A época mais confortável para plantar rosas é o outono. As condições climáticas nos meses de outono são favoráveis à adaptação e enraizamento da planta jovem. Graças às chuvas frequentes, não há necessidade de pensar em regar e, graças ao ar húmido e ao solo aquecido durante o verão, as raízes criam raízes rapidamente. Mas o sucesso do plantio de rosas no outono com sistema radicular aberto depende não apenas do clima, mas também da correção das ações do jardineiro.
- Qual mês é melhor para plantar?
- Seleção e preparação de material de plantio
- Seleção do local e preparação do solo
- Instruções passo a passo para plantar rosas de raiz nua
- Distância ideal entre arbustos
- Preparação de covas de plantio
- Processo de plantio
- Características de plantio de diferentes tipos de rosas
- Como cuidar das rosas após o plantio no outono
- Possíveis problemas
Qual mês é melhor para plantar?
O clima de outono muda rapidamente, por isso é importante plantar rosas antes do final do período favorável. A época ideal para o plantio de arbustos com sistema radicular aberto é setembro e início de outubro. É impossível citar os dias exatos, tudo depende do clima. É importante concluir o plantio pelo menos 3 semanas antes da chegada das geadas de outono para que as mudas de rosa tenham tempo de se adaptar.
Ao escolher a época de plantio, leve em consideração as condições de temperatura. É aconselhável plantar rosas nos dias em que a temperatura diurna seja de +12-15 °C e a temperatura noturna não desça abaixo de +5 °C. Sob tais condições, as raízes criarão raízes, mas os botões não acordarão até a primavera.
O momento ideal para o plantio de rosas no outono varia em diferentes regiões climáticas:
- na zona central - segunda quinzena de setembro, primeiros dias de outubro;
- nas regiões do sul da Rússia - durante o mês de outubro;
- na Sibéria, nos Urais - durante todo o mês de setembro.
Seleção e preparação de material de plantio
Mudas com sistema radicular aberto são mais baratas do que rosas com raízes fechadas, mas precisam ser plantadas quase imediatamente após a compra.
Ao escolher mudas em uma loja de jardinagem, é necessário inspecionar o sistema radicular. As raízes não devem estar encolhidas, podres, com cores irregulares ou desenvolver-se desproporcionalmente em diferentes direções. Uma boa muda tem pelo menos 3 brotos principais. Os espinhos e galhos devem ser verdes, com superfície lisa e brilhante.
Antes do plantio de outono, são preparadas mudas com raízes nuas: são colocadas em um balde cheio de água por um dia, depois são cortados os galhos machucados e secos. As folhas também são retiradas, restando apenas 30 cm dos brotos principais, as raízes são cortadas para 25 cm e as raízes podres e enrugadas são removidas completamente.
Para fins preventivos, não custa nada borrifar as mudas com solução de sulfato de ferro a 3%. E para as raízes é feita uma mistura de esterco de vaca (100 g) e argila (200 g).
Seleção do local e preparação do solo
A taxa de sobrevivência das rosas no outono depende do local correto escolhido para o plantio. A planta caprichosa precisa de muito calor e sol. A área deve estar bem iluminada. Pode haver sombreamento pelo norte, o principal é a iluminação total pelo sul. O local selecionado deve ser protegido de ventos fortes.
Não plante rosas à sombra de árvores e arbustos altos.
As rosas não crescem bem em solo argiloso onde há excesso de umidade. O nível das águas subterrâneas no local deve ser médio. Nas terras baixas onde a água estagna, as raízes das rosas apodrecem rapidamente.
Solo ideal para roseiras:
- solto;
- rico em substâncias minerais e orgânicas;
- ligeiramente ácido.
O local escolhido para o plantio no outono é preparado com antecedência, na primavera ou no verão. O período mínimo é de um mês antes do plantio das rosas. O solo é cuidadosamente desenterrado e aplicada fertilização mineral:
- para solo arenoso, húmus e turfa (um balde por 1 m2);
- para argila - areia, húmus, grama (também um balde por 1 m2);
- para ácido - dolomita ou cinza;
- para alcalino – turfa ou sulfato de ferro.
Instruções passo a passo para plantar rosas de raiz nua
Para um enraizamento bem-sucedido das rosas, para sua rápida adaptação ao frio do inverno, é importante seguir as regras do plantio de outono.
Distância ideal entre arbustos
É importante plantar rosas a uma certa distância umas das outras. Além disso, a distância é medida antes de cavar as covas de plantio. Se os arbustos ficarem muito próximos, cria-se um microclima que provoca o desenvolvimento de doenças infecciosas.E é mais difícil cuidar de plantações espessadas.
A distância ideal entre arbustos não é a mesma para diferentes variedades de rosas:
- para híbridos de chá – 40-60 cm;
- para trepadeiras – 100-120 cm;
- para plantas semi-trepadeiras – 80-100 cm;
- para floribunda – 30-50 cm;
- para bordas anãs - cerca de 30 cm;
- para polyanthus – 40-60 cm;
- para inglês - cerca de 50 cm.
Preparação de covas de plantio
As covas de plantio são preparadas 2 a 3 semanas antes do plantio das rosas no outono:
- Cave buracos com 60-70 cm de profundidade e 40 cm de diâmetro.
- Eles fazem drenagem, colocam lascas de tijolo, argila expandida e pedrinhas no fundo.
- Solo fértil é colocado sobre a camada de drenagem.
Para preencher ainda mais o buraco, faça um substrato nutritivo com antecedência: adicione 8 kg de verbasco, 25 g de superfosfato, 10 g de potássio ao solo escavado. Todos os componentes são misturados.
Processo de plantio
Rosas com sistema radicular aberto são plantadas no outono de acordo com as instruções passo a passo abaixo:
- A muda é colocada sobre um monte de terra colocado no fundo da cova. Endireite as raízes para que não apontem para cima. O colo da raiz deve estar 3-4 cm abaixo da superfície do solo.
- Segurando a muda, despeje cuidadosamente o substrato nutritivo preparado no buraco. A planta é sacudida com cuidado para que o solo fique compactado e não fiquem vazios entre as raízes.
- A terra coberta é levemente pressionada com as mãos. Cave um buraco em forma de anel para regar ao redor do arbusto.
- A planta é regada abundantemente (2 baldes de água por arbusto). A água é despejada lentamente para que seja toda absorvida pelo solo e não se espalhe pela superfície. Não deixe cair gotas de água sobre os brotos.
- Após regar, verifique o nível do colo da raiz. Acontece que o solo cede com a umidade e o pescoço fica exposto.Neste caso, adicione a quantidade necessária de substrato.
Características de plantio de diferentes tipos de rosas
Quase todas as variedades de rosas são plantadas no outono de acordo com o esquema acima. Mas há exceções:
- Rosas padrão com raízes nuas são plantadas em um ângulo de 45°. Isso evitará danos ao tronco durante o processo de dobrá-lo para abrigo durante o inverno. Além disso, a bucha deve ser inclinada para o mesmo lado em que será dobrado o tronco. O principal é que a inclinação não seja direcionada para caminhos, meios-fios e outras superfícies duras.
- As rosas trepadeiras são enterradas de forma que o colo da raiz fique 8 a 10 cm abaixo da superfície do solo e os arbustos são plantados próximo a um suporte. Além disso, a distância da planta ao suporte deve ser de cerca de 30 cm.
Como cuidar das rosas após o plantio no outono
Para um enraizamento bem-sucedido de rosas plantadas no outono, é importante cuidar bem delas. O cuidado inclui as seguintes atividades:
- A cobertura morta evita o aparecimento de depósitos crostosos na superfície do solo após a rega. A cobertura morta retém a umidade do solo, evitando o superaquecimento das raízes em dias quentes e o congelamento em dias frios. Para a cobertura morta, utiliza-se húmus ou turfa e coloca-se numa camada de 8 a 10 cm.
- O afrouxamento é usado após rega e precipitação na ausência de cobertura morta. O procedimento também evita a formação de crosta na superfície do solo.
- O abrigo é instalado após o estabelecimento das geadas regulares de outono. Patas de agrofibra ou abeto são utilizadas como material de cobertura.
Se os meses de outono forem chuvosos, não há necessidade de regar as rosas. A rega é realizada apenas em tempo seco.
Possíveis problemas
Ao plantar rosas com raízes nuas no outono, são possíveis os seguintes erros:
- Exceder a profundidade do colo da raiz no solo. Como resultado, o arbusto murcha e morre.
- Plantar rosas em solo turfoso, caracterizado pelo excesso de umidade. Nessas condições, as raízes apodrecem e morrem. O tipo ideal de solo para o plantio de rosas é argiloso. É arejado, rico em nutrientes e não retém umidade.
- Colocação incorreta de raízes na cova de plantio. Para que o arbusto crie raízes mais rápido e sobreviva ao frio do inverno sem problemas, as raízes devem ser esticadas com cuidado. Devido à localização incorreta das raízes, a planta fica com aspecto atrofiado e cresce mal.
- Usar água fria para irrigação leva à morte do sistema radicular.
- Compactação insuficiente do solo, formação de vazios entre as raízes. Ao regar, a terra assentará; será necessário adicionar substrato para nivelar a superfície.
Se as rosas com raízes nuas foram compradas tarde, o momento ideal para o plantio no outono já passou, então não há necessidade de pressa para colocar as mudas em campo aberto. É melhor escavá-los no substrato da estufa antes da primavera, inclinando-os ligeiramente acima da superfície do solo, cobri-los com patas de abeto ou turfa quando chega a geada e cobri-los com neve no inverno.
Você também pode guardar as rosas até a primavera no porão, onde a temperatura fica em torno de 0 °C, e quando o tempo esquentar, plante-as em um local permanente.