“Felicidade das mulheres” é uma flor que os botânicos chamam de spathiphyllum. Esta planta é frequentemente usada para decorar casas e apartamentos. A cultura agrada seus proprietários com lindas flores brancas como a neve, de formato incomum e que não requerem cuidados específicos. Ao mesmo tempo, para obter uma planta forte e saudável, ainda é necessário seguir algumas regras da tecnologia agrícola.
Descrição da planta
Spathiphyllum é frequentemente chamado popularmente de “felicidade das mulheres”. Esta cultura pertence à família Araceae.O nome científico da planta vem de duas palavras gregas. "Spata" significa "cobertor" e "phyllum" significa "folha". Isto está associado à aparência incomum da flor da planta. Assemelha-se a uma folha branca comum. Uma característica distintiva do spathiphyllum é a ausência de caule. Portanto, as folhas formam um cacho que cresce diretamente do solo.
A flor é caracterizada por um sistema radicular não muito longo. As folhas têm formato oval. Neste caso, existe uma veia claramente definida no centro. A folhagem é alongada e de cor verde escura.
A inflorescência se parece com uma espiga, localizada em um longo caule. Perto da base há uma manta branca, que fica verde com o tempo. A inflorescência em si tem uma tonalidade creme e rosa claro. A altura média de um arbusto interno é de 30 centímetros. Neste caso, existem exemplares altos e baixos. Spathiphyllum floresce da primavera a julho. No entanto, às vezes os botões abrem novamente no outono.
Como cuidar disso
Spathiphyllum é uma cultura despretensiosa que não requer cuidados específicos. Contudo, algumas regras da tecnologia agrícola ainda precisam ser seguidas.
Escolhendo a temperatura certa
A temperatura ideal para spathiphyllum é de +18-25 graus.No verão, os parâmetros internos não devem ser superiores a +25 graus. No inverno, é possível uma diminuição para +16. Se a temperatura cair para +14 graus ou menos, existe o risco de desenvolver doenças e até de morte da colheita. Se os parâmetros forem inferiores a +18 graus, existe uma grande probabilidade de retardar o desenvolvimento da flor.
Iluminação
Um dos principais requisitos para cuidar de uma flor de interior é a iluminação suficiente. Se o horário de verão ficar mais curto, o spathiphyllum precisa de iluminação artificial.
No verão, o vaso de flores precisa ser colocado em local com luz solar difusa. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de queimaduras nas folhas.
Que tipo de solo deveria ser?
Spathiphyllum é considerada uma cultura tropical que não resiste à umidade estagnada. Ao mesmo tempo, a seca severa também prejudica a flor. Para evitar tais problemas, é importante escolher o solo certo.
É necessário adicionar uma camada de drenagem no fundo do vaso, o que ajudará a evitar a umidade excessiva do solo. Para fazer isso, você pode usar fragmentos de espuma ou cerâmica. Para plantar spathiphyllum, deve-se usar solo solto com reação levemente ácida. A melhor opção seria um substrato pronto e drenagem para o cultivo de plantas tropicais ou aróides.
Como regar uma planta
O spathiphyllum caseiro é considerado parente das culturas tropicais, por isso necessita de umidade suficiente. No verão, ao cuidar da planta, é preciso seguir as normas de rega. Durante este período, o solo deve ser umedecido 2 a 3 vezes por semana. É importante evitar a estagnação da umidade na panela.
É imperativo monitorar o grau de umidade do solo. Na próxima rega, a camada superior do solo deverá estar seca. É importante que o vaso tenha furos e boa drenagem. Ao mesmo tempo, você precisa evitar regar demais.
Cobertura
O substrato ideal para o plantio de spathiphyllum é cujo preparo requer a mistura de grama, solo foliar, solo turfoso, húmus e areia na proporção de 2:1:1:1:1. Neste caso, é permitido utilizar outro substrato, mas deve ser solto e fértil. Solo muito pesado causará estagnação da umidade e apodrecimento das raízes. Além disso, a drenagem deve ser fornecida.
Os nutrientes devem ser adicionados regularmente. Esta é considerada a chave para o florescimento bem-sucedido da cultura. Da primavera ao outono, a colheita precisa ser fertilizada uma vez a cada 2 semanas. No inverno, uma alimentação por mês é suficiente.
É melhor usar fertilizantes orgânicos para alimentar o spathiphyllum - uma solução de excrementos de pássaros ou verbasco. Você também pode comprar um produto complexo. Isso deve ser feito em lojas especializadas.
Aparar
Após o término da floração, é necessário cortar o pedúnculo para que não absorva nutrientes. Recomenda-se fazer isso mais próximo do rizoma. Você também deve remover as folhas secas e doentes da cultura. Neste caso, os cortes devem ser polvilhados com carvão amassado.
Primeiros passos após a compra
Normalmente a planta é vendida em vaso técnico, o que não é adequado para cultivo permanente. Aproximadamente 2-3 semanas após a adaptação, a flor deve ser transplantada para um recipiente grande cheio de substrato fresco. Como a planta se desenvolve normalmente em solo úmido, ela precisa ser regada após a compra.
Na hora de escolher o local, deve-se dar preferência ao parapeito norte da janela. Neste caso, será possível obter uma iluminação ideal e evitar o superaquecimento do spathiphyllum. Para simplificar a adaptação de uma flor às novas condições, imediatamente após a compra ela deve ser transferida para um local escuro.Se o spathiphyllum estiver florido no momento da compra, é recomendável aguardar até que esse processo seja concluído. Só depois disso a flor poderá ser replantada.
Como propagar uma flor
A cultura pode ser propagada de diferentes maneiras - por estacas, divisão do arbusto ou por sementes. Recomenda-se enraizar o spathiphyllum por meio de estacas em areia úmida. Se você fornecer as condições corretas de água ou temperatura, as raízes aparecerão rapidamente. Depois disso, a muda pode ser transplantada para um vaso e até fazer uma estufa para ela.
Recomenda-se a propagação do spathiphyllum por divisão na primavera. Neste momento, novos pontos de crescimento são formados no caule, de onde crescem rosetas de folhas. É útil dividir o arbusto de vez em quando para evitar o espessamento. No broto é necessário deixar 3 folhas com ponta de crescimento. Para o plantio é necessário fazer um substrato. Deve consistir em areia, húmus, turfa e solo frondoso. Para melhorar a drenagem, pode-se adicionar tijolo triturado à composição. Também é permitido adicionar um pouco de solo de coníferas ao substrato de plantio.
Nuances durante o transplante
A flor precisa ser replantada uma vez por ano na primavera. Neste caso, você precisa levar um pote um pouco maior. No entanto, não deve ser muito volumoso. Até que o spathiphyllum atinja os 5 anos de idade, ele precisa ser replantado. Depois disso, você precisa se concentrar na condição das raízes.O replantio é necessário quando os brotos começam a aparecer pelos orifícios de drenagem. Se a altura do arbusto não ultrapassar 40 centímetros e o diâmetro do recipiente chegar a 20 centímetros, basta repor a camada superficial do solo.
Antes do transplante, a flor precisa ser regada. Se você remover adicionalmente os brotos laterais, todas as forças serão direcionadas para o desenvolvimento da folhagem. Ela ficará grande e bonita. Ao mudar para um novo recipiente, é necessário adicionar uma camada de drenagem. Sua espessura deve ser de 2 centímetros. Então você precisa colocar alguns centímetros de substrato fresco.
O transplante de flores é realizado por transbordo. Isso significa que o arbusto é movido com um pedaço de terra. Como a planta é transplantada para um substrato úmido, ela não precisa ser regada por 3-4 dias. Então basta simplesmente pulverizar a colheita.
Problemas durante o cultivo
Um dos problemas comuns no cultivo de uma planta é a falta de floração da cultura. Isto pode ser devido aos seguintes fatores:
- A temperatura ambiente está muito baixa ou a umidade é insuficiente. Na maioria das vezes, o problema se deve a uma combinação de dois fatores.
- Escassez de fertilizantes.
- Envelhecimento natural da cultura.
- Pote muito grande. Spathiphyllum floresce apenas se o sistema radicular preencher completamente o vaso.
Além disso, ao cultivar spathiphyllum, podem surgir os seguintes problemas:
- As folhas ficam pretas e secam. Neste caso, o motivo está no sistema de irrigação incorreto. Isto pode ser rega excessiva ou, inversamente, insuficiente. A falta de nitrogênio ou fósforo também é um fator provocador.
- As folhas estão ficando amareladas. A causa também pode ser rega insuficiente ou excessiva. Neste caso, você deve observar atentamente as folhas.O aparecimento de borda amarela está associado ao uso de água de baixa qualidade para irrigação. O líquido deve primeiro ser assentado. O amarelecimento no centro se deve à falta de iluminação.
- As pontas secam. Isso pode ser devido à falta de umidade ou ao aumento da secura do ar. Para isso, é necessário tomar medidas para aumentar a umidade do ambiente.
- A flor não abre completamente. O motivo pode ser o aumento da densidade do solo, que impede a plena circulação do ar.
Spathiphyllum é uma planta comum de interior cultivada por muitos jardineiros. Para que uma cultura se desenvolva normalmente e tenha um aspecto decorativo, ela precisa de cuidados adequados.