A peculiaridade dos lírios é o seu crescimento. A cada ano a plantação fica mais densa e não há espaço para as flores. Portanto, os lírios terão que ser replantados pelo menos não todos os anos, mas algumas variedades precisam ser substituídas a cada 3-4 anos, outras com menos frequência. É assim que se regula o crescimento dos caules e o tamanho da flor.
- Por que é necessário um transplante e o que acontecerá se você não fizer isso?
- Qual é a melhor época para replantar lírios?
- Quando replantar lírios no outono
- Transplante de lírios na primavera e no verão
- Características de várias regiões da Rússia
- Como transplantar lírios corretamente
- Novo lugar no jardim
- Preparando covas de plantio e canteiros de flores
- Métodos de reprodução
- O processo de transplante imediato
- Cuidando dos lírios após o transplante
Por que é necessário um transplante e o que acontecerá se você não fizer isso?
Os lírios de jardim desenvolvem-se e florescem ativamente durante os primeiros 3 anos após o plantio. Então as flores começam a encolher. As plantações espessadas não permitem o desenvolvimento de rebentos jovens. A planta começa a envelhecer e murchar.
Um lírio de jardim deve ser replantado se:
- parou de crescer;
- fica coberto de folhas secas e murcha;
- contrai uma infecção fúngica ou bacteriana;
- cresceu muito.
Para cada tipo de planta, a frequência dos transplantes varia. Para os híbridos americanos, basta mudar de lugar no jardim uma vez por década. As variedades tubulares e asiáticas requerem replantio anual. Suas lâmpadas se reproduzem mais rapidamente.
Qual é a melhor época para replantar lírios?
Em que mês é melhor replantar uma horta depende de onde ela é cultivada. Onde está quente, você pode começar a mover parte do hemerocallis para outro local em outubro. Anteriormente, o procedimento era realizado em jardins localizados na Rússia central. A melhor adaptação das plantas ornamentais ocorre quando os botões caem há 20-30 dias.
Quando replantar lírios no outono
A escolha da melhor época para o transplante de uma cultura ornamental está relacionada ao momento de seu florescimento. O procedimento de outono é favorável para a maioria das espécies. A prontidão dos bulbos é determinada pelo estado de dormência e pela coleta de nutrientes antes do inverno.
Em setembro chega a hora de replantar as plantas que floresceram em julho-agosto. Os lírios de floração tardia devem ser desenterrados e transferidos para um novo local em outubro. Em áreas com início precoce do inverno, é melhor adiar o procedimento para a primavera. Caso contrário, a queda inicial da temperatura destruirá os frágeis bulbos de lírio.
Se escolher o momento errado e o solo do jardim começar a esfriar, é preciso cuidar do material de cobertura para a plantação de flores.
Transplante de lírios na primavera e no verão
Os bulbos preparados para transplante são deixados até a primavera, caso a época de plantio seja perdida. Resta preservá-los corretamente. O acúmulo de nutrientes nos bulbos é considerado importante. Para evitar que o material de plantio seque e fique úmido até a primavera, coloque os bulbos em um saco plástico, colocando-os na prateleira de baixo da geladeira ou guardando-os na adega. Para melhor preservação, os lírios precisam de ar, por isso são feitos furos no saco.
Na primavera, depois que o solo aquece até 8 a 10 graus Celsius, as plantas são plantadas em local permanente no jardim.
É melhor replantar tipos de lírios como a Branca de Neve após a floração no verão. Durante o período de dormência, que ocorre de julho a agosto, os bulbos são preparados para o plantio. São desenterrados, tratados com “Fundazol” e colocados em uma cova com solo nutriente. Em setembro, novas rosetas começarão a se formar nas raízes. Mas para este tipo de lírio basta mudar de lugar no jardim uma vez a cada 5 anos.
A classe asiática de flores não tem medo de replantar botões de flores. Eles toleram o procedimento facilmente e criam raízes rapidamente. Para que a planta tenha força suficiente para se adaptar às novas condições, as inflorescências são cortadas. No próximo verão o lírio irá deliciar-se com botões grandes.
Características de várias regiões da Rússia
A peculiaridade dos lírios é que podem ser cultivados em regiões com qualquer clima. Mas o momento do transplante de plantas mudará. No outono, você precisa de tempo para plantar um mês antes do início do frio. Na Sibéria, esse período cai em setembro, um pouco mais tarde você pode fazer jardinagem em clima temperado.
Na primavera, nas regiões sul, você pode iniciar os procedimentos de plantio já em abril, na região de Moscou - no início de maio, em jardins além dos Urais - a partir de 15 de maio.O principal aqui é ter tempo para que a planta não comece a expelir a flecha com o botão.
Como transplantar lírios corretamente
Antes de prosseguir com o replantio de uma cultura ornamental, você deve se preparar para o procedimento. Determine onde os lírios ficarão melhores. Eles toleram bem a proximidade de outras flores e coníferas.
Novo lugar no jardim
Os lírios florescem intensamente onde há muito sol e pouca sombra. Não se deve escolher um local onde a sombra de grandes árvores caia no local. Mas os raios diretos do sol também são perigosos para as plantas de jardim. As flores não toleram ventos fortes ou correntes de ar. Na maioria das vezes eles escolhem um lugar onde há uma cerca.
O solo do novo local para flores deve ser nutritivo e solto. A profundidade das águas subterrâneas é preferencialmente de 2 a 2,5 metros até a superfície. Não pode ser plantado em várzeas, caso contrário a área pantanosa causará o apodrecimento dos bulbos.
A acidez do solo para os daylilies é necessária em um nível neutro.
Preparando covas de plantio e canteiros de flores
Vale a pena começar a preparar os buracos para os bulbos de lírio com 2 semanas de antecedência. Cave o solo a uma profundidade de 3-5 centímetros. Se o solo for pobre, adiciona-se húmus e fertilizantes superfosfato e potássio. É melhor espalhar a mistura antes de cavar a área.
Para locais com alta acidez deve-se adicionar farinha de dolomita ou cal apagada. É proibido fertilizar o canteiro com esterco fresco. Isso causará infecções fúngicas nas plantas. As raízes podem ser queimadas pela matéria orgânica quando o calor é liberado delas.
Métodos de reprodução
O transplante é frequentemente combinado com a propagação de plantas com flores. Você pode usar os bebês formados nos bulbos para essa finalidade. Eles são separados plantando em canteiros separados.
Em alguns tipos de culturas, bulbos aéreos e bulbos são formados nas folhas. Eles também são um excelente material de propagação na primavera.
Uma forma produtiva de aumentar o número de lírios podem ser as escamas brancas externas. Depois de cavar o bulbo, ele é limpo de terra. Remova de 6 a 8 escamas e plante-as em um canteiro separado. No outono, pode-se colocar o material em musgo esfagno, turfa úmida, colocado em sacos plásticos. Armazene a semente em um local quente. Quando produz bulbos, eles são replantados. A planta começará a florescer somente após 2 anos.
As estacas são colhidas depois que o lírio floresce. Embora usem brotos com botões. Eles são cobertos com terra e aguardam o enraizamento. Assim que os bulbos começarem a se formar, dê-lhes a oportunidade de ficarem mais fortes. Em um mês eles estão prontos para o plantio.
O processo de transplante imediato
Após preparação preliminar do local e escolha do método de transplante, são desenterrados lírios desbotados. Garfos de jardim são usados para o procedimento. Eles não podem danificar o material de plantio. O caule é facilmente separado das raízes. Depois de retirar as tomadas do solo, elas são lavadas e inspecionadas quanto a danos e podridão. É melhor aparar as raízes, deixando 20-30 centímetros de comprimento.
É necessária a desinfecção do material de plantio em soluções do medicamento “Maxim” ou permanganato de potássio na concentração de 1%.
Determine a profundidade de imersão dos bulbos em 5 a 8 centímetros, dependendo do tamanho. Variedades altas são enterradas em 10 centímetros. A distância entre os furos é de 15 a 30 centímetros. Determine o intervalo de que tipo de lírio. Os maiores precisam de mais espaço, os mais curtos precisam de menos.
Coloque uma camada de drenagem ou areia grossa no fundo do buraco.Coloque uma cebola no centro do buraco e cubra-a com uma camada de substrato nutritivo. É necessário que a terra se encaixe bem entre as raízes. Depois de transferir de um local para outro, regue as plantas e cubra a plantação com turfa, serragem ou húmus.
Cuidando dos lírios após o transplante
Após o replantio no outono, são criadas condições para um inverno bem-sucedido para as plantas. Além de saturar o solo com umidade, as plantas são alimentadas com fertilizantes orgânicos e minerais. O que você mais precisa antes do inverno é potássio e fósforo. Portanto, eles regam com uma solução de cinzas.
Em áreas com invernos frios, é necessário adicionar uma camada de folhas caídas, colocando tábuas por cima. Pode ser coberto com camadas de material não tecido. Não deve fechar muito cedo, caso contrário os bulbos começarão a apodrecer. Abrigo plantio de hemerocallis deve ser feito quando a temperatura cair para 0 graus.
Na primavera, após a retirada do material de cobertura, são aplicados fertilizantes nitrogenados. Eles estimulam o crescimento da massa verde. Fósforo e potássio são necessários antes da floração. Regue o hemerocallis para que o solo fique umedecido por igual.
Os lírios transplantados nem sempre florescem no primeiro ano. Com muito cuidado, a floração será segura e brilhante no próximo verão.