Para cultivar exuberantes arbustos de tuberosa, você deve seguir as regras de plantio e cuidados em campo aberto. A planta perene é caracterizada por belas inflorescências multicoloridas com aroma agradável e persistente. Todas as variedades diferem na época de floração, características de crescimento, forma e cor. O cultivo é realizado de diversas maneiras. A manutenção é simples e envolve rega, fertilização, poda e uma série de outras atividades em tempo hábil.
- Descrição e recursos
- Tipos
- folha larga
- tuberoso
- Variedades populares
- A Pérola
- Pérola
- Shringar
- Sensação
- Safira rosa
- Crisálida amarela
- Hindi ou decoração
- Métodos de cultivo
- Ordinário
- Germinação usando musgo ou turfa
- Usando tecnologia de gladíolos
- Recipiente
- Cuidado
- Rega
- Cobertura
- Armazenamento de inverno
- Aparar
- Transplante e propagação
- Recomendações e recursos de cuidados
- Doenças e pragas
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
A tuberosa, também conhecida como polyanthes, é uma planta perene da família dos espargos. Este arbusto decorativo irá decorar qualquer canteiro de flores.
E as notas agradáveis das inflorescências se espalharão por grandes áreas:
- A parte da raiz é representada por bulbos oblongo-ovais com diâmetro de até 62 mm. No topo são cobertos por uma casca marrom com escamas. A parte inferior do sistema radicular é caracterizada por longos ramos filiformes de cor clara.
- O crescimento dos brotos e folhas ocorre gradativamente. Na primeira estação após o plantio, raramente se formam inflorescências. Após o término do período de floração, o tubérculo velho morre e vários filhos pequenos aparecem em seu lugar.
- O caule é denso, ereto, estende-se até 46 cm.
- As folhas estão localizadas apenas na parte inferior do caule. Têm formato oblongo e cor verde escuro. As folhas crescem até 42 cm de comprimento e 20 mm de largura. A parte superior do caule está nua.
- Os botões começam a florescer no início de julho e duram até meados do outono.
- Uma inflorescência em forma de espiga é formada na parte superior do caule. Neste momento, a altura do arbusto é de 102 cm e os botões fechados são rosados. Os botões estão localizados em hastes ligeiramente pendentes.
- Cada flor leva três dias para florescer. Cada haste contém até 30 flores grandes com um aroma agradável e adocicado. As flores são predominantemente brancas como a neve, rosa ou roxas. As pétalas densas parecem feitas de cera.
- As flores são dispostas individualmente ou em pares. Os botões da linha inferior florescem primeiro.
- Após a floração, um fruto maduro permanece na forma de uma pequena cápsula achatada e redonda com sementes.
As pétalas das inflorescências são usadas para criar composições de perfumes incomuns e óleos cosméticos especiais.
Tipos
Mais de 10 espécies de polyanthes são encontradas na natureza, mas apenas duas delas são utilizadas na jardinagem.
folha larga
A variedade pertence ao grupo de plantas perenes. Os bulbos das flores crescem em forma de cone de até 6 cm de comprimento e 3,5 cm de diâmetro. O caule é poderoso, reto, até um metro de altura. A zona radicular do caule é densamente coberta por folhas largas de cor verde brilhante. As inflorescências têm a forma de uma espiga. As flores são grandes, com até 46 mm de diâmetro, de cor branca como a neve e com odor fraco e delicado.
tuberoso
Todas as variedades desta variedade de tuberosa estendem-se até 97 cm e a variedade de flores é propagada por grandes bolbos. Brotam folhas de até 48 cm de altura, semelhantes às folhas dos cereais. O caule é ereto e forte. As flores estão dispostas aos pares, formando uma haste. A inflorescência contém até 28 flores tubulares, brancas como a neve, com forte aroma adocicado.
Variedades populares
Todas as variedades de tuberosa distinguem-se pela floração bela e invulgar, com um aroma agradável e delicado.
A Pérola
A variedade é caracterizada por inflorescências leitosas semi-duplas em forma de funil. A floração coincide com os últimos dias de junho. A altura do arbusto chega a 86 cm.
Pérola
A planta forma um arbusto de 46 cm de altura e em uma inflorescência formam-se até 32 flores duplas com diâmetro de até 56 mm.
Shringar
Botões atraentes com um tom rosado são formados em um caule forte e forte.
Sensação
Uma característica distintiva é que o arbusto consiste em um grande número de pequenas inflorescências de tonalidade lilás-rosa.
Safira rosa
A planta se distingue por inflorescências grandes e densas de cor roxa escura. Esta variedade é utilizada para cultivo para fins industriais.
Crisálida amarela
A variedade decorativa difere de outras variedades de tuberosa por suas grandes inflorescências amarelas brilhantes.
Hindi ou decoração
As flores desta variedade são cultivadas para fins industriais. Os botões começam a abrir em julho. As flores são de cor rosada.
Métodos de cultivo
Na maioria das vezes, a tuberosa não é plantada imediatamente em área aberta, pois não tolera bem o frio. É melhor germinar primeiro os tubérculos.
Ordinário
Antes de plantar tubérculos de flores em área aberta, eles devem ser devidamente preparados:
- A maioria dos jardineiros pré-aquece os bulbos. Para tanto, o material de plantio é disposto sobre uma superfície de tecido úmido. A sala deve estar quente. Após o aparecimento das primeiras raízes, inicia-se o plantio.
- Recomenda-se também mergulhar os bulbos em uma solução que estimule o crescimento antes do plantio. Eles usam drogas como Zircon ou Kornevin.
- É útil tratar o material de plantio com Fitosporin ou Biostim. Esses medicamentos ajudarão a aumentar a resistência a doenças e pragas.
Para que os arbustos de flores se deliciem com flores exuberantes, é recomendável seguir uma série de regras:
- para o plantio é preferível escolher um local ensolarado e com sombra clara na hora do almoço, sempre protegido de correntes de ar;
- a flor desenvolve-se bem em solos nutritivos, soltos, com boa aeração e acidez neutra;
- os tubérculos são plantados no final de abril, quando o solo aquece até +11 graus;
- na área selecionada, faça recuos de até 3,5 cm a uma distância de 16 cm.
Germinação usando musgo ou turfa
Os tubérculos preparados são colocados em turfa ou musgo e transferidos para um local quente e escuro.A rega é realizada periodicamente. Assim que aparecem as raízes, os tubérculos são plantados em recipientes com solo preparado.
Usando tecnologia de gladíolos
Cultivar usando a tecnologia de gladíolos é popular. No outono, antes do início das geadas, os tubérculos são desenterrados, lavados e desinfetados. Em seguida, o material de plantio deve estar bem seco. Deve ser armazenado a uma temperatura de +12 graus, polvilhado com serragem ou areia.
Recipiente
Cultivar flores em recipientes permite que você aprecie as flores muito mais cedo. Os tubérculos são plantados em vasilhames já no início de fevereiro e cobertos com uma pequena camada de solo. Armazene até que as raízes apareçam em local escuro e quente.
Em março devem aparecer as primeiras raízes e o recipiente é levado para a luz. No futuro, você deverá regar as plantações regularmente. Quando chega o tempo quente, o recipiente é levado para fora, escolhendo um local com sombra. Após 12 dias é permitido deixar o recipiente ao sol.
No outono, antes do início da geada, o recipiente é levado novamente para casa e guardado em local fresco e escuro.
Cuidado
Como polyanthes adora calor, não é fácil cultivá-la. A flor tem requisitos especiais de temperatura e luz do ar. Recomendações úteis ajudarão você a cuidar adequadamente da tuberosa.
Rega
Estabeleça regas moderadas regulares. Em dias secos, regue uma vez a cada dois dias com água morna e sedimentada. O procedimento é realizado pela manhã. A irrigação não é realizada em tempo chuvoso.
Cobertura
Para manter as flores exuberantes e brilhantes, diversas alimentações são realizadas ao longo da temporada. A planta responde bem a compostos minerais e orgânicos.
A primeira aplicação dos componentes nutricionais é realizada antes do aparecimento dos botões e depois durante a abertura ativa dos botões.A última vez que os nutrientes são adicionados é depois que o arbusto floresce.
Armazenamento de inverno
Os bulbos começam a ser desenterrados depois que a planta floresce e forma uma vagem. As datas coincidem com a segunda metade do outono. O procedimento é realizado com cuidado para não danificar as raízes.
Para manter a germinação do material de plantio, é necessário seguir algumas regras:
- os tubérculos escavados são lavados;
- desinfetado com solução de permanganato de potássio;
- coloque sobre a superfície e deixe até secar completamente.
O material da semente deve ser armazenado em local seco e escuro a uma temperatura de +14 graus até a primavera. O melhor é mergulhar os tubérculos em areia ou serragem.
Aparar
A poda da tuberosa é realizada em dois casos:
- Quando um arbusto de flores não era bem cuidado, o caule ficava muito alongado. Há uma grande probabilidade de que a planta morra assim que os botões começarem a florescer. Neste caso, é necessário cortar todas as folhas. Pare de regar a planta e aplicar fertilizantes. As lâmpadas são desenterradas e enviadas para um quarto escuro.
- Assim que os arbustos murcham, a folhagem amarela e caída é completamente cortada. Isso é feito para garantir que todos os componentes nutricionais sejam direcionados ao crescimento e desenvolvimento do bulbo.
Durante o processo de crescimento, folhas desbotadas, brotos danificados e inflorescências quebradas devem ser periodicamente cortados dos arbustos de flores.
Apesar de os caules da tuberosa serem fortes, é recomendável amarrá-los a um suporte. Ventos fortes podem facilmente danificar o longo caule da planta.
Transplante e propagação
Polyanthes não responde bem a transplantes frequentes. Você não pode iniciar o procedimento no início da estação de cultivo.Em abril, só é permitido replantar tubérculos se o local não tiver sido alterado no ano anterior. Se aparecerem brotos verdes, o replantio não poderá ser realizado.
A reprodução da tuberosa na maioria dos casos ocorre por bulbos. A planta em boas condições é capaz de formar até 10 bulbos. Já em julho é permitido separar os filhos do tubérculo principal. Tubérculos com diâmetro igual ou superior a 26 mm são adequados para transplante.
A propagação por sementes é adequada apenas para regiões com climas quentes. O procedimento de cultivo é acompanhado de dificuldades.
É necessário criar condições ideais para o aparecimento das primeiras raízes.
Recomendações e recursos de cuidados
Ao cuidar de uma planta que gosta de calor, você precisa considerar alguns pontos:
- A flor precisa de boa iluminação, as inflorescências não aparecerão na sombra. Nas tardes quentes, é melhor criar sombra para o canteiro.
- A temperatura do ar não deve cair abaixo de +21 graus. Se o tempo estiver frio, o crescimento pára e a floração não ocorre.
- A planta adora umidade elevada (68-75%). Portanto, os arbustos devem ser borrifados periodicamente com água.
- A área de plantio deve ser escavada com antecedência e feita drenagem arenosa, pois a planta não tolera umidade estagnada.
Doenças e pragas
O cuidado envolve a realização de tratamento preventivo contra infecção por diversas infecções e ataques de pragas. Os jardineiros devem conhecer os primeiros sinais de um problema e ser capazes de lidar com ele em tempo hábil.
As pragas da tuberosa causam a propagação de infecções e a morte das plantas:
- Freqüentemente, os bulbos das plantas são danificados pelos ácaros da raiz da cebola. Aos poucos, os tubérculos começam a apodrecer, as folhas amarelam, ressecam, deformam-se e ficam cobertas por uma camada esbranquiçada.
- O grilo-toupeira também prejudica o crescimento da flor.Come as raízes e rói os caules e folhas da planta. As folhas começam a amarelar e o crescimento das flores diminui.
- Os rebentos jovens da tuberosa são danificados pelos pulgões. O inseto suga o suco da planta, por isso ela seca e morre. As folhas enrolam e aparecem marcas escuras e pegajosas. Os botões que conseguem se abrir apresentam flores pequenas e claras.
Entre as doenças tuberosas, as mais comuns são as seguintes:
- Como resultado da podridão cinzenta ou branca, o arbusto começa a escurecer, secar e apodrecer. O caule é coberto por uma camada acinzentada. Manchas marrons são observadas nas folhas. Os botões tornam-se pequenos, macios, murcham e caem rapidamente. Medicamentos como Teldor e Horus ajudarão no combate à doença.
- A penicilose é acompanhada pelo aparecimento de manchas marrons em qualquer parte da planta. Com o tempo, as manchas ficam cobertas por uma camada esverdeada e a planta apodrece completamente. O fungo se espalha em climas frios e chuvosos. Preparações químicas ajudarão a enfrentar a doença: “Maxim”, “Fundazol”, mistura bordalesa.
Uso em paisagismo
As flores são usadas para decorar buquês de férias e decorar casas e escritórios.
A tuberosa é um ótimo complemento para qualquer canteiro de flores. A combinação com gladíolos é especialmente bem-sucedida. Cuidar dessas variedades de flores é o mesmo. As tuberosas ficam lindas em combinação com flores pequenas.