A peônia é uma cultura que se cultiva em qualquer jardim, a variedade Red Grace se distingue pelos densos botões vermelhos. A planta tolera baixas temperaturas e, com os devidos cuidados, floresce dentro de 3 semanas após a formação dos botões.
- Descrição e recursos
- História da seleção
- Pousar
- Selecionando um local
- Preparação do solo
- Prazos
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Formação de botões
- Florescer
- Depois da floração
- Doenças e pragas
- Podridão cinzenta
- Pulgão
- Formigas
- Melhores vizinhos em um arranjo de flores
- De acordo com a textura da folhagem
- Floxes
- Íris
- Sedums
- Por estrutura vertical
- Delphinium
- Vatochnik
- Digital
Descrição e recursos
A planta tem flores grandes e vermelho-escuras.As inflorescências são de cor uniforme, o diâmetro da flor chega a 18 cm, o botão é denso e abre gradativamente. A variedade de peônia Red Grace é amplamente utilizada para cultivo. A planta é alta, chega a 1,2 metros de altura, os arbustos estão se espalhando. As folhas são verde-escuras, perfuradas.
Características da planta:
- as pétalas da inflorescência são redondas, o botão tem a forma de um hemisfério;
- a primeira cor aparece no segundo ano após o plantio no solo;
- o cheiro da planta é agradável, pouco desenvolvido;
- A planta é resistente ao inverno e pode suportar baixas temperaturas.
As flores mantêm por muito tempo suas características atrativas.
Importante. A planta tem caules altos, por isso recomenda-se o estaqueamento para reduzir o risco de danos ao arbusto durante a floração.
História da seleção
Este tipo de planta é híbrida. Apareceu pela primeira vez em 1980 como resultado do uso de duas variedades P. Lactiflora e P. Officinalis. A planta tem recebido prêmios repetidamente e é considerada a mais bela espécie de peônia.
Pousar
Para que a peônia encante com sua cor abundante, você deve seguir as especificidades do plantio e dos cuidados com a cultura.
Selecionando um local
Na escolha do local, deve-se dar preferência às áreas iluminadas. A planta deve receber pelo menos 7 horas de luz solar por dia. Além disso, o local deve ser protegido do vento e das correntes de ar. A planta não deve ser plantada perto de árvores ou casas.
Preparação do solo
A cultura prefere um tipo de solo leve e saturado com grande quantidade de nutrientes. Antes de plantar, você deve primeiro preparar a mistura de nutrientes misturando em proporções iguais:
- húmus;
- turfa;
- areia.
A composição resultante é misturada ao solo na proporção de 1:2 e a peônia é plantada.
Prazos
Este tipo de flores deve ser plantado no solo em meados de agosto ou setembro.O período de outono permite que as raízes se adaptem ao novo solo e suportem mais facilmente o inverno. As safras podem ser plantadas na primavera, após o aquecimento do solo, mas essas mudas costumam ser suscetíveis a doenças.
Esquema de plantio
Para plantar uma peônia em terreno aberto, é necessário primeiro preparar covas de até 70 cm de profundidade e deixar por vários dias.
Então você precisa realizar a seguinte ação:
- adicione fertilizante nos buracos;
- colocar drenagem, pode-se usar pedrinhas ou lascas de madeira;
- as mudas devem ser selecionadas com 2-3 botões;
- coloque no buraco e polvilhe cuidadosamente com a mistura de nutrientes.
Após o preenchimento do buraco, é necessário compactar o solo e regar com água morna.
Cuidado
O cuidado adequado acelera o processo de desenvolvimento da planta e reduz o risco de pragas.
Rega
A planta prefere solo úmido, por isso os arbustos precisam ser regados a cada 4-5 dias. Um arbusto requer até 10 litros de água. Porém, se chover, a rega não é realizada, pois o excesso de umidade provoca danos às raízes.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O solo deve conter quantidade suficiente de oxigênio, por isso o processo de afrouxamento é obrigatório. É necessário soltar o solo um dia antes da rega, para manter o solo arejado. A capina é feita conforme a necessidade, recomenda-se a retirada manual das ervas daninhas para não prejudicar a planta.
Cobertura
Para que a planta floresça abundantemente, é necessário fertilizar no terceiro ano após o plantio. A peônia requer alimentação regular, caso contrário os botões podem ser pequenos.
Fertilizantes como fósforo e nitrogênio são aplicados. Tais aditivos promoverão uma floração vigorosa. Você também pode usar uma solução de esterco de galinha na primavera para fortalecer os caules e reduzir o risco de doenças na primavera.
Formação de botões
No processo de formação dos botões, é mais utilizada a substância “Kemira-Kombi”, que contém elementos complexos necessários ao desenvolvimento da cultura.
Florescer
Potássio e fósforo são usados como fertilizantes. É introduzido pelo método radicular durante a irrigação.
Depois da floração
O fertilizante potássio-fósforo é aplicado para fortalecer o sistema radicular para o inverno.
Recomenda-se também adicionar húmus ao solo no outono, que servirá não só como fertilizante, mas também como isolante.
Doenças e pragas
As peônias são resistentes a doenças. No entanto, cuidados inadequados muitas vezes levam a problemas.
Podridão cinzenta
Este problema ocorre com mais frequência com regas frequentes. Os primeiros sintomas da doença são o murchamento do arbusto e a falta de botões. As folhas ficam opacas com manchas amarelas. Gradualmente, os brotos do arbusto ficam cobertos por uma camada cinza e morrem. Para o tratamento é necessário retirar a área danificada da colheita e tratá-la com calda bordalesa.
Pulgão
Essa praga pode aparecer em qualquer período de desenvolvimento da cultura, mas mais frequentemente no meio da primavera e no verão. Pequenos insetos se alimentam da seiva da cultura e levam à morte de folhas e brotos. Para remover a praga, pode-se usar uma solução de sabão em pó ou o medicamento “Fitoverm” para pulverização.
Formigas
Um problema comum associado às peônias. As formigas atacam os botões e se alimentam da calda doce. O que acaba levando à destruição das inflorescências. Para remover as pragas, é necessário pulverizar a área onde as plantas crescem com repelentes especiais.
Melhores vizinhos em um arranjo de flores
A peônia é pouco exigente com os vizinhos, mas é preciso levar em conta que os arbustos da cultura são grandes.Portanto, você precisa selecionar cuidadosamente as flores no canteiro.
De acordo com a textura da folhagem
As peônias não se desenvolverão normalmente próximas a plantas que crescem maiores que o próprio arbusto. Portanto, é necessário selecionar culturas que tenham a mesma textura foliar das peônias, preenchendo o espaço do jardim.
Floxes
As plantas podem ser utilizadas com peônias na composição. Eles não têm pragas comuns, portanto não afetam o desenvolvimento um do outro. Porém, é recomendável não plantá-los próximos uns dos outros, deixando espaço para soltar o solo.
Íris
Ao contrário das peônias, as raízes das íris estão localizadas nas camadas superiores do solo, portanto esses dois tipos de culturas podem ser plantados no local. Além disso, a aparência das plantas é combinada no projeto paisagístico.
Sedums
Peônia e sedum têm arbusto e estrutura de folhagem semelhantes. Portanto, podem ser plantadas na mesma área como plantas principais, mas deve-se manter uma distância de pelo menos 50 cm entre os arbustos para que os arbustos tenham o espaço necessário para o desenvolvimento.
Por estrutura vertical
As peônias podem ser cultivadas com outros tipos de culturas altas, maiores que arbustos.
Delphinium
A altura da colheita é de até 2 metros, podendo ser cultivada no local junto com peônias e rosas como pano de fundo adicional para a composição.
Vatochnik
A planta tem caules fortes e carnudos e pode ser cultivada junto com peônias. A altura do arbusto é em média de 150 cm e a colheita floresce no meio do verão. Portanto, não afeta o desenvolvimento dos píons.
Digital
A planta pode complementar a aparência de um canteiro de flores: a dedaleira floresce no final de agosto. Portanto, o desenvolvimento dos botões da peônia não é afetado.
Peônia é uma decoração de jardim.Peony Red Grace distingue-se não só pela sua aparência atraente, mas também pela sua resistência a doenças. Apesar de a planta ser inodora, a peônia é uma cultura popular.