Resistente a doenças, produzindo abundante oferta de frutos maduros já no 3º ano, a variedade cereja Novodvorskaya é despretensiosa e apreciada pelos jardineiros. O caroço pequeno e fácil de separar é um bônus adicional para as cerejas doces, ricas e escuras que amadurecem em meados de julho.
Descrição da variedade
Novodvorskaya pertence à categoria das espécies autopolinizadoras, mas os melhores resultados são obtidos quando os ovários são fertilizados com cerejas. Foi criado como um híbrido por enxerto em uma planta selvagem.Ao descrever uma variedade, costuma-se mencionar sua robustez invernal e resistência a patógenos fúngicos (coccomicose, moniliose). A floração ocorre em períodos médios, a frutificação ocorre 3 anos após o plantio no solo.
Características da árvore e do fruto
Cerejeira de copa arredondada bem formada, rede de rebentos moderadamente densa e altura média. Os bagos são grandes (até 5 gramas), ligeiramente achatados, elipsoidais, de cor escura intensa, com transição para o tom preto-avermelhado. O caroço dentro da cereja é pequeno e separa-se facilmente.
O miolo é suculento, não solto, quase da mesma cor da casca, com agradável sabor agridoce.
As frutas são consumidas cruas, sendo indicadas para compotas e geléias e enlatados. O suco é escuro e espesso.
Regras para plantio e cuidado
No plantio de mudas, utiliza-se um esquema padrão de 5x3 metros, que garantirá o desenvolvimento normal das plantas vizinhas e garantirá que recebam luz e nutrientes suficientes. Cereja não gosta:
- solos pesados e mal drenados;
- zonas úmidas.
Não fará mal nenhum se outras plantas crescerem nas proximidades, mas não muito perto, por exemplo, cerejas: elas aumentarão a produtividade de Novodvorskaya. Os fertilizantes são aplicados regularmente à medida que a árvore cresce; a presença de potássio e fósforo é especialmente importante. Qualquer composição complexa ou matéria orgânica (composto, húmus) é adequada.
Para prevenir doenças fúngicas, elas são tratadas com produtos químicos, folhas e galhos danificados são removidos mecanicamente e destruídos longe da planta. Possíveis pragas, que muitas vezes se acumulam na zona radicular, são eliminadas pelo afrouxamento cuidadoso. Nenhuma proteção especial contra o frio é necessária: a prática mostra que a variedade é bastante resistente ao inverno.