles estudam a estrutura das manchas e a extensão da infecção (determinam se os frutos, cascas e galhos foram afetados). Com base na totalidade dos sintomas, um diagnóstico preciso pode ser feito.
Sinais da doença
Os sinais da doença incluem não apenas o escurecimento das folhas. A maioria das doenças é acompanhada pelo seguinte conjunto de sintomas:
- morte de seções individuais da casca, mudança na aparência, aparecimento de rachaduras;
- ondulação e secagem de folhas;
- queda prematura das folhas;
- apodrecimento de frutas;
- o aparecimento de galhos secos.
Cada doença progride de forma diferente, tem características distintas e requer uma abordagem individual no desenvolvimento do tratamento.
Queimadura bacteriana
A doença pode ser detectada já durante a floração:
- As inflorescências tornam-se castanhas escuras e caem.
- As folhas secam, ficam pretas e enrolam. Eles ficam pendurados como se estivessem queimados, mas não caem.
- Os frutos endurecem mal e aparecem manchas pretas, que aumentam rapidamente de tamanho. Como resultado, as maçãs secam e ficam penduradas nos galhos até o outono.
- A casca amolece e fica coberta de manchas brancas que parecem mofo.
A infecção se espalha rapidamente para árvores saudáveis. Se você não começar a combater a doença, dentro de dois anos todas as árvores terão que ser arrancadas.
Câncer negro
O câncer negro é uma doença fúngica. Os esporos são mais ativos em climas quentes e úmidos. Os sintomas podem aparecer em qualquer parte da árvore:
- rachaduras marrom-escuras são encontradas na casca;
- Manchas pretas são visíveis na superfície das folhas, com o tempo as folhas secam e caem;
- os frutos ficam pretos, enrugam-se e secam.
Na maioria das vezes, árvores velhas e enfraquecidas estão infectadas. Mas em caso de cuidados inadequados ou outros fatores provocadores, até uma muda jovem pode adoecer.
Ponto de anel
O agente causador da doença são os vírus. Você deve suspeitar da doença se notar os seguintes sintomas:
- as folhas primeiro ficam cobertas de manchas amarelas e depois as manchas ficam pretas;
- anéis pretos se formam na lâmina das folhas e nos frutos;
- a árvore para de se desenvolver e crescer.
A doença é difícil de tratar. Portanto, é importante prevenir a infecção, fornecendo cuidados adequados.
Crosta
A doença fúngica se espalha em climas frios e chuvosos. Com a chegada da primavera, os esporos começam a se reproduzir ativamente e a afetar todas as partes da árvore.
Primeiro, manchas verde-acinzentadas aparecem nas folhas jovens. Com o tempo, descobre-se que as folhas enegreceram completamente, secaram e caíram.Manchas pretas na fruta aumentam de tamanho e eventualmente a maçã apodrece.
Revestimento fuliginoso
Uma infecção fúngica causa o aparecimento de uma camada preta e fuliginosa na superfície das folhas, frutos e brotos. Todas as partes danificadas da planta param de absorver ar e luz.
Falta de magnésio e manganês
A falta de micronutrientes costuma causar manchas nas folhas. Com a falta de magnésio, a lâmina foliar entre as nervuras primeiro fica amarela. Então aparecem manchas pretas. As folhas afetadas caem, os frutos são pequenos e pouco saborosos.
Com a deficiência de manganês, as bordas das folhas começam a amarelar e depois toda a placa e as nervuras permanecem verdes. Depois aparecem manchas escuras e as folhas caem.
Tempo e tecnologia de processamento
Cada caso tem suas próprias maneiras de lidar com o problema. São levados em consideração a estação de crescimento, a idade da árvore, o agente causador da doença e a prevalência da infecção.
Doenças bacterianas
Como combater infecções bacterianas? Na maioria dos casos, o combate é feito com antibióticos. As soluções são feitas à base de medicamentos como Estreptomicina, Tetraciclina, Gentamicina, Canamicina. Os produtos biológicos bactericidas também ajudam: “Gamair”, “Fitosporin”, “Gaupsin”, “Pentafag”.
Infeções fungais
Para doenças fúngicas, soluções à base de preparações contendo cobre são eficazes: “Skor”, “Topázio”, “Hom”. Pulverizar a coroa com calda bordalesa ajuda.
Infecções virais
Não existem medicamentos contra doenças virais. Portanto, as práticas agrícolas devem ser seguidas:
- a poda deve ser feita em fevereiro;
- todas as partes removidas da árvore devem ser queimadas;
- caso seja detectado algum problema, a aplicação de fósforo e nitrogênio deverá ser reduzida;
- para pulverizar a coroa, recomenda-se a utilização dos preparados “Epin” ou “Zircon”;
- O controle de pragas deve ser realizado.
Todas estas medidas preventivas ajudarão a aumentar a imunidade da planta.
Quais drogas usar
Ao determinar como tratar as macieiras, é preciso levar em consideração o agente causador da doença e a época do tratamento. O tratamento é realizado com agentes biologicamente ativos, produtos químicos e composições baseadas em receitas populares.
Como proteger seu jardim de reinfecção
Para evitar a reinfecção, as árvores devem ser cuidadas adequadamente. É importante adicionar os microelementos necessários em tempo hábil, remover galhos danificados e secos e remover ervas daninhas da área ao redor do tronco.
Tratamento preventivo de todo o jardim
O cuidado com as macieiras varia dependendo da estação. As medidas preventivas reduzirão o risco de desenvolvimento e propagação de infecções.
Primavera
O tratamento de primavera é realizado antes que os botões comecem a florescer. Para a pulverização, utiliza-se uma solução à base de “Zircão”. Remova galhos secos e danificados. Feridas e rachaduras são cobertas com óleo secante ou verniz de jardim. O solo é desinfetado com solução de uréia e nitrato de amônio. Imediatamente após a floração, o tratamento deve ser realizado com preparações como “Kuprozan”, “Zineb”, “Horus”, “Hom”, “Vectra”.
Verão
No verão, com a chegada de um clima sempre quente, as árvores são tratadas com fungicidas: “Gamair”, “Raek”, “Fitolavin”, “Zircon”, “Fitosporin”.
Outono
No outono, todas as folhas caídas são varridas e removidas do jardim ou queimadas. Os troncos precisam ser branqueados e a área do tronco profundamente afrouxada. Também é recomendado pulverizar com uma solução de sulfato de cobre.
Cuidados adequados e fertilização
O cuidado adequado das macieiras inclui os seguintes pontos:
- escavação e capina da área do tronco das árvores;
- estabelecer um regime de irrigação;
- formação de coroa;
- poda;
- tratamento preventivo contra pragas e doenças.
É importante aplicar fertilizantes na hora certa. A macieira é alimentada:
- matéria orgânica (estrume, húmus, excrementos de pássaros);
- fertilizantes minerais (uréia, nitrato de amônio);
- microfertilizantes (boro, manganês).
Cada tipo de alimentação deve ser introduzida em determinado horário, observando a posologia.