Qual é a coisa certa a fazer e os patinhos recém-nascidos precisam ser ajudados a nascer em uma incubadora? Por que alguns ovos ficam muito tempo sem eclodir? Tais questões são enfrentadas pelos agricultores que tentam criar aves por conta própria. Para entender exatamente o que fazer, você deve recorrer à natureza em busca de uma dica: como um pato se comporta nesses casos. Ou estude a experiência dos principais avicultores.
Os patinhos precisam de ajuda para nascer?
Claro, as situações são diferentes. Se o ovo chiar, se mover, mas não eclodir, você deve ajudar o filhote.Aproximadamente entre o 19º e o 22º dia deve começar o nascimento dos patinhos. Acredita-se que este período seja o mais adequado para o nascimento de patinhos fortes e saudáveis.
Quando o filhote não consegue romper a casca sozinho, ele terá que vir em seu socorro. Não se esqueça que na incubadora as condições de maturação dos ovos são artificiais, diferentes das naturais. Portanto, a casca pode secar e ficar mais dura.
Mas se os próprios patinhos conseguirem se libertar do ovo, eles não devem interferir em hipótese alguma. Somente opções serão consideradas quando os pintinhos recém-nascidos não puderem viver sem ajuda humana.
Como fazer isso?
O primeiro sinal de que os pintinhos precisam de ajuda é um guincho constante ao longo do dia, sem qualquer efeito. Isso significa que por algum motivo o patinho não tem força suficiente para romper a casca e sair. Então o recém-nascido deve ser ajudado a sair do ovo. Para fazer isso, primeiro a concha é iluminada para determinar onde o bico está localizado. Então proceda com extremo cuidado. Você precisa retirar a casca externa sem danificar o filme por baixo. Este algoritmo é ditado pelo cuidado do pintinho.
Através da janela resultante no filme, você pode ver o quanto a suposta localização coincide com a real. Se isso for bem-sucedido, você não precisará fazer mais nada.
O pintinho expandirá o buraco e sairá da casca. Você deve ter muito cuidado em áreas onde os vasos sanguíneos são visíveis. Se forem danificados sem cuidado, o patinho congelará. Ou até mesmo sua morte.
Além disso, você não pode arrancar à força a película interna do pintinho. Você pode removê-lo das 2 maneiras a seguir:
- borrifar levemente água morna no patinho;
- limpando suavemente o bebê com um algodão úmido ou gaze.
Nenhuma outra ação é permitida. E mesmo assim é preciso manusear o patinho com muito cuidado para não prejudicá-lo.
O pato ajuda na eclosão?
Em condições naturais, as aves se comportam de maneira diferente. Acontece que um pato, pousando descuidadamente sobre os ovos, chega a esmagar alguns deles. Portanto, o método da incubadora é mais confiável. Às vezes, os patos ajudam os filhotes a romper a casca. Mas, dado o tamanho do bico, tais ações muitas vezes podem causar lesões e morte de recém-nascidos.
De qualquer forma, a galinha está esperando que todos os pintinhos eclodam. Se por algum motivo isso não acontecer, o pássaro fica inquieto, grita e chama a atenção. Não se esqueça que em condições naturais os períodos de criação são diferentes. Em média, variam de 28 a 35 dias, o que não é adequado nas condições de minifazenda ou produção em massa. É melhor não confiar no pato se você ainda escolher um método natural de incubação, mas ajudar cuidadosamente os filhotes problemáticos.