Os buquês de rosas padrão não são um tipo separado de planta, mas apenas truques dos floricultores para decorar e modificar seus canteiros de flores. Esta técnica de cultivo permite-lhe obter um bouquet vivo de rosas no seu jardim. As árvores padrão se adaptam perfeitamente à paisagem, como planta independente ou em grupo com outras rosas do mato. Quais variedades podem ser cultivadas dessa forma e como conseguir tal beleza são discutidas a seguir.
- Descrição Básica
- Variedade de variedades e variedades de rosas padrão
- Knirps
- Claude Monet
- Leonardo da Vinci
- Novo amanhecer
- Paulo Noel
- Super Excelsa
- Schneewittchen
- Recursos de pouso
- Regras para escolha de mudas
- Escolhendo um local adequado
- Momento ideal
- Preparação do site
- Esquema ideal
- Tecnologia de pouso
- Nuances de cuidar de rosas
- Rega
- Capina e afrouxamento
- Liga para apoiar
- Alimentando
- Aparar
- Inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Criação de flores
- Combinação com outras plantas
Descrição Básica
A rosa ganhou esse nome por causa de seu longo tronco, totalmente desprovido de brotos e galhos, mas possui uma coroa em forma de gorro com muitas flores e folhas. A seção alongada do tronco é chamada de tronco.
As vantagens das belezas padrão são:
- A planta é altamente resistente ao frio e à seca.
- Têm um longo período de floração em comparação com as variedades convencionais.
- Devido à sua altura, a copa recebe mais luz solar.
- Devido ao tronco longo e à ausência de folhagem próxima ao solo, as rosas são menos danificadas por doenças e pragas.
- Ocupa pouco espaço no canteiro.
A desvantagem é a poda peculiar da copa para manter esse aspecto. Isso exigirá certas habilidades e habilidades.
Uma rosa de árvore é obtida enxertando uma rosa comum em uma roseira brava. Portanto, a altura da planta resultante não pode ultrapassar 1,5 metros. A principal condição para obter com sucesso um padrão de beleza é o cultivo do porta-enxerto em roseira brava.
Esta rosa tem uma estrutura ligeiramente diferente das cultivadas. Possui sistema radicular, tronco longo (tronco) e copa. Os ramos da copa podem ser eretos (quando o rebento é de variedades cultivadas) ou fluidos (quando o rebento é de uma rosa trepadeira).
Variedade de variedades e variedades de rosas padrão
Existe uma classificação de rosas padrão dependendo da altura e tamanho:
- miniatura - altura da planta - até 0,5 metro, o rebento é uma variedade compacta em miniatura que não ocupa muito espaço no jardim;
- semi-padrão - altura - 60-70 centímetros, o rebento é uma rosa floribunda, caracterizada por floração abundante;
- clássico – altura – 90-110 centímetros, descendente – híbridos de chá, com flores especialmente delicadas de várias cores;
- choroso - cresce até 1,7 metros, utiliza-se como rebento cobertura do solo e rosas cipós ou trepadeiras com rebentos muito longos, pelo que o estandarte fica muito alto.
O ranking das melhores variedades de rosas é composto por híbridos ou variedades de roseiras utilizadas para enxertia em padrão. É sobre isso que falaremos.
Knirps
Esta variedade de rosa é utilizada para pequenas áreas. As flores da variedade Knirps são exuberantes, duplas, de cor rosa profundo e ficam lindas contra o fundo de folhagem verde escura com borda esculpida. A planta se adapta bem às condições climáticas adversas. Chuvas incessantes, geadas severas, mudanças de temperatura, calor do verão - tudo é nada para a rosa Knirps. O único problema pode ser um vento forte que sopra a bela coroa.
Tipo - cobertura do solo, altura do caule - 70-120 centímetros. O diâmetro da flor é de 3 a 4 centímetros. A floração vai de junho a outubro.
Claude Monet
A altura do tronco é de 70 a 120 centímetros. O diâmetro da flor é de 8 a 9 centímetros. A floração é longa e abundante, durando de junho até final de setembro.
Ao longo da temporada, Claude Monet brinca com os tons da paleta de cores. Após a floração, os botões são alaranjados, com manchas vermelhas, e no final da floração tornam-se rosa pálido, com veios bege. A rosa é resistente a doenças, mas pode não se dar bem sob chuvas fortes. Seus botões perdem o brilho, ficam desgrenhados e podem até apodrecer.
Leonardo da Vinci
Talvez a variedade de rosas mais despretensiosa.Ele não tem medo do frio, da chuva e do calor. É resistente a qualquer doença e praga. O melhor local do jardim será uma área protegida das correntes de ar e do vento.
As flores são enormes, atingindo diâmetro de 8 a 10 centímetros. As flores exuberantes, densamente repletas de pétalas, são de cor rosa brilhante e os botões são vermelhos. Cada flor desabrocha por cerca de três semanas, depois seca e se esfarela rapidamente, sem perder a cor. A altura do tronco é de 70 a 80 centímetros, floresce de julho a setembro.
Novo amanhecer
Uma rosa padrão com um rebento de uma variedade de rosa trepadeira New Dawn é uma planta vigorosa. A altura do tronco chega a 100-250 centímetros. Tolerante a temperaturas de -30 graus, mas suscetível ao oídio. A prevenção oportuna do vírus pode salvar a planta.
Pode ser cultivada tanto em áreas iluminadas como em sombra parcial. A flor é muito grande, até 10 centímetros, de cor rosa cremoso, com tons de prata. Decora bem as paredes de uma casa ou sebe, mas fica tão bem quanto uma planta independente.
Paulo Noel
O tipo de variedade é crescente. Uma rosa padrão com tal rebento tem brotos muito longos e fluidos. Graças a essas características, a rosa padrão Paul Noel é utilizada para plantio em torno de gazebos e composições em arco.
As flores têm tonalidade coral, são densamente repletas de pétalas, exuberantes e não muito grandes, até 5 centímetros. A altura do tronco chega ao limite de 250 centímetros, mas também existem troncos mais curtos, com cerca de 1 metro.
Super Excelsa
A planta pode ser cultivada na Rússia central, pois pode resistir aos incidentes mais desagradáveis da natureza. Resistente à ferrugem, mas suscetível ao oídio. A altura da rosa trepadeira Super Excelsa é de até 2,5 metros.
As flores são de tamanho médio, até 5 centímetros, de cor carmesim brilhante com veios esbranquiçados. Sob o sol escaldante, essas listras não são visíveis. As flores não crescem isoladamente, mas são coletadas em grandes inflorescências de cinco a seis exemplares. Os cílios de rosas padrão vão decorar perfeitamente as paredes da sua casa ou sebes.
Schneewittchen
Na Rússia, a rosa é chamada de Branca de Neve, por suas flores de um branco puro. A copa da rosa desta variedade é densamente coberta por grandes inflorescências, o que a faz lembrar uma nuvem voadora. A altura da planta incluindo o caule é de 70-120 centímetros. A floração continua de junho a outubro. Espécie: floribunda. Os tamanhos das flores são de até 6 centímetros.
Recursos de pouso
Antes de plantar é importante decidir como deseja obter a beleza: enxertar ou comprar uma muda pronta. Hoje não é difícil encontrar uma muda à venda - de qualquer variedade, de qualquer cor. Basta escolher a muda certa para não se enganar e depois plantar no local.
Regras para escolha de mudas
Existem alguns deles; O que você deve prestar atenção:
- Mudas de rosas padrão são geralmente vendidas enraizadas em recipientes.
- A copa é bem desenvolvida e apresenta rebentos fortes.
- O caule ou tronco é liso, com casca formada, seu diâmetro deve ser de no mínimo 1 centímetro.
- As folhas são suculentas, não amareladas e sem manchas.
- Colar de raiz sem sinais de doença.
É necessário consultar o vendedor sobre a variedade e o tipo para decidir sobre os cuidados com a rosa no futuro.
Escolhendo um local adequado
Uma rosa padrão deve receber mais atenção do que uma simples. É necessário escolher um local no jardim que seja ensolarado, mas sem raios solares escaldantes e longe dos ventos predominantes.
Momento ideal
A melhor época para plantar uma muda de rosa padrão é: final de abril a início de maio.Mas durante o verão não é proibido plantar árvores jovens, até setembro, para que o sistema radicular tenha tempo de criar raízes.
Preparação do site
Muitas variedades de rosas padrão podem tolerar qualquer tipo de solo, já que sua base não é uma rosa, mas um porta-enxerto. Mas os melhores são os solos argilosos e leves, aos quais posteriormente podem ser adicionados matéria orgânica, composto e areia. Se não houver espaço suficiente no local e for necessário plantar no local antigo, retira-se a camada superior cerca de 70 centímetros e despeja-se uma nova.
O solo é escavado até uma profundidade de 50-70 centímetros para que fique arejado e leve. A reação do solo deve ser neutra ou ligeiramente acidificada (5,5-6,5). O buraco é cavado bastante amplo, pois o sistema radicular deve ser cuidadosamente disposto ao longo de seu perímetro.
Esquema ideal
Na determinação da distância entre vizinhos, deve-se levar em consideração o tamanho da copa; deve ter cerca de 1 metro, nada menos.
Tecnologia de pouso
Tecnologia passo a passo para plantar rosas padrão:
- Pegue uma estaca forte e trate sua extremidade com um anti-séptico até uma profundidade de incrustação no solo de pelo menos 50 centímetros.
- Quando instalado, não deve ultrapassar a altura da coroa.
- É colocado ao lado do vento predominante para que a árvore não balance.
- O sistema radicular do tronco é abaixado no buraco e a raiz é endireitada. A muda deve ser posicionada levemente inclinada em direção à estaca do lado oposto.
- As raízes estão cobertas de terra e compactadas.
- O tronco é amarrado com fios macios em vários lugares e, para não cortar a casca, o tronco sob os fios é envolto em material macio.
- Metade do colo da raiz está enterrada no buraco.
Você pode adicionar húmus, areia e turfa no fundo do buraco para que a planta receba nutrientes durante o crescimento.
Nuances de cuidar de rosas
Uma característica especial do cuidado é evitar que a copa resseque enquanto a muda cria raízes. Para isso, o local do enxerto é coberto com musgo úmido ou algodão e a parte superior envolvida com material protetor. É importante garantir que o substrato esteja constantemente úmido. A embalagem é removida quando os botões aparecem e incham. O cuidado adicional consiste em regar, afrouxar, remover ervas daninhas e alimentar a rosa padrão em tempo hábil.
Rega
A rega deve ser regular à medida que o solo sob a árvore seca. Irrigue a rosa pela manhã, antes do pôr do sol, ou à noite, depois de se pôr. A água, em grandes volumes, é despejada sob a raiz. Para reduzir a evaporação da umidade da área do tronco da árvore, o solo é polvilhado com cobertura morta (turfa, húmus, agulhas de pinheiro). A cada vez, a coroa é irrigada com regador com pulverizador para fazer tratamentos de água e tirar o pó.
Capina e afrouxamento
A remoção de ervas daninhas é realizada à medida que a área sob a rosa fica obstruída. Se as ervas daninhas forem grandes, é necessária a remoção manual de ervas daninhas; a grama pequena pode ser cortada com uma enxada. Ao mesmo tempo, faça o afrouxamento. Esta técnica agrotécnica fornecerá oxigênio adicional ao sistema radicular.
Liga para apoiar
É importante instalar o suporte durante o plantio da muda. Mas à medida que o tronco cresce, ele deve ser trocado a cada vez, instalando um mais alto. O suporte deve ser reto e não dobrado. A planta está amarrada a ela em vários lugares para que não cambaleie.
O suporte deve ser muito forte, pois a planta fica grande e pesada. Como suporte, pode-se levar tubos de metal, estacas de madeira, comprados em loja (de plástico).
Alimentando
Durante a temporada, a rosa padrão é alimentada várias vezes.
- Na primavera, após a poda, são alimentados com fertilizantes minerais juntamente com matéria orgânica.Qualquer complexo de minerais com alta porcentagem de nitrogênio é adequado aqui. O húmus é usado como matéria orgânica. Aplicar pela raiz por rega ou a granel, seguido de incorporação no solo.
- Após a primeira floração, é aplicado um complexo de fertilizantes minerais.
- Após a segunda cor, alimente com infusão de verbasco e minerais.
- No final do verão, próximo a setembro, você pode aplicar fertilizantes de fósforo e potássio.
Além da alimentação das raízes, a rosa recebe pulverização foliar regular com soluções de Kemira Lux e Mortar. São complexos contendo nitrogênio, potássio, fósforo, além de um conjunto de minerais: boro, manganês, magnésio, zinco, ferro. A concentração da substância é ótima na proporção de 1 grama por 1 litro de água. Durante a floração, pulverizar de manhã e à noite, até que o orvalho seque e quando este acabar de assentar.
Aparar
Com a poda, forma-se uma coroa. Variedades híbridas de chá e floribundas são podadas, deixando cerca de cinco botões nos brotos. Os galhos do ano passado são removidos das árvores trepadeiras, enquanto os jovens são ligeiramente encurtados. Quando não há ramos de reposição, os brotos do ano passado são apenas podados.
A poda das rosas padrão para o inverno e a primavera é feita com ferramenta afiada, em ângulo reto, recuando 1 centímetro da gema. Se o broto for muito grosso, pegue uma lima ou podador. As seções são cobertas com verde brilhante ou verniz de jardim.
Inverno
Nos últimos dez dias de outubro começam a cobrir rosas padrão. Antes disso, a copa é aparada: os brotos são totalmente retirados e os ramos restantes são encurtados para 40 centímetros. Também cortam toda a folhagem para que não fique bolorenta durante o armazenamento.
Depois de agrupados os ramos da copa em um feixe, eles são embrulhados com material de cobertura e amarrados com corda. Se a planta não for alta, ela será coberta em posição inclinada.Para fazer isso, cave uma trincheira sob o tronco de um lado e dobre a árvore. Ramos de abeto são colocados sob a copa e, em seguida, outra camada de cobertura é colocada por cima.
Proteção contra doenças e pragas
A rosa padrão pode ser afetada pelas seguintes doenças:
- ferrugem;
- manchas roxas e pretas;
- podridão cinzenta dos botões;
- oídio;
- queima das folhas de cercospora.
Para vencer as doenças, é necessário tratar as árvores com soluções fungicidas. De pragas Os ácaros podem crescer em rosas, tripes, pulgões, que podem ser derrotados com a ajuda de Actellik, Inta-Vir, Fitoverm e outros inseticidas para culturas de flores.
Criação de flores
O cultivo independente de arbustos padrão é um negócio interessante e estimulante. O campo de trabalho aqui é muito amplo. Em um porta-enxerto você pode organizar um buquê de várias rosas de cores diferentes.
Cultivar uma rosa no tronco não é tão difícil, basta ter um porta-enxerto de boa qualidade. Utiliza-se como porta-enxerto a roseira brava de três anos, a altura do rebento principal deve ser de cerca de 1,5 metros. A beleza da rosa enxertada depende de como você prepara a rosa mosqueta de haste única. Outros trabalhos são realizados no sentido da enxertia convencional de estacas.
Combinação com outras plantas
Em primeiro lugar, buquês chiques de rosas padrão ficam ótimos no cenário de um gramado ou céu verdejante. Em segundo lugar, cabem perfeitamente em qualquer canto do jardim e em qualquer canteiro de flores. É costume plantar rosas deste tipo ao lado das seguintes flores:
- salgueiro-chorão;
- monarda;
- arbustos verdes de baixo crescimento;
- arbustos ornamentais floridos.
Sob a coroa você pode plantar flores verticais menores: ásteres, malmequeres, gladíolos. Você pode brincar com as próprias cores das rosas, misturando branco com laranja, vermelho com creme. Sua imaginação deve funcionar aqui.
Ao adquirir e cultivar uma rosa padrão, você obtém uma beleza inesquecível que atrairá qualquer transeunte. Estas plantas criam raízes bem em quaisquer condições. Eles podem ser cultivados tanto em terreno aberto quanto em casa - como “animal de estimação” interno.