Rose Nina vem da Dinamarca, a variedade é famosa pela rica cor escarlate de suas flores. Ficam impressionantes no jardim e combinam bem com outras plantas. A variedade é fácil de cuidar e recomendada para cultivo por jardineiros com ou sem experiência. As flores ficam lindas em arranjos de buquê e decoram perfeitamente até mesmo o jardim mais comum. Para cultivar uma safra com sucesso, você deve se familiarizar com todas as suas nuances.
- História e descrição
- Vantagens e desvantagens do mato
- Flor de rosa
- Parâmetros externos do arbusto
- Tecnologia de cultivo
- Escolhendo um lugar para uma rosa
- Temperatura, umidade e luz necessárias
- Composição do solo
- Preparação de mudas
- Esquema e regras para plantio de rosas
- Características de cuidar da variedade rosa Nina
- Irrigação de arbustos
- Aplicação de fertilizante
- Poda de roseiras
- Transplante de rosa
- Inverno
- Métodos de propagação de rosas
- Quais doenças e pragas são perigosas para as rosas?
História e descrição
A variedade Nina rose originou-se há mais de 50 anos na Dinamarca. A variedade foi obtida pelo cruzamento de almíscar polyanthus e rosas-chá híbridas. A planta está adaptada a invernos gelados, floresce abundantemente com botões vermelhos e não requer cuidados especiais. A variedade Floribunda Nina Weibul é um arbusto perene de altura média. Não tem medo das condições climáticas, a colheita floresce até as primeiras geadas. A variedade é resistente a doenças e besouros nocivos.
Vantagens e desvantagens do mato
A variedade Nina Weibull possui uma série de qualidades positivas e negativas. Familiarizar-se com elas o ajudará a decidir se deseja cultivar flores escandinavas ou não.
prós | Desvantagens |
Maior resistência a baixas temperaturas | Abundância de espinhos |
Baixa suscetibilidade do arbusto à mancha preta e oídio | Falta de aroma |
O plantio em massa de arbustos é possível para promover o florescimento de rosas na mesma altura | |
Fácil adaptação a diferentes condições de cultivo |
Flor de rosa
A variedade é incrivelmente resistente à chuva, as flores não murcham com o sol escaldante. Isso permite que a planta floresça continuamente durante toda a temporada. Os primeiros botões se formam em meados de junho, após o que o pólen abundante dura até novembro. Para que a variedade produza anualmente belas e ricas flores escarlates, recorrem à fertilização. Um arbusto de tamanho médio para de se formar após o transplante por 1 temporada. As rosas ficam ótimas ao decorar jardins de rosas e projetar áreas de jardim. Flores duplas com 5 cm de diâmetro, coletadas em inflorescências de 5 peças.
Parâmetros externos do arbusto
O arbusto de tamanho médio atinge 75 cm de altura, as folhas são de cor verde escura e superfície brilhante. Os caules estão cobertos de muitos espinhos.O arbusto é compacto, ramificado, não ultrapassando 0,5 metros de largura. Até 5 botões crescem em um galho.
Tecnologia de cultivo
Floribunda Nina não requer técnicas especiais de cultivo. A rosa é adequada para criação para uso pessoal ou venda. Eles cuidam da colheita da mesma forma que outros representantes da família Rosaceae.
Escolhendo um lugar para uma rosa
A rosa Nina deve ser plantada no local certo, isso garantirá a formação de grande número de botões, floração abundante e desenvolvimento intensivo. A área deve ser bem iluminada; as flores adoram muita luz solar. Os arbustos não gostam de correntes de ar ou rajadas de vento norte.
Não se pode plantar uma rosa à sombra das árvores, elas tirarão não só a luz solar, mas também os nutrientes do solo. O local deve ser plano, levemente acidentado, pois há perigo de ventos nos morros e muita umidade se acumula nas baixadas. A estagnação da água é perigosa devido à morte de rizomas e ao desenvolvimento de doenças. Um local onde as rosas já cresceram há 10 anos não é adequado para o plantio.
Temperatura, umidade e luz necessárias
Plante uma roseira no final de maio, quando o ar e o solo aquecem até 10 graus Celsius e não haverá geadas noturnas. O buraco é preparado com antecedência, com diâmetro de 70 x 70 cm, onde deve ser colocado o rizoma. O buraco é preenchido com uma mistura de areia, turfa e terra de jardim com húmus em proporções iguais. Além disso, você pode adicionar farinha de ossos e substâncias fosfatadas à cavidade.
Composição do solo
O solo deve ser bem drenado e fértil. Você deve evitar terras com muitos sais e áreas muito úmidas. A rosa enraíza-se bem em solo ligeiramente ácido e bem fertilizado ou em solo preto.A acidez deve ser de 5,6-7,3 pH. Se o nível for alto, ele é baixado com a adição de cinza ou cal e aumentado com turfa e esterco.
Preparação de mudas
O rizoma do material de plantio é cortado uniformemente, removendo partes muito compridas, podres e quebradas. Deve haver 30 cm de comprimento restantes. Os brotos também são aparados, deixando-os com 35 cm de comprimento.Antes do plantio, mergulhe o sistema radicular em água por 1 dia. Adicione um estimulador como Kornevin.
Esquema e regras para plantio de rosas
As roseiras são plantadas de acordo com os requisitos abaixo.
- Uma camada de drenagem de brita e cascalho é colocada no fundo do poço. Em seguida vem uma camada de composto e húmus combinados com solo fértil. Este último será feito de terra de jardim colocada em uma cúpula. A espessura de cada camada deve ser de no mínimo 10 cm.
- Se o sistema radicular estiver aberto, antes de plantar mergulhe-o em água por 2 horas.
- Quando a muda for enxertada, monitore o local da enxertia durante o processo de plantio. É aprofundado 2 cm no solo, o que irá promover o crescimento das raízes e melhorar a nutrição dos arbustos.
- Regue generosamente a planta pela raiz. Se o solo assentar, preencha-o.
No final, o círculo radicular do arbusto é coberto com turfa.
Características de cuidar da variedade rosa Nina
É fácil cuidar da rosa Nina, basta seguir estes passos:
- regar os arbustos em tempo hábil;
- tratar contra pragas e doenças;
- afrouxe o chão;
- aplicar fertilizante;
- aparar arbustos.
Eles também constroem um abrigo para rosas antes do frio.
Irrigação de arbustos
O solo do canteiro de flores deve ser solto. O procedimento permite que o solo respire e melhora sua permeabilidade. A capina deve ser realizada no dia seguinte ao da chuva, com água sedimentada. Primeiro, destrua todas as ervas daninhas.
Aplicação de fertilizante
É preciso alimentar os arbustos na hora certa, isso vai ajudar a melhorar a “saúde” da rosa e aumentar a intensidade do pólen. A primeira alimentação é realizada 10 dias após a poda primaveril, antes que a seiva flua com nitrato de amônio. Antes do pólen, adicione fertilizante orgânico. Você pode usar verbasco diluindo-o na proporção de 1:10. Antes da geada, adicione superfosfato e sal de potássio sob cada arbusto.
Poda de roseiras
A rosa requer poda formativa regular e poda sanitária uma vez por ano. No verão, os botões desbotados devem ser arrancados para permitir a formação de novas flores. Após o plantio, não deixe florescer no primeiro ano. Um arbusto jovem deve despender toda a sua força na formação de rizomas.
Na primavera, o arbusto se forma até que os botões se abram nas plantas com mais de 2 anos. Isso garante pólen contínuo todos os anos. Se o arbusto precisar de rejuvenescimento, é feita uma poda radical, após a qual permanecem até 4 botões em cada broto.
A circuncisão sanitária é realizada no outono e na primavera. Durante o procedimento, são removidos ramos danificados, afetados por fungos e fracos. Você também deve cortar os brotos que crescem dentro do arbusto, pois eles criam uma sombra indesejada.
Transplante de rosa
As rosas são replantadas de meados de abril a 15 de maio. Mova o arbusto com uma grande bola de terra para o buraco 70*70 preparado. Depois, deixe 3 folhas em cada broto. As raízes devem permanecer intactas, este é o aspecto mais importante.
Inverno
Rose Nina é resistente ao inverno, mas se prevalecerem geadas prolongadas na região, é melhor cobrir os arbustos. Se a temperatura não cair mais de 7 graus abaixo de zero no inverno, não há necessidade de fazer abrigo. O arbusto vai endurecer mais, para se preparar para o frio. Cubra a rosa com terra, polvilhe com as folhas caídas e coloque ramos de abeto por cima.Construa uma pequena moldura na parte superior e cubra com material não tecido. Primeiro, remova todas as folhas e botões florais da planta. Apare os caules de forma que a altura seja de 40 cm.
Métodos de propagação de rosas
A rosa Nina é amplamente propagada vegetativamente, seguindo o algoritmo abaixo.
- Selecione espécimes bem formados e corte estacas com 10 cm de comprimento. Faça o corte inferior com uma inclinação de 45 graus, o corte superior paralelo ao solo.
- Se houver folhas verdes no caule, retire-as e retire todos os espinhos.
- Trate a parte inferior da estaca com uma solução bioestimulante.
- Ao colocar o material de plantio no solo, mantenha uma distância de 15-25 cm.
- Ao cobrir os pecíolos com filme, é importante levar em consideração que não deve tocá-los. Remova-o regularmente, antes de regar e arejar.
Você também pode usar as sementes desta forma:
- Retire a polpa do material de plantio selecionado e coloque-a entre 2 chumaços de algodão embebidos em água oxigenada;
- coloque a muda em um saco plástico na geladeira;
- se as sementes ficarem mofadas, descarte-as, substitua os chumaços de algodão velhos por novos;
- após 1,5-2 meses aparecerão os primeiros brotos, o que serve de sinal para distribuir as mudas em recipientes separados.
No futuro, forneça à planta jovem iluminação de 10 horas. Ajuda a acelerar o desenvolvimento.
Quais doenças e pragas são perigosas para as rosas?
A rosa é resistente a doenças e insetos, mas às vezes a flor adoece. É atacado por oídio, mancha preta, pulgões e fungos. A prevenção é feita pulverizando o arbusto com sulfato de cobre ou calda bordalesa.
A aplicação adequada de fertilizantes também serve como medida preventiva. Se doenças ou besouros já atacaram a planta, ela é pulverizada com produtos químicos como Abiga-Pink, Thiovit, enxofre coloidal.O tratamento é realizado 2 vezes ao dia até a recuperação da rosa.