O tomate Puzatiki é uma variedade completamente nova. A variedade foi incluída no Cadastro Estadual em 2015. Poucos residentes de verão ouviram falar da variedade, muito menos a cultivaram. As novas variedades apresentam sempre características melhoradas e são de particular interesse para os residentes experimentais de verão.
Descrição e principais características
A variedade tomate é adequada para cultivo em qualquer zona climática do país. O criador, Agrofirm Aelita, garante uma colheita bem sucedida de tomate em terreno aberto, estufas e sob abrigo temporário.
As características e descrição da variedade do fabricante fornecem uma descrição completa da planta. De acordo com o tempo de maturação dos frutos, a variedade Puzatiki pertence ao grupo dos tomates intermediários. A duração do período de formação e amadurecimento dos frutos é de 110-115 dias.
Variedade de salada, produtiva. O rendimento de um arbusto no solo (estufa) está na faixa de 3-4 kg. A planta é determinante (em estufa pode desenvolver-se como planta semideterminada), de porte médio (65-75 cm no solo), em estufa os exemplares crescem até 105 cm Os arbustos necessitam de liga, devem ser formado de acordo com o padrão de 2 hastes.
A polpa rosa avermelhada da fruta tem bom sabor e alto teor de açúcares e licopeno. O peso dos frutos grandes e carnudos pode chegar a 300 G. A casca do fruto é rosada, forte, lisa, o formato do fruto é achatado e redondo. Número de câmeras – 4.
O diâmetro dos frutos maiores é de 9 a 10 cm e a densidade da polpa é suficiente para a utilização do tomate Puzatiki em conservas. Esta variedade é ideal para saladas. A frutificação é prolongada, na estufa dura até a geada.
Vantagens da variedade
Vantagens | Imperfeições |
A variedade Puzatiki é resistente às quedas temporárias de temperatura na primavera | a prevenção da podridão das pontas das flores é necessária |
Produtivo, até 4 kg por arbusto | requer boa iluminação durante toda a estação de crescimento, mesmo um sombreamento fraco prejudica o desenvolvimento e reduz o rendimento |
resistente ao fusarium | |
bom sabor de salada | |
frutas grandes |
Doenças do tomate
Os pés de tomate Puzatiki precisam de tratamento urgente se aparecerem sinais de podridão das pontas das flores na fruta - uma mancha marrom na parte superior da fruta. Os frutos infectados devem ser destruídos e queimados.
Preparativos para tratar arbustos contra a podridão das pontas das flores:
- Cloreto de cálcio.
- Fitosporina-M.
Prepare uma solução com água (10 l), uma ampola de cloreto de cálcio e uma colher de chá de Fitosporin-M. Trate (pulverize) os arbustos pela manhã. É permitido pulverizar a uma temperatura do ar de pelo menos 15 °C.
Características de cuidado e plantio
Mudas com 60 dias são plantadas no solo (estufa). O solo deve aquecer até 15 °C na época do plantio. Você pode colocar de 3 a 4 plantas por metro quadrado. Adicione ao buraco ao plantar:
- um punhado de cinzas;
- 5 g “supermercado AVA” ou outro fertilizante complexo para tomates.
Uma semana antes do transplante, regue os furos com uma solução do medicamento “Fitosporin-M”: adicione uma colher de sopa do produto a 10 litros de água. A distância recomendada entre covas de plantio é de 40 cm, entre duas fileiras - 60 cm.
Após 2 semanas após o transplante da planta, alimente-a com chorume ou infusão de grama por 5 dias com adição de uréia. A proporção da solução de alimentação é 1:10.
Rega
A rega após o transplante das mudas para o solo é realizada avaliando o teor de umidade da camada superior do solo e a temperatura do ar. Quando a temperatura cai abaixo de 10 °C, eles são interrompidos; em outros casos, são regados quando a camada superior seca. Lembre-se de soltar o solo no dia seguinte após a rega.
No auge do verão, quando as temperaturas diurnas são altas, regue a cada 3-4 dias. Em agosto, com a diminuição das temperaturas médias diárias, a rega é reduzida, bastando uma rega completa de tomate por semana.
Top vestir no verão
Em julho, os ovários estão se formando ativamente e é necessária alimentação. Como fertilizante, use fertilizante líquido - “Vericohumus para vegetais e tomates”. Dissolva 1 colher de sopa em água (5 l). l., água na raiz. No final de julho tratar com solução do preparado Zircão (gota por litro).
Semeando mudas
Semeie sementes para mudas do início a meados de março. Antes de semear, verifique a germinação das sementes ou descarte-as mergulhando-as em água levemente salgada. Deixe as sementes que assentaram no fundo. Transplante para a estufa nos últimos dez dias de abril.
Após a germinação, as mudas devem ser iluminadas com fitolampo. O horário total de luz do dia é de 14 a 15 horas. Regue uma vez por semana, alimente 2 a 3 vezes com vermicomposto antes de replantar. No meio, mergulhe em xícaras separadas.
Transplante para a estufa no final de abril, para o solo no final de maio (dependendo do clima).
A variedade é nova, sendo possíveis desvios da descrição dada pelo fabricante. De qualquer forma, vale a pena experimentar a variedade, as avaliações sobre o sabor são excelentes e o rendimento deve ser verificado por experiência pessoal.