Sundew é uma cultura da categoria carnívora. Esta é uma das plantas mais fáceis de cultivar. Isso se deve ao fato da cultura ser capaz de secretar uma massa pegajosa de suas folhas e capturar insetos. Isso torna mais fácil alimentá-la. No entanto, o cultivo de uma flor ainda exige certas condições. Para obter uma planta forte e saudável, é necessário seguir uma série de regras da tecnologia agrícola.
Descrição da planta
Ervas perenes da família Rosyankov são cultivadas como plantas ornamentais.Os produtores de flores apreciam sua aparência incomum e capacidade de capturar insetos. Cuidar do sundew em casa é fácil. Ao mesmo tempo, ela precisa recriar o seu habitat natural.
É importante considerar que as sundews possuem um amplo habitat - desde florestas tropicais e áreas pantanosas até zonas de clima temperado. Cada variedade se adapta a parâmetros específicos de umidade e temperatura. Sundews que crescem em climas frios precisam de um período de descanso. No entanto, as variedades tropicais não exigem isso.
Aparência
Embora a sundew tenha muitas espécies, a estrutura dessas plantas é caracterizada por características comuns. Isso inclui o seguinte:
- Folhas arredondadas ou alongadas formando uma roseta basal. Podem variar de 50 milímetros a 50 centímetros - depende da variedade. Existem pelos na superfície das folhas. Nas extremidades se acumula uma secreção pegajosa, que parece orvalho.
- Sistema radicular pequeno e frágil. Na natureza, a cultura cresce em solos pobres, que não conseguem saturá-la com grande quantidade de elementos valiosos.
- Hastes de flores altas. Graças a isso, os insetos conseguem polinizar a cultura sem risco de morrer. As flores aparecem no caule acima das folhas da armadilha na primeira metade da primavera. Além disso, vêm nas cores creme, roxo ou rosa.
- Frutas sem polpa. Eles são formados após o término da floração e a queda das pétalas. As sementes da colheita estão localizadas sob a casca fina.
Hábitos predatórios
No processo de evolução, a flor frugívora aprendeu a atrair e matar insetos com a ajuda de armadilhas de folhas. Quanto maiores as folhas, mais presas elas podem atrair. Podem ser mosquitos, moscas, mosquitos. Algumas plantas geralmente são capazes de atrair libélulas e borboletas.
A flor produz uma secreção espessa que atrai insetos. Gotículas de uma substância paralisante se acumulam nas pontas dos pelos glandulares. Eles cobrem densamente a parte superior e as bordas das folhas. Um inseto capturado fica imerso em uma massa pegajosa e não tem como sair.
Depois disso, a folha é enrolada. A planta produz enzimas alimentares e dissolve a quitina do corpo da vítima, decompondo o inseto em suas substâncias mais simples. Assim, a sundew recebe elementos importantes para o seu desenvolvimento - nitrogênio, fósforo, potássio, sódio, magnésio.
Como cultivar sundew
Sundew é considerada uma planta despretensiosa. Porém, seu cultivo possui certas características.
Preparação do solo
Esta cultura possui requisitos específicos para a composição do solo. A planta é plantada em substrato solto com baixo teor de nutrientes. Ao mesmo tempo, deve ser bastante ácido e ter um pH de 3,5-5. Uma opção adequada é solo que imita solo pantanoso.
Qual deve ser a umidade?
Uma condição importante para cuidar da sundew é manter a umidade do ar elevada. Os parâmetros ideais devem ser de 50 a 70%. Além disso, quanto mais alta a temperatura do ambiente, mais úmido deve ser o ar. Uma queda neste indicador leva à rápida secagem da folhagem.
O ar muito seco torna-se perceptível pela diminuição do tamanho ou desaparecimento completo das gotículas nos cílios. Para manter o nível de umidade necessário, um pote de sundew pode ser colocado em uma bandeja com areia úmida, argila expandida ou seixos. No entanto, muitas vezes isso não é suficiente. Portanto, as sundews são frequentemente plantadas imediatamente em um florário ou mantidas sob uma cobertura de vidro.
É importante considerar que a pulverização é estritamente contra-indicada para sundew. Se a umidade entrar na folhagem, existe o risco de atrapalhar a síntese da substância adesiva. Nesse caso, a cultura perde a capacidade de absorver nutrientes.
Iluminação
Sundew requer iluminação de longo prazo por muitas horas. No verão, a duração da luz do dia deve ser de 14 horas, no inverno - cerca de 8. A flor não resiste à exposição direta ao sol. Portanto, a cultura deve ser cultivada no parapeito de uma janela oeste ou leste. Na estação fria, quando o dia é curto, as plantas podem ser iluminadas com lâmpada fluorescente.
Temperatura
Os Sundews, que se distinguem pela sua origem africana, sentem-se bem na estação quente, com temperaturas superiores a +25 graus. As plantas que se desenvolvem em climas temperados crescem bem a +18-20 graus. Muitas flores de interior normalmente suportam temperaturas de +18-23 graus. No entanto, algumas espécies podem ter requisitos especiais em termos de indicadores.
A planta tolera flutuações moderadas de temperatura dia e noite. Portanto, no verão devem ser levados ao ar livre - na varanda, terraço ou varanda. A temperatura mínima que a flor pode suportar é de +10 graus.
Uma das principais dificuldades no cultivo de uma cultura que requer um período de dormência é garantir parâmetros ideais de temperatura no inverno. Essas flores devem passar o inverno a uma temperatura não superior a +13 graus. Uma exceção parcial é o Cape Sundew. No inverno, pode suportar facilmente a temperatura ambiente. No entanto, a duração do dia deve ser de pelo menos 12 horas.
O que alimentar a planta
Sundews não precisam ser fertilizados porque podem obter os elementos necessários dos insetos que capturam. As tentativas de adicionar nutrientes para estimular o crescimento fazem com que a cultura adoeça e possa morrer.
A única fonte de elementos minerais e orgânicos de que a sundew necessita são os pequenos insetos. No verão, o problema pode ser resolvido expondo a flor ao ar livre. Lá ele mesmo pode pegar insetos. No inverno, a comida sundew pode ser comprada em uma loja de animais.
A frequência de alimentação da flor depende da estação. Durante a estação de crescimento ativo, ele precisa de 2 a 3 moscas uma vez por semana. No inverno, basta alimentar a flor uma vez por mês. Às vezes tentam substituir o alimento natural de uma cultura por carne ou clara de ovo. Porém, isso não é recomendado, pois a planta é capaz de assimilar apenas combinações específicas de componentes proteicos. Portanto, outras composições podem ser destrutivas para a flor.
Cuidados com o sol
Se você não tem experiência, é melhor escolher uma variedade que não exija uma abordagem delicada. O mais despretensioso é o Cape Sundew, que suporta facilmente o aumento da secura do ar nos apartamentos. Outras variedades são consideradas mais exigentes em termos de regras de cultivo.Nesse caso, é importante cuidar bem da planta. Recomenda-se levar em consideração os seguintes recursos:
- A cultura tem sistema radicular fraco, então um recipiente com 10 centímetros de profundidade é suficiente para ela. Um aquário ou terrário é considerado uma opção adequada para sundews. Neste caso, deve-se colocar uma camada de musgo na superfície do solo, o que ajuda a reter a umidade.
- O recipiente com a planta deve ser colocado longe da luz solar direta. No inverno não é recomendado colocá-lo próximo a radiadores de aquecimento central. É importante monitorar o cumprimento do regime de temperatura e garantir fluxo de ar suficiente.
- Sundews precisam ser regados regularmente. É importante manter o solo constantemente úmido. Para fazer isso, você precisa usar água decantada ou destilada. Recomenda-se regar a flor apenas pela raiz. É importante garantir que a água não entre nas folhas.
- Quando há falta de iluminação, a cultura necessita de iluminação adicional. No verão, a flor, ao contrário, precisa ser protegida do sol forte.
- A água da torneira não deve ser usada para regar as sundews. Também não é recomendado adicionar fertilizantes líquidos ao solo. As deficiências nutricionais devem ser repostas com insetos secos.
- O único parasita que uma flor não consegue enfrentar são os pulgões. Se uma planta for danificada por essas pragas, ela deverá ser tratada com Fitoverm. Para isso, é necessário misturar 5 mililitros do produto com 1 litro de água. A cultura precisa ser pulverizada. Depois disso, deve ser embrulhado em um saco por um dia.
- Em condições internas, a vida útil média de uma sundew é de 3 anos. Portanto, é recomendável separar os brotos com antecedência para formar novos arbustos.
- Para polinizar as plantas sem a participação de insetos, é necessário esfregar os caules das flores uns nos outros. Você também pode usar um pincel para transferir o pólen. Algumas variedades de sundews produzem pólen.
Como replantar uma planta carnívora
Não é recomendado replantar sistematicamente a sundew. Isso deve ser feito somente se for absolutamente necessário, se a cultura tiver ultrapassado o tamanho do vaso ou se o substrato tiver perdido suas propriedades. Recomenda-se replantar uma planta carnívora no final do período de dormência. Isso deve ser feito em fevereiro ou início de março. O procedimento deve ser realizado com luvas de borracha.
Recomenda-se retirar com cuidado a planta do vaso e tentar não tocar nos fragmentos de trabalho das folhas. A terra das raízes não deve ser totalmente removida, apenas sacudida com cuidado para retirar o excesso.
Sundew tem um pequeno sistema radicular. É frágil e superficial. Portanto, é necessário manusear a cultura com extremo cuidado. Depois de passar para um novo vaso, a flor deve estar na mesma profundidade de antes.
É importante considerar que não é recomendado desenterrar sundews selvagens. Esta é uma planta rara, frequentemente listada no Livro Vermelho. Além disso, as flores silvestres são consideradas mais exigentes em termos de manutenção. Isso se aplica à composição do solo, parâmetros de temperatura e umidade. Portanto, essa flor provavelmente morrerá dentro de alguns meses.
A sundew é uma planta incomum considerada predadora. Esta cultura é muito despretensiosa, por isso é bastante aceitável cultivá-la em casa. Porém, ainda é necessário aderir a uma série de regras da tecnologia agrícola.