Solos ácidos em canteiros não são incomuns: o solo torna-se ácido com o tempo, mais e mais ervas daninhas aparecem nos canteiros e a produtividade diminui. Normalmente, os residentes de verão eliminam o problema com calagem, mas existe um método que não é menos eficaz. Algumas plantas podem reduzir a acidez do solo, torná-lo mais quebradiço e saturá-lo com nitrogênio. Uma história detalhada sobre quais adubos verdes desoxidam bem o solo será útil para iniciantes e jardineiros experientes.
Como determinar a acidez do solo
As tiras de teste de tornassol irão ajudá-lo a determinar com precisão a acidez.Eles podem ser adquiridos em floriculturas, centros de jardinagem e farmácias. Primeiro, amostras de solo são coletadas de vários canteiros em diferentes áreas da dacha. Solo com valor de pH de 0 a 7 é considerado ácido.
Uma pequena quantidade de solo com profundidade de 15 a 20 centímetros deve ser envolvida em várias camadas de gaze e colocada em um copo com água destilada. O conteúdo deve ser bem agitado e, em seguida, a tira de teste deve ser colocada no recipiente e deixada por 30-60 segundos. A faixa colorida é comparada com a escala de cores da embalagem do indicador tornassol e a partir dela é determinada a acidez do solo. Depois de realizar vários testes, eles têm uma ideia do valor do pH em toda a área do local.
Importante: o solo é retirado antes da aplicação dos fertilizantes para obter valores precisos. O resultado obtido permite perceber se é necessário combater a acidez elevada.
Adubo verde para solo ácido
Estas são plantas anuais de rápido crescimento que podem ser influenciadas por muitos fatores:
- alterar o pH do solo no local;
- melhorar sua estrutura;
- proteger as colheitas nos canteiros de doenças e pragas;
- saturar o solo com nitrogênio e outros microelementos necessários;
- obter fertilizante biológico valioso;
- use os restos de adubo verde como cobertura morta.
As culturas que podem aumentar o pH do solo incluem: mostarda branca, vários tipos de leguminosas, centeio, aveia e phacelia. O plantio de trevo doce, alfafa, ervilha forrageira, trevo, ervilhaca e outras leguminosas fornecerá alimentos nutritivos para os animais do curral. Para desoxidar o solo, a adubação verde é semeada no outono, após a colheita, ou na primavera.
O que é melhor semear
As semeaduras de mostarda protegem as plantações no local contra infecções e evitam o aparecimento de vermes, lesmas e mariposas.Pode-se semear no final de agosto ou final de abril (na região sul - final de março). Após 30-40 dias, após o corte da colheita, o jardineiro recebe um fertilizante valioso. Muitas vezes é semeado entre fileiras e ao redor de árvores frutíferas. Depois da mostarda, não se deve plantar repolho, rabanete, rabanete. Plantas da mesma família sofrem das mesmas doenças. Após a adubação verde, são plantadas cenouras, batatas e erva-moura (pimentão, berinjela, tomate).
O centeio é semeado no outono, protege o solo do congelamento e na primavera forma um fertilizante completo. Corte a planta quando se formar uma massa espessa, até aparecer uma espiga. É adequado para posterior plantio de vegetais crucíferos (repolho, rabanete). Depois disso, os morangos frutificam bem. É melhor combinar centeio com mostarda para proteger a área dos vermes. A adubação verde é semeada 1,5 meses antes da temperatura cair. A semeadura da primavera é feita depois do derretimento da neve, a colheita não tem medo de geadas.
Phacelia é um adubo verde melífero despretensioso que atrai abelhas ao local. Protege o solo da propagação de infecções fúngicas, protege contra o aparecimento de pulgões, mariposas e vermes nos canteiros. É semeada depois que a neve derrete e não tem medo da seca e das geadas. Eles começam a cortar a grama 1,5 meses após a semeadura.
Quando semear e quando enterrar adubo verde
As plantas podem ser semeadas 3-4 vezes por temporada se o jardineiro permitir que a área descanse. O plantio de adubo verde no outono permite que você obtenha fertilizante orgânico pronto na primavera, comparável em valor ao estrume.Neste caso, não são ceifados, ficam em pé até a escavação do local, na primavera.
As plantas plantadas no início da primavera são enterradas no solo 2 a 3 semanas antes do plantio das culturas principais; o solo deve ter tempo para receber substâncias úteis do adubo verde. Para manter a eficácia, o plantio deve ser repetido a cada 2 anos.
A maioria das plantas de adubo verde são despretensiosas aos tipos de solo e às condições climáticas e não requerem cuidados. A semeadura dessas plantas aumenta o rendimento das colheitas, melhora a qualidade do solo e reduz a quantidade de produtos químicos usados no local. O uso sistemático de plantas ajudará a reduzir a acidez e a tornar férteis até mesmo áreas difíceis, pobres em matéria orgânica e nutrientes.