O transplante de todas as variedades de tulipas no outono é uma etapa importante da qual depende a saúde e a abundância do florescimento das plantas. As tulipas são uma das primeiras a começar a florescer no canteiro e, para garantir um processo precoce, é importante pensar com antecedência e replantar corretamente os bulbos no outono.
- Razões para transferir de um lugar para outro
- Quando replantar tulipas: na primavera ou no outono
- Vantagens e desvantagens do transplante de outono
- Prós e contras do transplante de primavera
- Regras de transferência
- Desenterrando as lâmpadas
- Secagem
- Tratamento pré-plantio de bulbos
- Aterrissando em um novo lugar
- Cuidados adicionais com as plantas
- É possível replantar tulipas em flor?
- Erros básicos
Razões para transferir de um lugar para outro
As plantas devem ser replantadas por vários motivos, sendo os principais os seguintes:
- Se as flores crescem em um lugar por muito tempo, elas começam a degenerar.
- Separe os bebês do bulbo mãe.
- Sem transplantar para um novo local, os tubérculos penetram mais fundo no solo e fica mais difícil para os brotos romperem o solo.
- Jogue fora o material de plantio velho e danificado.
- As plantas não crescem descontroladamente.
Após a floração, as tulipas não são replantadas imediatamente. É melhor desenterrá-los depois que a parte folhosa murchar e deixá-los até o outono. Não é necessário replantar a cultura todos os anos. As flores podem crescer em um local por 3-4 anos.
Quando replantar tulipas: na primavera ou no outono
É necessário escolher a época de replantio de acordo com as condições climáticas de crescimento e o tipo de tulipa. É melhor fazer isso perto do outono. Principalmente se a variedade for resistente ao frio. As datas ideais são consideradas de 10 de setembro a 10 de outubro. Em climas quentes, se os invernos da região não forem gelados, todas as variedades são replantadas nesta época.
Variedades que gostam de calor são toleradas na primavera (nas partes central, média e norte). Mas mesmo nessas regiões vale a pena replantar tulipas no outono, se possível. O primeiro sinal de que é hora de movimentar as colheitas no outono é que a temperatura do solo cai para +10-15 graus a uma profundidade de 10-12 cm.
Vantagens e desvantagens do transplante de outono
As vantagens do plantio de outono são:
- Durante o inverno, os bulbos terão tempo de criar raízes em um novo lugar.
- Os tempos de floração permanecem os mesmos.
- Após a floração, os bulbos terão tempo para ganhar nutrientes.
- Na primavera, as tulipas entrarão imediatamente em uma fase de crescimento ativo, sem se adaptarem a um novo local.
Uma das desvantagens é que se você replantar a safra no outono nas regiões do norte, a geada pode ocorrer repentinamente e há uma grande probabilidade de que os bulbos morram.
Prós e contras do transplante de primavera
As vantagens do transplante de primavera incluem:
- O solo terá tempo de aquecer na hora do plantio.
- Não há risco de que as variedades que gostam de calor morram devido à geada.
As desvantagens incluem o fato de os bulbos não terem tempo para ganhar nutrientes durante o inverno. Além disso, as datas de floração são alteradas em várias semanas. Mas a principal desvantagem é que nem todos os bulbos transplantados florescerão no ano do transplante. Alguns começarão a florescer no ano seguinte.
Regras de transferência
Não basta simplesmente transplantar as tulipas para um novo local, é importante fazê-lo de acordo com todas as regras da tecnologia agrícola. O procedimento correto será menos traumático para as plantas e elas se adaptarão rapidamente ao novo local.
Desenterrando as lâmpadas
Muitos jardineiros cometem um erro grave - começam a replantar tulipas imediatamente após desenterrá-las. Os tubérculos permanecem no solo durante todo o verão. O correto seria deixar as plantas até que a parte caduca seque 2/3. Depois disso, o material de plantio é desenterrado e armazenado em caixas por vários meses. E quando chega o outono, eles são transplantados para um novo lugar.
Secagem
Os bulbos desenterrados são limpos de escamas e raízes velhas, e as crianças também são separadas. O material de plantio é classificado por variedade e colocado em caixas. Não é aconselhável cobri-los. Até setembro, a temperatura interna deve ser de até +20 graus. Algumas semanas antes do pouso, ele cai para +15 graus.
Uma vez a cada poucas semanas, vale a pena inspecionar as lâmpadas.Se apresentarem sinais de danos, por exemplo, mofo ou podridão, esses espécimes serão separados dos saudáveis. O mofo é removido com pano seco e depois tratado com solução fungicida. Se a podridão for pequena, ela é cortada e a área cortada tratada com verde brilhante. Se o tubérculo estiver gravemente danificado, ele será jogado fora.
Tratamento pré-plantio de bulbos
Imediatamente antes do plantio em local permanente, o material de plantio é tratado em uma solução fraca de permanganato de potássio. Os bulbos ficam imersos em água por 30 minutos. Depois disso, são secos e transplantados para um novo local. Antes de plantar em um novo local, vale a pena preparar o solo. O solo é escavado até 20 cm de profundidade e depois regado com uma solução de permanganato de potássio para desinfetá-lo.
Aterrissando em um novo lugar
Você precisa plantar tulipas em um local onde elas não crescem há pelo menos 2 anos, durante esse tempo o solo teve tempo de se encher de nutrientes. O solo está solto. Remova todas as ervas daninhas. Em seguida, são feitos sulcos ou furos de 3 a 4 cm de profundidade e no fundo é colocada areia de rio lavada ou pedrinhas. A espessura da drenagem é de cerca de 3 cm.
A distância entre os bulbos adultos em um canteiro é de 30 cm, entre as crianças - pelo menos 15 cm.
Após o plantio no outono, o solo não é regado. A rega é feita a cada 3-4 dias, desde que não chova. Estágios do plantio de primavera:
- Na primavera, os bulbos germinados são plantados no solo, então em março são transferidos para vasos e guardados em casa, em ambiente fresco.
- Quando o tempo está quente lá fora, o solo é desenterrado. Faça furos e preencha o fundo com drenagem.
- A distância entre os bulbos é a mesma do plantio no outono.
Imediatamente após o plantio, as tulipas são regadas com água aquecida.
Cuidados adicionais com as plantas
Após um transplante de outono, os brotos aparecem na primavera, depois que a neve derrete. Dependendo da região, pode ser no final de março-abril. Em maio, as plantas já estão florescendo na maioria das áreas.
Cuidados com as plantas:
- Se a cobertura morta foi adicionada ao canteiro de flores no outono, ela é imediatamente removida para que o solo aqueça mais rápido ao sol.
- Depois que as mudas aparecem, o solo ao redor delas é cuidadosamente solto.
- Até que os botões comecem a aparecer, não é aconselhável regar o canteiro com frequência, pois a irrigação abundante é feita após a planta entrar na fase de floração.
- Os fertilizantes são aplicados ao solo apenas na primeira metade da temporada, quando as plantas estão apenas começando a crescer ativamente (você pode aplicar qualquer fertilizante para as culturas de flores).
Na hora de aplicar a fertilização, vale monitorar o estado externo das flores. Se você superalimentar as tulipas, elas começarão a aumentar ativamente sua massa foliar e a se esticar para cima. Os nutrientes não são adicionados mais do que 2 a 3 vezes por época de floração.
É possível replantar tulipas em flor?
É proibido replantar tulipas em flor. Isso interrompe os processos naturais que ocorrem nos tecidos vegetais durante a floração. As variedades varietais reagem de maneira especialmente dolorosa a tais procedimentos.
Se você ainda precisar replantar uma planta com flores, retire a tulipa do solo com um grande pedaço de terra e plante-a dessa forma em um novo local.
Erros básicos
Os erros no plantio de tulipas incluem:
- Atrasar prazos.
- Profundidade de plantio incorreta do bulbo (se você plantar muito próximo à superfície, a planta congelará e morrerá no inverno).
- Material de plantio de plantas com sinais de danos, mofo ou podridão.
Replantar tulipas não é tão difícil. O principal é seguir as regras da tecnologia agrícola e tentar não cometer erros.