Vários tipos e variedades de açafrões são cultivados para decorar canteiros de jardins ou vasos de flores internos. Estas delicadas flores com aroma de violeta aparecem no início da primavera. No entanto, existem muitas variedades que florescem no outono. Nos países do sul, os açafrões são cultivados por causa de um tempero caro - o açafrão em pó.
- Classificação dos açafrões e suas características
- Jardim
- Interior
- Principais grupos e variedades
- Híbridos holandeses
- Grupo Crisanto
- Espécies de plantas com flores de outono
- Açafrões de flores grandes ou de primavera
- Variedades populares e variedade de cores de açafrão
- Lilás, roxo claro Thomas
- Sieber
- Korolkova
- Registro de Crocus Vangart e Flower
- Rainha Violeta – flores roxas
- Hubert Edelitern – roxo com listras brancas e amarelas
- Beleza Creme – flores creme
- Pérola Azul – branco com leve azul
- Alvo Branco
- Oxoniano com botões azuis escuros
- Valikola – flores creme
- Açafrão amarelo
- Açafrão Tomasini
- Harlem Jam rosa e lilás (Harlem)
Classificação dos açafrões e suas características
Os açafrões são plantas com flores perenes da família Iris. Eles crescem nas estepes do sul, nos prados montanhosos e nas florestas. A flor cresce selvagem nos países mediterrâneos, Ásia, Oriente Médio e Norte da África. Adora locais abertos e ensolarados e solos bem drenados.
Os açafrões também são chamados de açafrão. Todo mundo conhece o tempero amarelo feito do estigma desta flor. Antigamente, esse tempero valia seu peso em ouro. Nos países orientais, o açafrão era usado para fazer remédios, na culinária, para embalsamar cadáveres e tingir roupas de amarelo. No século XI, durante as Cruzadas, o açafrão foi trazido para a Europa e durante muito tempo foi utilizado como especiaria.
Somente no século XVI os açafrões decorativos apareceram nos jardins europeus. As primeiras flores do jardim incluem híbridos holandeses (Yellow Mammos).
Os açafrões são plantas pequenas com 8 a 32 centímetros de altura. As folhas são basais, verdes, com faixa longitudinal clara, longa e estreita. Eles aparecem do solo durante ou após a floração.
A parte subterrânea do açafrão é representada por um rebento. Este é um caule modificado; é redondo, coberto de escamas secas e possui numerosas raízes que se estendem desde o fundo. Cormos de diferentes espécies diferem em estrutura e características de cor. Eles vivem apenas um ano. Durante o período vegetativo, o rebento diminui de tamanho e gasta todos os seus nutrientes no desenvolvimento e na floração. Depois é substituída por uma lâmpada nova.
As flores são solitárias, muitas vezes simples, com estames e estigmas em seu interior. Às vezes, 2-3 flores aparecem em um rebento. Eles se parecem com um copo com uma haste fina. O caule é quase invisível, é muito curto, escondendo-se no subsolo. O caule pode ser considerado um longo perianto com 6 pétalas no topo, subindo do rebento. Dentro dela há uma coluna semelhante a um fio, dividida na extremidade em três partes - estes são os estigmas laranja brilhantes do açafrão.
Com base na cor, são divididos em flores amarelas (amarelo, laranja) e flores azuis (lilás, roxo). As flores são brancas como a neve, com um leve tom rosado. O fruto endurecido é formado no subsolo. Após o amadurecimento, é trazido à superfície. O fruto é uma cápsula trilobada com pequenas sementes angulares em seu interior. Eles se reproduzem por rebentos ou sementes.
Os açafrões, dependendo da espécie, florescem no início da primavera ou no final do outono. A duração da floração é de 7 a 19 dias. Os botões abrem em dias ensolarados.
Os estigmas de flores secas são usados há muito tempo como tempero. Na indústria alimentícia moderna, um corante amarelo natural é feito a partir do estigma do açafrão sativum, Alatavi, lindo, Pallas. O pó é usado para tingir queijos, manteiga e bebidas de forma amarelada. Um grama de açafrão deixa 100 litros de água amarelos. A planta deve essa propriedade à substância que contém - a crocina. As flores secas são utilizadas em perfumaria.
Os açafrões são cultivados para necessidades industriais no Irã, na Índia, na Espanha e como planta ornamental em muitos países ao redor do mundo. As flores ficam ótimas em canteiros de jardins e vasos internos. Usado para criar composições em floricultura.
Mais de 80 tipos de açafrão são conhecidos. Existem 19 variedades crescendo na Rússia.A classificação dos açafrões mudou frequentemente. Desde 1886, foram divididos em 2 subgêneros - com flores envoltas em folhas (Involucrati) e flores descobertas com folhas (Nudiflori). A classificação moderna é baseada no esquema de Brian Matthew. Os açafrões vêm em 2 subgêneros – Crocus e Crociris. Existe apenas uma espécie de açafrão no subgênero Crociris (Banat). O subgênero Crocus possui 2 seções e 15 espécies. Os tipos de rebentos diferem em estrutura.
Classificação dos açafrões:
- Açafrão:
- Açafrão (semeadura, Pallas, Cartwright, Otran, Karduhor, Kochi, Sharoyan, vale, Gulimi, flor longa, média, tardia, etrusca, Tomazini, primavera, Córsega, menor);
- Nudiscapus (Crimeia, Cáspio, dourado, amarelo, Fleischer, Alatavsky, Korolkova, Mikhelson, Ancara, folhas estreitas, Dálmata, Zibera).
- Crociris: Banatiano.
O açafrão cultivado na Espanha vem em duas variedades: Coupe e Superior. A primeira variedade produz um tempero mais valioso, pois para sua produção são utilizadas as partes superiores dos estigmas. A segunda variedade tem cor e aroma mais fracos, pois o pó é feito a partir de todo o estigma do açafrão. Na Espanha, os açafrões são secos em fornos de fogo. O custo de 1 quilo de tempero espanhol é de US$ 900.
O tempero de açafrão indiano da Caxemira é feito com uma tecnologia diferente. As caixas coletadas são secas sob luz solar quente. Para especiarias, use estigmas inteiros de açafrão. Eles são rejeitados com água. Os estigmas afundados são do grau mais alto e os flutuantes são do grau mais baixo.
No entanto, mais de 80% das especiarias no mercado são produzidas no Irão. O açafrão iraniano não é muito caro. É verdade que as especiarias do Irã têm o efeito corante mais forte. O pó é feito do estigma jovem do açafrão. O custo de 1 quilo de tempero é de US$ 470.
Você pode encontrar falso açafrão nas lojas. Este é Imeretian, feito não de açafrão, mas de malmequeres. Esta especiaria vem da Geórgia. O açafrão falso também inclui o açafrão Alatavi, feito de Alatavi Crocus, uma especiaria originária do Uzbequistão.
Jardim
Para decorar canteiros de flores de jardins, são adquiridos materiais de plantio de vários tipos e variedades. Os açafrões são cultivados principalmente a partir de rebentos. Saffron Posevnaya tem flores lilases suaves. Esta planta pode florescer no outono e tem cheiro de violeta.
Crocus the Beautiful tem flores de cor lilás suave. Flores grandes abrem em setembro e florescem por quase um mês. As variedades de outono incluem o açafrão azul centáurea Cassiopeia, o lilás Artabir, o Albus branco como a neve, o Pallux ametista e o Pallas roxo claro. Os açafrões com flores azuis e brancas como a neve florescem com mais frequência no outono. Com menos frequência no jardim de outono você pode encontrar açafrão Sharoyan, com pétalas amarelas brilhantes. Em agosto, o açafrão Dolinny floresce, com flores brancas como a neve.
Na primavera, os açafrões aparecem em canteiros de flores com pétalas amarelas, rosa ou vermelhas brilhantes. Por exemplo, botânico de flores pequenas. Em abril floresce o Golden Crocus, com flores amareladas. Os híbridos de primavera incluem híbridos holandeses de cor roxa, Blue Pearl azul suave, Princesa Beatrix limão, White Triumphant branco como a neve, Violet Queen ameixa e Lady Killer branco-lilás.
Interior
Os açafrões ficam ótimos em vasos internos. As delicadas flores dessas plantas, dependendo da espécie, aparecerão na primavera ou no outono. Para o cultivo doméstico, geralmente são adquiridos rebentos de híbridos holandeses de flores grandes. As variedades de primavera incluem as seguintes variedades: Vangart azul, Remembrance roxa, Joana d'Arc branca como a neve.No outono, Artabir azul claro, Sollux roxo e Albus branco como a neve florescem. Em um vaso você pode plantar bulbos apenas de variedades de primavera ou outono.
Principais grupos e variedades
Existem mais de 80 tipos de açafrão. A maioria deles floresce na primavera. É verdade que existe uma grande variedade de cores de plantas que florescem exclusivamente no outono. Cada tipo de açafrão é representado por inúmeras variedades.
Híbridos holandeses
Estes são açafrões populares e bastante numerosos. Os híbridos holandeses são cultivados em jardins e vasos internos. Eles têm flores grandes. A cor das pétalas é lilás, roxo claro, branca como a neve ou listrada. As flores crescem até 11 centímetros de altura. Os ancestrais dos híbridos holandeses são considerados açafrões de primavera, amarelos e de folhas estreitas.
Grupo Crisanto
Esta variedade tem flores ligeiramente menores que os híbridos holandeses. Os ancestrais do grupo foram o açafrão dourado e de duas flores. Variedades desta variedade apresentam flores amarelas, roxas, brancas como a neve e azuis.
Espécies de plantas com flores de outono
A famosa Sementeira de Açafrão é aquela que floresce no outono. Uma especiaria cara, o açafrão, é feita a partir do estigma desta planta. As variedades que florescem no outono vêm do açafrão Posevnaya, Krasny, Pallas, Sharoyan e Banatsky. Variedades populares: Oksinan, Albus, Artabir.
Açafrões de flores grandes ou de primavera
Na primavera, os híbridos holandeses e variedades obtidas do açafrão Adamas, Tomazini, Vesenniy, Uzkolistny, Zolotisty, Two-flowered e Crimean geralmente florescem na primavera.
Variedades populares e variedade de cores de açafrão
Os híbridos holandeses são geralmente cultivados em hortas.Estas variedades são pouco exigentes para o solo e adaptam-se bem a qualquer clima. Os jardineiros preferem comprar rebentos holandeses, pois apresentam flores grandes, boas e bonitas e melhores características varietais.
Lilás, roxo claro Thomas
Esta é uma planta minúscula com lindas flores roxas claras. Floresce no início da primavera. Ama muito a luz solar.
Sieber
Uma pequena flor primaveril com uma original cor tricolor. O centro é amarelo, transformando-se nitidamente em uma faixa branca, no final as pétalas são lilases suaves. Variedades famosas: Bowlez White branco como a neve, tricolor Tricolor e Violet Queen.
Korolkova
Uma pequena planta com flores laranja. As pétalas são cor de vinho na parte externa abaixo. Altura - 6-15 centímetros. Floresce na primavera.
Registro de Crocus Vangart e Flower
Híbridos holandeses criados com base no açafrão da primavera. Eles têm flores enormes em forma de taça. Altura - 14-25 centímetros. Folhas longas aparecem após a floração. As plantas desta espécie têm flores amarelas, lilases, brancas como a neve, escarlates e roxas. Variedades populares: Vangart, Yeloy Mammot, Remembrans.
Rainha Violeta – flores roxas
Uma linda flor roxa com garganta amarela dourada. Floresce na primavera. Esta variedade de flores grandes vem do açafrão de flor dourada.
Hubert Edelitern – roxo com listras brancas e amarelas
Uma pequena planta primaveril com flores grandes. A cor das pétalas é lilás ou listrada (com linhas roxas ou amareladas sobre fundo branco). Os açafrões florescem na primavera.
Beleza Creme – flores creme
Delicadas flores creme. A variedade é originária do açafrão de flor dourada. As flores desabrocham em abril.
Pérola Azul – branco com leve azul
Uma planta alta com flores de até 8 a 10 centímetros. O açafrão floresce em março, junto com os flocos de neve. As flores são azuis claras, com centro amarelo.
Alvo Branco
Flores brancas como a neve desta variedade aparecem em setembro. A planta tem 11-18 centímetros de altura e um aroma delicado. A variedade foi cultivada com base no açafrão Beautiful.
Oxoniano com botões azuis escuros
Uma flor baixa com 15 centímetros de comprimento. Floresce no outono. Origina-se do Belo açafrão. Oxonian tem lindas flores azuis escuras.
Valikola – flores creme
Uma planta com flores baixas, mas surpreendentemente bonitas, que floresce no outono. Possui delicadas flores creme e leve aroma violeta.
Açafrão amarelo
Flores douradas aparecem no início da primavera. Este lindo açafrão floresce em climas frios, quase na superfície da terra, mesmo sem folhas. As flores são amareladas, com 6 pétalas.
Açafrão Tomasini
Esta flor também é chamada de Napolitana. Prímula de primavera com delicadas flores lilás. Floresce no início de abril. As formas selvagens são encontradas nos Bálcãs, na Hungria e na Bulgária. A altura da planta é de 7 a 8 centímetros. O diâmetro das flores é de 3 a 4 centímetros.
Harlem Jam rosa e lilás (Harlem)
Uma bela variedade de açafrão primaveril com flores rosa-lilás. Esta pequena planta possui pequenas flores delicadas com 6 pétalas. Floresce na primavera, junto com flocos de neve. Flores roxas em um caule fino e alto e longos fios de folhas verdes com uma faixa clara no meio aparecem do solo. Os açafrões florescem por vários dias.