Com cuidados agrotécnicos irregulares e ausência de tratamentos preventivos, as plantas são afetadas por doenças fúngicas e virais, fazendo com que o jardineiro perca a maior parte da colheita. Para aumentar a resistência das frutas e hortaliças aos efeitos de microrganismos patogênicos, recomenda-se o uso de preparações especiais. “Immunocytophyte” contém vários componentes ativos, que também aumentam a produtividade.
Composição e ação
O produto químico contém dois ingredientes ativos. Este é o éster etílico do ácido araquidônico na concentração de 16 gramas por quilograma da droga. O segundo componente ativo é a uréia. O imunocitofito chega às prateleiras das lojas de jardinagem na forma de comprimidos de cor azul ou roxa. Um blister contém 10 comprimidos do medicamento, cada um pesando 3 gramas. Um pacote contém 2 blisters.
As instruções de uso indicam que o produto químico tem como objetivo aumentar a imunidade das plantas cultivadas contra diversas doenças. A lista de doenças contra as quais o “Immunocytophyte” atua efetivamente inclui: canela preta, vários tipos de sarna, requeima, rizoctonia e alternária, além de podridão cinzenta e branca.
Além de destruir patógenos, o produto químico tem efeito positivo no crescimento das plantas cultivadas e aumenta a produtividade, além de promover maior armazenamento de hortaliças e frutas no inverno.
Após o tratamento das plantas, o “Imunocitófito” penetra muito rapidamente em todos os tecidos da cultura e inicia seu trabalho. O efeito máximo é observado 7 dias após a pulverização e a proteção dura 1,5 meses.
Vantagens e desvantagens do produto
Os jardineiros que já compraram um produto químico e trataram suas roças com ele destacam vários pontos fortes do medicamento.
Eles incluem os seguintes pontos como vantagens do “Imunocitófito”:
- Os microrganismos patogênicos não desenvolvem dependência dos componentes ativos do produto químico, por isso pode ser usado por vários anos consecutivos.
- A droga não tem efeito fitotóxico nas plantas cultivadas.
- Ao trabalhar com produtos químicos, é necessário um mínimo de equipamento de proteção, uma vez que o “Imunocitófito” é um medicamento de baixo risco para humanos e insetos benéficos.
- O agente protetor é usado não só para tratar plantas ao ar livre, mas também flores que crescem no apartamento.
- O "Imunocitófito" pode ser usado em misturas de tanques com muitos inseticidas e pesticidas.
- A preparação da solução de trabalho não leva muito tempo e não requer o uso de equipamentos especiais.
- O medicamento tem baixo custo e prazo de validade bastante longo.
Dentre as desvantagens do agente químico, vale destacar o seguinte:
- a droga é ineficaz no tratamento de plantas antigas;
- não será possível curar plantas já doentes com Imunocitophyte;
- ineficaz quando processado na fase de enchimento da fruta.
Para quais plantas o Imunocitophyte é usado?
O produto químico pode ser usado no tratamento de quase todas as plantas vegetais, frutíferas e ornamentais. A lista inclui: batata, melancia, girassol, beterraba, uva, ervilha, milho, tomate, morango, pepino, repolho.
Instruções de uso
Antes de iniciar o processamento, é necessário preparar um fluido de trabalho que possa ser armazenado por no máximo 12 horas. Primeiro, prepare o concentrado usando 1-2 colheres de sopa de água por 1 comprimido. Mexa a mistura até que o produto químico esteja completamente dissolvido.
Caso seja necessário embeber a semente antes de plantar no solo, utilize um concentrado; para pulverizar as plantas, adicione 1,5 litro de água ao concentrado e misture. O tempo de imersão é de no máximo um dia, após o qual as sementes são secas e semeadas em campo aberto.
Para rebentos, use um comprimido para cada 20 kg de material de plantio. Porém, a concentração deve ser maior do que no caso da pulverização de plantas - adiciona-se meio litro de água ao concentrado e os tubérculos são tratados com esta solução.
Termos de uso do produto químico para diferentes plantas:
- Beterraba - período de fechamento da linha, novamente - depois de uma semana.
- Cebola - após o aparecimento de 4 folhas, a planta é pulverizada na próxima vez em um mês.
- Tomates - a primeira pulverização é realizada na fase de formação dos botões, a segunda - após a floração do primeiro cacho e a terceira - quando o terceiro cacho floresce.
- Batatas - após o surgimento dos brotos completos, novamente - quando as flores desabrocham.
- O repolho é o período em que aparece a roseta, a lavoura é novamente pulverizada após um mês.
Precauções de segurança
"Imunocitófito" pertence à 4ª classe de toxicidade e representa pouco perigo para os seres humanos. No entanto, os requisitos básicos de segurança ainda devem ser observados. Trabalhe com comprimidos e concentre-se apenas com luvas de borracha e certifique-se de que o produto químico não entre em contato com a pele ou os olhos. Se isso acontecer, lave-os com bastante água e procure ajuda no hospital.
Compatibilidade
Não é aconselhável usar “Immunocytophyte” com outros produtos biológicos, pois inibirão a ação um do outro. O uso combinado com cinza de madeira, água sanitária e calda bordalesa também é proibido. A droga pode ser usada em misturas em tanque com a maioria dos pesticidas após testes.
Regras de armazenamento e data de validade
As instruções de uso indicam que o prazo de validade do medicamento é de 2 anos a partir da data de produção. É necessário manter os comprimidos de Imunocitophyte em uma despensa fechada, onde a luz solar não penetre.Também é importante garantir que o medicamento não caia nas mãos de crianças, pois elas podem estar envenenadas.
O que pode ser substituído?
Se o Imunocitophyte não estiver disponível para venda, ele poderá ser parcialmente substituído por medicamentos como Zircon ou Epin. Não existe um análogo completo deste produto.