O cultivo da rosa trepadeira Iceberg tem vários recursos. Esta cultura tem lindas flores brancas como a neve e é ativamente usada em projetos paisagísticos. Para que a planta se desenvolva bem e floresça abundantemente, ela requer cuidados de qualidade.
- História da criação da variedade
- Descrição e características da rosa Iceberg
- Principais vantagens e desvantagens
- Características do cultivo de uma flor
- Lugar ideal
- Preparando o solo e as mudas
- Processo de plantio
- Nuances do cuidado com as plantas
- Rega e umidade
- Cobertura
- Poda e replantio
- Inverno
- Durante e após a floração
- Como proteger uma rosa de doenças e pragas
- Como propagar
- Use no design de jardins
Para fazer isso, a colheita é regada, alimentada e podada em tempo hábil.A proteção contra doenças e pragas não é de pouca importância.
História da criação da variedade
Esta floribunda foi criada na Alemanha em 1958 como resultado do cruzamento de chá híbrido e rosa trepadeira almiscarada. Iceberg é uma variedade da bela variedade Schneewittchen.
Descrição e características da rosa Iceberg
Esta cultura é caracterizada por um rápido desenvolvimento. Sua altura chega a 150 centímetros. O arbusto é altamente ramificado e a copa apresenta formato uniformemente arredondado. A vida útil da cultura é de 20 anos, após os quais as raízes morrem. Os rebentos jovens são finos e apresentam uma tonalidade verde clara.
As folhas são grandes e têm textura brilhante. Suas bordas são lisas ou ligeiramente irregulares. As flores atingem 6 a 7 centímetros de diâmetro. O botão fechado tem formato alongado e cor esverdeada. Às vezes há uma tonalidade rosa.
As flores abertas são de cor branca como a neve. Eles são semi-duplos e contêm muitos estames amarelos. Os botões ficam presentes nos galhos por 1 semana. Eles formam pincéis de 3 a 15 peças.
Principais vantagens e desvantagens
Esta variedade de rosas tem muitas vantagens:
- Floração exuberante e abundante. A cultura é usada para decorar diversas estruturas - arcos, paredes, cercas.
- Possibilidade de voltar a florescer. Com a remoção oportuna das inflorescências desbotadas, é possível obter novamente a aparência das flores.
- Estrutura incomum de inflorescências e tonalidade interessante. As flores são em forma de taça e de textura semi-dupla.
- Aroma agradável. Ele está bastante fraco.
- Crescimento rápido. Durante um curto período de tempo, uma rosa pode esconder elementos pouco atraentes do jardim.
- Resistência ao gelo.
- Resistência média a doenças.
Ao mesmo tempo, a cultura também apresenta algumas desvantagens:
- A necessidade de construir um suporte.
- Risco de doença da mancha preta. Esta doença se desenvolve em climas úmidos.
- Incapacidade de usar para decoração de buquê.
Características do cultivo de uma flor
Para que a planta se desenvolva normalmente e tenha uma floração exuberante, é necessário realizar corretamente o trabalho de plantio.
Lugar ideal
Recomenda-se plantar a rosa em local ensolarado. Na sombra, a colheita não florescerá abundantemente. É melhor plantar a flor em terreno plano ou em uma pequena colina.
Não vale a pena colocar a lavoura em várzeas, pois nesses locais há estagnação da água.
Preparando o solo e as mudas
A rosa deve ser plantada em área com solo leve e fértil. Solo denso com águas subterrâneas estagnadas não é adequado. Antes do plantio, o solo deve ser solto com areia e turfa e adicionado húmus.
A planta deve ser plantada em cova pré-preparada. Seu diâmetro deve ser de 65 centímetros e sua profundidade de 1 metro. Vale a pena colocar na cova uma mistura fértil de húmus, terra de jardim e areia de rio. Esses componentes são obtidos na proporção de 1:1:2. Você também pode adicionar um balde de cinzas de madeira e 150 gramas de fertilizantes minerais ao buraco.
Poucas horas antes do plantio, os arbustos devem ser imersos em água. É permitido o uso de estimulador de crescimento. Isso estimula o enraizamento dos arbustos.
Processo de plantio
Para realizar o trabalho de plantio, faça o seguinte:
- Apare as raízes das mudas. Eles não devem ultrapassar 30 centímetros de comprimento. Também vale a pena retirar o excesso de brotos - devem sobrar 3-4 pedaços.
- Coloque cuidadosamente as mudas nas reentrâncias e cubra com terra.
- Regue as camas moderadamente.
Nuances do cuidado com as plantas
Para que a cultura se desenvolva plenamente e se delicie com uma floração abundante por muito tempo, vale a pena cuidar dela com qualidade.
Rega e umidade
Regue a planta estritamente pela raiz. A umidade não deve atingir as folhas da cultura. A frequência da rega depende do clima. O solo não deve secar.
Cobertura
Os produtos orgânicos são aplicados da mesma forma que a cobertura morta. Húmus podre, turfa e composto são adequados para a planta. No outono, a camada de cobertura morta deve ser renovada. Isso ajuda a enriquecer a composição química do solo e protege a colheita da morte. No início do verão, utilize produtos minerais ou nitrato de amônio.
Poda e replantio
Na primavera e no outono a planta precisa de poda. Durante o procedimento, são retirados brotos com mais de 3 anos. O crescimento do ano passado deve ser reduzido em 2-3 botões.
Ao plantar uma planta em local desfavorável, ela deve ser replantada imediatamente. Recomenda-se que isso seja feito no outono. Para isso, a parte aérea da cultura deve ser retirada do suporte e o arbusto cuidadosamente desenterrado. Recomenda-se recuar 60 centímetros da base da planta.
Em seguida, a cultura deve ser arrancada do solo, retirada do excesso de terra e imediatamente plantada em um novo local. O transplante é feito com muito cuidado para não danificar as raízes. Após 2 dias vale a pena adicionar terra e amontoar a planta.
Inverno
A planta deve ser coberta durante o inverno. A rosa tem rebentos flexíveis, pelo que podem ser pressionados ao solo e fixados. O topo da estrutura deve ser coberto com ramos de abeto ou agrofibra. Também é aceitável usar caixas de papelão.
Com a chegada da primavera, recomenda-se retirar imediatamente a camada isolante para que a bucha não apodreça. Depois disso, o solo ao redor do arbusto deve estar bem solto.
Durante e após a floração
A floração da colheita continua durante todo o verão. Para que uma rosa floresça plenamente, é necessário sol e solo bem drenado.O arbusto também precisa de umidade moderada. Para lançar a segunda onda de floração, é recomendável colher os botões murchados.
Como proteger uma rosa de doenças e pragas
A planta é resistente ao desenvolvimento de doenças e ataques de pragas. Porém, às vezes a cultura é afetada pela mancha preta. O aumento da umidade do ar leva ao desenvolvimento de patologias. A estagnação da umidade no solo também é uma causa.
A planta afetada deve ser desenterrada junto com suas raízes e transplantada para um local remoto. Recomenda-se tratar a cultura com antifúngicos. Em casos avançados, a rosa é destruída.
Pragas perigosas incluem pulgões, tripes e ácaros. Numa fase inicial da infecção, os pulgões podem ser controlados manualmente. Depois disso, apenas agentes químicos ajudam a destruir os parasitas.
O aparecimento de uma camada prateada indica ataque de ácaros. Isto é frequentemente observado em climas quentes e secos. O acaricida Neoron auxilia no controle de pragas.
Como propagar
A planta pode ser propagada das seguintes maneiras:
- método de sementes;
- enxerto;
- estacas;
- camadas.
Normalmente, estacas ou camadas são usadas para propagar rosas. Esses métodos são considerados os mais eficazes. O método da semente é usado com menos frequência. Nesse caso, raramente é possível obter bons resultados, principalmente na coleta independente do material de plantio. A partir de sementes preparadas com as próprias mãos, crescem rosas sem características varietais.
Use no design de jardins
Rosas iceberg não são adequadas para corte. Os arbustos são geralmente usados para decorar um jardim. As colheitas ficam especialmente boas quando cultivadas em um tronco.
Além disso, o arbusto é perfeito para decorar escorregadores alpinos, gazebos ou gramados. Recentemente, os jardins brancos monocromáticos tornaram-se cada vez mais populares. Sua base pode ser a rosa trepadeira Iceberg.
As bordas altas são consideradas uma opção igualmente popular. Rosas trepadeiras são frequentemente usadas para decorá-las. Além disso, com a ajuda de arbustos de iceberg, é possível criar um desenho incomum em paredes e arcos.
Vale considerar que as rosas brancas são perfeitas para plantar em pequenas áreas.
Com a ajuda deles, é possível ampliar visualmente o espaço.
A rosa trepadeira Iceberg apresenta excelentes características decorativas. Com sua ajuda, você pode decorar o seu jardim e criar muitas composições atraentes. Para obter excelentes resultados no cultivo, deve-se seguir rigorosamente as recomendações de cuidados com a cultura.