Como plantar e cultivar roseiras em campo aberto no outono

As rosas, devido às suas elevadas qualidades decorativas, são bastante procuradas pelos entusiastas do cultivo de plantas. Eles são especialmente valorizados por sua floração brilhante e abundante e fragrância agradável. Eles são usados ​​​​ativamente em projetos paisagísticos. Mas, dados os caprichos das culturas com flores, cultivá-las não é tão fácil. Para alcançar o resultado desejado, você precisa saber plantar roseiras corretamente no outono.


Escolhendo o local de pouso ideal

Para um rápido enraizamento e adaptação, recomenda-se plantar roseiras em prados ensolarados, protegidos de fortes rajadas de vento. Não se deve escolher um local para o plantio de flores à sombra de plantações altas, pois a falta de luz solar muitas vezes leva ao desenvolvimento de diversas doenças que enfraquecem muito as plantações. Além disso, devido ao alongamento dos brotos que buscam luz, a quantidade e a qualidade dos botões são significativamente reduzidas.

As terras baixas não são adequadas para o plantio de rosas, pois não apenas estagnam a umidade, mas também coletam ar frio. Em condições de umidade excessiva, existe uma grande probabilidade de desenvolvimento de processos de putrefação no sistema radicular das rosas. A podridão pode destruir rapidamente as plantações com flores.

A melhor opção é plantar roseiras em áreas onde o sol brilha na primeira metade do dia - até o almoço, e depois há sombra clara. Não é recomendado permitir que as rosas permaneçam constantemente sob a luz solar direta, pois os botões queimarão e a umidade do solo evaporará rapidamente. Essa também pode ser uma das razões pelas quais as rosas deixam cair flores. Não é aconselhável plantar flores em local onde anteriormente cresciam cerejas, damascos, espinheiros e outros representantes das Rosáceas.

roseiras

O trabalho de plantio deve ser realizado em dias ensolarados e secos. Assim, as mudas de rosa poderão criar raízes no país com mais rapidez.

Qual é a melhor época para plantar?

Mudas de rosas devem ser plantadas em áreas abertas no período de setembro a outubro, o principal é fazê-lo antes do início do frio (25-30 dias). O plantio nessa época permite que as plantas formem um sistema radicular completo e se preparem para o inverno. Recomenda-se plantar rosas no solo a uma temperatura de +10-15 graus, à noite as leituras não devem cair abaixo de +5-10 graus.

Se o material de plantio foi adquirido e as condições climáticas não são totalmente favoráveis ​​​​para o plantio em áreas abertas, ele pode ser enterrado em uma estufa ou colocado em uma sala fresca onde a temperatura do ar seja próxima de zero.

subiu no chão

O plantio de roseiras em vasilhames pode ser feito em qualquer época do ano, inclusive no verão. Também são plantadas em julho se o sistema radicular estiver fechado.

Preparação de material de plantio

Se as mudas de rosa foram adquiridas com sistema radicular aberto, antes de colocá-las no solo, devem ser mantidas em água por 24 horas. O próximo passo é retirar as lâminas das folhas com uma ferramenta desinfetada e afiada. Você também deve podar todas as partes danificadas do sistema radicular de volta a uma área saudável. A parte aérea deve ser encurtada para 30 centímetros, e também devem ser retiradas as gemas localizadas abaixo do local da enxertia, assim como as folhas.

Para evitar problemas futuros com a cultura, as mudas devem ser tratadas com solução de trabalho à base de sulfato ferroso na concentração de 3%. Para as raízes é necessário preparar uma mistura de argila e verbasco, misturada na proporção de 2:1.

Na compra de material de plantio, atenção especial deve ser dada ao estado da parte subterrânea, não devendo haver sinais de doenças, sinais de podridão ou danos diversos. Mudas saudáveis ​​devem ter um sistema radicular extenso.

muda de rosa

Ao comprar roseiras em recipientes, é necessário certificar-se de que o solo ao redor do material de plantio está suficientemente compactado. Se houver lacunas, você deverá recusar a compra. Além disso, é recomendável inspecionar as chapas, pois não devem apresentar manchas. O número ideal de hastes lignificadas é dois.

Você também pode cultivar uma planta forte a partir de mudas, que são primeiro colocadas em batatas e depois em um vaso com solo fértil.

Preparando o solo para rosas

Para roseiras, é preferível estar em uma área com solo bastante fértil, com boa umidade e permeabilidade ao ar. Recomenda-se realizar atividades preparatórias não antes do plantio, mas pelo menos 2 a 3 semanas antes.

A escavação do solo deve ser feita até uma profundidade de 40 centímetros, se o nível de acidez for alto utiliza-se farinha de cal ou dolomita para normalizar o ambiente. Se o solo no local onde as mudas são plantadas for pesado, é eficaz adicionar turfa, composto e areia para cavar.

poço de rosa

Distância entre rosas

Para que as roseiras não faltem luz, nutrição ou umidade, deve-se manter um intervalo entre elas. A distância é diferente para cada variedade:

  • 30-60 centímetros para plantio de polyanthus, chá híbrido e rosas Floribunda;
  • 75-90 centímetros para variedades de parque;
  • até 100 centímetros para cultivo de rosas trepadeiras e padrão.

Processo de plantio

A tecnologia de plantio de mudas preparadas no solo envolve a realização das seguintes ações:

  • Cavar um buraco com 50-70 centímetros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro.
  • Colocar uma almofada de drenagem no fundo (espessura da camada 7 a 10 centímetros). Para esses fins, são adequados tijolos quebrados, argila expandida e seixos.
  • Coloque a planta em uma encosta no centro do buraco e espalhe as raízes em lados diferentes.
  • Polvilhe as raízes da muda com uma mistura nutritiva de solo, adicionando primeiro cinza de madeira (1-2 xícaras).
  • Para evitar vazios, o solo é compactado cuidadosamente.
  • Regue o arbusto em várias etapas, na proporção de 1-2 baldes de água por plantação.

muda de rosa

Para evitar o congelamento da parte subterrânea do arbusto, é necessário colocar cobertura morta de turfa seca, a espessura da camada deve ser de 15 a 20 centímetros. Esta técnica agrícola simples também permite reter a umidade do solo e eliminar as ervas daninhas. Após 2 semanas, recomenda-se nivelar a cobertura morta.

Características de pouso em diferentes regiões

O momento de plantio das roseiras é diretamente influenciado pelas condições climáticas de uma determinada região, conforme segue:

  • na zona intermediária e região de Moscou - setembro;
  • nos Urais e na Sibéria - últimos dias de agosto a início de setembro;
  • nas regiões sul - outubro.

Plantar roseiras na primavera será mais aceitável nos Urais e na Sibéria, no outono só é possível se o tempo estiver quente. O local da enxertia deve ser enterrado 7 centímetros.

Possíveis erros durante o pouso

Considerando as exigências rigorosas das rosas em termos de local de plantio, composição do solo e cuidados, é extremamente problemático para os amantes iniciantes da floricultura cultivá-las em seu jardim. Devido à falta de experiência na realização de trabalhos de plantio, cometem-se inúmeros erros que não permitem a obtenção de belos arbustos floridos.

rosas no jardim

Para fazer tudo corretamente, você deve seguir as seguintes recomendações:

  • Você não pode plantar mudas de rosas em turfa. Há uma opinião de que tal plantio permite que as plantas cresçam e se desenvolvam ativamente, mas, como mostra a prática, isso é um equívoco. Na maioria dos casos, os arbustos apodrecem, começam a doer e logo murcham. É melhor plantar rosas para um enraizamento eficaz em solo argiloso com conteúdo mineral suficiente.
  • Para as plantas, dobrar as raízes para cima não é uma técnica útil, mas, pelo contrário, é bastante traumática e dolorosa.As raízes da cova devem ser esticadas em diferentes direções, só assim a muda poderá enraizar-se rapidamente e se adaptar ao novo ambiente.
  • Outro equívoco é que o local do enxerto precisa ser profundamente enterrado. A melhor opção é uma profundidade de 5 centímetros. Quando plantadas muito profundamente, as plantações do jardim adquirem uma aparência doentia, começam a murchar e a perder o turgor.

As rosas do jardim são uma verdadeira decoração para qualquer arranjo de flores. As variedades trepadeiras, usadas para decorar estruturas em arco e outras, parecem especialmente impressionantes.

Plantar mudas no outono é uma atividade que exige certo conhecimento e paciência, mas com a abordagem certa o resultado superará todas as expectativas. O principal é adquirir material de plantio de alta qualidade e seguir as recomendações de jardineiros experientes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim