Os fertilizantes orgânicos não só aumentam a fertilidade do solo e o tornam mais solto, mais permeável ao ar e à água, mas também fortalecem a imunidade das culturas frutíferas e aumentam a produtividade. O esterco de vaca é considerado um dos fertilizantes naturais mais populares, mas deve ser preparado antes do uso. Um fertilizante como o verbasco pode não apenas beneficiar as plantas, mas também prejudicá-las se usado incorretamente.
O que é verbasco e quais são suas características?
Verbasco é um fertilizante orgânico natural obtido do esterco de vaca por fermentação. A fertilização é caracterizada por um efeito prolongado e, após entrar no solo, continua liberando os componentes nutricionais necessários às plantas cultivadas para uma frutificação abundante e pleno desenvolvimento por vários anos.
A composição do verbasco depende diretamente da dieta dos animais de fazenda em uma fazenda ou parcela subsidiária. Os principais componentes da alimentação são o potássio e o nitrogênio, também existe o fósforo, mas em concentração bem menor. Os nutrientes do fertilizante estão em uma forma que é rapidamente absorvida pelas plantas, além disso, o verbasco devidamente preparado é composto por 78% de água, o que permite manter o solo úmido.
Macro e microelementos proporcionam os seguintes benefícios às plantas cultivadas:
- o fósforo promove a formação rápida e abundante dos ovários, além de estimular o crescimento dos brotos;
- o nitrogênio é necessário para a nutrição adequada das fruteiras e o desenvolvimento intensivo de mudas e mudas;
- o magnésio estimula o aumento da produtividade de cada arbusto;
- o potássio é necessário para as plantas durante o período em que aparecem os ovários das bagas, frutas e vegetais;
- o cálcio contribui para o amadurecimento oportuno da colheita, graças a este elemento os frutos crescem de forma correta e uniforme e têm maior densidade.
Os componentes contidos no fertilizante alteram a estrutura do solo em um terreno pessoal - uma camada fértil (húmus) se forma na superfície dos solos arenosos, e os argilosos e pesados tornam-se mais soltos e respiráveis. No primeiro tipo de solo, o fertilizante orgânico se decompõe completamente após 3-4 anos, no segundo caso demora cerca de 7 anos.
Os benefícios do verbasco incluem o seguinte:
- baixo custo do fertilizante;
- Possibilidade de aplicação para diferentes plantas;
- melhorar a qualidade do solo e aumentar a sua fertilidade;
- a forma óxido dos elementos da composição, graças à qual a fertilização é bem absorvida pelas culturas.
Entre as desvantagens, os jardineiros destacam a necessidade de um preparo preliminar, que leva tempo.
Como distinguir verbasco de chorume
O estrume obtido recentemente de uma vaca, embora seja um fertilizante nutritivo, não é recomendado para ser aplicado nos canteiros nesta forma. O fato é que pode conter microrganismos patogênicos que, uma vez no solo, causarão doenças nas plantas cultivadas. Antes do uso, o chorume deve ser convertido em verbasco e só depois utilizado na horta.
Você pode distinguir o estrume fresco do verbasco por uma característica. Como este último é uma massa em fermentação, pequenas bolhas são visíveis na superfície, enquanto este fenômeno está ausente no esterco.
Como cozinhar?
Fazer fertilizante de esterco Mesmo um residente de verão inexperiente que inicia esse procedimento pela primeira vez pode fazê-lo. O principal é seguir o passo a passo:
- Pegue um recipiente grande e adicione 5 partes de água limpa e 1 parte de esterco fresco.
- Misture bem e cubra o recipiente com uma tampa.
- Todos os dias, retire a tampa e mexa a mistura.
- Depois de uma semana, a cor da composição começará a mudar e as partículas irão assentar no fundo.
- É necessário guardar o verbasco em um recipiente, mexendo todos os dias, durante 2 semanas.
- Antes do uso, a massa resultante é diluída em água na concentração de 1 a 10 e são adicionados componentes que aumentam sua eficácia - 500 gramas de cinza de madeira e 100 gramas de superfosfato. Deixe fermentar por cerca de 50-60 minutos e use conforme as instruções.
Vale lembrar que é necessário armazenar o verbasco cozido apenas sob tampa, para que o carbonato de amônio não evapore e o fertilizante não perca suas propriedades benéficas.
Como usar fertilizante
A adubação orgânica é necessária para plantas cultivadas que absorvem grandes quantidades de componentes nutricionais do solo, o que se deve às características de seu desenvolvimento. Para que o procedimento traga o resultado esperado, é necessário seguir as dosagens recomendadas.
Para repolho
O fertilizante é usado pela primeira vez 2 semanas após a transferência das mudas de repolho para terreno aberto. Para cada arbusto da cultura será necessário meio litro de verbasco já diluído em água. Uma segunda alimentação será necessária um mês depois na mesma dosagem.
Se no local forem plantadas variedades de culturas médias e tardias, é aconselhável fazer uma terceira aplicação de fertilizante, mas desta vez aumentando o volume da solução para 1,5 litro para cada planta.
Para o arco
A solução de verbasco é adicionada no início da estação de crescimento (final de maio, início de junho). Um sinal da necessidade de fertilizantes é o intenso crescimento da vegetação pela planta. Por metro quadrado de jardim você precisará de cerca de 2-3 litros de solução aquosa de verbasco.Para as cebolas, uma aplicação de alimento durante toda a temporada é suficiente.
Para pepino, abobrinha, abóbora, melão e melancia
Jardineiros experientes recomendam alimentar melões e melões enquanto as mudas crescem, neste caso elas ficarão mais fortes e tolerarão o plantio em campo aberto sem problemas. Porém, é preciso lembrar que os brotos jovens necessitarão de uma solução menos concentrada de matéria orgânica. A solução pronta é novamente diluída em água na proporção de 1 para 5 e as mudas são regadas com essa mistura. Se as mudas parecerem fracas, você pode fertilizar novamente 2 dias antes de plantar ao ar livre.
Para tomates
Para pés de tomate, é necessária uma solução fracamente concentrada. Para isso, a versão padrão é diluída na proporção de 1 para 20. O fertilizante é utilizado pela primeira vez 10 dias após a transferência das mudas para campo aberto ou estufa. Um arbusto precisará de meio litro de solução. Recomenda-se fazer a segunda alimentação após duas semanas, momento em que as lavouras estão apenas começando a florescer.
Os tomates são alimentados várias vezes durante o período de frutificação, mas já é utilizado um litro de solução.
Para pimenta
Os pimentões são fertilizados no momento em que são transplantados para campo aberto. Para isso, adicione meio litro de verbasco a 10 litros de água e aqueça essa mistura ao sol a 35 graus, após o que é despejada nos buracos preparados. Cada buraco precisará de cerca de um litro de fertilizante.
Além disso, a alimentação é realizada apenas se a cultura estiver crescendo em estufa.
Para espinafre
Embora o período de cultivo desta cultura seja curto, vale a pena acrescentar componentes nutricionais para obter uma colheita abundante. Recomenda-se a fertilização logo no início do desenvolvimento da planta, utilizando meio litro de solução para cada exemplar na concentração padrão (1 a 10).
Para beterraba
Aplicativo fertilização para canteiros com beterraba realizada quando os frutos adquirem o tamanho de uma noz. Use a seguinte concentração – 1 parte de verbasco para 8 partes de água. Por metro linear de campo você precisará de 1 litro de solução fertilizante.
Para pepinos
Para alimentar os pepinos, prepare uma solução de 2 copos de matéria orgânica e 10 litros de água. O fertilizante é aplicado pela primeira vez antes do florescimento da colheita e pela segunda vez antes da frutificação. São utilizados cerca de 8 litros de solução por metro quadrado de jardim.
Para árvores de jardim
Para adubar árvores frutíferas, misture um balde de verbasco com 5 baldes de água e regue as lavouras com essa solução na primavera, utilizando até 3 baldes da mistura para cada exemplar.
Precauções para uso
Ao escolher o verbasco como fertilizante para hortas e hortaliças, é preciso lembrar que ele não pode ser utilizado na forma não fermentada. Além disso, no preparo da solução de trabalho, siga as dosagens recomendadas para não prejudicar as lavouras.