A expressão “fugir impune” é familiar a todos. O significado figurativo da frase é claro, mas um pato comum pode se tornar uma personificação viva do significado direto! Mesmo depois de um longo mergulho, esses pássaros desembarcam, como se estivessem em um salão de beleza. A plumagem é plana, seca e limpa. Como os pássaros fazem isso? Por que o desajeitado pato em terra nada e mergulha com tanta habilidade provavelmente é algo que muitas pessoas se perguntam. Para entender isso, você precisa dar uma olhada no pássaro.
Por que as penas das aves aquáticas não ficam molhadas?
A plumagem das aves que vivem próximas a corpos d'água é coberta por uma fina camada de gordura.Protege a cobertura do corpo de se molhar. A gordura também retém calor. A água escorre pelas costas, começando pela cabeça, se o pato emerge e nada, de forma que não escoe pela densa camada de penas.
Os pássaros se limpam após cada banho para renovar a camada protetora de suas penas. Perto da cauda de todas as aves aquáticas existe uma glândula especial que produz lubrificante gorduroso. Os patos agarram-no com o bico e esfregam-no cuidadosamente na plumagem. As fibras musculares levantam as hastes das penas. Do lado de fora, parece que o pássaro está se sacudindo após os procedimentos de água.
Ela realiza todas essas manipulações várias vezes ao dia para se manter à tona.
Os cientistas provaram que se você remover a camada de gordura de um pato, ele se afogará, apesar da leveza dos ossos e do suprimento total de ar nos pulmões.
Presença de membranas
Pés palmados são adaptações importantes para movimentos dentro e debaixo d'água. As pernas dos patos são curtas em comparação com outras aves, mas são fortes e localizadas mais próximas da cauda. Possuem três dedos principais com membranas e um acessório na borda interna. É necessário para a estabilidade.
Em terra, o andar do pássaro parece rígido e os patos não podem se orgulhar de andar rápido. Suas patas ficam verticalmente; quando vistas de frente, estão inclinadas em direção ao centro. Ao correr sobre esses membros, o pássaro pode até cair sobre o peito devido ao mau equilíbrio. Na água, as patas ficam em ângulo com a superfície. É graças ao seu tamanho e força muscular que a ave consegue ganhar velocidade, virar e frear rapidamente.
Plumagem
É sabido que os patos podem ficar muito tempo em água gelada e mover-se com calma pela neve. Algumas espécies até dormem nas ondas, com a cabeça enfiada sob as asas. Não há mistério nisso, é tudo uma questão de camada especial de penas.
A penugem densa é coberta por penas grossas. Existe uma camada suficiente de ar quente entre eles. Além disso, as penas superiores, devido à gordura gordurosa, são à prova de vento.
Recursos interessantes
Junto com todo o resto, esses pássaros engraçados têm uma série de diferenças incomuns:
- Os pés dos patos não congelam mesmo no tempo frio, porque simplesmente não existem vasos sanguíneos ou terminações nervosas.
- As aves aquáticas são mantidas na superfície por um saco de ar que, ao mergulhar, empurra o ar para trás de modo que o bico e o peito ficam submersos.
- A terceira pálpebra protege os olhos do pato dos detritos da água turva.
- Os patos podem mergulhar diretamente da superfície da água, enquanto a maioria das outras aves mergulha de altura para fazer isso.
- Ao mergulhar, os pássaros regulam a profundidade e a velocidade com as asas e a cauda móvel.
- Eles são capazes de mergulhar por 7 a 13 minutos se estiverem perseguindo uma presa. A velocidade média de natação é de 1 m/s.
- Durante a muda, os patos procuram ficar o menos possível no tanque, pois correm o risco de perder calor e molhar as novas penas.
- A camada subcutânea de gordura também serve como flutuador e aquece as aves no frio.