Os floricultores, por meio de seleção e hibridização, criam novas variedades de plantas ornamentais para decorar a paisagem natural. Espécies selvagens são usadas como pais. A delicadeza das flores luxuosas do lírio Regale é criação da Mãe Natureza. A planta foi introduzida no cultivo inalterada, é tão bonita e também despretensiosa na criação e no cultivo.
- História de origem
- Descrição e características do lírio Regale
- Prós e contras da variedade
- Características do cultivo de flores
- Escolhendo um local de pouso
- Seleção de lâmpada
- Processo de plantio
- Recomendações para cuidados com as plantas
- Como regar corretamente
- Cobertura morta
- Como fertilizar
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Como propagar corretamente
- Exemplos de uso em paisagismo
História de origem
O habitat são esporões rochosos na província de Sichuan. Enormes flores brancas como a neve com uma fragrância forte e agradável serviram de base para o nome Regale, que significa majestoso. Lily Regale foi introduzida no cultivo em 1910 nos EUA. O pesquisador da flora chinesa, E. Wilson, enviou bulbos de plantas para a Inglaterra em 1903, onde criaram raízes e floresceram. A planta não se espalhou na Inglaterra. Wilson enviou vários milhares de bulbos para Massachusetts, onde o lírio começou a ser criado e cultivado como flor ornamental.
Os floricultores holandeses ficaram interessados nas novas espécies. 15 anos depois de um botânico inglês ter descoberto um novo hemerocallis, o Regale tornou-se a variedade mais popular do seu género na Europa. A forma selvagem tornou-se o ancestral das variedades modernas de lírio, unidas no grupo dos híbridos tubulares.
Descrição e características do lírio Regale
A altura do caule é de 0,5 a 2,5 metros. Os rebentos são finos, flexíveis e frondosos. As camadas superior e inferior terminam em inflorescências racemosas com “gramofones” perfumados. O diâmetro da corola branca como a neve é de 10 a 20 centímetros, a parte interna e os estames com pistilo são amarelos brilhantes. Por fora, as pétalas são de cor lilás claro. O número de flores no caule é de 5 a 30 peças. O período de floração é na segunda quinzena de julho. O fruto é uma cápsula que se abre por cima, repleta de sementes translúcidas.
As folhas são verde-escuras, estreitas, coriáceas, dispostas alternadamente. O bulbo é solto, composto por escamas e tem diâmetro de até 15 centímetros. As escamas do bulbo, escavadas no solo, mudam de cor de branco-rosa para roxo-bordô. Na parte inferior do bulbo crescem raízes, atingindo comprimento de até 50 centímetros.É aqui que ocorre a divisão: formam-se novos bulbos, que com o tempo se separam do bulbo mãe. No centro do bulbo há um ponto de crescimento de onde emerge um único caule.
Prós e contras da variedade
Os bulbos de lírio podem suportar o congelamento do solo até -15 graus, sujeitos a congelamento e descongelamento graduais. No cultivo, Regale pode produzir 30 flores grandes e pesadas, sob cujo peso o caule alto se quebra. Para preservar o aspecto decorativo da planta, é necessário apoiar ou retirar parte dos botões.
Características do cultivo de flores
Se você não seguir as condições de cultivo do lírio, as flores perdem a forma e ficam menores. Regale é desenterrado no outono, com forcado, para não danificar o sistema radicular. Para o plantio no próximo ano, os bulbos são armazenados em local seco e com temperatura não superior a +8 graus. No plantio no outono, os bulbos são colocados em covas preparadas.
Na primeira estação, os bulbos desenvolvem um sistema radicular e um caule florido. A floração começa no ano seguinte.
Escolhendo um local de pouso
Regale requer uma área bem iluminada pelo sol durante todo o dia. Por seus caules finos, carregados de inflorescências luxuosas, correntes de ar fortes não são desejáveis. Para uma planta perene, escolha um local onde crescerá por 5 anos.
A camada do solo deve ser solta, bem absorvente de água, permeável ao ar e saturada de nutrientes. Os lírios não toleram aditivos que aumentam a acidez do solo. Os fertilizantes orgânicos (estrume podre) são aplicados uma vez, antes do plantio do bulbo.
Seleção de lâmpada
Para o plantio, escolha bulbos Regale densos e intactos, com sistema radicular bem desenvolvido. Antes de plantar os bulbos no solo, eles são desinfetados em solução de manganês (vários grãos por litro de água) por 30 minutos.Após a secagem, apare as raízes, deixando os brotos com 5 centímetros de comprimento.
Processo de plantio
Os bulbos em campo aberto são plantados em grupos: a distância nas fileiras é de 20 a 25 centímetros, no espaçamento entre fileiras – 30 a 40 centímetros. A profundidade do furo depende do tamanho do bulbo: 15-25 centímetros. A época de plantio é de maio a setembro. Em climas temperados, o local de plantio e as mudas devem ser protegidos da geada no solo.
Recomendações para cuidados com as plantas
O lírio Regale não está imune ao frio que retorna em maio. O topo da planta com botões florais morre irrevogavelmente. A planta deve ser coberta com tampas de papel ou plástico. É igualmente importante seguir as técnicas de cultivo agrícola e preparar as flores para o frio do inverno. Para inibir o surgimento de bulbos plantados no outono, use uma cobertura de neve com serragem, que evita o aquecimento do solo.
Como regar corretamente
Umedeça o solo sob os lírios dependendo da temperatura e da umidade do ar, de maio até o final de julho. Regale não tolera solo seco e encharcado. A entrada de água nas folhas e flores causa queimaduras. A irrigação deve ser feita pela manhã se a camada superior do solo estiver 2 a 3 centímetros seca. Quando a brotação para, a rega termina.
Cobertura morta
A cobertura morta do solo é usada se os lírios forem plantados em um grupo separado em um canteiro de flores. Após o plantio dos bulbos, os buracos são cobertos com uma camada de turfa seca, palha e serragem de árvores decíduas. A serragem de coníferas não é utilizada como cobertura morta para não acidificar o solo. Cinzas de madeira são adicionadas à turfa para a mesma finalidade.
Se Regale crescer entre plantas perenes, o local de plantio não exigirá proteção adicional.
Como fertilizar
Para alimentar o Regale, são utilizados fertilizantes minerais para não infectar os bulbos. No início da estação de crescimento do lírio, é necessário nitrato de cálcio (1/4 colher de chá por meio balde de água). O fertilizante é aplicado ao solo após regar 2 vezes com intervalo de 2 semanas. Para uma floração abundante em julho, as plantas são apoiadas com fertilizante mineral completo (2 vezes por mês durante a rega): 30 gramas por balde de água. No final da floração, os fertilizantes fosfatados e potássicos são aplicados uma vez.
Preparando-se para o inverno
No inverno, as partes aéreas da planta morrem. O bulbo permanece no solo, no qual, durante o período quente, se forma um ponto de crescimento para o período futuro, e nas escamas há suprimento de nutrientes. Lily é uma planta resistente à geada. Em regiões com invernos quentes não há necessidade de proteger os bulbos do congelamento. Em outras áreas, o canteiro é coberto por uma espessa camada de folhagem e ramos de abeto.
Proteção contra doenças e pragas
No lírio Regale, uma infecção fúngica e viral afeta não só a parte aérea, mas também o bulbo. Infecção fúngica, focos de doença:
- ferrugem – folhas;
- penicilose - todas as partes;
- mofo azul – bulbos;
- podridão cinzenta – folhas, caules;
- phytium – raízes;
- rizoctonia - bulbos;
- antracnose - todas as partes;
- Fusarium - bulbos.
Com exceção da podridão cinzenta, é impossível superar a infecção. A flor deve ser desenterrada e queimada, o solo deve ser trocado ou nada deve ser plantado neste local por 5 anos. Prevenção - material de plantio saudável. Através dos pulgões, a infecção viral ocorre com mosaico, variegação e roseta. As plantas doentes são destruídas. Prevenção – controle de pulgões.
Pragas de lírios:
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- mosca de lírio;
- Podem larvas de besouros;
- chocalho de lírio.
Os métodos de controle incluem tratamento oportuno com inseticidas.
Como propagar corretamente
Os lírios são propagados por sementes, filhotes e escamas. As sementes podem ser plantadas em março e as mudas podem ser obtidas ou semeadas em campo aberto em maio. No primeiro caso, o plantio é feito em recipiente com solo arenoso-húmus em fileiras até a profundidade de 2 centímetros. Os brotos aparecem no 20º dia. Em maio, as mudas cultivadas são transplantadas para local definitivo.
As sementes são semeadas em terreno aberto da mesma forma que as mudas. Para reter a umidade, o solo é coberto com cobertura morta até que os brotos apareçam. A divisão do bulbo é feita no 5º ano. Nessa época, bulbos adicionais amadurecem e produzem hastes floridas. O bulbo se divide quando está dormente e a parte aérea morre. Depois de retirados do solo, os bulbos são separados uns dos outros e plantados em áreas preparadas.
Exemplos de uso em paisagismo
Os lírios são plantados em um grupo separado no centro do canteiro de flores, próximo a plantas anuais ou perenes de baixo crescimento. Regale, neste caso, é o destaque da cor principal que realça a camada decorativa inferior. Ao plantar entre plantas altas seus lírios brancos como a neve A textura enfatiza os tons das plantas perenes que crescem nas proximidades. Regale não é recomendado para ser plantado à sombra de árvores.