Com o tempo, o solo de uma casa de verão esgota-se, o número de ervas daninhas aumenta e a produção diminui. Neste caso, medidas devem ser tomadas. Algumas pessoas preferem a agroquímica moderna, outras resolvem o problema semeando adubo verde nos canteiros. Esta é uma forma simples e eficaz de melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade. As nuances do uso do trigo sarraceno como adubo verde serão discutidas mais adiante.
Vantagens e desvantagens
O trigo sarraceno é uma planta anual de rápido crescimento; é usado como cultura forrageira, serve como uma excelente planta de mel e nos fornece o trigo sarraceno favorito de todos.Foi o rápido crescimento e a despretensão que permitiram que a planta fosse utilizada como adubo verde.
Semear adubo verde em uma parcela permite enriquecer o solo com nitrogênio, torná-lo mais solto e reduzir o número de ervas daninhas. Se você enterrar as partes verdes das plantas após o corte, obterá um excelente composto; se deixadas na superfície, elas se tornarão uma excelente cobertura morta para o plantio.
Existem várias plantas adequadas para esses fins, o trigo sarraceno é uma delas. Tem muitas vantagens:
- o sistema radicular desenvolvido da planta não permite o desenvolvimento de várias ervas daninhas nas proximidades, após o corte permanece profundamente no solo, protegendo as plantações do jardim;
- o trigo sarraceno protege a área de infecções, desinfeta o solo, satura o solo com potássio e nitrogênio, melhora sua estrutura, tornando-o mais solto e saturado de oxigênio;
- o adubo verde é atraente para as abelhas e desagradável para muitas pragas de insetos;
- converte o fósforo absorvido do solo em uma forma que é melhor absorvida por outras plantas;
- após o corte, as raízes e as verduras permanecem no local, apodrecendo e tornando-se um excelente adubo orgânico;
- O trigo sarraceno cresce rapidamente e pode ser semeado entre canteiros de vegetais para proteger as plantações.
Tem um efeito benéfico no crescimento subsequente da maioria das culturas: raízes, pepinos e tomates, repolho e batatas, árvores frutíferas e arbustos de bagas crescem melhor depois disso.
As desvantagens de semear plantas em seu próprio terreno incluem:
- baixa tolerância ao vento e ao frio;
- a possibilidade de desenvolvimento apenas em climas quentes, com irrigação suficiente;
- não é aconselhável plantar azeda, ruibarbo e espinafre depois do trigo sarraceno, uma vez que essas plantas também são plantas de trigo sarraceno.
Na região sul conseguem semear 2 a 3 vezes por safra, o que evita o aparecimento de fissuras no solo e torna o solo mais solto e “respirável”.
Para quais culturas eles são usados?
O trigo sarraceno tem um efeito benéfico no crescimento subsequente da maioria das culturas: raízes, pepinos e tomates crescem melhor depois dele. Você pode plantar repolho e batata, árvores frutíferas e arbustos de frutas silvestres. As verduras crescem bem: salsa, endro, cominho. Estas culturas proporcionam uma colheita particularmente rica após a adubação verde.
Regras para o plantio de trigo sarraceno como adubo verde
A planta não tolera frio, as sementes precisam de solo bem aquecido (até uma profundidade de pelo menos 10 centímetros). Para a semeadura é escolhida a 2ª década de maio, o solo do local é escavado ou tratado com cultivador. Você pode semear trigo sarraceno no outono, 1,5 meses antes do início do frio.
Nas áreas de chernozem, os grãos ficam incrustados no solo a uma profundidade de 6 a 7 centímetros, para solos pesados 3 centímetros são suficientes. Pegue 7 a 15 gramas de sementes por metro quadrado de área. Após a semeadura, o solo é compactado com rolo ou ancinho.
Os grãos são semeados em fileiras, com distância entre os brotos de 5 a 6 centímetros, ou semeados espalhando as sementes aleatoriamente pela área. Em um jardim ocupado por árvores frutíferas e arbustos, você pode semear trigo sarraceno entre as plantações. A planta ajudará a reter a umidade e atrair abelhas para polinizar o jardim.
Cuidados adicionais
A cultura é despretensiosa, se chover bastante na estação nem precisa ser regada. Nos verões quentes, é necessária rega semanal. O solo deve estar ligeiramente úmido.
O trigo sarraceno cresce rapidamente, as variedades de maturação precoce começam a florescer 3 semanas após o aparecimento dos primeiros rebentos. São essas variedades de plantas que são utilizadas como adubo verde.
Quando e como cortar
Corte a planta após a floração, a massa verde pode ser misturada ao solo ou deixada na superfície. As raízes são aparadas em 8 a 10 centímetros. Em seguida, a área é deixada em repouso por 2 semanas, período durante o qual o solo receberá todos os elementos úteis. Ao final desse período, as hortaliças podem ser plantadas nos canteiros.
Ao plantar no outono, eles não são cortados; durante o inverno, a planta se torna um fertilizante valioso; cavar o solo na primavera fornecerá substâncias úteis. O fornecimento de elementos importantes será suficiente para o local por 2 temporadas, após esse período o procedimento deverá ser repetido.
Além do trigo sarraceno, são utilizados como adubo verde: vários tipos de leguminosas (ervilha, lentilha, feijão), cevada, aveia, mostarda, alfafa, malmequeres.