Corcus são plantas com flores precoces que começam a florescer literalmente depois que a neve derrete. Mas você pode cultivá-los em casa. Forçar bulbos de açafrão em casa permitirá que você desfrute dessas lindas flores em qualquer época do ano.
- Açafrões de outono
- Alvo
- Artabir
- Sollux
- Semeadura
- Açafrão sharoyan
- Açafrões de primavera
- Alexandre
- Tomasini de açafrão
- Marieta
- Pickwick
- Príncipe Noel
- Quando e como começar a forçar
- Os benefícios de forçar uma planta até uma determinada data
- Como preparar e criar condições para forçar os açafrões para o Ano Novo
- Preparando os rebentos
- Escolhendo um pote
- Datas e regras de desembarque
- Condições necessárias: iluminação, umidade, temperatura
- Regar e fertilizar
- Forçando colheitas até 8 de março
- Como selecionar material de plantio
- Plantar açafrões para forçar
- Plantando açafrões
- O que fazer com os bulbos de açafrão depois de forçar
Açafrões de outono
Os açafrões florescem não apenas na primavera, mas também no outono. As variedades de outono são adequadas para forçar no inverno, por exemplo, no Ano Novo.
Alvo
A tonalidade das pétalas é branca, com borda creme próxima ao pistilo. A altura da planta é de 10 a 15 cm e a variedade é bastante resistente ao inverno.
Artabir
As pétalas da inflorescência são azul-celeste, no centro as pétalas são cobertas por nervuras azul-escuras. Variedade alta, o caule chega a atingir 20 cm de altura e a floração começa na segunda década de outubro.
Sollux
As inflorescências são azuis com tonalidade roxa. As inflorescências apresentam um aroma rico e agradável. O período de floração começa no início de setembro.
Semeadura
A altura das plantas é de 10 a 13 cm, a tonalidade das inflorescências vai do lilás ao roxo profundo, com cerca de 7 cm de diâmetro, começa a florescer em meados de setembro.
Açafrão sharoyan
Variedade alta, até 20 cm de altura, com pétalas de um amarelo intenso. Esta cor de pétala raramente é encontrada em variedades com flores de outono. O período de floração ocorre em setembro-outubro.
Açafrões de primavera
Variedades de açafrão na primavera começam a florescer imediatamente após o derretimento da neve. Em casa, as plantas são utilizadas para forçar no início da primavera.
Alexandre
A cor das pétalas em flor é branco-prateada. O verso da pétala é branco como a neve. Começa a florescer no início da primavera.
Tomasini de açafrão
A altura dos caules desta variedade chega a 20 cm e a tonalidade das pétalas varia do roxo rico ao lilás. A flor desabrocha em abril.
Marieta
As pétalas das inflorescências são amarelo claro, às vezes cor de limão. As pétalas apresentam listras marrons na parte externa.
Pickwick
As inflorescências são brancas com tonalidade cinza. As pétalas apresentam listras roxas escuras.
Príncipe Noel
Esta variedade apresenta uma tonalidade incomum de pétalas. As inflorescências são brancas como a neve e perto do pistilo há uma borda roxa. A altura das hastes é de até 10 cm.
Quando e como começar a forçar
Você pode começar a forçar os açafrões a qualquer momento, dependendo de quando for necessário que as plantas floresçam. Na hora de escolher a data de início do forçamento, deve-se ter em mente que este processo não é dos mais rápidos e por isso é preferível escolher uma data com reserva. O processo de destilação leva aproximadamente 3-4 meses.
Antes de iniciar o procedimento, você deve estudar todas as nuances. Embora forçar os açafrões não seja muito difícil, existem algumas nuances e armadilhas que você deve conhecer com antecedência. Em primeiro lugar, você precisa saber que diferentes variedades reagem de maneira diferente ao forçamento. Será difícil fazer com que as variedades tardias floresçam no Ano Novo e as primeiras no início da primavera.
Os benefícios de forçar uma planta até uma determinada data
A principal vantagem de forçar uma flor é que a planta florescerá na data planejada. Embora, claro, não haja garantias exatas, se você seguir todas as condições do procedimento, a flor desabrochará na hora certa e sem problemas.
Como preparar e criar condições para forçar os açafrões para o Ano Novo
Em casa, faça açafrões Você pode florescer no feriado mais mágico - o Ano Novo. Nesta noite você quer um pequeno conto de fadas, e o que poderia ser mais mágico do que flores de primavera desabrochando no inverno. São como 12 meses em um conto de fadas.
Preparando os rebentos
A primeira etapa é a preparação dos bulbos. Forçar o material de plantio envolve a criação de condições no apartamento o mais naturais possível. Se você usar lâmpadas do local, desenterre-as entre junho e julho.Após a escavação, os bulbos precisam ser separados e secos.
Na primeira semana após a escavação, os bulbos são mantidos a uma temperatura de +30 graus. Em seguida, a temperatura na sala é constantemente reduzida até atingir +17 graus em meados de agosto. Depois disso, as lâmpadas são colocadas em uma sala com temperatura de +3...+8 graus. Uma geladeira serve.
Se você usar bulbos comprados, eles já estão secos, então só falta endurecê-los e começar o plantio.
Escolhendo um pote
O recipiente para plantio de bulbos pode ser qualquer coisa, o principal é que seja espaçoso. É aconselhável escolher vasos com furos no fundo para permitir a circulação do oxigênio no solo. Vasos de flores de plástico comuns são mais adequados para forçar açafrões.
Datas e regras de desembarque
Em média, forçar as lâmpadas leva de 90 a 100 dias. Se você fizer as contas, para que os açafrões floresçam no Ano Novo, eles precisam ser plantados por volta de setembro-outubro. Mas, novamente, não é fato que os açafrões florescerão na véspera de Ano Novo. A data é aproximada.
Solo leve e fértil com acidez neutra é adequado para o plantio de açafrão. Para manter os bulbos saudáveis, coloque drenagem no fundo do vaso, depois uma camada de terra e uma fina camada de areia por cima. Os bulbos são plantados nele. Em seguida, encha as cebolas com areia até o topo.
Condições necessárias: iluminação, umidade, temperatura
Para forçar com sucesso, você precisa criar condições favoráveis para o crescimento, selecionar a iluminação e a temperatura corretas nas quais os açafrões entrarão rapidamente na fase de crescimento.
Temperatura:
- Os bulbos devem ser mantidos a uma temperatura de +30 graus durante a primeira semana após a escavação.
- As próximas 2 semanas - a uma temperatura de +20 graus.
- Até agosto - a +17 graus.
- Antes de pousar - a +8 graus.
- Após o plantio dos bulbos, os vasos são transferidos para um quarto escuro com temperatura de +3 graus por 15-16 semanas.
- Depois que os brotos aparecerem, a temperatura deve ser de +10 graus.
- Então é aumentado para +17 graus.
O período de enraizamento corresponde ao inverno. Quanto mais tarde os açafrões forem planejados para florescer, mais os bulbos deverão ficar no frio e no escuro.
Os açafrões germinados são colocados no lado ensolarado e esperam que floresçam. Não é recomendável levar as panelas ao fogo repentinamente, a temperatura deve ser aumentada gradativamente.
Regar e fertilizar
Durante a secagem e resfriamento dos bulbos, eles não necessitam de rega ou fertilização. Os açafrões começam a ser regados depois que os bulbos são plantados no solo. Não é aconselhável regar demais os bulbos, basta umedecer o solo. O melhor é regar os bulbos em uma bandeja. As plantas precisam ser alimentadas se os bulbos forem plantados na areia.
Forçando colheitas até 8 de março
Na primavera, os açafrões são expulsos da mesma forma que no inverno. A única diferença é a determinação das datas de plantio. Eles mudam por várias semanas.
Como selecionar material de plantio
Para forçar os açafrões, é melhor usar bulbos grandes e saudáveis, sem sinais de danos. Os bulbos infantis não são adequados para esse fim; nada crescerá deles, porque o bulbo ainda é muito pequeno. É melhor deixar para plantar em campo aberto. No primeiro ano, mesmo fora é improvável que floresça.
Plantar açafrões para forçar
Em 8 de março, o período de forçamento cai em outubro-novembro. Para o plantio, utilize o mesmo substrato do forçamento de inverno. Em princípio, o processo não é muito diferente.
Durante o plantio, algumas pessoas preferem não aprofundar o bulbo e deixá-lo na superfície até a metade.Só com isso plantando mudas de açafrão pode ficar torto. Plante os bulbos em um recipiente comum. O material de plantio pode ser plantado próximo um do outro.
Plantando açafrões
O plantio é um processo onde, após o plantio, os bulbos são colocados em uma sala aquecida e a temperatura é aumentada gradativamente para que os bulbos comecem a crescer. A instalação ocorre a uma temperatura de +15...+17 graus. A temperatura aumenta por 2-3 dias após os vasos serem colocados ao sol.
Durante a fase de estabelecimento, o solo é mantido constantemente úmido. Não é necessário alimentar os açafrões, a menos que você planeje transplantá-los para um terreno aberto após a floração. Nesse caso, fertilizantes minerais para plantas bulbosas são adicionados ao solo depois que o vaso é transferido para um local quente e após a floração.
O que fazer com os bulbos de açafrão depois de forçar
Após a floração das plantas, as inflorescências são cortadas para que o bulbo não desperdice nutrientes na produção de sementes. Reduza também a quantidade de rega. Quando as verduras murcham, são cortadas e os bulbos desenterrados. Após o que são armazenados da mesma forma que antes da destilação. Em seguida, são plantados em terreno aberto ou reutilizados para reforço.