Regras para plantar, cultivar e cuidar de rosas trepadeiras em terreno aberto

Uma rosa trepadeira em um terreno pessoal está além de qualquer competição. Graças às suas elevadas características decorativas e aroma agradável, esta flor decora eficazmente qualquer recanto do jardim, criando um clima romântico e deliciando-se com uma floração incrivelmente bela. Conhecendo todos os meandros de plantar e cuidar de rosas trepadeiras em terreno aberto, você pode alcançar os resultados desejados na forma de uma planta saudável e com flores abundantes.


Descrição da rosa trepadeira

Esta luxuosa planta forma vinhas perenes com vários metros de comprimento (até 5 metros), o que permite ao jardineiro decorar rapidamente qualquer estrutura do local. Os ramos de uma rosa trepadeira não são apenas longos, mas, o mais importante, bastante flexíveis. Você pode decorar arcos, colunas, treliças e fachadas de edifícios dessa forma. A rosa trepadeira é especialmente valorizada no paisagismo.

Além disso, outra vantagem desta cultura de flores é a sua enorme gama de cores. Os botões podem crescer em diâmetro de 2,5 a 12 centímetros. A fase de floração da rosa trepadeira começa em junho e vai até o final da estação quente, dependendo da variedade esse período pode ser de 30 a 170 dias.

Convencionalmente, as rosas trepadeiras são divididas em 3 grupos:

  • Caminhantes. As vinhas compridas dobram-se bem, têm a cor verde e têm espinhos. Os botões emitem um leve aroma e não têm mais de 2,5 centímetros de diâmetro. A fase de floração começa no início do verão e dura 1 mês.
  • Climers. Grandes botões de 4 centímetros de diâmetro são formados em vinhas de 4 metros. Eles têm formato semelhante às flores das rosas-chá híbridas. A floração é dupla.
  • Reivindicações. Esta vigorosa rosa trepadeira distingue-se pelos seus numerosos botões, com 4 a 11 centímetros de diâmetro. São formados individualmente ou na forma de pequenas inflorescências. São populares devido à sua floração dupla e elevadas qualidades decorativas. O inverno é tolerado sem dor.

rosa trepadeira

Variedades de flores

Entre as variedades mais populares de rosas trepadeiras estão:

  • Excelsu. É uma planta de crescimento rápido com flores duplas, com 3 a 5 centímetros de diâmetro.O comprimento dos brotos chega a 4 metros. A cor dos botões é carmesim brilhante. A resistência à geada é aumentada e a resistência a doenças é média.
  • Ametista. A rosa trepadeira floresce uma vez por temporada. Os rebentos têm 3 metros de altura, os espinhos são bastante grandes. As flores duplas de uma rosa trepadeira de cor rosa púrpura são coletadas em grupos de 40 peças, formando luxuosas inflorescências de grandes tamanhos. O diâmetro dos botões é de quase 5 centímetros. Arbusto com alto nível de resistência ao gelo.
  • Pilar Americano. A rosa trepadeira distingue-se pela floração tardia e única. Os botões esféricos distinguem-se pela cor carmesim, mas os seus centros são mais claros com estames dourados. Os rebentos da rosa trepadeira são alongados, crescem até 4 metros e contêm grandes espinhos vermelhos. Mais perto do outono, as folhas verdes mudam de cor para vermelho.
  • Magenta Azul. Este arbusto extraordinariamente belo produz botões roxo-violeta. Seu diâmetro é de 6 a 7 centímetros. Ela floresce uma vez por estação, não tem medo do frio e tem imunidade média a doenças.
  • Voo Branco. A rosa trepadeira floresce uma vez, as suas qualidades decorativas são elevadas, a sua resistência às doenças e às baixas temperaturas é média. Os botões são rosados, com diâmetro de 3-4 centímetros. As pétalas têm bordas onduladas.

Magenta Azul

Vantagens e desvantagens

Entre as características positivas das rosas trepadeiras, os jardineiros experientes destacam:

  • floração exuberante e abundante;
  • a maioria das variedades floresce várias vezes por temporada;
  • botões grandes com aroma pronunciado;
  • nível suficiente de resistência a doenças e pragas;
  • alto grau de resistência ao frio;
  • variedade de variedades.

As desvantagens de escalar rosas incluem:

  • a presença de grandes espinhos;
  • queima de botões ao sol.

Características de cultivo

Para que uma rosa trepadeira tenha um aspecto saudável e luxuoso, é preciso saber preparar adequadamente o local para o plantio e quais cuidados adicionais tomar.

cultivando uma flor

Hora e local ideais para pouso

Mudas de rosas trepadeiras podem ser plantadas na primavera e no outono. Em áreas de clima temperado, o trabalho de plantio é realizado no final de setembro e início de outubro. E nas regiões do norte - na primavera, quando chega o tempo quente.

Considerando a natureza fotófila das rosas trepadeiras, é preferível escolher um local para o plantio em uma clareira bem iluminada e protegida das correntes de vento, onde o sol brilha na primeira metade do dia. Em áreas muito quentes, as roseiras trepadeiras podem queimar. Os pântanos também não são adequados, pois as raízes de uma rosa ramificada podem atingir dois metros de comprimento e a exposição constante a condições de alta umidade pode provocar o desenvolvimento de processos de putrefação nas mesmas.

Preparação do solo

Se o local tiver solo pobre, deve-se adicionar matéria orgânica à escavação (10-20 kg por 1 metro quadrado). Estas atividades deverão ser realizadas no outono. As rosas trepadeiras não crescem em solo ácido: farinha de dolomita ou cal na proporção de 500 gramas por 1 metro quadrado ajudará a normalizar o meio ambiente.

mudas foram preparadas

Se o solo for calcário, uma mistura de solo de grama e turfa tomada em proporções iguais deve ser adicionada ao buraco. Para dois baldes desta composição utilize 0,5 litros de farinha de ossos.

Seleção de mudas

Na hora de adquirir material de plantio, preste atenção ao estado do tronco. Sua cor deve ser branco-esverdeada, mas não cinza ou marrom. Antes do plantio, as mudas de rosa trepadeira são mantidas em água por 24 horas. Em seguida, as raízes são cortadas em 15 centímetros e os cortes são tratados com carvão amassado.

As raízes são preparadas em solução Kornevin. Os ramos poderosos são encurtados em 15-20 centímetros e os fracos são completamente cortados.

Processo de desembarque

A tecnologia de plantio de rosas trepadeiras no solo envolve as seguintes etapas:

  • Cavar um buraco em uma área preparada no outono com profundidade de 60-65 centímetros e dimensões de 60x60 centímetros. Deve ser mantida uma distância de 3 metros entre as plantas.
  • Preencher o fundo com uma almofada de drenagem (camada de 10 centímetros).
  • Adicionando uma composição nutritiva (5 kg), o composto de turfa é adequado.
  • Coloque a muda no centro do buraco.
  • Polvilhando suas raízes esticadas com terra. Para evitar a formação de vazios, o solo é levemente compactado.
  • Regar o arbusto com água morna (10 litros).

Para que a rosa trepadeira hiberne melhor, o colo da raiz é borrifado com terra, mas não mais que 10-12 centímetros.

tecnologia de plantio

Cuidados adicionais com flores

Cuidar de roseiras ramificadas não é tão difícil se você realizar medidas de irrigação, soltar o solo, alimentar e cobrir corretamente para o inverno em tempo hábil.

Regar e fertilizar

A frequência ideal de rega para rosas é uma vez por semana em dosagens moderadas (10-20 litros por plantação). Não se deve permitir que a umidade fique estagnada no solo, caso contrário existe uma grande probabilidade de desenvolvimento de doenças virais e perda de propriedades decorativas. Os arbustos jovens, no primeiro ano, são fertilizados apenas no final do verão com infusão de cinzas.

No segundo ano, a rosa trepadeira é alimentada com matéria orgânica e compostos minerais, mas de forma alternada. E já no terceiro - apenas fertilizantes orgânicos, por exemplo, para 10 litros de água leve 1 litro de esterco e 1 colher de sopa de cinza de madeira. O número de procedimentos é de 5 vezes, nenhum fertilizante é usado na fase de floração.

regando contra a parede

Suporte para rosas trepadeiras

Para que uma cultura se desenvolva sem impedimentos, ela precisa de apoio.Um tripé feito de vigas de madeira com 2,5 a 3 metros de comprimento, bem como uma estrutura em arco, são adequados. Os arcos com roseiras plantadas nas laterais ficam especialmente bonitos, no ano que vem vão entrelaçá-los rapidamente.

Transferir

Se a planta estiver desconfortável, o replantio pode corrigir a situação. É melhor realizar a manipulação entre setembro e início de outubro. Se necessário, você pode mover o arbusto para outro local na primavera. Primeiramente, a rosa trepadeira é retirada dos suportes e cavada em círculo, recuando 50-60 centímetros do arbusto. Em seguida, é retirado com cuidado do solo e retirado o excesso. O algoritmo para plantar um arbusto em um novo local é o mesmo do plantio normal.

Afrouxamento

Para evitar a falta de oxigênio nas raízes da cultura, é necessário soltar o solo após cada irrigação. É melhor fazer isso 2-3 após a rega. A profundidade de cultivo do solo é de 12 centímetros. Se houver uma camada de cobertura morta - turfa, ela será substituída periodicamente por uma nova.

soltando o solo

Aparar

A remoção e o encurtamento dos brotos são realizados na primavera ou no outono. As partes incapacitadas do arbusto, incluindo os brotos congelados, são podadas. Se a rosa florescer uma vez, após a conclusão da fase de floração, os ramos de segunda ordem serão completamente removidos. A poda de rosas trepadeiras para o inverno deve ser feita com ferramenta desinfetada e afiada.

Rosas de inverno

No tempo seco, recomenda-se retirar as vinhas dos suportes, ajuntá-las em cacho e amarrá-las. Quando a temperatura cai para -5 graus, os brotos são dobrados ao solo e presos com grampos e estacas. Depois disso, são cobertos com agrofibra ou filme. Esse tipo de abrigo para rosas trepadeiras para o inverno é utilizado em regiões com fortes geadas.Mas em áreas de clima quente, basta cobri-lo com ramos de abeto e embrulhar com filme.

rosas de inverno

Doenças e pragas

Se as práticas agrícolas forem violadas, a rosa trepadeira pode ser ultrapassada por:

  • Mancha preta, facilmente identificada pelo aparecimento de lesões marrons e pretas com bordas amarelas nas folhas do arbusto e nos brotos. Medidas de controle: remoção de partes infectadas da planta e adição de potássio e fosfato.
  • Oídio, que aparece como uma camada esbranquiçada na videira e nas lâminas das folhas. Além disso, os botões não abrem. Medidas de controle: são retiradas as áreas infectadas, o arbusto é tratado com sulfato de ferro ou cobre.
  • Câncer bacteriano, como resultado da formação de crescimentos nas raízes, o que leva ao ressecamento da planta. Medidas de controle: são retiradas as raízes danificadas pela doença e o restante desinfetado com sulfato de cobre.

É eficaz o uso de preparações fungicidas especiais contra ácaros, pequenos pulgões, cochonilhas e moscas-serras.

Reprodução

Você pode propagar um roseiral por sementes, por estacas, camadas e enxertos. O principal é conhecer as características de cada método.

divisão de corte

Sementes

Em primeiro lugar, a semente deve ser desinfetada mantendo-a em solução de peróxido de hidrogênio por 30 minutos. Depois disso, é necessário colocar as sementes entre dois chumaços de algodão embebidos em água oxigenada e colocá-las um “sanduíche” de cada vez em sacos plásticos. Após assiná-los, é necessário colocá-los em um recipiente e colocá-los na geladeira na prateleira de vegetais.

As sementes são inspecionadas periodicamente e, caso seja detectado mofo, os chumaços de algodão são substituídos. Você pode esperar que os brotos apareçam em 6 a 8 semanas.

As sementes germinadas são plantadas em vasos de turfa e a perlita é colocada no topo do solo, o que impedirá o desenvolvimento da canela preta. Os recipientes são colocados em local bem iluminado e regados à medida que a camada superior do solo seca. A formação dos primeiros botões é possível 8 semanas após o plantio e a floração é possível após 4-6 semanas. O plantio em local permanente é realizado na primavera.

Sementes de flores

Estacas

A maneira mais comum e fácil de propagar rosas trepadeiras são as mudas; até um iniciante pode lidar com isso. Os caules que já murcharam e os que ainda estão florescendo são adequados como espaços em branco. São cortados no final de junho e início de agosto em um ângulo de 45 graus. O corte oblíquo inferior deve ficar sob a gema, e o superior deve ser feito reto, longe da gema.

O material deve ter pelo menos 2 entrenós. As folhas superiores são encurtadas pela metade e as inferiores são removidas. As estacas são enterradas 1 centímetro no solo, devendo ser constituída por areia e terra ou apenas areia. Para criar efeito estufa, é coberto com um recipiente de vidro ou plástico. O corte não deve ficar exposto à luz solar direta, mas deve ser bem iluminado. É regado periodicamente.

germinação em uma jarra

Em camadas

Na primavera, é necessário fazer um corte no caule acima do botão para que a profundidade e a largura sejam de 10 a 15 centímetros. Em seguida, uma camada de húmus é colocada na ranhura e coberta com terra. Neste caso, a fuga deve ser fixada com segurança em dois ou três locais. O principal é que a parte superior permaneça aberta. As mudas são irrigadas regularmente e na primavera seguinte são separadas da planta-mãe e plantadas em local permanente.

Vacinação contra roseira brava

A brotação é realizada no final de julho e início de agosto. Antes do procedimento, a rosa mosqueta é abundantemente umedecida. Depois disso, é feita uma incisão em forma de T no colo da raiz.

Neste ponto, a casca é retirada com cuidado e um olho mágico com um pedaço de casca e madeira retirado de uma estaca de rosa é colocado na incisão. Em seguida, embrulham com material de brotação e batem na roseira brava, acrescentando terra para que a área de enxertia fique coberta em pelo menos 5 centímetros. Depois de meio mês, o curativo é liberado e na primavera é totalmente retirado.

enxerto de rosa mosqueta

Uso em paisagismo

Se a rosa trepadeira for grande, ela será plantada como um único exemplar em uma área aberta. A rosa parece especialmente impressionante em conjunto com outras plantações de árvores. Roseiras trepadeiras plantadas em fileira enobrecem lindamente o perímetro do local e dos caminhos. As sebes e a jardinagem vertical são, sem dúvida, opções vencedoras para rosas que podem escalar.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim