Jardineiros e residentes de verão muitas vezes têm uma pergunta: como alimentar as coníferas no outono. Essa preocupação se deve ao fato de se acreditar que tais plantas não necessitam de alimentação em princípio. Isso não é inteiramente verdade. As coníferas podem ser prejudicadas pelo excesso de nitrogênio, fazendo com que os brotos cresçam na hora errada, fazendo com que sofram ou morram. Potássio, fósforo e oligoelementos são importantes para eles, assim como para outras plantas.
Tempo de trabalho
As coníferas são alimentadas 2 a 3 vezes por ano, tentando não exagerar nos fertilizantes e na frequência de alimentação.
Isso é necessário nos seguintes casos:
- Solos magros e inférteis.
- Mudas com atraso de crescimento.
- Condições climáticas adversas.
Se as coníferas se desenvolvem de forma constante, apresentam crescimento normal, não adoecem, você pode demorar para fertilizar. É melhor subalimentá-los do que superalimentá-los. Mudas muito “recheadas” de fertilizantes perdem a imunidade natural e ficam mais suscetíveis a doenças e pragas.
Para reabilitar coníferas danificadas e enfraquecidas após o inverno, os fertilizantes são aplicados no início da primavera. A próxima parcela chega no final de julho, em agosto. Isso ajuda a madeira a amadurecer antes do inverno. A última alimentação deve ser realizada o mais tardar um mês antes do início da geada.
Se for usado composto, você pode limitar-se a uma aplicação única de fertilização.
Como alimentar as coníferas no inverno
Para não prejudicar as coníferas, elas devem ser alimentadas estritamente de acordo com as normas. Não perdem folhas no outono, não florescem e não dão frutos no sentido estrito da palavra, portanto não precisam de alimentação frequente e abundante. O tipo e a qualidade do fertilizante vêm à tona.
Uma abundância de nitrogênio pode levar ao desenvolvimento de clorose e à queda das agulhas da planta.
Fertilizantes minerais
As coníferas não precisam ser fertilizadas com preparações contendo nitrogênio, exceto em casos de grave retardo de crescimento. Os fertilizantes contendo nitrogênio só podem ser administrados na primavera, caso contrário, a planta pode crescer tarde e os brotos imaturos morrerão com a primeira geada.
Os fertilizantes à base de potássio e fósforo são adequados para coníferas.No outono, devem ser administrados preparados de fósforo para promover o amadurecimento dos brotos, o que ajuda as plantas a sobreviverem aos invernos frios.
Vermicomposto
O vermicomposto é o fertilizante mais eficaz disponível na forma de grânulos, pó ou líquido. Contém macro e microelementos úteis para o desenvolvimento das plantas. Esses fertilizantes são usados no início da primavera e no final do verão, início do outono. Não se pode atrasar com eles, porque os brotos podem não amadurecer e as coníferas sofrerão no inverno.
Orgânico
Os fertilizantes de base orgânica desempenham uma dupla função:
- Eles alimentam as plantas.
- Eles cobrem o solo, mantendo sua frouxidão, promovendo a retenção de umidade e evitando o crescimento de ervas daninhas.
Características de fertilizantes para espécies individuais
Ao selecionar as preparações, é necessário levar em consideração as características individuais dos diferentes tipos de coníferas.
Para pinho
Com excesso de nitrogênio, as plantas formam brotos jovens que não amadurecem no frio, o que pode levar à morte no inverno. Além disso, com os suplementos de nitrogênio, as plantas tornam-se cloróticas e formam ramos finos e fracos. Portanto, os pinheiros não são alimentados com estrume ou fertilizantes verdes.
Os fertilizantes devem ser aplicados pela última vez antes do início do outono, para que os brotos tenham tempo de completar o crescimento e amadurecer.
Para abeto
Estas plantas precisam de fertilizantes com pouco ou nenhum nitrogênio, mesmo na primavera. Muito mais importante é a presença de microelementos, principalmente magnésio. Você pode alimentar duas vezes por temporada, no início da primavera, depois que a neve derrete, e no início do outono.
A dosagem de fertilizante para aplicação antes do outono é reduzida pela metade em comparação com a primavera. É melhor subalimentar as coníferas do que superalimentá-las.
Drogas populares
Para alimentar as coníferas, utilizam-se preparações que contêm um mínimo de nitrogênio, muito potássio e fósforo, além de microelementos importantes para a densidade da madeira, a formação de clorofila e a manutenção da qualidade das agulhas.
"Florovit"
A preparação polonesa é usada para plantas jovens 2 a 3 vezes por temporada, 4 a 15 gramas cada. As plantas maduras só precisam de uma alimentação na primavera; Aplique 30-40 gramas de fertilizante por muda.
Prós:
- "Florovit" para coníferas de outono contém uma quantidade mínima de nitrogênio (5% de nitrogênio sólido e 5% de nitrogênio amida).
- O produto está disponível em grânulos que são fáceis de espalhar no solo sem primeiro dissolver em água.
- O fertilizante entra no solo gradativamente, com precipitação ou rega.
Desvantagens:
- Conteúdo mínimo de microelementos.
- Preço Alto.
- Bens importados.
Osmocote
Este famoso remédio tem muitos admiradores entre jardineiros de dezenas de países.
Prós:
- O fertilizante mais seguro.
- Adequado para mudas em vasos e recipientes.
- Adequado para plantas de crescimento rápido.
- Ação prolongada.
Desvantagens:
- Preço Alto.
- Produto estrangeiro.
Bona Forte
A marca popular produz a mais ampla gama de fertilizantes para diferentes tipos de plantas.
Prós:
- Fabricante nacional.
- Preço acessível.
- Onipresente.
- Alta qualidade e pureza dos produtos.
- Contém, além dos principais macroelementos, os mais importantes microelementos na forma quelatada, além de magnésio, vitaminas C, PP e B1, ácido succínico.
- A composição promove não só o crescimento, mas também a preservação da saúde das plantas, evitando que as agulhas fiquem marrons e caiam.
Desvantagens:
- A composição contém nitrogênio, portanto não há necessidade de adicioná-lo às plantas adultas no outono.
É importante lembrar que apenas as plantas plantadas ou transplantadas, bem como as doentes e debilitadas por pragas, não devem ser alimentadas.
O uso adequado de fertilizantes beneficiará as plantas coníferas, preservará sua beleza e as ajudará a sobreviver a invernos rigorosos.