De floração exuberante e aroma inebriante, a rosa Flamentanz é a decoração de chalés de verão e jardins frontais. Amplamente utilizado em paisagismo, como sebe. Devido à sua resistência às mudanças de temperatura, é cultivada não só nas regiões sul, mas também na Sibéria.
- História da seleção de culturas
- Diferença de outros tipos: prós e contras da variedade
- Descrição da planta
- Brotação e floração
- Bush e sistema radicular
- Condições de detenção
- Iluminação e localização
- Temperatura
- Ar e umidade
- Composição do solo
- Plantar mudas em terreno aberto
- Momento ideal
- Processo tecnológico de desembarque
- Recomendações para cuidados com as culturas
- Irrigação
- Aplicação de fertilizante
- Afrouxando o solo e controlando ervas daninhas
- Poda formativa
- Instalação de suporte
- Protegendo arbustos para o inverno
- Propagação por rosa trepadeira
- Avaliações de jardineiros
História da seleção de culturas
A variedade híbrida de rosa Kordes Flamentanz com flores grandes e brilhantes foi cultivada nos jardins de rosas da famosa casa comercial W. Kordes 'Sohne após cruzamento com Rose rubiginosa em 1952. A variedade foi apresentada ao público em geral três anos depois.
Híbridos resistentes à geada com ramos trepadeiras e propriedades varietais características são o orgulho especial da famosa dinastia de criadores alemães. O nome corresponde à aparência da planta durante a floração, traduzido do alemão significa “dança do fogo”.
Diferença de outros tipos: prós e contras da variedade
A rosa Flamentanz difere de outras variedades por sua resistência e alta robustez no inverno.
A única desvantagem e propriedade distintiva observada pelo próprio Cortez é que ela floresce uma vez por ano durante um mês.
A lista de vantagens da variedade é mais ampla. Inclui:
- resistência a pragas e doenças fúngicas;
- resiste a geadas até -30°C;
- aroma delicado e persistente;
- floração abundante;
- rápido desenvolvimento do mato, reprodução sem dificuldades;
- longevidade;
- uso na jardinagem vertical de lotes domésticos e chalés de verão.
A altura do arbusto e o número de flores no caule dependem da escolha correta do local de plantio e dos cuidados adequados. Os produtores de flores apreciam especialmente a variedade de rosas Flamentanz por sua resistência às temperaturas do inverno. Nas regiões sul, os arbustos ficam sem abrigo e, nas regiões norte, a planta não está devidamente isolada.
Se você seguir as regras para a realização de trabalhos agrotécnicos, a rosa florescerá com segurança em um local por até 20 anos.
Descrição da planta
Cortez considerou o híbrido Flamentanz o melhor entre as rosas trepadeiras de flores vermelhas que ele criou.O fato de o arbusto florescer uma vez não o impede de ser popular na Escandinávia e entre os floricultores nacionais.
Brotação e floração
Nas regiões do sul da Rússia, a brotação e floração da variedade ocorrem da segunda quinzena de maio até o final de junho. Nas áreas localizadas ao norte, a rosa Flamentanz encanta com uma floração exuberante duas semanas depois.
Os botões, sob o peso das pétalas, das quais existem 20 a 40 peças, inclinam-se ligeiramente para baixo. Quando o arbusto floresce com flores duplas vermelhas brilhantes, atingindo 12 cm de diâmetro, os galhos podem quebrar se não forem fixados em suportes em tempo hábil. Contra o fundo de grandes flores ígneas com grandes estames amarelos no centro, a folhagem verde brilhante do arbusto se perde e se torna menos perceptível.
Dependendo da composição do solo e das condições climáticas, florescem exemplares únicos de flores e inflorescências exuberantes. Até 15 botões são formados em uma haste. O aroma da rosa Flamentanz é agradável, delicado e discreto.
Bush e sistema radicular
A roseira Flamentanz está se espalhando, sua altura varia de dois a cinco metros dependendo das condições climáticas. Os rebentos são ramificados com espinhos, largos na base. Se você não podar anualmente, o arbusto fica com uma aparência desleixada.
O sistema radicular da planta é bem desenvolvido e poderoso. Não está sujeito a congelamento em invernos gelados ou apodrecimento devido a chuva excessiva.
Condições de detenção
Para que as propriedades varietais da rosa Flamentanz sejam plenamente reveladas, seguem as recomendações para a criação de condições adequadas para a planta.
Iluminação e localização
A abundância da floração é influenciada principalmente pela iluminação. Escolha um local no lado sul do local. O momento ideal para o arbusto ficar exposto à luz solar é de 6 a 7 horas por dia.Prolongar o período de iluminação faz com que as flores percam a intensidade da cor.
Se for escolhido o local certo para a rosa - sem correntes de ar e com lençóis freáticos próximos, a planta não precisará ser replantada por muitos anos.
Temperatura
Desde que o solo esteja umedecido, as altas temperaturas do verão são favoráveis para a rosa Flamentanz. A variedade é valiosa porque se adapta a diferentes condições climáticas e pode suportar mudanças de temperatura de -35 °C a +35 °C.
Ar e umidade
Rose responde favoravelmente à circulação moderada de ar, mas categoricamente não aceita correntes de ar. Durante a estação de crescimento, os arbustos são especialmente exigentes em rega.
Se houver falta de precipitação e baixa umidade do ar, a rosa Flamentanz é pulverizada com pulverizador no início da manhã e à noite. Neste momento, a luz solar direta nas folhas está excluída.
Composição do solo
Rosa Flamentanz adora solos franco-arenosos com boa drenagem, margas contendo húmus e chernozem. A planta prefere acidez levemente ácida ou neutra.
A permeabilidade ao ar e à umidade é de grande importância. A estagnação da água é inaceitável. Ao mesmo tempo, a composição do solo deve reter umidade suficiente para a rosa. A fertilidade do solo aumenta com composto e húmus. Como as raízes da cultura são poderosas, a espessura da camada arável deve corresponder ao seu comprimento.
Plantar mudas em terreno aberto
O material de plantio é inspecionado quanto a áreas danificadas, deformadas ou secas. Para que a planta se desenvolva mais rapidamente, os galhos são cortados em 25–30 cm e os cortes são lubrificados com verniz de jardim. As raízes são embebidas por 2–3 horas, encurtadas e tratadas com cinzas.
Em terreno aberto, é preferível plantar a rosa Flamentanz junto com um torrão de terra. Portanto, é melhor adquirir uma planta varietal com sistema radicular fechado.Após o término do evento, o arbusto é coberto com filme, criando condições de estufa.
Momento ideal
As rosas Flamentanz são plantadas na primavera, antes da abertura dos botões, quando o solo aquece até +10 °C.
A época ideal de plantio é no final de abril ou início de maio.
Este período é favorável ao enraizamento e ao rápido crescimento. Se os botões de uma muda de rosa comprada em um viveiro abrirem, espere até que as árvores frutíferas comecem a florescer, após o que são plantadas.
O plantio também é permitido no outono, mas o mais tardar no início de outubro. Caso contrário, o arbusto não terá tempo de se adaptar e morrerá de frio no inverno.
Processo tecnológico de desembarque
Para que as roseiras Flamentanz criem raízes com segurança e deliciem-se com uma floração abundante, no momento do plantio das plantas siga o seguinte algoritmo de ações:
- preparar uma cova de plantio com meio metro de profundidade e largura;
- manter uma distância entre poços de 1 metro;
- No fundo é despejada uma drenagem de 20 centímetros - pedras, fragmentos de tijolo;
- umedecer o solo;
- a camada fértil do solo é misturada com meio balde de esterco ou húmus;
- cavar a muda, segurando-a na posição vertical;
- o solo é compactado por cima com os pés;
- regue a muda novamente, cubra com serragem e casca.
Para um melhor enraizamento da planta, as raízes são primeiro colocadas na solução de Kornevin.
Recomendações para cuidados com as culturas
A variedade de rosas Flamentanz não exige cuidados, mas não pode ser feita sem regar, fertilizar e capinar. Para que a cultura enfeita uma casa ou chalé de verão com floração abundante todos os anos, são realizadas podas formativas e sanitárias dos galhos, os arbustos são tratados com preparações que protegem contra insetos-pragas e doenças, e a planta é preparada para o inverno.
Irrigação
Nos dias quentes de verão, durante o período de rápido crescimento da massa verde, um balde de água é colocado sob cada roseira duas vezes por semana.Com o aparecimento dos botões, a rega é reduzida para uma vez a cada uma semana e meia a duas semanas.
Aplicação de fertilizante
Na primavera, início do período vegetativo, as rosas são alimentadas com fertilizantes minerais complexos com ênfase em nitrogênio e fósforo. Estimulam o crescimento de novos ramos e aumentam a imunidade das rosas enfraquecidas da variedade Flamentanz - Agrícola, Hera "Primavera", Fertika.
Duas semanas depois, o composto é adicionado sob cada arbusto, enterrando-o superficialmente no solo. Um mês após a primeira alimentação, regue as plantas com infusão de excrementos de galinha ou vaca. Durante o período de brotação, os arbustos são pulverizados com um complexo quelatado.
Aumenta a resistência à geada, previne doenças e ataques de pragas ao adicionar potássio fertilizantes no outono - Calimagnésia, Sulfato de potássio. Para aumentar a resistência da cultura ao frio e fortalecer as raízes, utiliza-se superfosfato.
Afrouxando o solo e controlando ervas daninhas
A despretensão da variedade de rosas Flamentanz permite capinar e soltar o solo uma vez por semana. É aconselhável realizar medidas agrotécnicas no dia seguinte à rega, quando se forma uma densa crosta de solo sob a planta.
Turfa, composto e húmus usados como cobertura morta atraem minhocas. A aeração do solo aumenta, mais oxigênio chega às raízes.
A remoção de ervas daninhas reduz o risco de doenças e ataques de insetos. O arbusto recebe mais nutrientes.
Poda formativa
A primeira poda da variedade Flamentanz é realizada no momento do plantio, encurtando os caules em 30 cm da raiz. No segundo ano, na primavera, os brotos fracos são removidos e os galhos são encurtados, deixando quatro botões em cada um. Em setembro, são removidos galhos danificados, deformados e brotos não lignificados de arbustos nos quais os botões não se formaram. Aperte o topo dos cílios principais.
No terceiro ano e nos anos subsequentes, no início da primavera, eles se livram dos galhos tortos que crescem dentro da copa. Os ramos basais anuais são encurtados em 1/3 e os antigos são cortados. Se não houver rebentos jovens, os caules velhos não serão completamente removidos. Deixe seções de 20 centímetros para estimular o crescimento de novos cílios.
Na poda formativa de rosas, leve em consideração que a brotação ocorre nos ramos que surgiram no ano passado. Todos os anos, os ramos floridos laterais são encurtados para o terceiro botão. Para formar a coroa, são selecionados ramos poderosos e bem direcionados.
Instalação de suporte
Antes que a rosa Flamentanz comece a florescer, os floricultores cuidam da estabilidade dos galhos dos arbustos e preparam estruturas de suporte. Na escolha de um suporte, eles se orientam pela confiabilidade, compacidade e decoratividade.
As pérgolas, que substituem os gazebos e servem como áreas de lazer, são construídas de forma independente. Postes de metal são cravados em ambos os lados do caminho do jardim. Um telhado de treliça arqueado de madeira é fixado no topo. A altura da pérgula deve corresponder ao tamanho das roseiras.
Um suporte em forma de cone é construído com tubos de metal e plástico. Instale mais próximo da parte mais espessa da planta. Plante a rosa Flamentanz ao longo de uma cerca de arame ou faça uma treliça de madeira presa a postes.
Protegendo arbustos para o inverno
Pouco antes do início do frio, os ramos da planta são retirados do suporte. Sob o peso do próprio peso, os cílios dobram-se até o chão. Não há necessidade de pressa para cobrir os arbustos, pois depois da primeira geada começa o degelo e a rosa Flamentanz pode pisar.
Aguarde uma temperatura negativa estável (6–7°C). Em um dia claro e ensolarado, os galhos são amarrados em cachos e colocados sobre uma camada de folhas secas, tábuas e feno.Nesta posição, as hastes são fixadas com arcos. Você pode passar sem eles, mas com os arcos a cultura tem acesso ao ar, o que minimiza o congelamento e o aquecimento.
A rosa é isolada no topo com qualquer material de cobertura - ramos de abeto, spunbond, agrofibra, feltro para telhados. Você pode usar caixas de papelão e filme plástico.
Propagação por rosa trepadeira
O método de propagação mais eficaz são as estacas. Brotos floridos ou desbotados são selecionados. A parte inferior da estaca é cortada diagonalmente diretamente abaixo da gema, a parte superior é cortada uniformemente, longe da gema.
As folhas inferiores são retiradas, a muda da rosa é enterrada em um recipiente com substrato diluído em areia até a profundidade de 2 cm e uma garrafa plástica é fixada no topo para criar efeito estufa. Depois de um mês, o abrigo é retirado. O vaso com material de plantio é deixado até o plantio no solo em ambiente com temperatura de 25 °C. Quando o calor estável se instala, a planta é plantada em um local permanente.
Avaliações de jardineiros
A atitude dos residentes de verão e floricultores em relação à variedade de rosas Flamentanz é expressa em comentários.
Irina, 33 anos:
“Depois de construir uma casa de campo, o meu sonho tornou-se realidade - cultivar rosas. O paisagista aconselhou-nos a adquirir a variedade Flamentanz, que se adapta às nossas condições climáticas, tece e impressiona nos suportes. Plantei arbustos ao longo da cerca, no lado sul da casa e perto do mirante. As plantas sobreviveram bem ao inverno. No ano seguinte, floresceram tão abundantemente que havia mais flores do que folhas. O cuidado demora um pouco, mas que lindo! Meu conselho é tratar regularmente suas plantas com produtos químicos. Caso contrário, atacarão lagartas e pulgões, dos quais é difícil se livrar.”
Natalya Petrovna, 45 anos:
“Há cinco anos, um vizinho do interior me deu uma muda de rosa Flamentanz. A planta adaptou-se rapidamente ao canteiro e começou a enrolar.Tive que pedir ao meu marido para fazer um arco. Ela floresce com chamas vermelhas todo mês de junho continuamente durante um mês. A manutenção não é onerosa. No outono, retiro os cílios e cubro-os com spunbond. Na primavera coloco em um suporte e trato com fungicidas. Depois que a rosa desabrocha, retiro as inflorescências secas e as alimento com matéria orgânica, cinzas e superfosfato. Antes do inverno, cortei galhos velhos. No inverno passado deixei os cílios no arco, envolvendo-os com duas camadas de agrofibra. O arbusto permaneceu intacto e ileso.”