Na Rússia, a variedade de rosas enrugadas está ganhando popularidade entre os jardineiros. Pertence à família da Rosa Mosqueta. Ganhou popularidade devido ao seu cuidado pouco exigente e procedimento de plantio simples. Apesar dessas propriedades, é difícil encontrar híbridos dessa variedade no mercado.
- informações gerais
- Variedades de rosa enrugada
- Grotendorst
- Alba
- Hansa
- Rainha do Norte
- Rubra
- Características de cultivo
- Datas de desembarque
- Como escolher um local de pouso
- Seleção de mudas e plantio
- Cuidado de rosa
- Rega
- Cobertura
- Afrouxamento, cobertura morta
- Beliscar, beliscar, podar
- Transferir
- Inverno
- Doenças, pragas e métodos de controle
- Criação de flores
- Aplicação em paisagismo
informações gerais
O segundo nome da planta é rosa rugosa. Na natureza, é distribuído no norte da China, Japão, Coréia e Extremo Oriente. Cresce em pequenos grupos em praias arenosas ou prados costeiros. Protegido por reservas naturais.
Os arbustos têm formatos diversos, cuja altura não ultrapassa 2,5 metros. Uma rosa pode abrir os cílios ou elevá-los acima do solo. A planta é caracterizada por flores grandes, cujo diâmetro pode variar de 6 a 12 cm e o aroma é pronunciado. As cores das flores são variadas e vão do branco ao rosa. Diferentes variedades podem apresentar flores duplas ou simples. As inflorescências contêm de um a 8 botões, com até 150 pétalas cada.
O período de floração abundante da variedade de rosas rugosa começa em junho e continua durante todo o verão. Nesta época, surgem botões jovens, flores e frutos desabrochando nos arbustos. Não só os ramos jovens florescem, mas também os rebentos velhos. Rugas e pubescência de tonalidade verde-acinzentada se formam nas folhas. As folhas atingem 22 cm de comprimento e as folhas das espécies híbridas são caracterizadas por um brilho brilhante. A rosa enrugada possui um grande número de espinhos que se curvam para baixo. A planta apresenta frutos grandes, de tonalidade laranja-avermelhada. O tamanho dos bagos atinge 2-3 cm.
Variedades de rosa enrugada
Rosa rugosa é a única espécie do seu grupo. O ancestral que obteve variedades desta flor foi o jardineiro F. J. Grotendorst. O criador holandês fundou a empresa "Rosbergen und Grotendorst", cuja principal atividade era o cultivo de novas variedades. As variedades mais populares de roseira brava enrugada cultivadas na Rússia são Alba, Hansa, Rainha do Norte, Rubra e Grotendorst.
Grotendorst
A variedade mais popular de rosa enrugada. Foi criado por criadores belgas em 1918 em um viveiro.O arbusto ereto atinge a altura de 1,5 metros. A variedade apresenta as folhas habituais desta espécie. Uma característica distintiva é o formato incomum das flores, por isso a rosa é chamada de cravo. As inflorescências são coletadas em 10-20 botões. Os tons de pétalas mais comuns são branco, rosa e carmesim. A variedade é resistente ao gelo.
Alba
A variedade foi cultivada por jardineiros europeus. Os arbustos de Alba crescem retos e atingem 2 metros de altura. O período de floração dura cerca de um mês, uma vez por temporada. A variedade possui flores grandes, com diâmetro de até 8 cm, e as pétalas apresentam tonalidades brancas ou rosa pálido. Alba não dá frutos, mas é resistente a geadas e pragas.
Hansa
As plantas desta espécie não são altas. São utilizados para criar sebes com altura não superior a 2 metros. As pétalas duplas têm tonalidade lilás com salpicos dourados no centro da flor. Os botões distinguem-se pela sua forma alongada. A variedade tem um longo período de floração: começa com a chegada do verão e termina com as primeiras geadas. Caracterizado por frutos vermelho-alaranjados que lembram pequenos tomates.
Rainha do Norte
Recebeu esse nome devido à sua alta resistência ao gelo. A planta tem uma alta taxa de crescimento. Os arbustos têm altura padrão de 2 metros, mas nas regiões frias assumem formato compacto. O período de floração vai de junho ao início do outono. O diâmetro de uma flor dupla pode chegar a 12 cm e as pétalas são pintadas em tons branco-rosa ou rosa.
Os frutos da Rainha do Norte são frequentemente utilizados como ingredientes para conservas e compotas porque contêm elementos benéficos.
Rubra
A casta caracteriza-se por vinhas extensas, cujo comprimento chega a 2,5 metros. A floração dura todo o verão. Possui flores grandes de 12 centímetros, cujos tons rosa são variados.Os frutos formam-se no final do verão e apresentam uma cor laranja brilhante. Rubra é despretensiosa no cuidado, por isso ganhou popularidade como sebe ou flor em mixborder.
Características de cultivo
Rose não requer cuidados meticulosos. Mas para que uma planta agrade com suas flores, você deve conhecer algumas características de seu cultivo.
Esses incluem:
- O local de plantio deve ser bem iluminado e protegido de correntes de ar.
- Antes do plantio, é importante adicionar fertilizantes orgânicos e minerais adicionais ao solo. Selecione solo fértil e umedeça-o bem antes de plantar.
- Uma distância de meio metro entre os arbustos é boa para o plantio de uma sebe, nos outros casos os arbustos são colocados a 1,5 metros um do outro.
- A profundidade das covas de plantio deve ser de 20 cm.
Datas de desembarque
A época ideal para o plantio de rosas rugosa é a primavera. Você deve ser guiado pelos botões fechados e pela ausência de geadas noturnas. O solo deve ser aquecido a +7 graus. O plantio de outono também é possível de meados de setembro ao início de outubro. Isso permitirá que a planta não só se fixe no solo, mas também aumente a imunidade devido às geadas de inverno.
Como escolher um local de pouso
As rosas precisam de solo fértil. O local de pouso deve estar bem iluminado. Rascunhos não são permitidos. Em poucos dias, é desenterrada a área destinada ao plantio de rosas enrugadas. A profundidade do backlog deve ser igual à baioneta de uma pá. Você também deve adicionar fertilizantes orgânicos, por exemplo, 8 a 10 kg de turfa ou húmus por 1 metro quadrado. M. Das substâncias inorgânicas, superfosfato e sal de potássio são utilizados para a mesma área na quantidade de 10 e 50 gramas, respectivamente.
Seleção de mudas e plantio
Antes de comprar, a muda é inspecionada cuidadosamente.Não são permitidos danos ao sistema radicular ou caule. As raízes não devem estar secas ou deformadas. 4 horas antes do plantio, os brotos são colocados em uma solução estimulante, por exemplo, “Kornevin”. O plantio é feito pela manhã ou na primeira metade do dia para que o sistema radicular se adapte à temperatura do solo. Para prevenir doenças fúngicas, cinzas de madeira são despejadas no fundo da cova de plantio. Após o plantio, os brotos são cortados em um terço do comprimento, regados abundantemente e cobertos com cobertura morta.
Cuidado de rosa
Rosas enrugadas não requerem atenção especial. As principais medidas agrotécnicas para o cuidado das flores incluem: rega regular, fertilização e cobertura morta. Para prolongar a floração, corte a rosa, aperte-a e cubra o solo ao seu redor..
Rega
Esse tipo de rosa adora umidade, mas exige regularidade. A irrigação é realizada diretamente sob a raiz. A entrada de líquidos nas folhas e botões pode causar doenças. Durante o período de crescimento ativo, a frequência de rega é de 2 vezes por semana. Um arbusto consome até 12 litros de água. Em tempo chuvoso e com início do outono, a umedecimento é interrompida.
Cobertura
A matéria orgânica é aplicada como fertilizante duas vezes por temporada. Na primavera e no outono, é usada uma solução de verbasco e húmus. No início do período vegetativo, a planta necessita de ferro e magnésio, que são repostos com compostos especiais. O uso de fertilizantes multicomponentes aumentará a imunidade das plantas e prolongará o período de floração. O fertilizante deve ser aplicado pela raiz após a rega.
Afrouxamento, cobertura morta
A realização dessas atividades é importante nos primeiros 3 anos após o plantio da muda de rosa, quando o sistema radicular está em formação.O solo é cuidadosamente cultivado em círculo ao redor do arbusto. É importante não danificar as raízes da planta. O procedimento de cobertura morta reduz o crescimento de grama indesejada. O abrigo também permite reter a umidade do solo.
Beliscar, beliscar, podar
A formação de roseiras enrugadas permite controlar e direcionar o crescimento dos cílios. A poda é realizada 2 anos após o plantio. Sua principal finalidade é higienizar a planta e retirar caules secos e danificados. O procedimento é realizado em meados da primavera, até o aparecimento dos rebentos. Se a rosa foi plantada como sebe, então é pinçada e pinçada anualmente.
Transferir
A vida útil de uma rosa rugosa em um só lugar é de 20 anos. O replantio é realizado quando o arbusto infecciona ou sua floração diminui. A execução dessas ações é recomendada após a conclusão da formação dos frutos. A planta é cortada pela raiz, escavada junto com um pedaço de terra e transferida para uma vala previamente preparada. Depois disso, adiciona-se matéria orgânica líquida e cobre-se para o inverno.
Inverno
A rosa enrugada é resistente à geada, o que a torna adequada para cultivo em regiões frias. O abrigo para o inverno é formado para os arbustos que crescem na região norte com menos de 3 anos e transplantados para um novo local. Antes do inverno, corte os botões, remova as folhas e frutos caídos. São realizados amontoamento e cobertura morta. Depois disso, as hastes superiores são embrulhadas em pano e cobertas com ramos de abeto. Remova os abrigos depois que a ameaça de geada passar.
Doenças, pragas e métodos de controle
Rosa rugosa rugosa é famosa pela sua resistência a doenças e pragas. Mas a realização de medidas preventivas não será supérflua.As rosas podem ser afetadas negativamente pelo oídio, ferrugem e podridão. Entre as pragas que podem atacá-lo, as mais populares são o rolo-da-folha, a mosca-serra e o ácaro-aranha.
Na primavera, são tratados com inseticidas. O procedimento é realizado até os rins incharem.
Criação de flores
Como qualquer rosa de jardim, a rugosa e seus híbridos são propagados por estacas. Para a procriação, são escolhidos caules fortes com vários botões. A propagação de flores também é possível com sementes. Eles são colhidos de frutos maduros. Os grãos permanecem viáveis por vários anos. Cada jardineiro escolhe para si um método conveniente de cultivar essas flores.
Aplicação em paisagismo
Estas rosas crescem bem e florescem quase todo o verão. Portanto, são convenientes para plantar como sebe decorativa. Rugosa é adequada para decorar qualquer canteiro de flores ou gazebo.
A popular rosa de jardim enrugada é valorizada pela sua facilidade de cuidado. Para uma floração abundante, será necessária uma área iluminada, com solo fértil e sem correntes de ar. A rega regular e a aplicação oportuna de fertilizantes aumentarão sua beleza.