Causas de doenças e pragas do morango, métodos de tratamento e controle

Os morangos de jardim são considerados uma das frutas silvestres mais comuns nas casas de verão. Mas as doenças das variedades de morango muitas vezes aparecem devido a cuidados inadequados. Na maioria das vezes, a cultura sofre de doenças fúngicas. Algumas doenças não só destroem a colheita, mas também matam as próprias plantas. Os fatores no aparecimento de patologias incluem chuvas prolongadas, ondas de frio e plantações densas. Mesmo as variedades imunes a doenças nem sempre permanecem saudáveis.


Doenças do morango e métodos para combatê-las

Na maioria dos casos, os morangos são afetados por doenças fúngicas. Quando aparecem os primeiros sintomas de distúrbios, o tratamento dos arbustos de morango começa imediatamente. Além disso, medidas preventivas são utilizadas como método de combate a doenças.

Podridão branca

Um sinal característico do aparecimento desta doença nos morangos são grandes manchas brancas que aparecem primeiro na superfície das folhas. À medida que a doença progride, as manchas brancas espalham-se pelos frutos. Aos poucos, os frutos ficam mofados e apodrecem, caindo junto com as folhas.

Combatendo a podridão branca:

  • Recomenda-se plantar arbustos de morango em áreas elevadas e ensolaradas;
  • antes do plantio, desinfete as mudas e o solo;
  • deixe uma grande distância entre os arbustos;
  • Remova regularmente as ervas daninhas e capine o solo.

Quando aparecem sinais de podridão branca, os morangos são tratados com fungicidas. Por exemplo, os medicamentos “Switch” e “Chorus” são eficazes.

podridão branca

Podridão cinzenta

A podridão cinzenta aparece nos morangos com mais frequência do que qualquer outra doença. O primeiro sinal da doença é o aparecimento de manchas escuras e duras cobertas por uma camada cinza. Bagas com mofo encolhem e apodrecem. À medida que a doença progride, as manchas se espalham para as folhas e caules.

Métodos de luta:

  • tirar ervas daninhas e soltar o solo várias vezes ao mês;
  • o solo é polvilhado com cinza e cal;
  • com o início da floração e após ela, os morangos são tratados com calda bordalesa ou preparação Barreira;
  • no outono toda a folhagem é cortada, exceto o bigode;
  • alho e cebola são plantados em canteiros de morango;
  • no outono, o solo é coberto com palha ou agulhas de abeto;
  • A colheita é feita à medida que os frutos amadurecem.

Para evitar o aparecimento da podridão cinzenta, os morangos são transplantados para um novo local a cada três anos.

mofo cinza

Podridão negra da raiz

A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas pretas nas raízes jovens. Gradualmente, a raiz fica marrom e as raízes tornam-se quebradiças e fracas.

A podridão da raiz não pode ser tratada. Caso apareça, os arbustos são desenterrados e destruídos longe do local. O solo é desinfetado com peróxido ou permanganato de potássio.

Podridão negra de frutas

A podridão negra aparece devido ao clima úmido e quente. Manchas pretas aparecem apenas nas bagas. Os arbustos permanecem saudáveis. Os bagos ficam aguados, perdem o brilho e o aroma.

No caso da podridão negra, você terá que colher os frutos manualmente e queimá-los. Não há outro tratamento. Para evitar o aparecimento da doença, os arbustos são regados com permanganato de potássio e são aplicados regularmente fertilizantes contendo nitrogênio.

podridão de frutas

Podridão da requeima

A requeima é caracterizada pelo aparecimento de compactações nos frutos, a polpa torna-se dura e de sabor amargo. Gradualmente, os frutos secam. Depois de algum tempo, aparecem manchas nas folhas.

Combatendo a podridão da requeima:

  • Junto com a colheita, folhas e gavinhas doentes são cortadas e queimadas;
  • trate as camas antes do início do inverno;
  • ao plantar variedades diferentes, deixe uma distância de pelo menos 2 m;
  • no plantio de variedades idênticas, a distância entre os arbustos é de 30-45 cm.

doença da requeima

Oídio

Afeta a maioria das culturas no local.As causas do oídio podem ser solo encharcado, clima frio e irrigação com água fria.

Sinais de oídio:

  • saburra branca nas folhas;
  • diminuição no rendimento;
  • as folhas enrolam e caem;
  • os frutos apodrecem.

Para prevenir o oídio, os arbustos são tratados com sulfato de cobre antes do plantio. Antes da floração, os morangos são pulverizados com Topázio. As folhas são tratadas com fertilizantes minerais.

oídio

Fusarium

O Fusarium aparece devido ao calor e às ervas daninhas nos canteiros. As plantas ficam marrons e murcham. Tanto a parte frondosa quanto os frutos e até as raízes ressecam.

Medidas de combate ao fusarium:

  • não plante arbustos de morango em áreas onde anteriormente cresciam batatas;
  • replantar os arbustos a cada 4 anos para um novo local;
  • remova ervas daninhas constantemente.

Antes do plantio dos brotos, o solo e o sistema radicular são desinfetados.

manifestações de fusarium

mancha branca

Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas escarlates na folhagem, que aumentam gradativamente de tamanho e adquirem tonalidade branca.

Para evitar o aparecimento de manchas brancas, os canteiros após a colheita são fertilizados com fertilizantes fosfatados e potássicos. Você também deve manter a distância entre as mudas e trocar a camada de cobertura morta a cada primavera. Durante toda a época de frutificação, os morangos são tratados com calda bordalesa.

Antracnose

A antracnose afeta todas as partes dos morangos. Manchas pretas aparecem em arbustos, frutos e caules. Os primeiros sinais da doença aparecem entre maio e junho, quando o clima é fresco e úmido.

Se a antracnose foi detectada precocemente, ela pode ser controlada com fungicidas e calda bordalesa. Para prevenção, os morangos são borrifados com calda bordalesa com adição de enxofre.

manchas de antracnose

Mancha marrom

Nesse tipo de doença aparecem manchas vermelhas nas folhas, que gradativamente ficam marrons. As manchas nas costas são roxas.

Combatendo a mancha marrom:

  • trate morangos com fungicidas;
  • no outono o solo é coberto com cobertura morta;
  • não inundar os canteiros para que o solo não fique encharcado;
  • para aumentar a proteção imunológica, os morangos são alimentados com nitrogênio e fósforo;
  • Após a colheita, os arbustos são tratados com Fitosporina.

Na primavera, os morangos começam a rejuvenescer os arbustos e parece que a mancha castanha desapareceu. Mas nem sempre é assim, por isso vale a pena monitorar os arbustos mesmo após o tratamento.

mancha marrom

Murcha de Verticillium

Na murcha de verticillium, as folhas inferiores secam primeiro. Então os frutos ficam marrons e as folhas caem. Nesse caso, a doença não afeta a quantidade de colheita.

Antes da floração, os morangos são pulverizados com fungicidas e produtos biológicos. Durante a frutificação, os morangos não podem ser pulverizados com estas substâncias, pois irão acumular-se nos frutos.

Ferrugem

Marcas de ferrugem aparecem nas folhas. Manchas vermelhas aparecem em todas as folhas e caules. As folhas afetadas deverão ser removidas manualmente e queimadas. Eles precisam ser cortados acima do filme para evitar que esporos de fungos caiam no solo. Não é recomendado plantar morangos próximo a árvores frutíferas. Regularmente você precisa aparar o bigode, desbastar as plantações e remover as ervas daninhas. Não alimente demais os morangos com fertilizantes nitrogenados.

ferrugem nas folhas

Pragas do morango e métodos de proteção contra elas

Além das doenças, os jardineiros precisam lidar com as pragas dos morangos. Na maioria das vezes, os insetos aparecem durante a frutificação.

Bronzovka peludo

O inseto de bronze é um inseto com cerca de 12 a 13 cm de comprimento e corpo parcialmente coberto por fibras amareladas. O besouro se reproduz no solo. Na primavera, as larvas eclodidas emergem e se alimentam da folhagem.Quando surge uma praga, recomenda-se cavar o substrato até uma profundidade de 10-16 cm, queimando-se também palha ou feno no local. O produto químico utilizado é o Calypso.

Tripes de tabaco

Larvas e adultos roem folhas de arbustos. O aparecimento de tripes leva à deformação das inflorescências e perda de folhagem. Para destruição eles usam “Shar Pei”, “Nurell-D” e “Karate”.

Entre os métodos tradicionais, a rega com decocções de camomila, infusões de cascas de laranja, soluções de sabão e infusões à base de dente-de-leão é eficaz.

tripes do tabaco

Ácaro aranha

Os produtos químicos Omite, Ortus, Flumite e Nurell-D são usados ​​contra ácaros. Regar os canteiros com decocções de tabaco, pimenta, casca de cebola e alho também ajuda.

Ácaro de morango

O tratamento com Karbofos ajuda contra esse inseto. O enxofre coloidal também é adequado. A primeira pulverização é realizada após os arbustos entrarem na fase de crescimento. A segunda é depois da colheita. Entre os métodos tradicionais, a pulverização com decocção de casca de cebola e mil-folhas é eficaz.

Lesmas

Lesmas são frequentemente encontradas em climas úmidos e frios. Eles comem folhas, caules e frutos, causando danos às plantações. Os insetos hibernam no solo. Para evitar pragas, o solo dos canteiros é coberto com cobertura morta e uma película especial para que na primavera não possam sair. As camas são tratadas com Slimak ou metaldeído. Os arbustos são polvilhados com cinza de madeira e serragem.

Lesma rastejando

Grilo toupeira

É difícil livrar-se dos grilos-toupeira. Armadilhas com produtos químicos são enterradas no solo - “Zolon”, “Marshall”. Se as áreas forem grandes, elas serão regadas com uma solução desses produtos químicos em um regador comum. Malmequeres e calêndulas são plantados em morangos.

Forra

As larvas roem o rizoma do morango. Os vermes crescem por vários anos e durante todo esse tempo se alimentam das raízes.Para combater o bechafer, aplique nitrogênio no solo e plante trevo nos canteiros. Os produtos químicos utilizados incluem Zolon, Karate ou Shar Pei. No outono, o solo é escavado o mais profundamente possível para que as larvas fiquem na superfície do solo e congelem no inverno.

Forra

Gorgulho framboesa-morango

O gorgulho do morango come as folhas e o receptáculo. A produtividade diminui e os arbustos param de crescer. Quando um inseto aparece, as folhas são coletadas junto com as folhas caídas e os botões afetados e queimadas. As plantas são pulverizadas com Karate ou Nurell-D. Uma decocção de celidônia, tanásia e cebola ajuda.

Pulgão verde pêssego

Os pulgões são destruídos com o produto químico "Zolon". A substância “Nurell-D” também é adequada para este fim. As camas também são regadas com decocção de tabaco, água com sabão ou tintura de pimenta. Os pulgões sempre aparecem junto com as formigas, então se aparecer um tipo de inseto, você pode se preparar para combater o segundo.

Besouro de folha de morango

A praga dos morangos come as folhas suculentas das plantas. Quando o besouro das folhas aparece, aparecem pequenos buracos nas folhas e os frutos ficam pequenos.

Você pode combater o besouro das folhas com a ajuda de “Karbofos”, “Metafos” ou “Corsair”. Antes da floração, os morangos são processados ​​duas vezes. A última pulverização é realizada após a colheita. Além disso, depois que a neve derrete no local, os canteiros de morango são polvilhados com pó de tabaco.

besouro de folha de morango

Nematóide de morango

O nematóide vive nas axilas das folhas e tenta seivar. O nematóide do morango é um verme de até 2 mm de comprimento. Devido à praga, as folhas escurecem e ocorre deformação da folhagem e dos frutos.

A praga pode ser removida com brometo de metila. A droga "Fitoverm" também é eficaz. Os métodos tradicionais incluem o replantio de arbustos e a rega do solo com água fervente. O transplante é realizado no início da primavera.

Gorgulho da folha de urtiga

O gorgulho da folha da urtiga é um besouro com asas verdes e longas antenas. Os gorgulhos hibernam no solo. O gorgulho come as folhas. As larvas destroem o sistema radicular. Com isso, o rendimento diminui e o rizoma seca.

Os produtos químicos utilizados são Karate, Zolon e Nurell-D. Entre os métodos populares de controle, são utilizadas infusões de plantas como meimendro ou mil-folhas. Além disso, o replantio de arbustos é eficaz.

gorgulho da folha

Midge branco

Os mosquitos brancos são pequenos insetos brancos que se parecem com mariposas. Eles geralmente aparecem em plantas de numerosas populações. Os sinais do aparecimento de mosquitos são a presença de uma saburra branca e manchas claras nas folhas. Além disso, as pragas deixam secreções que levam ao aparecimento de fungos fuliginosos nos morangos. O mosquito branco é portador de mais de 20 doenças perigosas para as culturas agrícolas.

Regar com água e sabão, infusão de alho e mil-folhas auxilia no combate aos insetos. Os mosquitos brancos podem ser lavados manualmente com água. De manhã cedo eles estão atordoados. Em seguida, o solo é polvilhado com cinzas e desenterrado.

Formigas

As formigas não toleram o cheiro de menta, lavanda e absinto, então essas ervas estão espalhadas entre as fileiras. O ácido bórico ajuda contra formigas. É misturado com açúcar ou mel, enchido com água e colocado no local.

Entre os produtos químicos que auxiliam no combate às formigas estão “Muracid”, “Tamanduá”, “Grom-2”. Você também pode desenterrar o formigueiro, destruindo as larvas. O solo escavado é misturado com cinza, soda ou cal.

batalha de formigas

Inseto mosca

Devido ao percevejo mosca-dos-cavalos, as inflorescências e os frutos ficam deformados e os arbustos crescem mal. O tratamento com produtos químicos ajuda a controlar a praga. Por exemplo, a droga "Aktara". No outono, você deve remover e queimar imediatamente as folhas caídas no local.No verão, as ervas daninhas nos canteiros de morango são regularmente destruídas. Afrouxar as fileiras e cavar o solo no outono ajuda.

Pennitsa baba

Muitas vezes, o acúmulo de espuma pode ser visto nas folhas das plantas. A pennitsa põe ovos neles. Quando há uma grande concentração de insetos nos morangos, são usados ​​​​produtos químicos para destruí-los. As camas são pulverizadas com as preparações “Aktara”, “Kinmiks”, “Karbofos”, “Intavir”. Os frutos são processados ​​​​de manhã, antes do nascer do sol.

Um remédio popular que ajuda é uma solução de sabão em pó. Uma decocção de tanásia, absinto e alho também é eficaz. As larvas podem ser destruídas borrifando cinzas de madeira sobre os acúmulos de espuma. Se o inseto foi encontrado na hora da frutificação, a espuma é lavada com água e os adultos são coletados manualmente.

baba pennitsa

Como proteger os morangos dos pássaros?

Os pássaros costumam bicar morangos maduros, causando danos à colheita. Você pode proteger as frutas dos pássaros seguindo as seguintes etapas:

  • cubra os morangos do jardim com uma rede;
  • Para espantar os pássaros, objetos brilhantes, como CDs, são pendurados no local;
  • instale um espantalho nas camas;
  • instalar um dispositivo eletrônico que emita sons de aves de rapina quando outras aves se aproximam;
  • arrume ou pendure cebolas picadas nos morangos.

A maneira mais humana de repelir pássaros é plantar sorveira, cereja ou espinheiro em sua propriedade. Essas bagas atraem mais os pássaros. Mas esta também é a forma mais ineficaz.

morango coberto

Medidas de prevenção

Os remédios populares geralmente ajudam contra as pragas. Por exemplo, soluções de sabão, decocções de cascas de cebola, celidônia, tanásia e outras ervas. Quando aparecem teias de aranha nos arbustos, elas são removidas imediatamente.

Medidas preventivas contra doenças e pragas:

  • Na primavera, uma vez a cada 4 anos, os morangos são transplantados para um novo local.
  • No outono, o solo é escavado a uma profundidade de 10-15 cm e coberto com cobertura morta.
  • O solo é regularmente fertilizado com fertilizantes.
  • Não é recomendado umedecer demais o solo.
  • As plantações não devem ser espessadas.
  • No plantio, a distância entre os arbustos é de 30-45 cm.

Você também precisa destruir constantemente as ervas daninhas do local.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim