A variedade de variedades de cerejas permite que estas árvores sejam utilizadas para fins económicos e decorativos. Alguns frutos silvestres são doces, mais adequados para consumo in natura, outros são mais ácidos e ao mesmo tempo aromáticos, bons para compotas, compotas e para fazer bebidas alcoólicas. Quem procura não só uma planta frutífera, mas também adequada para paisagismo, pode ficar atento à variedade de cereja Magalebskaya Antipka.
Que tipo de variedade é essa?
Essas árvores também são encontradas sob o nome de cereja de pássaro Magalebka ou cereja de pássaro Antipka, uma vez que são, na verdade, uma subespécie de cereja de pássaro.Têm copa densa e podem ser utilizadas para sombrear áreas de um jardim ou parque. A cereja é despretensiosa no cuidado e pouco exigente nas condições de plantio. Encontrada na natureza, a variedade é bastante rara: a cereja Magaleb selvagem está listada no Livro Vermelho.
Características principais
A árvore atinge uma altura de 10 metros, mínimo de 5 a 6 metros. A copa é densa, espalhada, os ramos ligeiramente caídos. Adapta-se bem à poda e à modelagem, tornando as cerejas adequadas para sebes.
Ficam muito bonitas durante a floração, que ocorre no final de maio. Florescem magnificamente, a cor das pétalas é branca, as inflorescências são muito perfumadas.
A casca e as sementes têm um cheiro único - lembra amêndoas amargas. Na culinária mediterrânea, os grãos das sementes de Antipka são usados para fazer um tempero especial. O aroma revela-se bem em licores e tinturas de cereja.
Em agosto, os frutos amadurecem - pequenos, com cerca de 1 cm de diâmetro, bordô escuro, quase preto. Eles são suculentos e aromáticos, mas têm sabor ácido e amargo. Os frutos desta variedade raramente são consumidos frescos, sendo normalmente utilizados para enlatados e bebidas alcoólicas.
Características de cultivo
A cereja Magaleb é despretensiosa e cresce na natureza, mesmo em terras rochosas. É fácil de cuidar, mas para conseguir uma boa colheita e lindas árvores para decoração vale a pena criar condições aceitáveis para as mudas.
Como a maioria das cerejas, a variedade adora lugares ensolarados, mas também cresce em sombra parcial. O local das mudas deve ser protegido do vento. Não é recomendado plantar Antipka em solo ácido. As árvores toleram bem os verões secos e respondem positivamente à fertilização e à rega. É melhor escolher solos calcários férteis e solo preto para eles.
As árvores crescem bem em ambientes urbanos e não sofrem com a poluição do ar. Esta propriedade permite cultivar cerejas em parques e ao longo de estradas. É importante que o jardineiro lembre que as frutas cultivadas perto de uma estrada com grande fluxo de carros devem ser bem lavadas ou não consumidas. Eles absorvem muitas substâncias nocivas, mesmo que a árvore pareça saudável por fora.
A vantagem da variedade é a possibilidade de cultivar mudas a partir de sementes em uma horta amadora. No mês de outubro, as sementes são imersas em solo bem escavado e solto até a profundidade de 4 cm, não sendo necessário preparo prévio das sementes.
Na primavera, as sementes produzem numerosos brotos. Durante a primavera, verão e outono, eles precisam apenas de rega moderada e oportuna. No outono ou na próxima primavera - dependendo da densidade de plantio e da taxa de crescimento - eles são transplantados para locais permanentes para futuras cerejas.
As árvores Magalebskaya Antipka são adequadas para enxertar variedades de cerejas e cerejas menos resistentes ao inverno. Essas variedades começam a frutificar cedo e a produzir uma colheita abundante. Você precisa saber que algumas cerejas são incompatíveis com Antipka, nesses casos a variedade enxertada piorará visivelmente.
Dicas de cuidados
As cerejas desta variedade não requerem cuidados especiais, pois crescem e frutificam na natureza. Regras principais:
- escolha locais com acidez neutra do solo, ensolarados e à prova de vento;
- regar moderadamente as mudas;
- A poda das árvores é necessária apenas para fins decorativos.
A resistência à geada do Antipka é média, a variedade tolera bem o inverno na zona intermediária. Se as geadas permanecerem abaixo de 25 graus por muito tempo, os brotos jovens congelam. No verão seguinte, as cerejeiras florescem pior. Para o inverno, cubra o tronco dos roedores e isole o rizoma.