A primeira menção à planta tropical Fúcsia remonta a 300 anos. Durante um longo período de tempo, os criadores desenvolveram mais de 100 variedades de uma flor tão bonita como a Fúcsia. Os floricultores e jardineiros de todo o mundo consideram a Fúcsia a rainha das suas coleções florais, e isso é bem merecido. As inflorescências grandes e brilhantes da planta irão decorar qualquer paisagem e se tornar o centro da composição do design.
Descrição da planta
O arbusto perene e perene Fúcsia foi trazido da América do Sul. A planta pertence à família das ervas daninhas e adora calor e boa iluminação.
Ao cruzar diferentes espécies de fúcsia, foram desenvolvidas variedades híbridas de arbustos, que são utilizadas tanto para fins decorativos por jardineiros e jardineiros, como por floricultores amadores para cultivo doméstico.
Características da planta:
- Os arbustos fúcsia vêm em diferentes formas e tamanhos. Uma flor cultivada em terreno aberto pode ter o tamanho de uma pequena árvore padrão.
- Grandes inflorescências em forma de sino de várias camadas atingem tamanhos de 8 a 10 cm.
- Grande e variada gama de cores. Algumas variedades podem ter vários tons de flores desabrochando ao mesmo tempo.
- As folhas do arbusto são pequenas, ovais, com pequenos dentes nas bordas.
- Os caules são flexíveis e finos, dependendo da espécie apresentam-se em diversas cores, do verde ao bordô escuro.
- A floração é longa e abundante. Com os devidos cuidados, começa no início da primavera e termina no final do outono.
Fúcsia é uma planta despretensiosa, agradável à vista e edificante com suas cores vivas e floração luxuosa.
Importante! Após a floração, formam-se pequenos frutos comestíveis. Compotas e conservas são feitas a partir dos frutos da flor..
Tipos e variedades populares de fúcsia
A flor élfica, como é chamada a fúcsia, possui diversas espécies híbridas obtidas pelo cruzamento de variedades desta planta. Todos os anos, criadores de diferentes países do mundo desenvolvem novas variedades e espécies de um belo e procurado representante da flora.
Magalhães
O arbusto Magellanic Fuchsia cresce até 3 metros de altura. Numerosos ramos e rebentos têm uma tonalidade bordô ou vermelha, as folhas são pequenas, de formato oval com pequenos dentes ao longo da borda.As inflorescências são solitárias, em casos raros formam-se pequenos cachos de 3 a 5 botões. A floração é abundante e longa, desde finais de junho até às primeiras geadas. Magellan Fuchsia é a espécie mais comum para a criação de novas variedades de plantas híbridas, pois sobrevive com facilidade e persistência a baixas temperaturas e até geadas.
boliviano
Um pequeno arbusto perene, com não mais de 120 cm de altura. Em seu ambiente natural cresce nas terras altas da Argentina, Guatemala e Bolívia, e também é encontrada nas montanhas do Equador. A fúcsia boliviana tem folhas grandes, pontiagudas e ovais, com dentes nas bordas. A planta floresce com grandes borlas vermelhas, nas quais vários botões são coletados ao mesmo tempo.
Na jardinagem ornamental, esse tipo de fúcsia é usado em latitudes quentes ou criado em casa.
Afinar
Thin Fuchsia é um arbusto perene. Em seu ambiente natural cresce até 3 metros. As folhas são pequenas, de formato oval com bordas recortadas. Os ramos e caules apresentam tonalidade verde, avermelhada ou bordô. Esta espécie floresce com inflorescências exuberantes, em cujo mato são coletados vários botões roxos ao mesmo tempo.
A fase de floração ativa do arbusto vai de meados de maio até o final de setembro. A bela e extensa Thin Fuchsia será o centro das atenções durante todo o verão.
Reclinado
Uma planta rasteira irá decorar qualquer arranjo de flores. A Fúcsia Reclinada possui flores únicas que estão sempre direcionadas para a luz solar. A ampla gama de cores inclui tons que vão do rosa suave ao laranja brilhante.
A planta tem um longo período de floração, do início da primavera ao final do outono.
Tireoide
O arbusto alpino Corymbose Fuchsia cresce na América do Sul. A planta tem folhas grandes e a altura dos arbustos chega a 5 metros.Os cachos de inflorescências vermelhas são caídos e contêm vários botões ao mesmo tempo, que não param de florescer durante o verão e o outono.
Gracioso
A variedade Graceful Fuchsia atrai atenção especial de floricultores e jardineiros. Botões grandes e esféricos são coletados em grandes inflorescências. As flores desabrochando lembram grandes sinos de cores diferentes. No ambiente natural, os arbustos crescem até 3 metros, mas na versão decorativa a flor não ultrapassa 1 metro. A floração ativa deste tipo de fúcsia começa na primavera e termina no final do outono.
Híbrido
Fúcsia híbrida ou ampelosa inclui muitas espécies desta planta. O híbrido foi criado especificamente para cultivo em vasos e recipientes especiais.Caules longos com múltiplas inflorescências de várias cores e tonalidades pendem em uma bela cascata.
Branco, vermelho, roxo, azul, amarelo, e este não é todo o espectro de cores representado por esta variedade de fúcsia. O início precoce da floração continua até o final do outono.
Plantio e propagação
A fúcsia é uma planta que adora calor, mas graças às variedades híbridas também é cultivada em regiões com invernos frios e rigorosos.
Regras de plantio fúcsia:
- Proteja o terreno dos ventos e correntes de ar.
- O local de pouso deve ter bom acesso à luz solar, mas a exposição direta aos raios deve ser escurecida.
- Assim que cessam as geadas noturnas, está na moda plantar o hóspede tropical em campo aberto.
Importante! A planta precisa ser desenterrada para o inverno, após as primeiras temperaturas abaixo de zero. Assim, a planta endurece e entra corretamente no modo de hibernação..
No momento do plantio, o sistema radicular é colocado a 20 cm da superfície da terra. A fúcsia levará duas a três semanas para criar raízes e se preparar para o período de floração.
Você sempre deseja obter o máximo possível de flores lindas para decorar seu jardim, terreno ou loggia. Para fazer isso, o fúcsia pode ser propagado. Existem vários métodos para este procedimento.
Método de semente
Para cultivar uma flor a partir de sementes, você precisará das seguintes etapas:
- Compre sementes da variedade desejada em loja especializada.
- No final de março, plante-os em vasos ou pastilhas de turfa.
- Durante 3 semanas, umedeça o solo conforme necessário.
- A temperatura do ambiente onde estão as sementes em germinação não deve ultrapassar 18 graus.
- Assim que aparecerem os primeiros brotos, as mudas podem ser transferidas para uma sala aquecida e aguardar condições climáticas favoráveis para serem transplantadas para campo aberto.
As flores cultivadas a partir de sementes possuem alta imunidade e são consideradas mais fortes.
Propagação vegetativa
- Brotos medindo 10cm ou folhas grandes são cortados da flor-mãe.
- Cada estaca deve ter vários botões.
- Uma muda jovem é colocada em água ou areia, coberta com filme ou jarra até que se formem as primeiras raízes.
- Após a descoberta do sistema radicular emergente, espere 2 a 3 semanas e transplante as mudas em vasos com solo preparado.
O corte é feito no final do inverno, quando o arbusto começa a acordar.
Importante! Para obter plantas com copa exuberante e extensa, várias mudas são plantadas em um vaso ao mesmo tempo. As plantas plantadas começarão a florescer ativamente no primeiro ano de plantio..
Instruções de cuidados
A fúcsia é uma planta despretensiosa, mas ainda é preciso seguir as recomendações necessárias para cuidar dela. Embora a planta seja originária de países de clima tropical, ela não tolera calor extremo.Portanto, você precisa colocar a flor élfica em áreas escuras do jardim ou horta. Em altas temperaturas, a planta interrompe a fase de floração ativa e as folhas caem.
Regar e pulverizar
Durante o período de crescimento ativo e floração, a planta necessita de rega abundante. Portanto, a partir da primavera e terminando no final do outono, a flor deve receber o máximo de umidade, mas sem excesso. É necessário regar a planta de manhã ou à noite, após o pôr do sol.
No inverno, o fúcsia não é regado mais do que 2 vezes por mês. Umedecer e pulverizar os caules das folhas também é importante.
Aparar
Para formar a copa, a flor é podada duas vezes por ano. A primeira poda ocorre antes da planta entrar em dormência de inverno. Flores murchas e brotos em excesso são removidos. A segunda vez que o Fúcsia é podado é no final de janeiro. É então que se formam a copa e o formato necessário da planta.
Alimentando
Esta bela representante da flora adora cuidados cuidadosos e nutrição adicional. Esta planta adora fertilizantes orgânicos e minerais. A partir do início da primavera, o fúcsia começa a se desenvolver e florescer ativamente. Este período durará até o final do outono e exigirá grandes gastos de energia da planta. Portanto, precisa de alimentação adicional na forma de fertilizantes a cada 2-3 semanas.
Transferir
É melhor replantar as flores da casa na primavera. Os trabalhos de replantio são realizados anualmente, substituindo totalmente o solo antigo. O sistema radicular de uma planta pré-cortada é examinado cuidadosamente. Não deve haver crescimento de fungos ou mofo; os brotos das raízes danificadas devem ser cortados.
A fúcsia é transplantada para terreno aberto assim que a temperatura noturna estiver acima de zero.
Doenças e pragas
A flor é suscetível a algumas doenças e pragas:
- Devido a cuidados inadequados, a planta pode começar a apodrecer. Esta doença se faz sentir rapidamente, por isso as chances de salvação são grandes.
- Se aparecerem manchas marrons nas folhas, é necessário tratamento urgente. As áreas afetadas são removidas e a planta bem lavada com adição de uma solução de sabão em pó. O tratamento adicional ocorre com a ajuda de medicamentos especiais.
- A mosca branca ataca rapidamente a flor. O aparecimento de gotículas pegajosas nas folhas indica que as larvas estão sugando o suco da planta. A lavagem completa em água corrente e sabão em pó interromperá o processo de morte.
- Lindos arbustos são atacados por pulgões. Para eliminar o parasita, as folhas são enxugadas com uma solução alcoólica e depois tratadas com preparações especiais.
O cuidado cuidadoso com a planta evitará problemas.
Possíveis dificuldades no cultivo de fúcsia
Jardineiros e floricultores costumam encontrar as seguintes dificuldades ao cultivar flores:
- A rega abundante durante a estação fria causa manchas nas folhas.
- Se os botões caírem, a planta não está recebendo luz ou umidade suficiente. Fúcsia também não gosta de movimentos frequentes.
- Queda de folhas, cuidado inadequado, temperatura muito alta.
- As condições de estufa no inverno afetam a falta de floração. No inverno, o fúcsia deve ser mantido fresco.
Aproveitar a vida rodeado de lindas e brilhantes flores fúcsia é o sonho de muitos jardineiros e floricultores. Mas realizar o seu sonho não é nada difícil.