Rose Geisha foi criada em 2007 pela empresa alemã Tantau. A planta tornou-se imediatamente popular entre os jardineiros de todo o mundo. Esta é uma flor vigorosa e ramificada da família Rosaceae. Sua peculiaridade reside no fato de que quando o botão está totalmente aberto, o meio fica escondido pelas pétalas localizadas no centro. Para cultivar com segurança uma planta única, você deve se familiarizar com todas as regras de plantio, cuidado e propagação de rosas gueixas.
- Descrição da rosa gueixa e características
- Características da flor
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como cultivar corretamente
- Quando plantar uma rosa
- Área de pouso
- Preparação de material de plantio
- Esquema e processo de plantio
- Cuidados com flores
- Regar, capinar e afrouxar
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Inverno
- Controle de pragas
- Proteção contra doenças
- Criação da variedade
- Aplicação em design
Descrição da rosa gueixa e características
A maioria dos jardineiros chama erroneamente a Geisha floribunda de arbusto de chá híbrido. A planta não pertence a este grupo, possui alto grau de densidade floral. O arbusto é famoso por seu rápido crescimento, chegando a atingir 1 metro de altura e 0,5-0,6 metros de largura. As folhas apresentam uma cor verde brilhante com ligeiro brilho. O arbusto regenera bem após o transplante e cresce rapidamente. A variedade é muito utilizada para plantio em grandes áreas. A rosa possui imunidade poderosa e é resistente a pragas e doenças. Danos graves da doença ocorrem em anos desfavoráveis.
Características da flor
O arbusto floresce abundantemente e por muito tempo e é resistente a geadas de -23 graus. As flores são famosas por sua extraordinária beleza, tonalidade incrível e uma série de outras características.
- As pétalas inferiores são grandes, onduladas e com uma dobra distinta. Os superiores são pequenos e mais densos.
- As flores são semi-duplas, até 50-60 milímetros, de cor laranja, com aroma médio.
- Os botões são resistentes às chuvas e não ficam manchados com o tempo chuvoso.
- No sol forte, a cor pode desbotar, mas no tempo frio fica mais saturada - damasco.
A variedade é perfeita para corte, as pétalas mantêm bem a forma por 10 dias. A planta pode sobreviver à seca, mas se esses períodos não forem regulares.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade de rosa Geisha oferece uma série de prós e contras, como outras flores. Eles irão ajudá-lo a decidir se deve plantar uma planta ou não.
Vantagens | Imperfeições |
Floresce 3 vezes por temporada | Quando a iluminação é insuficiente, os caules ficam mais longos e as flores perdem a cor. |
Suporta baixas temperaturas, o que não é típico das rosas | Incenso fraco |
Resistente à seca, alta umidade | |
Imunidade forte, resistência a doenças e ataques de pragas | |
As flores cortadas não perdem a aparência original por até 10 dias |
Como cultivar corretamente
Não há nuances especiais no plantio da variedade e nos cuidados posteriores. Só é importante regar os arbustos de maneira correta e oportuna, soltar o solo e remover as ervas daninhas. Fertilize uma vez por temporada para repor os nutrientes gastos na floração.
A tecnologia de cultivo pressupõe as seguintes regras:
- aquisição de mudas de qualidade;
- seleção correta do local;
- solo adequado, previamente preparado;
- plantio gradual com covas;
- cuidado oportuno.
A rosa é despretensiosa e enraíza-se bem nos solos típicos dos países da CEI.
Quando plantar uma rosa
Para que a floribunda, rosa gueixa, floresça por muito tempo e produza botões densos, ela deve ser plantada na primavera e no outono. É aconselhável plantar de meados de abril ao final de maio, em setembro ou início de outubro, até as primeiras geadas. O solo deve aquecer a uma temperatura de pelo menos 10 graus.
Área de pouso
A área onde a rosa crescerá deve ter solo bem drenado, fértil e solto. A variedade não tolera umidade ou estagnação do solo, sendo necessária drenagem nas covas de plantio. Não é aconselhável plantar floribunda ao longo de cercas, pois o sombreamento reduz significativamente a qualidade da floração. A variedade tolera bem o sol escaldante e as altas temperaturas do ar, um local claro é perfeito para isso.
Preparação de material de plantio
É aconselhável comprar mudas não de variedades do sul, mas de variedades russas ou holandesas. As estacas devem ser enxertadas e enraizadas, capazes, sem danos, de uma cor verde rica natural com tons acastanhados.As variedades do sul também são adequadas para o cultivo de floribunda em estufa.
Esquema e processo de plantio
O melhor solo para a planta será solo preto ou argiloso. Essas terras são enriquecidas com fertilizantes orgânicos. O nível do lençol freático deve ser de até 1 metro. Floribunda cresce bem em solo ligeiramente ácido com pH 6,0 -6,5. Para acidificá-lo, é necessário adicionar esterco ou turfa. O excesso de ácido é eliminado com cinza ou calcário.
É necessário preparar o solo 2 semanas antes do plantio. Cave covas com diâmetro de até 40 centímetros, para que durante o plantio posterior a distância entre as plantas seja de 40 a 60 centímetros. Após o plantio, o arbusto precisa de 3 anos até amadurecer completamente e formar raízes.
Cuidados com flores
Cuidar de uma planta não é difícil, o principal é fazê-lo de maneira regular e correta:
- regar, afrouxar, capinar e remover ervas daninhas em tempo hábil;
- aplicação de fertilizantes de alta qualidade;
- poda, cobertura morta, proteção contra doenças e insetos.
Com os devidos cuidados, a rosa irá deliciar-se com flores exuberantes e um aroma doce e delicado.
Regar, capinar e afrouxar
Higienize o solo generosamente, mas depois que ele secar. A água deve estar morna e estável. 1 arbusto leva até 10 litros. Não molhe folhagens e flores, especialmente em climas quentes. Despeje água exclusivamente nas raízes.
Após a rega, começam a soltar o solo para que ele tenha acesso ao oxigênio. As ervas daninhas devem ser removidas, pois provocam apodrecimento e mofo nas raízes.
Aplicação de fertilizante
No início da primavera fertilize a rosa com uma solução de uréia, aplique sob arbustos jovens e já formados. No final de agosto, pare de adicionar ingredientes de nitrogênio e aumente o volume de suplementos de fósforo e potássio, cinzas de madeira.
Aparar
O arbusto não deve florescer no primeiro ano, para isso os botões são cortados. Você pode deixar alguns botões no final do verão. No futuro, podar a rosa todos os anos. Encurte os brotos anuais para 30% do comprimento e os brotos perenes para 5 olhos. Remova completamente os galhos sem botões.
Inverno
Nos países da CEI, as rosas ficam cobertas para o inverno, quando a temperatura cai de -7 graus. Primeiro, a planta é coberta com turfa, areia ou pó de madeira. O melhor abrigo serão os ramos de abeto. Colocam-no entre os arbustos e em cima deles, e instalam armações de arame 20 centímetros mais altas que a rosa. Sobre eles é colocado material isolante, a película aderente é puxada por cima, deixando lacunas nas laterais. A partir do início de abril você pode ventilar abrindo as laterais do abrigo. Você precisa remover completamente a moldura quando a temperatura do ar atingir 10 graus e não houver geadas noturnas.
Controle de pragas
Na maioria das vezes, a floribunda é afetada por pulgões e ácaros, que podem causar a morte do arbusto. As ervas daninhas provocam o ataque das folhas por fungos e o crescimento da podridão das raízes.
Proteção contra doenças
Deve-se inspecionar regularmente os arbustos para detectar doenças em tempo hábil, o tratamento preventivo com inseticidas ajudará a evitá-las. As patologias geralmente se desenvolvem quando o solo está encharcado e há suprimento insuficiente de oxigênio. As rosas precisam ser tratadas com “preparações” especiais - Gamair, Topaz, Alirin-B, Glyokladin.
Criação da variedade
Para preservar as características varietais da floribunda, ela deve ser propagada vegetativamente. O método mais popular são os cortes. Devem ser retirados de arbustos crescidos e fortalecidos após a primeira onda de floração.
Aplicação em design
A rosa gueixa combina bem com diferentes plantas. Esses incluem:
- lilás de baixo crescimento;
- acácia amarela;
- escória;
- cotoneaster,
- espinheiro-mar de jardim;
- laranja simulada
As plantações clássicas com arbustos rosados podem ser complementadas com plantas coníferas: abetos, zimbro e thuja.