A maioria das pessoas, depois de comer uma fruta tropical, joga cascas de banana no lixo, mas mesmo esses resíduos podem ser bem aproveitados em sua casa de verão ou na estufa de sua casa. A casca contém muitas substâncias que promovem a plena floração e frutificação das culturas. Para fazer fertilizante com casca de banana, você precisa aprender algumas receitas simples e seguir passo a passo as instruções de fabricação.
Quais são os benefícios das cascas de banana para as plantas?
Sem a aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos, não será possível cultivar uma planta com frutificação abundante ou com lindas flores. Ao contrário dos produtos químicos, os fertilizantes naturais não têm um efeito negativo no solo e nas culturas e são muito mais baratos. Algumas formulações nutricionais podem ser feitas a partir de restos de alimentos, por isso os jardineiros recorrem frequentemente a fertilizantes naturais que são simplesmente preparados em casa.
As cascas de banana podem não só saturar o solo com vitaminas e minerais, mas também servir como prevenção natural de pragas em flores de interior e de jardim, se você escolher a receita certa. A casca da fruta exótica contém elementos como potássio, cálcio, fósforo, magnésio e uma pequena quantidade de nitrogênio. Uma composição tão equilibrada permite aumentar a fertilidade do solo, fortalecer o sistema radicular das plantas e melhorar o efeito decorativo das culturas com flores.
As cascas de banana podem ser usadas secas ou congeladas e também podem ser usadas para fazer tinturas para repelir insetos-praga.
Residentes de verão e jardineiros que usam fertilizantes naturais há vários anos identificaram várias vantagens inegáveis dessa fertilização.
Casca de banana:
- melhora a qualidade do solo;
- não contém componentes químicos e não agride as plantas;
- estimula a fixação de mais frutas;
- promove o desenvolvimento do sistema radicular;
- satura o solo com um conjunto de macro e microelementos e vitaminas essenciais;
- aumenta as forças protetoras das culturas ornamentais e frutíferas;
- ajuda a soltar o solo;
- custa menos do que fertilizantes adquiridos;
- possui um grande número de receitas de preparo, o que permite utilizar o fertilizante para diversos fins;
- aumenta o teor de açúcar dos frutos maduros;
- melhora a germinação da semente e a taxa de sobrevivência das mudas após o transplante em terreno aberto;
- pode ser usado tanto em casa como em estufas e canteiros abertos.
Apesar do grande número de vantagens, o fertilizante orgânico também apresenta diversas desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de utilizá-lo.
Em primeiro lugar, quando a fertilização é aplicada em excesso, moscas aparecem acima das flores de interior e o cheiro desagradável de matéria orgânica em decomposição se espalha por todo o apartamento. Em segundo lugar, as composições para reposição devem ser utilizadas em até 10 horas após o preparo, não podendo ser armazenadas na geladeira. Além disso, a casca da fruta tropical deve ser devidamente preparada e lavada antes do uso, pois é tratada com produtos químicos durante o processo de cultivo e transporte.
Preparação de material
Vários métodos são utilizados para desinfetar e preparar cascas de banana, cada jardineiro escolhe a opção que mais lhe convém:
- Congelando. As cascas descascadas são liberadas da película branca e dispostas em uma bandeja em camada fina. Coloque no freezer por vários dias.
- Assar no forno. O futuro fertilizante é colocado em uma assadeira e levado ao forno por uma hora, mantendo a temperatura de aquecimento no mínimo.
- Secagem. Fazem isso ao ar livre, cortando as peles em pedaços e cobrindo-as com gaze para evitar moscas e outros insetos. Este método de preparo é mais demorado, mas permite preservar o máximo de nutrientes da casca.
- Escaldante. Prepare água fervente e despeje sobre as cascas amassadas por uma hora e meia, após o que a água é drenada e a polpa é usada para preparar o fertilizante.
Receitas de fertilizantes
Você pode fazer vários molhos com cascas de banana usando receitas simples.
Em forma terrestre
Você pode usar a casca da fruta tropical em pó. O fertilizante é preparado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Asse 3 cascas grandes de banana no forno.
- Depois que a matéria-prima estiver completamente seca, retire-a e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
- Antes de usar, moa as cascas em um moedor de café até ficarem em pó.
- Polvilhe o solo ao redor das plantas com uma fina camada do fertilizante resultante e insira-o cuidadosamente no solo a uma profundidade de 2-3 cm.
Misturando com solo
As cascas das frutas exóticas também são utilizadas integralmente após congelamento ou secagem preliminar, após divisão em pequenos pedaços. Elas são cravadas no solo até uma profundidade de 10 cm e as mudas são plantadas em cima dessa almofada de nutrientes ou a semente é semeada. Graças à saturação com nutrientes, as plantas começam imediatamente a desenvolver-se ativamente e a aumentar a massa verde. Depois de uma semana e meia, o fertilizante orgânico se decompõe completamente no solo sem agredir os microorganismos.
Extrair
Para esta receita você precisará de cascas de frutas tropicais frescas, que são pré-lavadas em água corrente. Fazer um extrato para nutrir as plantas é simples - despeje a casca de uma banana com um litro de água morna e leve o recipiente para local escuro por dois dias. Antes de usar, filtre o líquido e adicione a mesma quantidade de água fria.Este produto é utilizado para regar plantas ou como repelente de pragas na pulverização de plantações.
Infusão
Uma infusão da casca é usada para alimentar flores de interior e é preparada de acordo com a seguinte receita:
- Prepare as cascas secando-as no forno ou no micro-ondas.
- Uma jarra de litro é preenchida até a metade com matéria-prima seca e água morna é derramada até o topo.
- Deixe o recipiente em local aquecido por 5 dias para permitir a fermentação da mistura.
- Depois disso, a casca é decantada e diluída em água na proporção de 1:2.
- Regue as plantas domésticas conforme necessário.
Importante! Se você planeja pulverizar flores de interior com a solução, ela deve ser diluída 1:10.
Composto
O composto é preparado a partir de cascas de banana para posteriormente ser utilizado na horta. Faça uma pequena depressão no solo e cerque-a por todos os lados para que o composto não se esfarele. Cascas de frutas frescas são colocadas bem no fundo do poço, terra do jardim é colocada em cima e regada. Faça várias dessas camadas, não esquecendo de hidratar cada uma delas. Depois de um ano, o fertilizante estará adequado para uso no local.
Cobertura morta
Para usar a casca como cobertura morta, ela deve primeiro ser seca e triturada. Este pó é borrifado nos troncos das árvores de plantas jovens e mudas. Além de a casca amassada nutrir as plantações com substâncias úteis, também servirá como repelente de insetos nocivos. Recomenda-se renovar a camada de cobertura morta após cada rega das plantas.
Instruções de uso
Para que o fertilizante natural traga apenas benefícios, ele deve ser utilizado corretamente. A rega e a irrigação são feitas uma vez a cada 2 semanas, ao usar pó de casca preste atenção ao aspecto das colheitas - se as plantas estiverem sãs e fortes, bastam 2 aplicações por safra.