Entre as árvores frutíferas, as culturas cultivadas na Rússia merecem atenção. Estão adaptados especificamente às condições climáticas da Zona Média. Neste caso, consideraremos uma macieira de origem Gorno-Altai. A raça das árvores frutíferas está adaptada ao máximo ao clima do país. A raça frutífera Altai, de origem montanhosa, possui características distintivas que precisam ser consideradas detalhadamente.
História do desenvolvimento de variedades
Esta variedade de frutas e bagas foi introduzida no período pós-guerra.Consideremos os principais pontos do melhoramento histórico desta variedade vegetal:
- Esta variedade de macieira foi cultivada pela primeira vez em 1937 na Sibéria, no Instituto de Pesquisa de Horticultura Lisavenko.
- Em 1949, esta raça interessou-se pelos mais altos escalões, razão pela qual as mudas foram enviadas para testes estaduais.
- Em 1959, a variedade foi reconhecida e posteriormente zoneada na Sibéria, bem como na região do Volga-Vyatka.
Esta variedade de macieira é muito popular entre os jardineiros da Zona Média até hoje, pois apresenta uma série de vantagens em relação a outras variedades.
A história da planta frutífera, a partir de meados do século XX, foi bastante agitada, mas durante todo esse tempo a planta permaneceu como uma espécie semicultivada.
Descrição da macieira Gorno-Altai
Vamos começar a descrever esse tipo de planta com suas dimensões. A macieira tem altura média de 3 a 3,5 metros. Você também precisa estar atento a outros parâmetros inerentes a esta variedade:
- as frutas contêm alto teor de vitaminas e nutrientes;
- após o plantio das mudas em campo aberto, após 4-5 anos, a árvore começa a dar a primeira colheita;
- os frutos maduros como um todo são armazenados por pouco tempo (geralmente o prazo de validade é de cerca de um mês);
- uma árvore adulta tem boas taxas de frutificação (o rendimento médio é de 36 quilos);
- os frutos maduros apresentam uma cor vermelha avermelhada característica, com pequenas inserções verde-amareladas na zona dos pedúnculos.
Esta variedade adapta-se ao máximo às condições climáticas desfavoráveis da Zona Média, razão pela qual a macieira frutifica cedo (geralmente no final de julho ou meados de agosto).
Os frutos desta árvore são pequenos, geralmente pesando não mais que 45 gramas, mas a característica distintiva das maçãs é seu rico sabor agridoce.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra variedade de maçãs, as árvores frutíferas e de frutos silvestres de Gorno-Altai são caracterizadas por qualidades e desvantagens positivas. Vejamos as principais vantagens desta variedade:
- alta produtividade;
- a árvore é resistente ao frio e às doenças;
- a macieira dá frutos cedo;
- os frutos não caem quando maduros;
- as plantas se recuperam rapidamente dos danos;
- as macieiras jovens atingem rapidamente o tamanho ideal;
- mudas jovens dão frutos após 4 anos.
Dentre as desvantagens dessa variedade, pode-se destacar que a planta adora a luz solar e não tolera excesso de umidade. Além disso, quando maduros, os frutos ficam bastante altos, o que torna quase impossível colhê-los todos sem equipamentos auxiliares.
Durante o tempo chuvoso prolongado, a casca da fruta começa a rachar e, além disso, as maçãs maduras ficam armazenadas por menos de um mês, já que a árvore frutífera dessa espécie não tolera bem o excesso de umidade.
Resistência à geada de macieiras
Por ser originária de regiões frias, esta variedade apresenta algumas características:
- a planta tolera facilmente baixas temperaturas;
- adora a luz solar;
- não tolera cultivo remoto (a macieira não deve ser colocada longe de outras árvores);
- não tolera excesso de umidade;
- Recomenda-se cobrir mudas jovens durante geadas severas.
Em caso de nevascas abundantes e precoces, não é necessário cobrir as árvores jovens, pois a variedade foi cultivada especificamente para o frio.
As mudas jovens ficam protegidas na base para o inverno e, no terceiro ou quarto ano, o isolamento pode ser abandonado, pois a árvore já deveria estar mais forte nessa época.
Doenças e pragas
Esta variedade de árvores frutíferas e de frutos silvestres é resistente a doenças e pragas. Vejamos os pontos principais:
- a planta tolera livremente doenças, incluindo sarna;
- devido à composição da casca da macieira Gorno-Altai, as pragas a evitam;
- Para que a árvore seja resistente a doenças e pragas, ela precisa ser alimentada com fertilizantes naturais.
A única coisa que esta variedade de macieira tem medo são as doenças fúngicas, mas elas só aparecem se a árvore não receber os cuidados adequados.
A macieira Gorno-Altai é resistente a doenças e também se recupera rapidamente dos danos, mas não é recomendável perder de vista o momento em que a planta é afetada por uma doença fúngica.
Regiões em crescimento
Esta variedade de árvore é resistente ao frio, mas cresce melhor nas seguintes regiões:
- Faixa Média.
- Extremo Oriente.
- Parte sul da Sibéria.
- Região do Volga e outras regiões do sul da Rússia Central.
Ao mesmo tempo, as macieiras se sentem confortáveis nas regiões norte, mas a fertilidade das plantas diminui aqui.
Independentemente da região onde esta variedade de macieira cresce, ela requer cuidados (principalmente nos primeiros anos), caso contrário poderá não esperar uma colheita abundante de frutos.