A rosa é a flor preferida de milhões de pessoas, existem mais de três mil variedades de rosas. As rosas das variedades inglesas são especialmente magníficas e, portanto, gostaria de considerar em detalhes as características do cultivo da variedade de rosas Graham Thomas.
- A história da rosa Graham
- Principais características e desvantagens da cultura
- informações gerais
- Brotação e floração
- Condições para o cultivo da variedade
- Iluminação e localização
- Temperatura e umidade
- Rascunhos e geadas
- Composição necessária do solo
- Preparação e plantio de mudas
- Cuidados com a variedade
- Irrigação
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Proteção contra doenças e pragas
- Abrigo para o inverno
- Características de reprodução
- Comentários sobre a variedade
A história da rosa Graham
Esta variedade surgiu na Inglaterra em 1983 graças aos esforços do famoso criador David Austin, que cruzou duas variedades incríveis de rosas - Iceberg e Charles Austin. Graham Thomas era um amigo próximo e colega de Austin, e a nova variedade de planta foi nomeada em sua homenagem. Esta flor foi apresentada pela primeira vez numa exposição em Chelsea, altura em que a rosa inglesa Graham conquistou uma clara liderança varietal entre os tipos de rosas já conhecidos.
Principais características e desvantagens da cultura
Uma característica distintiva desta variedade pode ser chamada de botões terry chiques, que apresentam um aroma frutado sutil incomparável, que é especialmente intenso em tempo nublado. A saturação da cor dos botões, assim como a altura do arbusto, depende das condições climáticas onde a rosa cresce.
Com os devidos cuidados, o jardineiro admirará a rosa em flor quase todo o verão. Vale ressaltar que a planta possui boa imunidade a doenças e raramente é afetada por pragas.
Outra vantagem da variedade Graham Thomas é que o arbusto é ótimo e floresce abundantemente em sombra parcial, ao contrário de muitas outras variedades de rosas.
Não há muitas desvantagens nesta planta. A principal desvantagem desta variedade é a uniformidade do esquema de cores, mas isso não impede que seja procurada por profissionais e jardineiros amadores. Essa variedade de planta também é bastante utilizada no projeto paisagístico de parques e praças urbanas.
informações gerais
As roseiras Graham Thomas são uma decoração incomparável de qualquer jardim ou jardim frontal. São muito despretensiosos, mas essa característica não exime o jardineiro da responsabilidade pelo cuidado adequado e de qualidade da planta.
Descrição externa do arbusto
- O arbusto ramificado ocupa uma área de cerca de um metro, e a planta atinge a altura de 5 metros.
- Suas inflorescências são compostas por 8 flores amarelas, cada uma atingindo 8 a 10 cm de diâmetro e possui cerca de 80 delicadas pétalas protegendo o centro do botão.
- As folhas da planta têm uma rica cor verde escura.
Brotação e floração
Com os devidos cuidados, a rosa Graham Thomas floresce continuamente ao longo da temporada. Seus botões de vários tons de amarelo abrem-se um após o outro, mantendo constantemente o esplendor das inflorescências. Devido ao fato de as flores muitas vezes murcharem sob o sol forte, às vezes parece que o arbusto está cheio de botões de cores diferentes. Exalam um aroma muito delicado e doce com notas frutadas.
Condições para o cultivo da variedade
Iluminação e localização
A variedade Graham Thomas cresce muito bem em áreas localizadas em pleno sol e áreas de sombra parcial do jardim. Porém, em qualquer caso, a planta precisa ficar ao sol pelo menos 6 horas por dia, portanto, na hora de escolher o local de plantio, esse recurso não deve ser ignorado.
Separadamente, gostaria de observar que o assento deve ser bem ventilado. Em uma área bem iluminada, o arbusto não crescerá muito, mas florescerá abundantemente. E em um local sombreado crescerá uma planta alta com flores esparsas e pequenas.
Temperatura e umidade
Um clima temperado é perfeito para esta variedade de rosa. É ótimo a uma temperatura de 26-28 graus e sobrevive muito bem ao frio do inverno, por isso a variedade de rosas Graham Thomas é considerada menos exigente em termos de temperatura, ao contrário de muitas outras variedades de rosas.
No entanto, as rosas têm requisitos muito sérios quanto à umidade do solo.Como todas as rosas, esta variedade é muito tolerante à seca, por isso o menor descuido nesta área pode custar ao produtor a perda da planta. É necessário regar o arbusto moderadamente à medida que o solo seca, mas vale lembrar também que a planta é suscetível a doenças fúngicas que podem surgir devido ao alagamento do solo.
Conseqüentemente, o excesso de umidade pode destruir uma rosa e também a seca.
Rascunhos e geadas
Talvez mais de uma planta de jardim não goste de correntes de ar. E a rosa não é exceção. Ela precisa de um local ventilado, mas protegido de fortes rajadas de vento. A planta sobrevive facilmente às geadas, desde que primeiro cubra a área da raiz do arbusto.
Composição necessária do solo
Ao contrário de algumas outras condições de cultivo, o solo da rosa Graham Thomas tem um dos significados mais importantes. Requer solo leve e fértil que permita a passagem de umidade e ar. Você pode fertilizar solo inadequado com húmus, turfa, composto e areia.
O nível de acidez do solo também é importante. Rose adora solo ligeiramente ácido. Para criar o nível de acidez desejado, pode-se adicionar esterco e turfa e, em caso de excesso de ácido, adicionar giz, calcário e cinzas.
Preparação e plantio de mudas
Momento ideal para plantar mudas de rosa é considerado primavera, no entanto, as plantas plantadas no outono criarão raízes com não menos sucesso. Para que a muda sobreviva ao plantio com segurança, ela deve ser preparada com antecedência. A muda da planta deve ser mantida na composição formadora de raízes por pelo menos dois dias, após os quais pode ser plantada em cova previamente preparada. Isso é feito de acordo com a regra dos 50 cm, o que significa que a profundidade, largura e distância entre as mudas devem ser de 50 cm.
As covas de plantio devem estar bem umedecidas, para isso recomenda-se colocar pelo menos um balde de água em cada uma. Depois disso, você pode começar a plantar mudas de rosas. Com muito cuidado, endireite as raízes e coloque a muda no buraco, polvilhe com terra logo acima da gema da enxertia e compacte bem o solo. O amontoamento e a primeira rega do arbusto jovem devem ser feitos um dia após o plantio.
Cuidados com a variedade
Por ser a variedade Graham Thomas de origem inglesa, deve ser cuidada em tempo hábil, de acordo com as regras estabelecidas, pode-se dizer, com pedantismo inglês. Se seguir as recomendações de cuidados com as plantas, a sua rosa será um arbusto com flores saudáveis, bonitas e exuberantes que irá deliciar-se durante todo o verão.
Irrigação
Como você sabe, as rosas não toleram o encharcamento do solo, então você deve desenvolver um cronograma específico para regar a planta, com base nas condições do solo ao redor do arbusto. É necessário regar a rosa depois que a camada superior do solo secar.
Aplicação de fertilizante
Siga sempre o princípio “é melhor subalimentar do que superalimentar”. Para que apareçam botões nos arbustos jovens, é necessário adicionar ao solo fertilizantes contendo cálcio e fósforo..
Recomenda-se fazer isso durante a estação de crescimento ativo das mudas. E antes do início do frio, vale a pena alimentar as plantas com potássio, isso as ajudará a sobreviver ao inverno com segurança.
Aparar
O procedimento de poda de um arbusto não exerce nenhuma função vital para a planta. É bastante decorativo por natureza. Você pode modelar o arbusto como desejar, não existem regras específicas para o procedimento de poda.No entanto, não se esqueça de remover imediatamente os botões desbotados e os ramos doentes para evitar maiores danos à planta.
Proteção contra doenças e pragas
Como mencionado anteriormente, o excesso de umidade no solo leva à doença das roseiras Graham Thomas com infecções fúngicas. Entre eles estão a podridão cinzenta, o oídio e a mancha preta. Se notar sintomas destas lesões nas suas plantas, deve remover com urgência as partes afetadas do arbusto e tratá-las com soluções desinfetantes - Fitosporin, Gamair ou Alirin. Para evitar esses problemas, é importante que o solo tenha uma boa drenagem.
Entre as pragas de insetos que danificam ativamente os arbustos estão os ácaros, pulgões e cigarrinhas. Para evitar o aparecimento dessas pragas, você pode tratar as plantas com uma solução de sabão em pó - é totalmente inofensivo e repele ativamente os insetos.
Abrigo para o inverno
Apesar de a variedade Graham Thomas ser considerada uma das mais resistentes ao gelo, ainda vale a pena cuidar do seu abrigo. Primeiro você precisa cortar o arbusto, deixando apenas a base com alguns botões. Em seguida, cave o arbusto com areia ou terra e isole-o por cima com uma camada de folhagem ou serragem.
Se o clima em que a rosa cresce for rigoroso, você também pode cobrir o topo do arbusto com filme ou material de cobertura especial.
Características de reprodução
Os principais métodos de propagação de rosas são estacas e propagação por estratificação. Para as estacas é importante escolher ramos fortes e com pelo menos 3 folhas. Ao plantar uma muda no solo, deve-se seguir as regras de plantio fornecidas acima.
O método de propagação por camadas é mais interessante e eficaz.A ponta dos rebentos fortes é cortada e um pequeno palito ou fósforo é inserido. A seguir, o caule é preso ao solo, bem cavado e regado abundantemente. É melhor propagar rosas no meio do verão.
Comentários sobre a variedade
A variedade Graham Thomas é apreciada por jardineiros na Rússia e em muitos outros países por sua sofisticação, sofisticação, durabilidade e nobreza. Ao mesmo tempo, não exige muito das condições de cultivo e pode decorar qualquer jardim ou parque. Mesmo os floricultores novatos podem cultivar uma flor; só é importante aplicar amor e paciência.
Veronika Gosteva, 32 anos, Saratov.
Boa tarde Tenho criado rosas do mato há 5 anos. Adoro a variedade Graham Thomas por sua despretensão e floração vigorosa durante todo o verão. No primeiro ano após o plantio, houve dificuldades no preparo do mato para o inverno. Exagerei no isolamento e um arbusto caiu sob o material de cobertura. Em todos os outros aspectos, sem problemas. Essa variedade de roseira brava só agrada pela sua beleza!
Olga Martynova, 46 anos, Penza.
Olá! Aconselho a todos que plantem esta flor em sua propriedade! Não há problemas com o cuidado e há emoções positivas mais do que suficientes em sua aparência!