A rosa Pomponella há muito conquistou os corações dos floricultores. Cativa pela sua floração exuberante e aroma delicado. A planta é escolhida para cultivo doméstico pela facilidade de cuidado e resistência a doenças. Flores brilhantes e nostálgicas decoram o canteiro da primavera ao final do outono. Criada em 2005 por criadores alemães, a variedade Pomponella não é menos popular hoje do que outras rosas.
- Descrição e características da variedade Pomponella
- Prós e contras das rosas
- Como cultivar corretamente
- Qual é a melhor época para plantar
- Preparando o arbusto para o plantio
- Ponto de entrega
- Como plantar Pomponela
- Sutilezas do cuidado com flores
- Regar e fertilizar
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Aparar
- Como cobrir rosas para o inverno
- Doenças e pragas
- Métodos de criação
- Como é usado em paisagismo
Descrição e características da variedade Pomponella
A variedade rosa Pomponella pertence à classe Floribunda e caracteriza-se pela floração abundante.
O arbusto é ereto e alto. Atinge 80 centímetros de altura. A largura do arbusto é de 60 centímetros. Com muito cuidado e condições favoráveis de cultivo, uma rosa pode atingir até 185 centímetros de altura e 160 centímetros de largura.
As flores lembram pompons e são semelhantes a peônias. 5-7 flores esféricas de cor rosa escuro são formadas no pincel. Seus tamanhos têm, em média, 4 a 5 centímetros de diâmetro. Cada botão consiste em 80-85 pétalas. Em alguns casos, o número de flores em uma inflorescência pode chegar a 15 peças. A folhagem é densa, com ligeiro brilho e de cor verde escura.
Rose Pomponella floresce repetidamente. Sua floração começa no final da primavera. O arbusto desaparece completamente no meio do outono.
Prós e contras das rosas
Como todas as plantas, a rosa Pomponella tem vantagens e desvantagens.
A variedade deve sua popularidade a:
- rica cor e formato das flores;
- floração abundante a longo prazo;
- resistência;
- despretensão;
- resistência a doenças.
Mesmo as chuvas fortes não prejudicam os botões elásticos. E os brotos podem dobrar-se ao solo com o peso das inflorescências, por isso é necessário dar suporte para arbustos crescidos.
A planta apresenta poucas desvantagens, que se manifestam no murchamento das flores e na intolerância à luz solar direta.
Como cultivar corretamente
A variedade é muito despretensiosa, portanto, com plantio e cuidados adequados, não é difícil conseguir uma floração longa e abundante.
Qual é a melhor época para plantar
O plantio é feito na primavera. A melhor época para o plantio é de meados de abril a meados de maio.O plantio no outono é possível, mas tem prazos rígidos, pois a planta precisa criar raízes. Se precisar plantar uma rosa no outono, faça isso o mais tardar no final de setembro.
Preparando o arbusto para o plantio
Se a muda for adquirida em recipiente especial, seu sistema radicular está suficientemente desenvolvido e não requer preparo especial para o plantio. Se você comprar uma planta com sistema radicular aberto, antes de transferi-la para o solo, será necessário realizar vários passos simples:
- encurte as raízes em um terço do comprimento;
- reduza o comprimento dos brotos em 15-20 centímetros;
- cortar partes secas e mortas da planta;
- trate as raízes com uma solução fungicida por 20 minutos.
O tratamento é necessário para prevenir doenças fúngicas.
Ponto de entrega
Pomponella adora luz, portanto, na hora de escolher o local para o plantio deve-se levar em consideração sua iluminação. É importante que à tarde o arbusto não receba luz solar direta - isso pode causar queimaduras nas pétalas. O lado sul é melhor para o plantio.
Uma boa circulação de ar ajudará a planta a evitar doenças e pragas. Mas você não deve colocar o arbusto sob corrente de ar. Também é melhor não plantar rosas em áreas baixas - a estagnação do ar frio as tornará propensas a doenças.
O solo para as rosas Pomponella deve ser leve, fértil e ligeiramente ácido. A acidez deve ser controlada cuidadosamente e o pH não deve exceder 6. O solo não deve ficar encharcado. Se o nível do lençol freático na área for alto, a planta precisará de drenagem. Se possível, é melhor plantar uma rosa em uma colina.
O solo deve ser preparado 2 a 3 dias antes do plantio.Para fazer isso, é necessário cavar a área com uma pá e adicionar fertilizante orgânico.
Como plantar Pomponela
O plantio de arbustos exige o cumprimento de algumas nuances. O algoritmo de ações é o seguinte:
- Cave buracos com 30 centímetros de profundidade.
- No fundo de cada buraco, construa uma almofada de barro que protegerá as raízes de danos durante o adormecimento.
- Abaixe a planta no buraco. O local do enxerto deve estar 3-4 centímetros abaixo da borda do buraco.
- Cubra as raízes com cuidado especial com terra.
- Construa um monte de terra ao redor do arbusto e regue-o.
- Monte a muda até 15 centímetros. Deixe apenas 2-3 centímetros de broto acima da superfície. Isso protegerá de forma confiável do vento e, durante o plantio de outono, da geada.
Importante! É proibido aplicar fertilizantes na cova. Isso pode queimar as raízes da planta.
Sutilezas do cuidado com flores
Cuidar da rosa Pomponella requer uma abordagem sistemática e consiste em regar, afrouxar e fertilizar regularmente o solo.
Regar e fertilizar
Pomponella é uma planta que adora umidade. Mas a umidade excessiva pode levar à morte do arbusto. A rega deve ser feita apenas pela raiz, em jato fino. A água não deve ser usada fria. É melhor se estiver resolvido. No verão seco, a planta necessita de 15 a 20 litros de água duas vezes por semana. À medida que o outono se aproxima, a frequência da rega diminui. Em setembro deverão ser completamente interrompidos.
No ano do plantio não é necessária a fertilização do arbusto. Nos anos subsequentes, fertilizantes orgânicos líquidos podem ser usados para alimentação. A frequência de fertilização durante a época de floração não deve exceder 6 a 7 vezes.
Quando o arbusto fica mais forte - 2 a 3 anos após o plantio, é permitido o uso de fertilizantes minerais.Sua aplicação depende da estação: o nitrogênio é utilizado na primavera e o fósforo e o potássio no verão.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Ao controlar ervas daninhas e soltar o solo, certas regras devem ser seguidas:
- realizar a remoção de ervas daninhas regularmente para evitar o amadurecimento das sementes de ervas daninhas;
- é necessário afrouxar o solo algum tempo após regar, chover ou fertilizar;
- o afrouxamento não deve ser profundo para não danificar o sistema radicular.
No outono, após a interrupção da rega, o solo sob os arbustos jovens deve ser afrouxado pelo menos uma vez por mês. Com arbustos maduros, este procedimento pode ser realizado imediatamente antes do abrigo para o inverno.
Aparar
O processo de poda depende dos fins para que é realizado.
Na primavera, para formar um arbusto, é preciso deixar de 2 a 4 botões nos brotos. O resto deve ser removido. Para uma floração precoce e abundante, o corte é feito acima do botão 6-7. No verão, utiliza-se poda leve, na qual são retiradas as inflorescências mortas.
No outono, a poda é necessária para fins sanitários: para remover rebentos doentes e danificados, bem como para desbastar arbustos crescidos. Os brotos saudáveis, em preparação para o inverno, são cortados em 15 a 20 centímetros.
Como cobrir rosas para o inverno
Preparar um arbusto para o inverno requer uma abordagem cuidadosa. Para preservar rosas em condições de geadas severas, você deve:
- Apare o arbusto.
- Cubra a base com terra, composto ou húmus.
- Coloque uma camada de ramos de abeto entre os arbustos e na planta.
- Instale a moldura a uma altura de 20 a 30 centímetros acima da rosa.
- Coloque o isolamento na moldura e cubra com polietileno.
Na hora de cobrir é importante deixar janelas para ventilação.
A preparação para o inverno é realizada quando a temperatura cai para -7 °C.Durante o aquecimento da primavera, as rosas são primeiro ventiladas e, após adaptação às condições climáticas, são totalmente abertas.
Doenças e pragas
A variedade rosa Pomponella é altamente resistente a doenças e pragas. A planta não é propensa a doenças fúngicas e manchas pretas. Em casos raros, uma rosa pode sofrer de oídio.
Métodos de criação
Reproduzir rosa em casa usando mudas. Para fazer isso, um corte é cortado do broto em um ângulo de 45 graus. Seu comprimento não deve ultrapassar 8 centímetros. Todas as folhas e espinhos são removidos das estacas cortadas. Antes de plantar em solo fértil, deve ser tratado com estimulador de crescimento. Isso promove um melhor enraizamento.
Como é usado em paisagismo
Pomponella é mais frequentemente usada em projetos paisagísticos como planta de fronteira. Muitas vezes também se torna o centro dos arranjos de flores. Mas é mais eficaz quando plantado sozinho, em forma de tronco. Uma técnica especial de cultivo permite decorar um canteiro de flores desta forma, fazendo com que a rosa pareça uma árvore florida.
A variedade também é frequentemente utilizada na concepção de arcos e treliças. Com apoio e a liga correta, Pomponella se estende como uma rosa trepadeira.
Floribunda Pomponella é uma rosa bastante despretensiosa e resistente. Com plantio e cuidado adequados, eles irão deliciar-se com uma floração abundante desde o início da primavera até o final do outono.