É muito difícil cultivar colheitas ricas sem usar fertilizantes, especialmente se o solo do local for pobre. Os jardineiros usam fertilizantes orgânicos e minerais para melhorar a saúde das plantas e aumentar a frutificação. Porém, é preciso lembrar que fósforo, potássio e nitrogênio são adicionados em diferentes fases do ciclo vegetativo das culturas; se esses prazos não forem observados, não haverá benefício para as plantas. Os minerais podem ser usados individualmente ou em combinação.
Quais fertilizantes são considerados fertilizantes de fósforo e potássio?
As gorduras minerais, que contêm simultaneamente os dois elementos, são chamadas de fósforo-potássio. A presença desses elementos no solo determina diretamente o pleno crescimento e a frutificação abundante das plantas cultivadas. Um mineral como o nitrogênio é utilizado na fase de plantio de mudas no solo ou germinação de sementes. Os fertilizantes com potássio e fósforo são necessários para as plantas na fase de brotação e formação dos frutos. Cada elemento tem uma finalidade própria, por isso é recomendável respeitar os prazos especificados para sua aplicação no solo, para não prejudicar as lavouras e obter o resultado desejado.
Além disso, a utilização de um determinado mineral depende da composição do solo de cada área específica e das culturas que se pretende cultivar.
Tipos e classificação
A classificação dos suplementos minerais para plantas cultivadas é feita de acordo com vários critérios:
- Por composição. Existem à venda tanto monovariantes, que contêm apenas um elemento, quanto complexas, que incluem dois ou três componentes.
- De acordo com a forma preparativa. Nas lojas de jardinagem você pode comprar fertilizantes para as culturas na forma de cristais, grânulos ou pó.
- Pela velocidade do impacto. Este parâmetro leva em consideração a rapidez com que o fertilizante libera componentes nutricionais para o solo e para a planta. Existem opções de ação rápida e fertilizantes de ação prolongada.
- De acordo com o grau de solubilidade em água. Alguns fertilizantes dissolvem-se rapidamente na água, outros nem sequer se dissolvem.
O grupo de fertilizantes fosfatados inclui as seguintes opções: termofosfatos, superfosfato simples e duplo, precipitados e produtos à base de osso e rocha fosfática.Essas preparações são utilizadas tanto como alimentação independente quanto em combinação com outros minerais.
O grupo do potássio inclui os seguintes produtos: sulfato de potássio e cloreto de potássio, sal de potássio, produtos à base de carbonato de potássio e potássio, cainita, fertilizantes à base de sulfato de potássio magnésio ou potássio magnésio. A principal vantagem dos suplementos de potássio é que eles se dissolvem bem em água.
É preciso ter cuidado com o grupo dos fertilizantes nitrogenados, pois o excesso do elemento no solo é tão prejudicial às plantas quanto a deficiência. A lista dos medicamentos com nitrogênio mais populares inclui: nitrato de amônio, uréia, nitrato de cálcio, sulfato de amônio e nitrato de sódio. Legumes, frutas e bagas e culturas ornamentais precisam desse elemento acima de tudo.
Propriedades dos fertilizantes nitrogênio-fósforo-potássio
Um fertilizante complexo composto por três elementos possui as seguintes propriedades:
- ajuda a fortalecer mudas de plantas cultivadas após serem plantadas em campo aberto;
- estende a vida útil das colheitas em porões e porões;
- ajuda a manter a fertilidade do solo;
- aumenta o volume das safras colhidas.
A fertilização não tem efeito negativo no corpo humano quando este consome frutas fertilizadas com esses elementos.
Regras de aplicação
Para obter os benefícios declarados pelo fabricante do fertilizante complexo, é necessário calcular corretamente a dosagem e escolher o momento certo de uso.
A título de exemplo, são apresentadas as regras para o uso de determinados medicamentos que contêm fósforo, nitrogênio e potássio:
- Nitroammofosca. O momento da fertilização depende do tipo de solo - para solos leves é na primavera e para solos argilosos pesados é no outono. A quantidade de fertilização varia de 10 a 30 gramas por metro quadrado, dependendo da planta cultivada.
- Nitrofosca. Potássio, nitrogênio e fósforo neste fertilizante estão em proporções iguais. Utilizado para melhorar a qualidade de solos ácidos e aplicação pré-semeadura. Para hortaliças, são necessários 30 gramas por metro quadrado. metro, para árvores frutíferas - até 500 gramas do medicamento por muda.
- Diammofoska. Além do trio padrão de elementos, a composição contém ferro, zinco, cálcio, magnésio e enxofre. São utilizados de 15 a 50 gramas de fertilizante por metro quadrado de plantio, dependendo da planta cultivada. Os grânulos são usados antes do plantio de mudas em terreno aberto ou após a colheita.
Sinais de falta de elementos no solo
A aparência da planta cultivada ajudará a determinar a deficiência de um ou outro elemento no solo:
- Fósforo. As folhas ficam opacas e desenvolvem manchas marrom-avermelhadas ou roxas. A planta não produz bem flores e frutos.
- Azoto. A folhagem fica menor, adquire tonalidade amarela e posteriormente cai. Os frutos caem dos arbustos e das árvores antes que tenham tempo de crescer e amadurecer totalmente.
- Potássio. Com a falta de potássio, as folhas de platina ficam pálidas e adquirem um tom azulado, suas bordas enrolam, os caules ficam finos e o crescimento da planta fica atrofiado.
Condições de armazenamento e prazo de validade
Todos os produtos químicos, que incluem fertilizantes complexos, são armazenados em áreas fechadas onde a luz solar não penetra e onde crianças e animais de estimação não têm acesso.Na embalagem do fertilizante específico, o fabricante indica o prazo de validade, via de regra não ultrapassa 3 anos a partir da data de produção.
Como escolher?
Na hora de escolher um fertilizante específico para o seu terreno, preste atenção na qualidade do solo dos canteiros e das plantas cultivadas que crescem no jardim.