O moderno agente antifúngico “Quadris” do fabricante “Syngenta” consolidou-se como um medicamento eficaz, com baixa toxicidade e ação duradoura. As instruções de uso do fungicida "Quadris" para o tratamento de uvas recomendam o uso para doenças de míldio e míldio.
Descrição e mecanismo de ação
O medicamento "Quadris" é comercializado na forma de suspensão concentrada, acondicionado em embalagens de 60 ml, 100 ml, 300 ml, 1 l, 5 l. O principal ingrediente ativo azoxistrobina está contido numa quantidade de 250 g/l.O fungicida pertence à classe química das estrobilurinas, pois é um análogo dos metabólitos naturais dos fungos Strobilurins Oudemansins.
Na natureza, esse fungo vive nas pinhas das plantas coníferas e é capaz de impedir o crescimento de fungos concorrentes, semelhantes a leveduras e mofo, ao seu redor. Isto é possível devido à sua capacidade de interferir na respiração celular. As células fúngicas param de receber energia, seu crescimento é interrompido e a esporulação cessa; a maioria das espécies morre ou para de se espalhar.
Na sua atuação, o “Quadris” é ao mesmo tempo sistêmico e de contato. Demonstra um efeito protetor duradouro e o mais amplo espectro de ação entre todos os fungicidas conhecidos.
Importante. Para evitar o desenvolvimento de resistência, é necessário alternar o uso "Quadrisa» com fungicidas de princípio de ação diferente.
Instruções de uso
O princípio ativo do Quadrisa, a azoxistrobina, é insolúvel em água, o que deve ser levado em consideração ao se trabalhar com suspensão. Você pode armazenar o recipiente aberto e o fluido de trabalho por 24 horas.
O fluido de trabalho, diluído na proporção recomendada para uva, 5 ml para cada 10 litros de água, deve ser mexido frequentemente durante o processamento. Na produção agrícola, são utilizados pulverizadores especialmente equipados com misturadores.
Em casa:
- 5 ml de suspensão são despejados em 1 litro de água, o tanque de pulverização bem fechado deve ser agitado vigorosamente por 5-10 minutos.
- Em seguida, adicione a água restante em um jato fino e repita a agitação.
- Durante a operação, a agitação é repetida a cada 30 minutos.
- O pulverizador está configurado para a pulverização mais fina na forma de poeira.
- Taxa de consumo: cada folha é umedecida sem pingar no chão.
- Após o tratamento, o tanque é lavado 3-4 vezes, agitando vigorosamente cada vez.A água é drenada para o esgoto.
O processamento das uvas é realizado em clima seco e sem vento, pela manhã ou à noite.
Precauções de segurança
Os princípios ativos do fungicida "Quadris" pertencem à 2ª classe de perigo para o homem e à 3ª classe para as abelhas. Sujeito às regras básicas de segurança, o medicamento pode ser descrito como seguro para o meio ambiente e para os seres humanos:
- Não pulverize uvas durante a floração.
- Não permita que gotas de fluido de trabalho caiam no chão. O fungicida é insolúvel e não se decompõe na água; se entrar em lençóis freáticos, pode prejudicar animais em corpos d'água próximos.
- O Quadris não deve ser utilizado perto de corpos d'água (num raio de 2 km).
- O processamento das plantas deve ser realizado com traje de proteção especial e máscara de gás.
- Para alguns tipos de plantas, em particular macieiras, mesmo microdoses residuais de Quadris podem causar a morte da colheita e de toda a planta. Portanto, não é possível usar o pulverizador após o Quadris para tratar fruteiras.
- Não permita que o fluido de trabalho entre em contato com outras culturas durante a pulverização. Isto é especialmente perigoso em tempo ventoso.
- O preparo do líquido deve ser feito em sala especial, inacessível a outras pessoas.
- O trabalho com plantas pode continuar 3 dias após o tratamento.
Tempos de processamento
O medicamento é adequado para uso profilático e nos estágios iniciais da doença. Porque, em primeiro lugar, impede o crescimento de fungos e a formação de esporos, e não leva à destruição total. O prazo de validade do “Quadris” nas uvas é de cerca de três semanas. O tempo de espera para o medicamento fazer efeito é de 2 a 3 dias.
O momento certo para processar uvas é:
- antes da floração;
- após a floração;
- época de ovários imaturos;
- uma semana antes da colheita.
O processamento dos arbustos pouco antes da colheita aumenta sua vida útil. O tratamento repetido não pode ser realizado antes de 3 semanas. Numa época, é aconselhável não realizar mais de dois tratamentos com Quadris, mas sim alternar com outros fungicidas.
Prós e contras da droga
O moderno fungicida "Quadris" combate com sucesso os patógenos do oídio e do oídio da uva nos estágios iniciais da doença. Mas tem uma série de desvantagens que devem ser levadas em consideração na escolha deste medicamento.
Prós:
- Os princípios ativos do medicamento "Quadris" melhoram a fotossíntese, prolongando assim o período de crescimento das plantas e aumentando o rendimento.
- Espectro de ação muito amplo.
- Decompõe-se rapidamente em substâncias seguras após reagir com fungos patogênicos.
- Se as dosagens recomendadas forem observadas, é seguro para os seres humanos e para o meio ambiente.
Desvantagens:
- Custo relativamente alto do medicamento.
- Requer mistura frequente do fluido de trabalho durante o processamento.
- Um frasco de suspensão aberto não pode ser armazenado.
- Não pode ser usado mais de duas vezes por temporada.
- Certifique-se de alternar com fungicidas de princípio de ação diferente.
- Não pode ser usado perto de corpos d'água.
- É necessário usar traje de proteção durante o processamento.
- Tóxico para macieiras e outras culturas frutíferas.
Se seguir as regras de uso, o fungicida ajudará a interromper rapidamente o desenvolvimento de doenças fúngicas na videira.