A macieira Martovskoye é considerada uma das variedades de longa duração. Nomeado devido à preservação a longo prazo de sua apresentação. Com a abordagem correta de cuidado e cultivo, maçãs suculentas e doces mantêm sua aparência e sabor até março. Devido à sua alta produtividade, a variedade é cultivada não só por jardineiros amadores, mas também por grandes produtores comerciais.
História da seleção
A variedade foi obtida por cientistas soviéticos através do cruzamento da variedade americana McIntosh com a soviética Antonovka. Foram selecionadas plantas com mais de 10 anos para cruzamento.
No início do trabalho, os criadores polinizaram 18 árvores, mas para a polinização secundária foi coletado pólen de 11 dos exemplares de maior sucesso. Após repetidas polinizações, os cientistas obtiveram sementes de uma nova variedade.
Na década de 70, a macieira passou no teste estadual:
- estratificação de sementes;
- endurecimento de mudas em cidades com climas adversos.
O híbrido entrou no cadastro estadual após 20 anos e imediatamente ganhou popularidade entre jardineiros e industriais por sua resistência ao frio, sabor, manutenção da qualidade e produtividade.
Descrição da macieira Martovskoye
Características da variedade: alta, frutificação precoce e despretensiosa. Uma árvore adulta cresce até 7 metros, formando uma copa alongada e não espalhada. Ramos esqueléticos fortes são direcionados em quase um ângulo de 90 graus. Os ramos de 2ª e 3ª ordem estão localizados de forma compacta em um ângulo agudo. A casca é lisa, marrom clara.
A folha é grande, oblonga, de cor oliva profunda. A ponta é encurtada e enrolada, as bordas são levemente levantadas com pequenos dentes. A superfície é lisa com rugosidade quase imperceptível.
As flores brancas como a neve, com aroma sutil, são pequenas e as pétalas têm formato oblongo.
Os frutos são grandes, chegando a 200 gramas, e estão distribuídos uniformemente pela árvore. As maçãs redondas têm casca fina e lisa, polpa branca e suculenta e sabor agridoce. Os frutos são de cor azeitona com pontas subcutâneas bem definidas.
100 gramas do produto contém:
- ácido ascórbico – 17,6 mg;
- açúcar – 11,7 mg;
- Substâncias P-ativas – 223 mg.
Graças à descrição detalhada, você pode determinar por si mesmo se a variedade é adequada para cultivo em um terreno pessoal ou não.
Variedades
As macieiras podem ser cultivadas em diferentes tipos de porta-enxertos: em variedades anãs ou colunares.
Anão
A macieira não perde todas as suas vantagens e qualidades positivas quando enxertada em porta-enxerto anão. Com esse porta-enxerto, a colheita começa 4 anos após o plantio. Mesmo que a frutificação não seja constante e nem de alto rendimento, a eficiência vem da economia de espaço e da redução dos custos de plantio.
As árvores anãs são plantadas a uma distância de 3 metros umas das outras.
As árvores de baixo crescimento têm duas desvantagens:
- não é resistente ao gelo;
- fragilidade.
Colunar
Esta espécie é pequena e não possui rebentos laterais muito desenvolvidos. A frutificação ocorre no 3º ano.
As árvores colunares não requerem muito espaço. Eles são usados para formar sebes e cobrir locais feios no jardim. A distância entre os plantios deve ser de no mínimo 1,5 metros. A planta deve receber irrigação por gotejamento, principalmente na região sul.
As espécies colunares têm duas desvantagens: não têm vida longa e não são resistentes a geadas severas.
Prós e contras da variedade
Como toda variedade, a macieira Martovskaya possui características positivas e negativas próprias.
Os positivos incluem:
- produtividade;
- resistência a climas adversos;
- resistência à seca;
- mantendo a qualidade e transportabilidade.
Desvantagens da variedade:
- baixa imunidade à crosta;
- amadurecimento hostil dos frutos;
- colheitas verdes não são adequadas para armazenamento a longo prazo;
- Devido ao alto crescimento, a formação da copa é difícil.
Características principais
A variedade ganhou popularidade por sua resistência ao frio e maturação precoce.
Tamanho da macieira
A macieira Martovskoe é uma variedade alta, podendo atingir até 7 metros, com grande crescimento sazonal. A coroa é piramidal, não se espalhando. Os ramos são grandes, localizados quase perpendiculares ao tronco.
Frequência de frutificação
As mudas, com os devidos cuidados, começam a frutificar aos 3-4 anos. Para colher uma colheita generosa, a árvore deve ser fertilizada duas vezes por temporada: na primavera - antes da abertura dos botões e durante o período de frutificação.
Os frutos distribuem-se uniformemente e aparecem tanto nos rebentos principais como nos cachos.
Produtividade e avaliação de frutos
Mudas jovens frutificam regularmente e com a idade surge uma ligeira ciclicidade. Aos 10 anos, a árvore pode produzir até 50 kg de maçãs.
Para obter uma colheita generosa, são plantadas variedades polinizadoras nas proximidades: Sinap Severny, Bogatyr ou Ranet Chernenko.
O sabor é intenso, as maçãs são colhidas em meados de outubro e armazenadas por até seis meses. A comercialização é alta, de 92%.
Resistência do inverno
A variedade apresenta resistência ao frio a nível genético. Em geadas severas, é possível um pequeno congelamento, que é rapidamente restaurado durante a estação de crescimento.
Doenças e pragas
A resistência a doenças é avaliada em 3,7 pontos. Em regiões de clima seco, a árvore raramente sofre de doenças virais e fúngicas.
Em climas desfavoráveis, as doenças se espalham rapidamente, afetando a lâmina foliar e a colheita, o que piora a apresentação e o sabor.
Se as regras de cuidado não forem seguidas, muitas vezes aparece o seguinte na macieira:
- pulgão;
- rolo de folhas;
- mariposa da maçã;
- besouro das flores;
- crosta;
- citosporose;
- oídio;
- podridão bacteriana.
Para evitar doenças e pragas, na primavera, antes e depois da floração, a árvore deve ser pulverizada com fungicidas.
Regiões em crescimento
A região natural de crescimento é a Rússia Central. Mas graças à sua alta resistência à geada, a variedade pode ser cultivada em todas as regiões da Rússia.
A árvore cresce bem em solo úmido, em temperaturas médias, mas graças aos genes cresce com segurança em climas secos e quentes. Neste caso, a planta necessita de rega regular, afrouxamento e cobertura morta do círculo do tronco da árvore.
A variedade Martovskoe é popular devido à sua alta produtividade, resistência à geada e facilidade de cultivo. Uma longa vida útil e boa transportabilidade tornam-no ideal para cultivo em hortas caseiras e em escala industrial.