A variedade Rosa Samba é uma excelente planta ornamental e muito apreciada pelos jardineiros. Essa cultura tem uma cor interessante. As flores são de cor amarela com bordas vermelho-alaranjadas. Para ter sucesso no cultivo de uma cultura, vale a pena atendê-la de forma completa e de qualidade. Deve incluir rega, fertilização e poda oportunas.
- Descrição e características da variedade
- Prós e contras do Samba rosa
- As sutilezas de plantar uma flor
- Quando plantar?
- Área de pouso
- Preparação de mudas
- Processo de plantio
- Regras de cuidados com as plantas
- Rega e fertilizantes
- Poda formativa
- Abrigo para o inverno
- Prevenção de doenças e pragas
- Como propagar o Samba Rose
- Aplicação em paisagismo
Descrição e características da variedade
A variedade rosa Samba Pati pertence à categoria floribunda. Traduzido, isso significa “florescer abundantemente”. A cultura faz jus ao seu nome, já que a floração dura todo o verão. No momento da floração, as flores apresentam uma tonalidade amarela com uma borda escarlate nas bordas. Eles então ficam escarlates brilhantes com pequenas listras amarelas.
As inflorescências em flor atingem 8 centímetros de diâmetro. Ao mesmo tempo, praticamente não cheiram. A altura da colheita chega a 90 centímetros. É caracterizado por dimensões compactas. A largura não ultrapassa 60 centímetros. As folhas são de cor verde escura e apresentam textura brilhante.
A planta é resistente à geada e fácil de cuidar. A cultura tolera bem a precipitação. As flores cortadas podem permanecer na água por até 15 dias.
Prós e contras do Samba rosa
As principais vantagens da variedade incluem o seguinte:
- floração exuberante e longa;
- resistência a doenças;
- resistência ao gelo.
A única desvantagem da planta é a total ausência de odor. Porém, para quem sofre de alergias e pessoas com hipersensibilidade a fragrâncias, isso pode ser considerado uma vantagem.
As sutilezas de plantar uma flor
Para ter sucesso no cultivo, é recomendável realizar o trabalho de plantio de maneira correta.
Quando plantar?
As rosas podem ser plantadas na primavera ou no outono. No primeiro caso, recomenda-se fazê-lo após o aquecimento total do solo. No outono, a safra é plantada em setembro ou outubro - tudo depende do clima da região.
Área de pouso
Essa cultura se desenvolve normalmente em diferentes áreas. Para conseguir uma floração exuberante, os arbustos são plantados em locais bem iluminados. É importante escolher áreas que sejam protegidas de forma confiável contra correntes de ar e vento.
Preparação de mudas
Se você planeja plantar uma planta com sistema radicular aberto, primeiro mergulhe-a em água. Isso ajudará a saturar as raízes com umidade e a expandir-se. Arbustos com raízes fechadas podem ser colocados em um buraco junto com o solo.
Processo de plantio
Para plantar uma safra, você precisará de um buraco medindo 40 centímetros de diâmetro e 40-50 centímetros de profundidade. O buraco deve ser preenchido com húmus, turfa e areia - 1 balde cada. Você também precisará adicionar meio balde de argila fina e 1 copo de cinza e superfosfato.
A muda de rosa precisa ser colocada no centro da depressão em um morro de solo. Neste caso, é recomendável espalhar as raízes uniformemente em círculo.
A zona de enxertia deve estar 3-4 centímetros abaixo da superfície do solo.
Recomenda-se compactar o solo, umedecê-lo e cobri-lo com uma camada de cobertura morta. Para isso é permitido o uso de húmus, serragem e feno.
Após o afrouxamento, a camada de cobertura morta deve ser renovada.
Regras de cuidados com as plantas
Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela deve ser bem cuidada.
Rega e fertilizantes
Vale a pena regar a rosa uma vez por semana. Para fazer isso, é melhor usar água morna e sedimentada. Recomenda-se umedecer o solo pela manhã ou à noite. No tempo seco, a quantidade de rega aumenta. 1 arbusto requer 8 a 10 litros de água.
Durante a temporada, a planta precisa ser alimentada várias vezes:
- a primeira vez que a cultura é alimentada após a abertura dos botões, com infusão de verbasco;
- a segunda alimentação é realizada após 2 semanas com uréia;
- pela terceira e quarta vez vale a pena usar produtos minerais à base de potássio, magnésio e fósforo;
- A quinta alimentação é realizada no início do outono - para isso utiliza-se uma solução de cinzas e sulfato de potássio.
Poda formativa
O arbusto requer poda moderada.Não se deve encurtar muito os brotos, pois isso provoca um enfraquecimento da colheita. A poda insuficiente levará à formação de um arbusto ramificado com ramos fracos. É melhor cortar a colheita em 7 a 8 botões. O procedimento é realizado no início de março. No mesmo período, vale a pena retirar os brotos danificados e congelados.
No outono, a rosa deve ser podada antes de cobri-la para o inverno. Recomenda-se retirar com cuidado as folhas do arbusto e aparar os caules em 15-20 centímetros. A partir do terceiro ano de vida iniciam a poda antienvelhecimento. Vale a pena retirar brotos velhos com 2 a 3 anos da parte central do arbusto.
Abrigo para o inverno
A colheita deve ser coberta para o inverno. Antes de realizar os procedimentos de aquecimento, é recomendável retirar folhas, flores e copas verdes do arbusto. Neste caso, a cultura deve ser coberta com terra e coberta com folhas ou ramos de abeto.
Prevenção de doenças e pragas
Essa variedade de rosa é resistente à alta umidade, o que provoca o desenvolvimento de infecções fúngicas. Para efeito de prevenção, pode-se pulverizar a cultura com uma solução de sulfato de cobre. Também é permitido usar mistura bordalesa para este fim. O procedimento é realizado na primavera. Isso deve ser feito uma vez a cada 2 semanas.
A cultura também pode sofrer ataques de diversas pragas:
- Pulgão rosa. Neste caso, as folhas enrolam-se e ficam cobertas por uma camada pegajosa. Karbofos e Actellik ajudam a lidar com os parasitas.
- Ácaro aranha. Neste caso, as folhas ficam cobertas por pequenas teias de aranha brancas. Karbofos e Commander ajudam a destruir as pragas.
- Rolo de folhas de rosa. Quando atacadas por esta praga, as folhas enrolam-se longitudinalmente. Nessa situação, a cultura é tratada com Decis ou Karbofos.
- Penny está babando. Neste caso, os rebentos ficam cobertos de caroços espumosos.Pulverizar os arbustos com água e tratá-los com Intavir ou Rovikurt ajuda a combater as pragas.
- Rosa mosca-serra. Esta praga leva à deformação e secagem dos brotos. Nesta situação, a cultura deve ser tratada com Decis ou Clorofos.
Como propagar o Samba Rose
A rosa samba deve ser propagada por métodos vegetativos:
- Estacas. O procedimento é realizado no início da lignificação dos ramos. As estacas são preparadas a partir de brotos com 1 a 2 centímetros de espessura. Depois disso, são enterrados em solo solto e cobertos com filme. A planta deve ser plantada em local permanente pelo 3º ano.
- Enxerto. Para a realização do procedimento, utiliza-se a roseira brava como porta-enxerto. Para fazer isso, você precisa fazer um corte em forma de T no colo da raiz, colocar nele um botão de rosa Samba adormecido e fixá-lo com filme.
- Divisão. Este método só é adequado para plantas enraizadas. Vale a pena dividir a safra na primavera ou no outono. Para fazer isso, você precisa desenterrá-lo e cortá-lo em vários pedaços com uma faca afiada. Cada fragmento deve ter pelo menos 3 brotos.
Aplicação em paisagismo
Rose Samba fica bem com coníferas. Recomenda-se escolher culturas baixas. A combinação com hosts parece boa. Também é permitido combinar a cultura com buxo. Sabugueiro preto ou buxo serão um excelente cenário para uma rosa.
Os arbustos podem ser usados para decorar caminhos ou bordas de jardins. A cultura pode ser utilizada em plantios coletivos. Neste caso, as plantas são plantadas a uma distância de 1 metro uma da outra.
Rose Samba é uma cultura ornamental atraente, frequentemente usada em projetos paisagísticos. Para ter sucesso no cultivo de uma planta, vale a pena cuidar dela de forma completa e de qualidade.