Disposições variadas de tulipas em canteiros de flores são um sinal claro do início da primavera. Flashes espetaculares de cores vivas não deixarão ninguém indiferente. Não é à toa que num passado distante essas plantas custaram uma fortuna. Anos se passaram. Convidados exóticos tornaram-se disponíveis para todos e ocuparam um lugar de destaque nos canteiros de flores. Para cultivar esse milagre em seu jardim, você precisa saber como armazenar preciosos bulbos de tulipas.
- Razões para desenterrar tulipas
- Maneiras de preservar os bulbos até a primavera
- Armazenamento seco
- Germinação úmida
- Forçamento antecipado
- Quando as lâmpadas devem ser removidas?
- Que tipo de espaço deve ser adequado para armazenamento?
- Preparando recipientes
- Regras básicas para armazenamento antes do plantio
- Possíveis problemas e suas soluções
- Tratamento após armazenamento
Razões para desenterrar tulipas
Para cultivar lindas flores, é necessário seguir as regras básicas da tecnologia agrícola. Um dos principais requisitos é a escavação anual dos bulbos. O procedimento garante que as qualidades varietais das plantas sejam preservadas e que grandes bulbos sejam obtidos para o plantio no outono. Além disso, a escavação regular ajuda a evitar apodrecimento e doenças. Uma exceção é feita apenas para crianças - cebolas em miniatura. Eles precisam ficar mais fortes e crescer.
Os nódulos são cavados no canteiro do jardim e deixados sozinhos por 2 anos. Ao remover regularmente os rebentos, você pode começar a remodelar o jardim de flores com segurança, sem medo de danificar as plantas. Após a floração, o rebento deixado no solo é aprofundado no solo. Essa manobra permite que as tulipas sobrevivam ao frio do inverno. Na primavera, a planta começará a buscar luz e a beleza brilhante continuará seu ciclo de vida. Mas todos os anos a lâmpada penetra mais fundo no solo. Percorrendo a espessura da terra, a planta gasta muita energia em vez de acumulá-la.
Como resultado, as flores ficam menores e as tulipas tornam-se frágeis e feias. Freqüentemente, vários bulbos filhos crescem nesses ninhos abandonados. Eles carecem de espaço e nutrição, então as tulipas ficam feias.
Maneiras de preservar os bulbos até a primavera
As tulipas são plantadas cerca de um mês antes da primeira geada. Se por algum motivo isso não for possível, é melhor adiar o evento para a primavera. Existem várias maneiras de armazenar material de plantio.
Armazenamento seco
Se houver poucos rebentos, você pode usar o método de armazenamento a seco. Para garantir que a semente seja preservada sem danos, cada bulbo é embrulhado em papel.Em seguida, as cópias embaladas são colocadas em um saco de papel comum e colocadas na geladeira. O local de armazenamento ideal é uma gaveta para vegetais. Geralmente é o fundo da geladeira. Os proprietários de casas particulares podem recomendar uma cave como arrumação. Neste caso, o material de plantio é colocado em uma caixa de madeira cheia de areia ou serragem.
O método seco é conveniente e simples, mas as tulipas após essa hibernação florescerão um pouco mais tarde do que o normal.
Germinação úmida
Se quiser esperar que as belezas holandesas floresçam na hora certa, você pode usar o método de germinação úmida. Para fazer isso, prepare um recipiente de plástico perfurado. Desinfete e encha o recipiente com serragem ou turfa.
Coloque os bulbos sobre o substrato preparado, colocando-os de baixo para cima. Em seguida, os nódulos devem ser polvilhados com turfa ou serragem e armazenados na adega até a germinação. Na primavera, as tulipas nascidas precisam ser plantadas em um canteiro de flores.
Forçamento antecipado
Ao submeter os bulbos a vários procedimentos, você pode obter tulipas florescendo para qualquer feriado. Ao alterar a temperatura durante o armazenamento, você pode retardar ou acelerar o período de floração. Uma composição perfumada e luminosa vai decorar a mesa festiva do dia 8 de março ou transformar a casa na noite de Natal.
Se você deseja receber flores até 8 de março, precisa se preparar com antecedência para forçar as tulipas. Para tanto, os melhores exemplares são selecionados na primavera. As plantas são cuidadas e alimentadas individualmente. Isso é necessário para que os bulbos acumulem mais nutrientes.
3-4 dias após a abertura dos botões, as flores das tulipas selecionadas são cortadas. Após a escavação, as amostras destinadas ao forçamento são secas e armazenadas separadamente. Durante o armazenamento, a temperatura do ar diminui gradualmente.Se em agosto a temperatura ideal é de 20 graus, em outubro os rebentos são armazenados a 16 graus.
A partir de novembro, o material de plantio para germinação deve ser guardado na geladeira. O recipiente de plantio e o substrato são preparados com antecedência. O vaso ou caixa deve ter furos de drenagem. Você mesmo pode preparar o substrato ou comprá-lo em uma floricultura. A composição da mistura de solo deve consistir em 3 componentes em partes iguais:
- solo de jardim;
- areia de rio;
- húmus.
As lâmpadas são retiradas da geladeira e inspecionadas cuidadosamente. Depois de selecionar amostras saudáveis, mergulhe-as em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos. O solo é desinfetado com a mesma solução e o recipiente é preenchido com substrato. Para evitar o processo de apodrecimento dos tubérculos, são adicionados ao solo comprimidos de Glyokladin. Os rebentos tratados são levemente pressionados em solo solto. As tulipas são plantadas de forma bastante densa, a uma distância de 1 a 2 cm uma da outra. O material plantado é borrifado com substrato e umedecido, deixando apenas as pontas dos bulbos por cima.
A futura composição é colocada na geladeira, onde ficará armazenada até o momento certo. Retire a caixa um mês antes do início do florescimento das plantas. Os brotos emergentes devem ser iluminados com fitolampo. Após o término da floração, as tulipas são cortadas, mas continuam a ser regadas, pois sua vida ainda não acabou. Um mês depois, os bulbos são retirados do solo, secos e armazenados até o outono.
A corrida de Natal é feita de forma um pouco diferente. Nas férias de inverno, o rebento já deve ter formado totalmente todas as partes da futura flor. Para uma composição de Natal, o bulbo é desenterrado antes do previsto e depois mantido por uma semana a uma temperatura de 32 a 34 graus. O procedimento de choque irá acelerar processos importantes.As demais ações serão iguais às do caso anterior. As lâmpadas holandesas marcadas como “Gigante” são mais adequadas para forçar.
Quando as lâmpadas devem ser removidas?
As mudanças que ocorrem com as tulipas lhe dirão quando desenterrar as belezas desbotadas. Sinais de prontidão para cavar:
- Amarelecimento da maioria das folhas (cerca de ⅓).
- As escamas dos bulbos ficam marrons.
- O caule da flor tornou-se flexível. Você pode envolvê-lo em um círculo com o dedo.
Se os rebentos forem removidos prematuramente, a planta não terá tempo para estocar nutrientes. Isto tem um efeito prejudicial nas qualidades decorativas e no estado geral da flor. Além disso, menos lâmpadas de reposição se formarão na parte subterrânea da planta e sua qualidade deixará muito a desejar.
A escavação tardia também é indesejável. Como resultado de ações tardias, aumenta o risco de as tulipas serem afetadas por doenças infecciosas. Rasgos horizontais aparecem nas lâmpadas de reposição. Isso piora significativamente a apresentação do material de plantio. Ao cavar tarde, é difícil extrair os tubérculos sem perdas. Os ninhos dos bulbos substitutos se desintegram e uma boa parte das futuras tulipas permanece no solo. O procedimento é realizado em clima seco, mas não quente.
Após a escavação, o material de plantio é inspecionado, classificado em grupos por tamanho e variedade e depois colocado para secar. Amostras doentes e gravemente danificadas são removidas. As plantas são tratadas durante 4 semanas a uma temperatura de 23-25 graus. Os bulbos são então armazenados para serem plantados novamente no solo no outono.
Que tipo de espaço deve ser adequado para armazenamento?
Os floricultores profissionais usam um milagre da tecnologia como uma câmera térmica.O equipamento é caro, para um simples amante de flores não é necessário adquirir tal equipamento.
Para armazenar material de plantio, você pode usar qualquer ambiente escuro e bem ventilado. O armazenamento deve ser protegido da luz solar direta. Não deve estar quente; o calor de 30 graus pode levar à desidratação e morte das lâmpadas. A temperatura ideal de armazenamento para tubérculos é de 20 graus. O sótão, terraço ou varanda de uma casa de campo são bastante adequados para este fim. Você pode armazenar as lâmpadas em um porão ou adega seca. Os tubérculos ficarão bastante confortáveis em um apartamento na cidade se você reservar um cômodo adequado para esse fim.
As lâmpadas são colocadas em uma caixa em uma camada. Recomenda-se cobrir a sementeira com serragem. Eles ajudarão a manter os tubérculos secos.
Preparando recipientes
Uma caixa de madeira é ideal para armazenar material de plantio. Jardineiros experientes recomendam fazer um furo no recipiente e colocar um termômetro ali. Isso ajudará a controlar a temperatura das lâmpadas.
Não há necessidade de recorrer a tais truques. Caixas de frutas em treliça, cestos de vime ou sacos de tecido são perfeitos para armazenamento. Recomenda-se desinfetar o recipiente selecionado antes do uso. Não use caixas de papelão. Eles podem facilmente se molhar.
Regras básicas para armazenamento antes do plantio
A beleza do futuro jardim depende da qualidade da semente.
- As lâmpadas devem estar secas e limpas. Seque o material a uma temperatura de 23-25 graus.
- O nível de umidade deve ser de 70-80%
- Escolha um ambiente escuro e bem ventilado.
- A temperatura do ar deve ser de 20 graus. Em setembro, abaixe um pouco - para 17 graus.
- Antes do armazenamento, os rebentos são tratados em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Possíveis problemas e suas soluções
A alta umidade e as temperaturas de armazenamento incorretas podem causar o apodrecimento dos bulbos e mofo. As amostras danificadas são tratadas com Fundazol ou solução de permanganato de potássio. Todo o material é separado, os espécimes saudáveis são separados e armazenados separadamente. Os tubérculos gravemente afetados são jogados fora.
Se as cebolas estiverem ligeiramente danificadas, as áreas afetadas são cortadas e as feridas tratadas com verde brilhante. O material de plantio é frequentemente cercado por roedores. Neste caso, os rebentos são colocados em meia ou rede e suspensos no teto.
Tratamento após armazenamento
Antes do plantio, os rebentos são embebidos em solução de permanganato de potássio. Isso protegerá o material da invasão de pragas e doenças. Além disso, o procedimento ajudará a satisfazer as necessidades de manganês das tulipas.